PESQUISA NESTE SITE:

18 março 2021

UBERLÂNDIA-MG - Polícia Federal ouve uma pessoa e intima outras três no inquérito que investiga post sobre visita de Bolsonaro

Expectativa é concluir apuração até 4 de Abril. Na semana da visita do presidente, a Polícia Militar rastreou frase que considerou incitação à "prática de crime contra segurança nacional". Jovem foi preso e liberto no mesmo dia.


                A Polícia Federal - PF em Uberlândia-MG prevê a conclusão até o dia 4 de Abril do inquérito que investiga as publicações feitas por um morador da cidade sobre a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Município no início deste mês. O estudante de jornalismo, de 24 anos, que escreveu no Twitter:

"Gente, Bolsonaro em Udia amanhã... Alguém fecha virar herói nacional?"' 
                foi preso em flagrante na madrugada de 4 de Março pela Polícia Militar, que também foi até a residência de outras três pessoas que tinham comentado a publicação, mas elas não foram encontradas.

                De acordo com informações dadas, nesta Quinta-feira (210318), pelo delegado-chefe da PF local, Almir Clementino Soares, o autor da publicação João Reginaldo da Silva Júnior foi ouvido apenas no dia da ratificação da prisão. Na ocasião, a PM considerou que Júnior incitou a prática de crime contra segurança nacional e o conduziu até a delegacia da PF

                No local, ele foi ouvido pelo delegado Laerte Vieira Gonçalves Neto, que lavrou o flagrante e segue à frente do inquérito. João foi levado para o Presídio Uberlândia 1 e colocado em liberado provisória no mesmo dia, após pedido da defesa.

                As três pessoas que comentaram na publicação de João Reginaldo foram intimados para serem ouvidas. Segundo o delegado Soares, "Por ora não há outros intimados além dos três". Ainda segundo o chefe da PF, "O delegado que preside a investigação está trabalhando com a expectativa de concluir o IPL [inquérito policial] no prazo de 30 dias".

                A prisão de João Reginaldo ocorreu após o serviço de inteligência da PM fazer rastreamento nas redes sociais e identificar a postagem, segundo a corporação "com propaganda e incitação à prática de crimes contra a integridade física e a vida do Exmo. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro com promessas de que tais ameaças se concretizariam durante a sua passagem nesta cidade de Uberlândia na data de hoje".

                Durante o interrogatório na Polícia Federal, João Reginaldo da Silva Júnior disse que o "tuíte" não teve nenhuma conotação de ameaça, mas apenas humor e que desconhece as pessoas que responderam ao comentário publicado por ele.

                Em nota pública, a Tricotti Advogados que defende João Júnior afirmou que "a prisão foi medida indevida, desnecessária e desproporcional".

                Após ser liberto, afirmou no Twitter que a publicação teve tom de humor. "De forma alguma esperava incitar ódio das pessoas com o meu tweet, só tinha feito como brincadeira entre os meus seguidores, que, até o momento, eram apenas amigos próximos".

Entenda o caso

                João Reginaldo da Silva Júnior, estudante de jornalismo, de 24 anos, foi preso em flagrante no início da madrugada do dia 4 de Março em Uberlândia, após fazer postagens referentes à visita do presidente Jair Bolsonaro à cidade. A Polícia Militar considerou que João Reginaldo da Silva Júnior incitou a prática de crime contra segurança nacional ao publicar no Twitter a frase:
"Gente, Bolsonaro em Udia amanhã... Alguém fecha virar herói nacional?"'.

                Bolsonaro foi recebido no Aeroporto da Uberlândia, onde pousou pouco depois das 09:00 horas do dia 04 de Março, numa parada que estava fora da agenda oficial. O destino do presidente foi a cidade de São Simão-GO, Sudoeste de Goiás, onde participou da inauguração de um trecho da Ferrovia Norte-Sul.

                Segundo informações do Boletim de Ocorrência da PM, João foi encontrado na residência onde mora com os pais e, no momento na abordagem, confirmou a publicação na rede social e foi preso em flagrante. A PM conduziu o jovem até a Delegacia da Polícia Federal em Uberlândia, onde teve a prisão ratificada pelo delegado federal Laerte Vieira Gonçalves Neto e levado para o Presídio Uberlândia 1. Por volta das 18:30 horas ele foi colocado em liberdade provisória, após pedido da defesa.

                A publicação de João Reginaldo teve pelo menos três respostas em concordância. Segundo informação do Auto de Prisão em Flagrante da PF, os policiais militares chegaram a ir até a casa das outras três pessoas autoras das respostas, mas não conseguiu localizá-las.

                Com Informações de: G1-TAP.

PARACATU-MG - Prefeito não adere a Onda Roxa do governo de Minas Gerais e encerra Lockdown

A decisão do prefeito, vai na contramão das determinações do Governo de Minas, que determinou a permanência de todos os municípios na Onda Roxa.


               O prefeito Igor Santos, fez um pronunciamento na Quarta-feira (210317) afirmando que Paracatu-MG está saindo do Lockdown.

               A decisão do prefeito, vai na contramão das determinações do Governo de Minas Gerais, que determinou que todos os municípios ficassem na Onda Roxa do Minas Consciente por pelo menos 15 dias.

               No vídeo publicado hoje pelo prefeito, o prefeito explica que o município sai do Lockdown nesta data, porém diz que isso não é sinal de flexibilização nem de liberalização;

               Igor Santos, fala das ações já realizadas pelo município, como a vacinação e a nova maternidade que será inaugurada essa semana, liberando mais 20 leitos para a enfermaria Covid-19.

               O prefeito ainda reforça a continuação da reforma do antigo Hospital Santa Lúcia, para se tornar um amplo centro de recuperação pós-Covid e que, em caso extremo, pode suportar mais 30 leitos para atendimento de emergência.

               O município adotou também um ajuda para as famílias carentes, com o Auxílio Emergencial Municipal que será pago ainda em Março.

               O Prefeito afirmou que vai prorrogar os pagamentos de tributos municipais gerados pelas empresas atingidas pelas crise.

               O prefeito ressalta que as medidas de proteção e segurança vão continuar, como o rodízio de CPF, e o uso obrigatório de máscara e o toque de recolher as 23:00 horas.

               Confira o novo DECRETO na íntegra.
               Confira o pronunciamento do prefeito Igor Santos no Vídeo a seguir.


               Com Informações de: Paracatu News.

RIO PARANAÍBA-MG - Prefeito baixa Decreto reabrindo o comércio na cidade


               A Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba-MG baixou um novo decreto na Quarta-feira (210317) que autoriza a abertura do comércio no município, diante da diminuição do número de casos do novo Coronavírus nos últimos dias no município. Entre as medidas está a aplicação de multa para pessoas que realizarem festas de 1000 UFMs e de 100 UFMs para cada participante do evento.

               Continuam proibidas as atividades em casas noturnas, pubs, lounges, boates e similares; áreas comuns, playground, salões de festas, piscinas e saunas; áreas de lazer públicas, tais como quadras esportivas, complexos de esporte e lazer, além da academia ao ar livre.

               Basicamente todo o comércio que estava fechado poderá volta a atender ao público, desde que sigam, rigorosamente as medidas previstas no Art. 29, do decreto. Além disso, alguns seguimentos como supermercados, mercearias, açougues, biscoitarias e afins poderão funcionar das 05:00 às 19:00 horas de Segunda-feira a Sábado e das 07:00 às 12:00 aos Domingos e feriados.

               Os restaurantes, bares, lanchonetes e afins poderão funcionar das 10:00 às 20:00 horas de Segunda à Sábado e das 10:00 às 16:00 horas, aos Domingos e feriados para a retirada no balcão, sendo vedado o consumo interno.                Após esse horário somente poderá funcionar em delivery (disk-entrega).

               As academias de ginástica, artes marciais, escolinhas de futebol, estúdios de pilates também serão reabertos, devendo respeitar o limite máximo de 10 pessoas por horário, além de outras medidas. As igrejas e templos religiosos poderão voltar a realizar as atividades com a presença do público, respeitando a capacidade de 30% da capacidade do local.

               O comércio varejista será reaberto das 08:00 às 18:00 horas de Segunda-feira a Sexta-feira e das 08:00 às 12:00 horas aos Sábados para o atendimento público, devendo sempre respeitar as medidas de prevenção contra o novo coronavírus.

               Da mesma foram as papelarias e gráficas. Em relação aos salões de beleza, barbearias e afins, estes poderão voltar a funcionar com horários pré-agendados por meio não presencial, não sendo permitidas pessoas aguardando atendimento.

               Não poderá ser realizados leilões de gado com a presença do público, sendo permitido somente de forma remota. Os hotéis, pousadas, pensões e afins deverão observar o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres no interior do local, somente para os hóspedes, desde que adotadas as medidas estabelecidas.

               Todos os estabelecimentos deverão controlar a lotação máxima de 30% do local; manter o distanciamento social de 02 metros entre as pessoas; demarcar o posicionamento das pessoas nas filas; proibir o consumo interno de quaisquer produtos; exigir o uso de máscara de proteção tanto pelos funcionários, quanto pelo público externo, além de disponibilizar álcool gel 70% em pontos estratégicos.

               O descumprimento destas medidas acarretará na responsabilização administrativa civil e penal dos agentes infratores, nos termos da Portaria Interministerial n° 5, de 17 de Março de 2020, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e o da Saúde, ficando sujeito à cassação dos documentos de licenciamento para o funcionamento nos termos do Decreto Municipal n° 472/2020.

               O toque de recolher está mantido das 20:00 às 05:00 horas do dia seguinte. O decreto entrou em vigor na tarde de Quarta-feira (17), e não tem um prazo de validade, podendo assim, ser revisado caso necessário.

               Confira o DECRETO na íntegra.

               Com Informações de: PO Notícias.

JAÍBA-MG - Investigado por matar e atear fogo em corpo de mulher é preso pela Polícia Civil na zona rural

Homem foi encontrado nesta Quinta-feira (18) em Mocambinho. Irmão dele, que era ex-namorado da vítima, já está preso. O crime foi cometido em Julho de 2020.


                 A Polícia Civil prendeu um homem investigado por matar e colocar fogo no corpo de uma mulher em Itacarambi-MG. Ele foi encontrado em Mocambinho-MG, zona rural de Jaíba-MG, nesta Quinta-feira (210318). 
                 O crime ocorreu em Julho de 2020.

                 Segundo a Polícia Civil, “ele teve efetiva participação no homicídio e estava foragido até então. No entanto, vinha fazendo graves ameaças de morte à menor que testemunhara o crime.” 
                 A investigação está sob responsabilidade da delegada Bruna Brito.

                 No ano passado, o irmão do homem preso nesta Quinta-feira foi encontrado em Brasília-DF, onde permanece encarcerado. 
                 Ele era ex-namorado da vítima.

Entenda o caso

                 De acordo com a Polícia Civil, a vítima comemorava o aniversário quando o ex foi até a casa dela. Eles seguiram para a zona rural em um carro que era dirigido pelo irmão dele. Uma adolescente também estava com os três e presenciou os fatos.

“No local, espancaram e abusaram da vítima, matando-a em seguida. Não bastasse, atearam fogo sobre o corpo no intuito de dificultarem as investigações”
                 Afirma a polícia.

                 Ainda conforme a Polícia Civil, o homicídio foi cometido por dois motivos: Porque a vítima tinha uma quantidade de drogas que pertencia ao ex e também porque ele não aceitava o fim o relacionamento.

                 Com Informações de: G1-GM.

UNAÍ-MG - Acidente entre caminhão e carreta deixar carga de soja espalhada na BR-251


                  Um acidente envolvendo um caminhão e uma carreta carregada com soja, ocorreu na tarde de Quarta-feira (210317). A colisão aconteceu em uma curva no Km 938 da rodovia BR-251, no município de Unaí-MG.

                  A Polícia Rodoviária Estadual - PRE, sinalizou o local para evitar outro acidente de trânsito. O motorista do caminhão, de 51 anos, teve ferimentos leves e dispensou cuidados médicos, o motorista, de 40 anos, que conduzia a carreta não ficou ferido.

                  Os dois fizeram o teste do bafômetro e o resultado foi negativo. Os motoristas ficaram responsáveis por retirarem a carga e os veículos do local.





                  Com Informações de: Conexão Noroeste.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS