Um criatório de porcos no Centro de Presidente Olegário-MG, tem deixado muitos vizinhos na bronca. O problema, de acordo com informações enviadas a redação do PO Notícias, é o mau cheiro. Para piorar a situação o local fica a poucos metros do Hospital Municipal Darci José Fernandes.
O chiqueiro fica instalado no fundo de um terreno próximo a Rua da Cerâmica, Rua Hospital eRua Nossa Senhora da Aparecida.
“Tem anos que convivemos com esse mau cheiro, já procuramos a vigilância sanitária e outros órgãos competentes, mas nenhuma providência foi tomada”
Disse indignado uma moradora.
Como se sabe a criação desses animais é proibida em área urbana, de acordo com uma lei municipal de 1999 e, seus infratores estão sujeitos as penalidades.
“Sabemos que tem uma lei que proíbe a criação de porcos no município, mas mesmo assim nenhuma providência foi tomada. Temos que conviver com esse mau cheiro”
Destacou outro morador.
Conforme alertam as autoridades da saúde, as fezes destes animais podem causar diversas doenças às pessoas que tiverem contato.
“Entre as principais doenças está a cisticercose, que popularmente é conhecida como as larvas que se deslocam até o cérebro do ser humano”
Além da cisticercose, as fezes do porco causam toxoplasmose e leptospirose.
Mas não é apenas o contato com as fezes do animal que pode ocasionar as doenças. Como o criadouro é infestado de moscas, elas podem voar até as residências próximas e contaminar objetos ou alimentos.
Por isso, a orientação é higienizar as mãos antes de comer e lavar bem os alimentos.
Ainda de acordo com os moradores o criatório de porcos fica a poucos metros do Hospital Municipal de Presidente Olegário.
Diante da situação, os moradores querem que as autoridades municipais tomem as providências cabíveis, inclusive na limpeza de lotes vagos nas proximidades do hospital.
O motorista de uma carreta perdeu o controle e bateu no portão de uma casa na manhã desta Quarta-feira (190130) em Varginha-MG.
O acidente aconteceu no Bairro Vila Paiva, por volta das 06:30 horas.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista tentava estacionar em um hipermercado, próximo ao imóvel, quando perdeu o controle. Depois do acidente, os moradores da casa atingida não conseguiram tirar o carro da garagem.
O motorista da carreta conseguiu sair do veículo sem ferimentos.
Um homem, de 35 anos, foi detido com crack e maconha na madrugada desta Quarta-feira (190130), no Bairro São Paulo, em Pará de Minas-MG.
Ele disse à Polícia Militar - PM, a casa é de um homem apontado como chefe do tráfico e que vendia o material em troca de desconto no preço do aluguel.
A PM informou que ele foi visto fazendo contato com outras pessoas na Rua Salvador Gonçalves de Oliveira.
Em seguida, entregava objetos que eram retirados de entulhos.
Após ser abordado, a polícia encontrou no entulho onde ele mexia, e em uma casa próxima ao local, dois tabletes, 25 buchas e uma porção de maconha, 26 pedras de crack, duas balanças de precisão, R$442,00 em dinheiro e material para embalar a droga.
Segundo a PM, recentemente uma mulher foi detida no endereço e disse que trabalhava para este mesmo homem.
No entanto, ele ainda não foi encontrado até esta publicação.
Quem tiver informações que ajudem na apuração podem repassar, de forma anônima, pelo telefone da PM, 190, ou pelo Disque Denúncia Unificado - DDU, 181.
Previsão anterior era de que rejeitos chegassem ao Rio São Francisco entre os dias 15 e 20 de Fevereiro. Rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu na última Sexta-feira.
Em novo boletim, divulgado na noite de Segunda-feira (190128), o Serviço Geológico do Brasil indica que não há possibilidade da lama de rejeitos da Vale chegar à usina hidrelétrica de Três Marias-MG, no Rio São Francisco. Este é o segundo relatório de monitoramento publicado pela entidade que tem acompanhado todos os dias a velocidade de deslocamento da lama.
Segundo o Serviço Geológico, a previsão agora é de que todo o rejeito fique retido na hidrelétrica de Retiro Baixo, em Pompeu-MG, não alcançando o reservatório de Três Marias. No primeiro boletim, divulgado por volta das 11:00 horas desta Segunda-feira, a estimativa era de que a lama chegasse a Três Marias entre os dias 15 e 20 de Fevereiro.
A lama é resultado do rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ocorrido na última Sexta-feira (180125).
Os rejeitos atingiram o Rio Paraopeba.
Veja a previsão de chegada da lama, segundo relatório das 19:00 horas desta Segunda-feira:
Dia 190129: A lama de rejeitos deve chegar à noite em São José da Varginha-MG.
Entre 05 e 10 de Fevereiro: A lama deve chegar à hidrelétrica de Retiro Baixo.
Se confirmado este cálculo, a lama terá percorrido um caminho de 310 quilômetros desde Brumadinho. O documento destaca ainda que os sedimentos avançam a 1 km por hora.
O rompimento da barragem em Brumadinho devastou a área administrativa da Vale, casas e propriedades da região. Segundo o último balanço divulgado pelos bombeiros, divulgado na noite de Segunda-feira, havia 65 mortes confirmadas e 279 pessoas continuavam desaparecidas.
Droga foi adquirida em Cuiabá-MT e seria levada até Uberlândia.
Um homem de 40 anos, foi preso.
A Polícia Federal - PF de Uberaba-MG apreendeu, na madrugada desta Terça-feira (190129), cerca de 200 quilos de maconha, na BR-153, entre Centralina-MG e Araporã-MG.
Um homem de 40 anos, foi preso por transportar as drogas em um caminhão.
De acordo com a ocorrência, o autor foi abordado por volta das 03:00 horas. Denúncias anônimas informaram que ele estaria transportando cigarros do Paraguai.
Os policiais realizaram buscas e foi constatado que o caminhão estava carregado com madeira. As drogas foram encontradas na cabine do veículo e não havia cigarros, conforme relatado pela denúncia.
O condutor contou que foi contratado para pegar a maconha na cidade de Cuiabá-MT e levar até Uberlândia-MG.
Ele não informou quem o contratou.
Diante da situação, o homem foi encaminhado para a delegacia juntamente com as drogas apreendidas.
Segundo os policiais, ele será transferido para penitenciária de Uberaba.
Uma força-tarefa foi montada pela Polícia Civil para agilizar na identificação dos corpos no Instituto Médico Legal - IML de Belo Horizonte.
O trabalho de identificação de corpos encontrados em meio a lama de rejeitos que vazou das barragens da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, continua.
Já foram identificadas 31 pessoas vítimas da tragédia.
Uma força-tarefa foi montada pela Polícia Civil para agilizar as ações. Balanço divulgado na noite desta Segunda-feira (190128) pelas autoridades de segurança que trabalham nas buscas por vítimas mostra que foram 65 óbitos confirmados. Outras 279 pessoas estão desaparecidas.
Em virtude do aumento significativo de vítimas da tragédia, a Academia de Polícia de Minas Gerais - ACADEPOL organizou uma força-tarefa para agilizar o processo de reconhecimento dos corpos no Instituto Médico Legal - IML de Belo Horizonte-MG. Além do aumento de profissionais envolvidos no processo, a ACADEPOL desenvolveu um cadastro especial para facilitar a identificação dos mortos.
O IML de Belo Horizonte está reservado para o atendimento às vítimas do acidente na barragem de Brumadinho, outros casos estão sendo concentrados na unidade de Betim-MG.
O local na capital atualmente tem capacidade para 77 câmaras frigoríferas e pode estender o atendimento a outros 350 corpos. Hoje, existem 88 médicos-legistas trabalhando no processo.
A maioria dos corpos tem sido reconhecidos por impressão digital.
Ação tem como objetivo combater os crimes violentos.
Vinte e três pessoas foram presas, entre elas uma mulher, durante nova fase da Operação "Colheita" realizada nesta Terça-feira (190129) em Patos de Minas-MG, no Alto Paranaíba.
O objetivo é combater os crimes violentos e aumentar as metas do acordo de resultados da Unidade de Execução Operacional.
A ação foi conjunta entre as polícias Civil e Militar, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Foram expedidos 44 mandados de prisão contra pessoas que cumpriam prisão domiciliar, regime aberto e semi-aberto.
Também havia mandado contra sete pessoas que já estavam presas.
Segundo a PM, durante a operação, um homem foi flagrado com dez armas de fogo, cerca de dez quilos de maconha, sete quilos de crack e correntes de ouro.
Ele foi preso e levado para a delegacia.
A ação foi comandada pelo tenente-coronel Rogério Gonçalves Caixeta, comandante do 15º Batalhão da PM, em conjunto com Ewerton Evangelista, delegado titular da Delegacia de Furtos e Roubos em Patos de Minas.
Primeira fase
A primeira fase da operação "Colheita" este ano foi deflagrada no dia 7 de Janeiro. Na ocasião os policiais fiscalizaram 394 casas das áreas urbana e rural e, em 38,8% dos casos, os presos não foram localizados.
Segundo os policiais, mais de 150 detentos em prisão domiciliar descumpriram pena em Patos de Minas.
Moradores do Bairro Jardim Cinelândia em Bonfinópolis de Minas-MG, reclamam da falta de pavimentação no encontro entre a Rua Manoel Luiz Brandão com a Rua Alameda Ozias Gomes de Souza.
O problema vem se agravando com as chuvas que causam buracos dificultando a locomoção de veículos e pedestres, principalmente de idosos que residem naquela região.
Os moradores pedem também que a CEMIG faça a instalação de um novo poste além de luminárias no poste já existente, populares relatam ainda que a noite transitar pelo local fica muito difícil, devido a ausência de iluminação pública no trecho de encontro das duas ruas.
O presidente do Supremo Tribunal Federal - STF, ministro Dias Toffoli, aceitou pedido para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixe a prisão e compareça ao velório do irmão, Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, que morreu nesta Terça-feira (190129), em decorrência de câncer no pulmão.
O sepultamento será realizado em São Bernardo do Campo-SP. Será a primeira vez que o ex-presidente deixará a prisão para compromissos pessoais desde Abril do ano passado.
Segundo a decisão, Lula só poderá ter contato com parentes durante o velório e está proibido de dar declarações públicas.
A defesa do ex-presidente recorreu ao STF depois que a juíza federal Carolina Lebbos, da 12ª Vara Criminal em Curitiba PARANÁ, rejeitou o mesmo pedido, na madrugada de hoje. A decisão foi confirmada pelo desembargador federal Leandro Paulsen, do Tribunal Regional Federal (4ª Região).
No despacho, a juíza entendeu que a decisão final cabe à Polícia Federal - PF, que alegou dificuldades logísticas para realizar a viagem da superintendência da corporação em Curitiba, onde Lula está preso, até o Cemitério Pauliceia, em São Bernardo do Campo.
O enterro esteve previsto para esta Quarta-feira (190130), às 13:00 horas.
A PF também alegou que a presença do ex-presidente poderia tumultuar a ordem pública, em razão de manifestações de simpatizantes.
A defesa de Lula alegou que a Lei de Execução Penal - LEP prevê que presos possam deixar as unidades para comparecer ao velório de um parente próximo.
Lula está preso desde 7 de Abril do ano passado por ter sua condenação no caso confirmada pelo TRF4, que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá-SP.
Morador de rua foi atingido por uma árvore. Pelo menos outras três pessoas ficaram feridas, entre elas o condutor da carreta, que seguia para o Sul do país.
Pelo menos quatro pessoas foram atendidas após uma carreta com carga de 27 toneladas atingir outros veículos e a mureta de proteção da Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Sion, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte-MG.
Uma delas, segundo um policial militar que atendeu a ocorrência, surpreendeu por ter escapado sem lesões aparentes. Trata-se de um morador de rua que foi atingido por uma árvore derrubada pela carreta.
“Tem um andarilho que fica na divisão da passarela, deficiente físico, que nasceu de novo porque a árvore caiu em cima dele”
Contou o major Sandro Josefino, do 22º Batalhão da Polícia Militar - PM, que atuou no local do acidente.
Segundo ele, o homem saiu da avenida com a ajuda das equipes.
“Levantou de lá e saiu mancando, mas ele caminha assim por conta de um problema na perna, mas não quis ser atendido. Considero vítima, apesar de não ter se ferido”
Disse o policial.
Conforme o militar, um motociclista sofreu um corte na perna, mas não quis ser levado para o hospital. A vítima mais grave é o motorista de um jipe atingido pela carreta. O homem, que ainda não teve o nome divulgado, foi levado em um helicóptero do Corpo de Bombeiros ao Hospital João XXIII com suspeita de fratura em uma das pernas e outros ferimentos, como uma lesão profunda no rosto.
O motorista da carreta, que tem 48 anos, sofreu um corte na testa e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU na avenida, onde permaneceu para acompanhar os trabalhos da perícia.
Ele fez o teste do etilômetro, que deu negativo para o uso de álcool.
O motorista contou que transportava vigas de ferro de Timóteo-MG, no Vale do Aço, para Maringá-PR, onde mora. De acordo com o major Sandro, ainda não se sabe por qual via ele chegou à Avenida Nossa Senhora do Carmo, mas ele diz que perdeu uma entrada em uma rotatória e acabou subindo a avenida. Depois do Ponteio, ele pegou um retorno e começou a descer a avenida na altura de um túnel.
“Quando chegou do outro lado, ele viu as placas de que não poderia descer e continuou. Mais para baixo, o freio parou de funcionar.
O veículo dele é muito antigo, de 1981”
Diz o militar.
“Ele tentou parar a carreta escorando na mureta central que divide as duas pistas. Como estava muito rápido, ele atravessou a mureta”
Explica o policial.
Segundo ele, o motorista foi na direção da mureta porque viu que no sentido bairro havia menos veículos. A carreta acabou atingindo dois carros e uma moto na descida da Avenida Nossa Senhora do Carmo e outros dois carros no sentido oposto.
Um deles era o Jipe da vítima que foi para o João XXIII.
Ainda segundo o policial, motoristas que viram a carreta descendo a avenida chegaram a fazer sinal para o condutor mostrando que ele não poderia estar ali, mas ele perdeu o controle após uma curva à direita na região do túnel.
O local onde a carreta parou fica próximo ao último retorno que ele poderia ter pegado para sair da avenida.
“Estamos recebendo diversos contatos de motoristas de outros veículos que podem ter sido danificados. Muitos pedaços de pedra voaram e os carros não pararam. Ainda estamos contabilizando os veículos que podem estar envolvidos”
Disse o militar.
Na avaliação do major do 22º Batalhão, o acidente tinha potencial para ser muito mais grave.
“Era pra ter morrido (vítimas) se fosse no horário de pico ou se ele descesse direto. Estava indo rápido demais”
Comentou.
A passarela do Morro do Papagaio, sob a qual a carreta parou, não foi danificada.
TRÂNSITO
A Avenida Nossa Senhora do Carmo foi parcialmente interditada nos dois sentidos. Há reflexos de lentidão na Avenida do Contorno e em outras vias importantes da Região Centro-Sul da capital. Além da PM e do Corpo de Bombeiros, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e da BHTrans estiveram na via.
Os ônibus a linha Move 5106 (Bandeirantes/BH Shopping), sentido BH Shopping, teve o itinerário alterado:
Avenida Cristóvão Colombo,
Avenida do Contorno,
Avenida Olegário Maciel,
Rua Santos Barreto,
Avenida Raja Gabaglia.
A carreta só poderá ser retirada após a perícia e o transbordo da carga, que é de responsabilidade da empresa responsável pelo veículo. O condutor dever ser levado para o Departamento de Trânsito de Minas Gerais - Detran-MG.
Por meio de nota, a BHTrans ressaltou que desde 2009 existem regras para controlar a circulação de veículos de carga no Centro de Belo Horizonte e nos corredores de acesso, entre eles a Avenida Nossa Senhora do Carmo.
“Carretas são proibidas (24 horas todos os dias) de circular na Avenida Nossa Senhora do Carmo e na Área Central.
Já veículos com capacidade de carga acima de 5.5 toneladas ou comprimento superior a 6,50 metros não podem transitar das 07:00 às 20:00 horas (dias de semana), de 07:00 às 15:00 horas (no sábado) e no domingo está liberado, no mesmo trecho”
Detalha a BHTrans.
“Placas de sinalização orientam os motoristas de veículos de carga sobre as restrições desde a BR-356, incluindo placas com alerta luminoso. No trevo do Belvedere há um posto de controle da BHTrans na qual os agentes orientam motoristas de veículos de carga sobre as restrições e sobre como realizar o retorno”
Pontua.
A BHTrans também destaca que o acidente ocorreu na última saída para o veículo.
“O trevo do Belvedere é justamente o ponto de retorno, entre a BR-356 e o início da Avenida Nossa Senhora do Carmo, para os veículos de carga que não atendem a regras de restrição da capital. Só após a avaliação da perícia e da polícia será possível verificar as causas do acidente”
Um homem morreu após cair de um caminhão parado na cidade de Lagoa Formosa-MG.
O fato ocorreu por volta das 23:00 horas desta Terça-feira (190129), quando a vítima teria pedido carona para o caminhoneiro, e quando foi descer do veiculo de carga na Rua Eliaquim Tero, no Bairro Planalto, teria caído e batido a cabeça fortemente no asfalto.
Ele chegou a ser socorrido até o Pronto Atendimento do Hospital “Dr. Bininho”, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor do caminhão relatou que a vítima Carlos Roberto de Magalhães (Carlinho do zé lôra), teria pedido uma corona e quando chegou ao local que ele queria ficar, o motorista encostou o veículo para o homem desembarcar, mas quando ele foi descer acabou caindo e batendo a face violentamente no solo.
Com o impacto Carlos ficou muito ferido.
Imediatamente o condutor do caminhão ligou no hospital e pediu socorro.
Uma ambulância da prefeitura municipal esteve no local e encaminhou Carlos Roberto para o Hospital “Dr. Bininho”. Mas devido aos graves ferimentos a vítima não resistiu e faleceu pouco tempo depois de dar entrada na emergência.
O perito Felipe Guelber da Polícia Civil de Patos de Minas-MG esteve no local, e realizou os trabalhos técnicos, que irão ajudar na elucidação do caso.
O corpo foi encaminhado para Instituto Médico Legal - IML.