PESQUISA NESTE SITE:

01 janeiro 2020

CAPITÃO ENÉAS-MG - Dois homens são esfaqueados em festa de Ano Novo

Vítimas foram transferidas para Hospital em Montes Claros, onde permanecem internadas em estado estável. Autor foi desarmado e preso no local do crime.


               Dois homens, de 24 e 38 anos, foram esfaqueados na madrugada desta Quarta-feira (200101) durante uma festa de Réveillon no Centro de Capitão Enéas-MG

               A Polícia Militar foi acionada para conter um tumulto próximo ao palco onde show era realizado e encontrou um homem sangrando no rosto e nas costas. Próximo à vítima, um jovem 29 anos segurava uma faca.

               Os militares desarmaram o autor e o prenderam. Outro ferido foi localizado metros a frente, o rapaz tentou correr após ser esfaqueado no tórax e nas costas, mas acabou caindo no chão.

               O SAMU foi acionado para socorrer as vítimas, que primeiramente foram levadas para um Hospital em Capitão Enéas. Devido à gravidade dos ferimentos, foi acionada UTI Móvel de Janaúba-MG para transferir os dois homens para um Hospital em Montes Claros-MG, onde permanecem internados em estado estável.

               Os policiais localizaram a esposa do autor, que contou que há um mês o marido teve uma briga com uma das vítimas, já a outra foi agredida porque acompanhava o desafeto do esposo.

               Ainda de acordo com a PM, o autor também ficou ferido e foi levado para ser atendido em Montes Claros, sendo encaminhado depois para a Delegacia Civil da cidade.

               Com Informações de: G1.

UNIVERSAL - Os Marsupiais - Reprodução

Uma curiosidade que você pode ainda não saber, sobre os Marsupiais.
Cangurus, Coalas, Diabo-da-Tasmânia, Gambás, Cuícas.
  

               Os animais Mamíferos são classificados de acordo com o seu desenvolvimento embrionário. Existem três classificações de mamíferos: 

               Os que têm seu desenvolvimento embrionário dentro do ovo, os Monotremados;
 
               Os que têm seu desenvolvimento embrionário total na placenta, os Placentários, que seu desenvolvimento total embrionário é dentro do corpo da mãe através de um anexo embrionário presente na placenta, que como exemplo temos nós, seres humanos; 

               Os que têm seu parcial desenvolvimento dentro da placenta e seu desenvolvimento embrionário total dentro do marsúpio, os Marsupiais, que possuem uma espécie de bolsa, que é mais reconhecida popularmente no Canguru.


Reprodução dos Marsupiais

Diferença Entre Placentários e Marsupiais

               A placenta do Coala que é um marsupial, é Corioalantoideana como a nossa, que somos Placentários. A diferença dos nomes Marsupiais e Placentários dá a entender que temos placenta e eles, os Marsupiais não, mas não é bem assim.

               A diferença é que mantemos a placenta por toda a reprodução, já os marsupiais, como o Coala formam a placenta, mas não conseguem manter ela íntegra durante toda a gravidez. É como se a gravidez fosse interrompida de forma prematura e se completasse no Marsúpio, na “bolsa” da mãe.

               Onde o filhote é alimentado pelo leite que a mãe produz e recebe ali os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento no lugar do anterior cordão umbilical quando ainda estava na placenta.

               Ou seja, nós conseguimos manter a placenta por mais tempo e os marsúpios por menos. O que a gente pode conceber diante disso também é que os marsupiais são animais menos evoluídos que os placentários, mas isso não é verdade, são apenas diferentes estratégias de reprodução e desenvolvimento.

               Depois de um período longo de gestação nascemos e temos um período curto de amamentação, já marsupiais têm um período curto de gestação e depois que o filhote nasce têm um longo período de amamentação. 

               Para se ter ideia, a gestação na placenta do Canguru chega a ter cerca de trinta e três dias, já no marsúpio os cangurus ficam em torno de oito meses. A única real diferença entre o placentário e o marsúpio é que no primeiro o tempo de gestação é maior, mas o marsúpio possui um tempo maior de amamentação.


Mamíferos Marsupiais

               O nome marsupial tem origem na palavra latina marsupiu, que significa pequena bolsa e diz respeito ao marsúpio, que realmente é uma espécie de bolsa criada pela fêmea como se fosse a placenta, no caso dos placentários no desenvolvimento embrionário do filhote. 

                No marsúpio, da mesma forma, os animais recebem seus nutrientes através da mãe mamando constantemente. Através dessas informações, aposto que o primeiro animal que veio a sua cabeça foi o Canguru, mas apesar da população dos marsupiais ser pequena, eles não são os únicos, estão na mesma classificação o Gambá, a Cuíca, o Diabo da Tasmânia, e o Coala, já citado como exemplo aqui no texto.

               Mas como o tema do texto é mais específico, vamos apresentar o que primeiro veio a sua cabeça e o mais conhecido não só por você mas entre a maioria das pessoas, ele mesmo, o Canguru:


Reprodução dos Marsupiais - o Canguru

               O Canguru não é monogâmico como caracteristicamente as aves são, pelo contrário, é poligâmico, ou seja, tem vários parceiros. Produzem apenas um óvulo na reprodução, assim apenas um espermatozoide pode fertilizar o óvulo. Vários rivais cruzarão com a fêmea para tal.

               O espermatozoide de Canguru vence a “corrida” criando uma armadilha, o próprio fluído do sêmen cria uma tampa elástica espessa, bloqueando temporariamente a passagem vaginal, o bloqueio permite que apenas o próprio espermatozoide passe, impedindo a passagem de todos os outros pretendentes e consequentemente menos “competidores”.

               Para os que passam, o caminho não é único, curiosamente o Canguru tem três vaginas. A passagem vaginal se divide obrigando os espermatozoides a seguirem um único caminho. Nessa etapa a divisão não importa, pois os canais convergem, no entanto, pouco depois a rota se divide novamente. 
               Nesse momento a escolha do trajeto é crucial.

               Depois de fertilizado, o óvulo segue para o útero, nos seres humanos o zigoto se desenvolve na segurança do útero por longos nove meses, no Canguru a estadia será extremamente breve. Um Canguru com cerca de quatro semanas já estará prestes a nascer. Ele será um pouco maior que uma bala, mas já terá capacidade para o desafio a seguir.

               Comparado ao tamanho de um embrião de oito semanas, ele já tem o que precisa para tal: equilíbrio, olfato e minúsculos músculos para fazer a maior jornada da sua vida. 
               Poucos de nós têm acesso ao nascimento de um Canguru.

               O minúsculo Canguru não resistiria muito tempo do lado de fora do marsúpio, mas ele está bem preparado, usando o ouvido interno para se equilibrar, o nariz para encontrar o caminho e os braços para se impulsionar, o filhote segue para o Marsúpio.

               Milhares de vasos sanguíneos próximos a superfície da pele o tornam vermelho vivo e nesse momento recebe oxigênio diretamente do ar, mas os pulmões ainda são imaturos demais para a tarefa. Após cerca de dois minutos de esforços, quando já está quase esgotado, chega até a base do marsúpio.

               Nessa viagem ele percorreu cerca de trinta centímetros. Logo que chega ele procura uma teta, sua nova fonte de vida. Ao criar a bolsa e a fêmea substitui o cordão umbilical pelo mamilo, ou seja, ao invés de extrair os nutrientes do sangue, o bebê dependerá agora de um suplemento constante de leite.

               Ele começa a mamar e vai continuar assim nos próximos seis meses. 
               Apesar do calor onde os cangurus vivem na Austrália, o marsúpio continua úmido. O leite muda de característica a cada semana para atender às necessidades do filhote. 

               Na última fase do desenvolvimento o mundo do filhote ganha sons, as enormes orelhas se descolaram do crânio e começaram a funcionar, como muitos outros animais, com uma capacidade impressionante de conseguir ouvir diferentes sons de muita distância.

               Após cerca de duzentos dias o novo canguru nascerá de novo, dessa vez de vez, desenvolvido totalmente para viver normalmente, andar em bandos e lutar contra predadores. Isso depois de oito meses no marsúpio fora o tempo na placenta.

               Assim, se reproduz este grupo de Mamíferos, os Marsupiais.

















               Com Informações de: Portal dos animais.

BRASÍLIA-DF - Mulher foi morta a facadas por ex-namorado após não reatar relacionamento,

Luciana de Melo Ferreira, de 49 anos, é 34ª vítima de feminicídio na capital em 2019. Corpo foi encontrado pela filha dela.


                  A Polícia Civil do Distrito Federal concluiu as investigações sobre a morte da funcionária terceirizada do Tribunal Superior do Trabalho - TST Luciana de Melo Ferreira, de 49 anos. 

                  Segundo o inquérito, ela foi morta pelo ex-namorado, o vigilante Alan Fabiano Pinto de Jesus, de 45 anos, após não aceitar reatar o relacionamento com ele. 
                  O caso é o 34º de feminicídio este ano no Distrito Federal.

                 O crime ocorreu no dia 21 de Dezembro. No entanto, o corpo da vítima só foi encontrado no dia 23, pela filha dela, na casa onde as duas moravam, no Sudoeste Econômico.

                 Segundo a Polícia Civil, Alan de Jesus "confessou parcialmente" o crime. Ele foi preso em flagrante no dia 24 de Dezembro, enquanto estava internado no Hospital de Base do Distrito Federal após passar mal.


Versão do suspeito

                 O suspeito prestou depoimento nesta Segunda-feira (191230), ainda na unidade de saúde. Aos investigadores, ele assumiu que invadiu o prédio da ex e disse que tinha a intenção de conversar com ela e reatar o namoro.

                 No depoimento, ele disse que foi rejeitado e atacado pela ex com um objeto cortante e que foi ela quem começou a esfaquear a si mesma. De acordo com o suspeito, após o início das agressões, ele conseguiu tomar o objeto e esfaqueou Luciana por cinco vezes.

                 Vítima de feminicídio em Brasília-DF tinha cerca de 40 perfurações no corpo, diz polícia. Suspeito de matar ex, no Distrito Federal, deixou bilhete antes do crime dizendo 'Eu te amo'

                 Ainda segundo Alan, a vítima ficou agonizando por cerca de 30 minutos enquanto ele ainda estava no apartamento. Ele afirmou que, quando deixou o local, Luciana ainda estava com vida e, questionado sobre o porquê de não ter chamado socorro, ficou em silêncio.

                 O suspeito também assumiu que, ao deixar o local do crime, levou objetos pessoais da vítima, como a bolsa e o celular. Alan afirmou que jogou os objetos no caminho enquanto ia para a casa de outra ex-mulher, no Riacho Fundo-DF, onde ficou até ser levado ao hospital.


Polícia duvida

                 Para o delegado Ricardo Viana, da 3ª Delegacia de Polícia, no Cruzeiro-DF, a versão do suspeito não condiz com as evidências encontradas durante a investigação, principalmente o laudo cadavérico. O exame mostra que a vítima foi esfaqueada entre 45 e 48 vezes, a maioria pelas costas. 
                 Ainda de acordo com o laudo, Luciana tinha ferimentos de defesa.

"O laudo cadavérico é muito discrepante da versão apresentada por ele. A gente acredita que ela lutou pela vida mas, com o número excessivo de facadas, perdeu força."

                 Segundo o delegado, Alan de Jesus vai responder pelo crime de homicídio qualificado por feminicídio, emboscada, motivo útil, e por tentar burlar a investigação, já que agiu para fazer a polícia acreditar que se tratava de um latrocínio.

"O sentimento de posse dos homens com as mulheres é absurdo"
                 Diz amiga de vítima de feminicídio


Histórico de violência

                 Câmeras de segurança do condomínio onde Luciana morava ajudaram a polícia a identificar o suspeito. A gravação mostra Alan chegando ao local às 20:33 horas do último Sábado (191221).

                 A mulher chegou às 22:30 horas. Alan, que esperava no terraço, viu a ex-namorada e desceu as escadas, até o apartamento dela. 
                 Menos de 30 minutos depois, ele foi embora.

                 Segundo a polícia, Luciana e Alan tiveram um relacionamento de quatro meses marcado por violência. As investigações apontaram que, no mês de Julho, foi registrada a primeira ocorrência envolvendo o casal. Alan destruiu a entrada do prédio onde Luciana morava, após ela sinalizar que queria terminar o relacionamento.

                 Em Outubro, a vítima chegou a denunciar o ex, que foi preso. Segundo a ocorrência, "Alan disse que ia jogar o carro contra uma árvore para matar os dois, mas a mulher pulou do carro."

                 Alan ficou detido por três dias e saiu com medida protetiva, ele não poderia se aproximar de Luciana
                 A Justiça determinou ainda que ele usasse tornozeleira eletrônica.

                 No entanto, conforme a Polícia Civil do Distrito Federal, o suspeito estava sem usar a tornozeleira quando ele cometeu o crime. A retirada do equipamento foi autorizada pela Justiça depois que Luciana concordou com a medida.

                 De acordo com o delegado Ricardo Viana, que investiga o caso, a revogação da medida protetiva e do uso da tornozeleira ocorreu no dia 4 de Dezembro.

                 Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - ICMBio proíbe microssaias, calças rasgadas e decotes para servidores que atuam na sede do órgão,

Regras foram publicadas no Diário Oficial da União desta Segunda-feira (191231). Regra também vale para prestadores de serviço, estagiários, consultores e bolsistas.


                O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio proibiu servidores que atuam na sede do órgão, em Brasília-DF, de usar uma série de itens de vestuário durante o expediente. 

                A lista inclui:

                Shorts
                Bermudas
                Roupas com transparências
                Miniblusas
                Microssaias
                Roupas decotadas
                Trajes de ginástica
                Calças de moletom
                Chinelos.

                A regra também vale para prestadores de serviço, estagiários, consultores e bolsistas. A portaria foi assinada pelo presidente do ICMBio, Homero de Giorge Cerqueira, e publicada no Diário Oficial da União - DOU desta Segunda-feira (191230).

                O texto inclui a proibição na política de uso de uniformes do órgão. Segundo a norma, "o uso de uniformes por servidores do ICMBio é facultativo, exceto nas hipóteses de atuação da fiscalização ambiental"
                Quem não utiliza, no entanto, deve se submeter ao código.

                O G1 questionou o órgão sobre as mudanças nas regras de vestuário, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

                Com Informações de: G1.

UNIVERSAL - 1 de Janeiro - 2020 - Ano Novo

O Ano Novo é a comemoração de um novo ano que se inicia, e é celebrado na passagem de 31 de Dezembro para o 1 de Janeiro.



                  Também chamado de Réveillon, termo em francês que significa "despertar”.

Origem do Ano Novo

                  Entre 753 a.C. e 476 d.C o início do ano civil acontecia no dia 1 de Março. Para persas e fenícios, entre outros povos, a data ainda era outra, 23 de Setembro.

                  A comemoração de Ano Novo com a data que conhecemos hoje tem sua origem em 46 a.C, quando o governador romano Júlio César criou um decreto para que o dia 1 de Janeiro fosse o Dia do Ano Novo.

Tradições de Ano Novo


                  Existem diversas tradições típicas para a festa de comemoração do Ano Novo, e cada país geralmente possui a sua. No Brasil, por exemplo, é costume usar roupas brancas, pular 7 ondas do mar, assistir os shows de fogo de artifícios, comer uvas e etc.

                  A chegada de um novo ano é celebrada com a expectativa de renovação dos votos de esperança, alegria, amor e fraternidade. Nessa época, as pessoas fazem promessas para o ano que se inicia, e refletem sobre a vida que tiveram no ano que acaba.

                  Cada cidade costuma concentrar a sua população num tradicional ponto turístico ou local de bastante significância para celebrar esta data.

                  No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo são dois locais muito procurados para as comemorações de Ano Novo, onde a atração principal são os fogos de artifício em Copacabana, no Rio, e na Avenida Paulista, em São Paulo.


Mensagem de Ano-Novo

Adeus, ano velho! Feliz, ano novo! Que neste próximo ano, todos os sonhos, objetivos e conquistas que não foram possíveis realizar possam se tornar realidade!

O ano que passou vai deixar saudade, mas não fique triste… O próximo promete o dobro de aventuras, conquistas e felicidades! 
Feliz Ano Novo!

Chegou aquele momento do ano em que devemos repensar em todas as atitudes e objetivos que temos em nossa vida! Que este ano que se aproxima seja de pura realização para você! 
Felicidades!

Para outras lindas mensagens de Ano-Novo, acesse o Mundo das Mensagens.
Dia da Confraternização Universal

É também no dia de Ano Novo que se celebra o Dia da Confraternização Universal, conforme reconhecido pela Organização das Nações Unidas - ONU.

                  Ainda se comemora o Dia Mundial da Paz, desde 1968, quando o Papa Paulo VI instituiu uma data para celebrar a paz entre os povos.






                  Com Informações de: Calendarr.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS