PESQUISA NESTE SITE:

12 maio 2020

UNAÍ-MG - Novos casos são confirmados de Contagio com o Coronavírus; 17 são Positivos

Já são 11 os casos de recuperação e registrados como Curados na cidade. São 366 Suspeitos e 17 Positivos.


               Conforme divulgado, os dois novos casos que resultaram em Positivo nesta Terça-feira (200512), em Unaí-MG, tratam-se de pai e filho, respectivamente com idades de 71 e 32 anos.

               Tratam-se do esposo e filho, da senhora de 63 anos, cujo resultado positivo foi divulgado nesta Segunda-feira (200511). Isso só nos mostra que o contágio é muito sério, nos levando a crer que, realmente devemos isolar totalmente, deixando de sair pra rua sem uma extrema necessidade, e se sair, estar usando a máscara e não ficar em rodas de conversas, seja com parentes, amigos ou conhecidos.

               As pessoas mencionadas nesta Segunda-feira e terça-feira (hoje), são de uma mesma família e compartilham a mesma residência. Sendo o Casal e seu filho. Nem o pai, nem o filho apresentam sintomas.
               Ambos estão isolados na residência, e monitorados.

Orientações Importantes

               A Prefeitura Municipal vem promovendo constantes ações de busca ativa, para identificar possíveis contaminados em razão de contatos com pessoas que resultaram positivo. Ela também tem advertido constantemente às pessoas para que se previnam e evite aglomerações, evite sair de casa desnecessariamente, e quando for fazer compras, pagar boletos, ir ao banco, farmácia ou qualquer outra atividade, faça via telefone.

               Caso alguma das atividades não puder ser feita por meio de ligações ou aplicativos, e que seja necessário sair pra rua, que seja feito por pessoas não idosas ou doentes, e totalmente protegidas com máscaras, álcool em gel, e rapidamente.
               Assim que chegar em casa, tome banho, troque de roupas, antes de qualquer contato com demais pessoas da família.

Boletim Epidemiológico

              Confira os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Unaí, nesta Terça-feira (200512), que foi publicado pela prefeitura municipal no início desta noite.



Ala Covid, no Hospital Municipal

               Até esta data, Terça-feira (200512), apenas 5 pessoas utilizaram a ala Covid do Hospital Municipal como suspeitos, uma criança, oriunda de Cabeceira Grande-MG, que testada, à época resultou negativo e deixou a ala.

               Posteriormente duas senhoras, como foi divulgado anteriormente, utilizaram a ala como suspeitas de Covid-19. Feito o exame PCR,  e como o resultado foi negativo, receberam alta médica.

Nesta Terça-feira há dois pacientes na condição de suspeitos de Covid-19, na Ala Covid do Hospital Municipal. De ambos já foi colhido material para exame PCR. Aguardam resultado. Estão medicados.

               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

BURITIS-MG - Polícia Militar prende casal envolvido com o tráfico ilícito de drogas


               Os policiais militares durante a realização batida policial pelos bairros da cidade, receberam uma denúncia anônima, informando que um homem estaria traficando drogas no Centro da cidade de Buritis-MG
               Esta Ocorrência foi registrada nesta Segunda-feira (200511).

               Uma Guarnição da Polícia Militar deslocou para o local e durante patrulhamentos flagrou dois usuários de 22 e 28 anos fazendo contato na residência denunciada. 

               Eles foram submetidos à busca pessoal sendo encontrado com o usuário de 22 anos um papelote de substância análoga à cocaína, que segundo ele foi adquirido pelo valor de R$50,00 para o outro usuário de 28 anos. 

               Os militares deslocaram até o local denunciado, onde os usuários disseram ter comprado a substância. No local, os militares avistaram o casal suspeito de tráfico de drogas, uma mulher de 22 anos e um homem de 45 anos, sendo que o homem correu para um dos quartos da casa e colocou as drogas dentro da cueca. 

               Em razão da flagrância, foram realizadas buscas no interior da residência e localizados três papelotes de substância análoga à cocaína, 13 pedras de substância análoga a crack, uma balança de precisão, dois celulares sem prova de origem, uma máquina de passar cartão, uma faca e a quantia de R$6.247,00 em cédulas diversas, que eles não souberam informar a origem. 
               O casal já foi preso anteriormente pelo mesmo crime.

               O homem, a mulher e os usuários foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Unaí-MG, juntamente com os materiais apreendidos para as demais providências.

               Com Informações de
PMMG - BURITIS-MG.

UNAÍ-MG - PATRAN continua as fiscalizações motoristas são notificados, veículos removidos e inabilitado preso com entorpecente


                   Os policiais militares integrantes da Patrulha de Trânsito - PATRAN, durante ações preventivas e repressivas pelas principais ruas e avenidas, depararam com diversas infrações de trânsito, em Unaí-MG.
                   A Ocorrência foi registrada nesta Segunda-feira (200511).

                   As principais foram condutores falando ao celular enquanto dirige, conduzindo veículo sem possuir CNH/PPD/ACC, condutores avançando sinal vermelho do semáforo, veículo estacionado na esquina e a menos de 5 metros da via transversal, veículos estacionados em fila dupla, veículo estacionado sobre faixa destinada a pedestres, veículos estacionados em local proibido pela sinalização, veículo com documentação atrasada.

                   A PATRAN confeccionou diversos Autos de Infração de Trânsito - AIT e removeu ao pátio credenciado dois veículos, um por estar estacionado sobre faixa destinada a pedestres e outro por estar com a documentação atrasada (IPVA/Licenciamento 2018) e ainda, abordou um condutor inabilitado e ao submetê-lo a busca pessoal foi localizado em seu bolso, uma bucha de substância análoga à maconha. 

                   Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências. 

                   Durante o turno de serviço, os militares prestaram apoio aos funcionários dos bancos em virtude do pagamento do Auxílio Emergencial do Governo Federal.

                   Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Equipes do Hospital Municipal recebem treinamento sobre como Intubar Paciente Grave com Covid-19 [[[ 25 Fotos ]]]



                 Pacientes graves da Covid-19 possuem complicação pulmonar severa. Nessa situação que provoca falta de ar, é necessário intubação e ventilação mecânica. Para intubar o paciente, sem correr riscos de contaminação, as equipes de Unaí-MG, precisam estar treinadas. 

                 O treinamento começou nesta Terça-feira (200512) para equipes do Hospital Municipal de Unaí e continua durante toda esta semana. É ministrado pelo Dr. César Lamberti, coordenador-médico da Rede de Cuidados de Saúde - RCS, empresa que faz a gestão dos serviços médicos da Prefeitura Municipal de Unaí


                 Dr. César disse que o simulador de intubação, conseguido de empréstimo com as Faculdades FACISA, por meio do diretor-geral da entidade, Wender Oliveira, é fundamental para o treinamento prático.

“Alguns determinantes técnicos em relação a intubação do paciente com Covid-19 precisam ser bem treinados, porque essa pandemia é bastante inusitada”
                 Atesta o médico.

                 Antes de iniciar o primeiro treinamento do dia, ministrado para um grupo de médicas e enfermeiras, houve uma demonstração da técnica de paramentação (vestir os equipamentos de proteção individual), e desparamentação (retirada dos equipamentos) de profissionais preparados para atuar na linha de frente contra a Covid-19.


                 Ficou por conta da enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Municipal de Unaí, Núbia Roberta Custódio fazer essa demonstração. Ela colocou e retirou, de maneira “tecnicamente correta” luvas cirúrgicas, máscara de proteção, touca, capote, protetor facial, Protetor dos Pés - PROPÉ

“O momento de maior risco de contaminação do profissional de saúde é durante a retirada dos equipamentos”
                 Ressaltou Núbia, ela mesma demonstrando como deve ser feita a remoção dos equipamentos e, ainda, como devem ser descartados ou guardados.

Intubação


                 Para o Dr. César, o profissional da linha de frente deve estar bem paramentado e seguro por equipamentos de proteção individual, especialmente no momento de intubação do paciente com falta de ar, para utilização do respirador mecânico.

“É outro momento de grande risco para o profissional de saúde. Quando o tubo é colocado na traqueia do paciente, há grande dispersão de aerossóis e, provavelmente, de muita dispersão de vírus pelo ambiente”


                 Com profissionais bem treinados, segundo o médico, também fica mais fácil controlar a dispersão e reduzir o risco de contaminação local.

“Diminuir principalmente o risco de os profissionais se contaminarem e depois levar contaminação para casa”
                 Ressalta. 


                 Durante o treinamento, Dr. César Lamberti contou com o auxílio do fisioterapeuta do Hospital Municipal de Unaí, Thiago Mundim. O fisioterapeuta é fundamental no monitoramento do ventilador pulmonar ou respirador mecânico. 

“Pacientes graves têm complicação pulmonar severa. Quando estão em ventilação, esses pacientes ‘descompensam’ muito fácil, quando dá banho, muda de posição, faz manuseio. Aí tem de ajustar os parâmetros do respirador constantemente”
                 E é aí que entra o fisioterapeuta, conforme explicação de Thiago

Caso Zero

                 Em Unaí, não houve casos de pacientes com necessidade de intubação e ventilação pulmonar. Caso ocorra, segundo Dr. César, o Hospital Municipal de Unaí estará preparado para atender.

“O Ministério da Saúde preconiza que todo paciente com insuficiência respiratória seja tratado como caso de coronavírus. Temos de estar preparados”


                 O médico observa que Unaí é um município privilegiado por possuir 13 respiradores e material suficiente para o atendimento aos pacientes com a Covid-19.

                 Reportagens veiculadas na mídia estadual dão conta de que um número expressivo de cidades do Estado de Minas Gerais não possui respiradores, outro tanto dessas cidades possui apenas um equipamento de ventilação pulmonar. 

“O Hospital Municipal está preparado. Estamos preparados. Tivemos muita dificuldade para comprar equipamentos no mercado. Agora, temos material suficiente para o atendimento”
                 Arremata Dr. César Lamberti


                 Os kits para o atendimento de pacientes com coronavírus que precisarem de intubação, por exemplo, já estão à disposição no Hospital Municipal de Unaí:

                 Fita para fixação do tubo,
                 Laringoscópio para intubação,
                 Pinça hemostática curva,
                 Fio guia,
                 Seringas para aspersão de ventilação,
                 Agulhas para aspiração da medicação,
                 Remédios de intubação,
                 Filtros,
                 Sistema de aspiração fechado estéril.


                 Para o Dr. César, “está difícil encontrar muitos desses para comprar. Quem conseguiu, conseguiu. Quem não conseguiu...” 

                 O treinamento com o simulador de intubação continua durante toda esta semana no Hospital Municipal de Unaí. Os profissionais do Hospital Municipal estão convidados para acompanhar o procedimento.
                 E ficarem cientes de como são os protocolos.
















                 Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

MINAS GERAIS - A Região Noroeste recebe mais de 47,3 milhões em auxílio do Governo Federal



                Saiba como fica a divisão de R$25.000.000.000,00 para os municípios nos termos do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus.

                Foram 25 bilhões distribuídos a todos os municípios brasileiros, proporcionalmente ao numero de habitantes de cada município. em Minas Gerais, e a todos os 19 municípios das duas microrregiões do Noroeste Mineiro.

                Unaí-MG, teve sua parte nesse montante, recebendo mais de 10 milhões do Governo Federal, para uso exclusivo no combate da Pandemia causada pelo Coronavírus e a doença Covid-19.

                Acompanhe, município a município do Noroeste de Minas, e os valores recebidos, logo abaixo:


Região Noroeste de Minas
R$47.394.458,45:19 municípios.

Microrregião de Paracatu-MG

                 Paracatu-MG;
                                  População Estimada - 93.158 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$11.154.743,70,

                 Brasilândia de Minas-MG;
                                  População Estimada - 16.538 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$1.980.260,97,

                 Guarda Mor-MG;
                                  População Estimada - 06.580 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$787.889,54,

                 João Pinheiro-MG;
                                  População Estimada - 47.452 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$5.681.904,91,

                 Lagamar-MG;
                                  População Estimada - 07.613 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$911.581,01,

                 Lagoa Grande-MG;
                                  População Estimada - 09.532 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$1.141.362,17,

                 Presidente Olegário-MG;
                                  População Estimada - 19.753 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$2.343.672,02,

                 São Gonçalo do Abaeté-MG;
                                  População Estimada - 08.389 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$1.004.499,29,

                 Varjão de Minas-MG;
                                  População Estimada - 07.036 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$842.491,00,

                 Vazante-MG.
                                  População Estimada - 20.590 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$2.465.447,66.
                 Confira AQUI.

Microrregião de Unaí-MG

                 Unaí-MG;
                                  População Estimada - 84.378 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$10.103.426,05,

                 Arinos-MG;
                                  População Estimada - 17.875 habitantes;
                                  Auxílio recebido - R$2.140.353,42,

                 Bonfinópolis de Minas-MG;
                                  População Estimada - 05.493 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$657.732,10,
               
                 Buritis-MG;
                                  População Estimada 24.841 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$2.974.462,61,

                 Cabeceira Grande-MG;
                                  População Estimada - 06.949 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$832.073,62,

                 Dom Bosco-MG;
                                  População Estimada - 03.677 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$440.284,17,
               
                 Formoso-MG;
                                  População Estimada - 09.562 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$1.144.954,37,

                 Natalândia-MG;
                                  População Estimada - 03.311 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$396.459,31,

                 Uruana de Minas-MG.
                                  População Estimada - 03.264 habitantes;
                                  Auxílio recebido: - R$390.831,53,


                 Enquanto diversos municípios, comunicam alegres pelo recebimento do auxílio o prefeito de Unaí, parece estar desapercebido e não fala sobre o assunto, mas o certo é que a prefeitura municipal recebeu ou receberá o montante de R$10.106.423,05 (Dez milhões e cento e seis mil e quatrocentos e vinte três reais e mais cinco centavos).

                 Um valor a se considerar, que será muito bem fiscalizado e deverá ser empregado exclusivamente no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Os prefeitos tem a obrigação de comunicar aos cidadãos de seus município, o recebimento deste auxílio de origem do  Governo Federal.

                 Confira estes e outros municípios, AQUI.

                 Com Informações de: CIPE.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS