PESQUISA NESTE SITE:

29 outubro 2017

TAGUATINGA-DF - PM interrompe ataque de cão pastor belga a criança de 1 ano

Menino estava com avó em casa; gritos de socorro chamaram a atenção de equipe que fazia ronda. Família passou por três hospitais; vítima não teve fraturas ou perfurações.

                Policiais militares do Distrito Federal conseguiram frear o ataque de um cão adulto contra uma criança de colo na tarde deste Sábado (171028), em uma chácara de Taguatinga-DF

                Segundo a polícia, o animal da raça pastor belga chegou a morder o menino, que estava em casa e acompanhado da avó. A família passou por três hospitais até receber atendimento médico.

                O ataque foi identificado no fim da tarde, quando policiais faziam ronda na área da QSE 21, em Taguatinga Sul, e ouviram gritos de socorro. De acordo com a PM, os militares conseguiram segurar o cachorro e retirar a família do local.

                A avó e o menino foram encaminhados ao Hospital Regional de Taguatinga - HRT em um carro da própria PM porque, segundo a corporação, "não era possível esperar o socorro dos Bombeiros".

                A família foi encaminhada do HRT para o Hospital Materno Infantil - HMIB, na Asa Sul-DF, e de lá, para o Hospital de Base, afirma a PM. Exames médicos constataram que, apesar das mordidas, o bebê não teve fraturas ou perfurações.


                Em conversa com a TV Globo, a avó afirmou que o cachorro era da família, e que "nunca tinha atacado ninguém". Segundo ela, o pastor belga começou a latir na direção da criança e, segundos depois, conseguiu se soltar da corrente e avançou.

                Após o ataque, um vizinho retirou o cachorro do local. De acordo com a mulher, ele vai ser adotado pelo dono de um lava-jato da região.

                Com Informações de: G1.

ARAGUARI-MG - Abalroamento entre Motociclista e veículo no Bairro amorim

Acidente entre moto e veículo deixa dois feridos.
Motociclista e garupa teve escoriações leves e foram encaminhados até a UPA.

               Neste Sábado (171028) os Bombeiros Militares de Araguari-MG, foram acionados, relatando que na Rua Padre Nicácio869, no Bairro Amorim, havia ocorrido colisão entre uma Motocicleta e um outro veículo.

               Segundo relatos, de que no Local, tratava-se de uma colisão entre automóvel e a motocicleta conduzida pela vítima, que estava acompanhado pelo garupa; o condutor informou que estava sentido Bairro Novo Horizonte ao Centro, quando um condutor não identificado, de um veículo, retirava o mesmo da garagem e não visualizou a moto, que seguia sentido ao Centro
               Versão informada pelo  condutor da Moto; ambos os veículos, tanto a moto como o automóvel, não estavam no local do acidente, não sendo possível qualificar os veículos e o condutor do automóvel.

               Diante aos fatos, uma Guarnição de Polícia Sgt PM Filho e Cb PM Cavalcanti acionados chegou ao local para tomarem providências relativas os veículos e ao acidente de trânsito, as vítimas, condutor e garupa da moto, tiveram ferimentos leves; sendo imobilizados e conduzidos a UPA onde ficaram aos cuidados médicos.

               Com Informações de:
Sgt Gonçalves, Chefe de Serviço,
2ª Ala Operacional;
3ª CIA CBMMG - ARAGUARI-MG.

ESPINOSA-MG - Ciclista morre atropelado e motorista do carro foge

Acidente aconteceu na madrugada deste Domingo (171029), no Bairro Ponte Nova; carro do motorista foi abandonado no local e apreendido pelos militares.

                Um ciclista morreu em um acidente, na madrugada deste Domingo (171029), no Bairro Ponte Nova, em Espinosa-MG

                De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, a vítima foi atropelada por um motorista de um carro, que fugiu do local sem prestar socorro. 

                O veículo ficou preso em um barranco e foi apreendido pelos militares. 
                A idade da vítima não foi informada e, até essa publicação, o suspeito não havia sido encontrado.

                SAMU e Perícia compareceram ao acidente. 
                De acordo com a assessoria do SAMU, quando os socorristas chegaram ao local a vítima já estava sem vida. O atropelamento aconteceu por volta das 4:30 horas deste Domingo, na Rua Maria José de Souza

                O corpo do ciclista foi levado ao Instituto Medico Legal - IML e a Polícia Civil investigará o caso.

                Com Informações de: G1.

ITACARAMBI-MG - Rapaz é preso suspeito de furtar 12 quilos de carne e outros objetos de escola

Com ele, foram recuperados uma televisão, monitor, teclado de computador e seis pacotes de carne com aproximadamente dois quilos cada; suspeito foi levado para delegacia de Januária.

               Um rapaz de 18 anos foi preso, nesse Sábado (171028), suspeito de furtar 12 quilos de carne e outros objetos de uma escola municipal em Itacarambi-MG

               Com ele, de acordo com a Polícia Militar, foram recuperados uma televisão, monitor, teclado de computador e seis pacotes de carne com aproximadamente dois quilos cada. 
               O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Januária-MG.

               A escola fica no Centro da cidade e os militares chegaram até ele depois de uma denúncia anônima sobre o furto. O rapaz foi encontrado na Rua Getúlio Vargas, também no Centro da cidade. 

               Ele confessou aos policiais ter arrombado as portas da cantina e de outras salas da escola; as carnes estavam dentro de um saco plástico. 
               A Polícia Civil investigará o caso.

               Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Jiboia de 1,5 metro é encontrada em telhado de galinheiro

Cobra foi capturada pelo Corpo de Bombeiros, na noite desse sábado (28), na Comunidade de Santa Rita Rural; jiboia foi entregue ao IBAMA.

               Bombeiros capturaram uma cobra de 1,5 metro no teto de um galinheiro, na zona rural de Bocaiuva-MG, nesse Sábado (171028). 

               De acordo com os militares, moradores relataram que sentiram falta de alguns pintinhos na granja. O resgate durou aproximadamente 30 minutos.

               A apreensão aconteceu por volta das 23:00 horas, na Comunidade de Santa Rita Rural, às margens da BR-135

               Os bombeiros utilizaram técnicas de captura e colocaram a cobra em uma caixa apropriada. 
               O animal foi entregue sem ferimentos ao IBAMA.

               Com informações de:

SÃO FRANCISCO-MG - Policiais militares apreende espingarda no Bairro Sagrada Família

Polícia Militar apreende espingarda em residência no Bairro Sagrada Família. A arma estava no Guarda-roupas e o proprietário não foi localizado.

                Neste Sábado (171028) a Polícia Militar de São Francisco-MG, após denúncia anônima, apreendeu uma arma de fogo, no Bairro Sagrada Família.

                Na casa, o suspeito de ser o proprietário não foi encontrado; a arma estava dentro de um guarda-roupa e foi entregue na delegacia.

                Com Informações de: G1.



IBIAÍ-MG - Uma espingarda tipo polveira foi apreendida em carvoaria na zona rural

Uma espingarda polveira é apreendida em carvoaria na zona rural. Ninguém foi encontrado no local.

               Neste Sábado (171028) durante fiscalização ambiental na Zona Rural de Ibiaí-MG, Policiais Militares apreenderam uma espingarda tipo polveira, de dois canos, em uma área de Carvoaria.

               No local, ninguém foi encontrado. 

               A arma foi entregue na Delegacia da cidade.

               Com Informações de: G1.

VARZELÂNDIA-MG - Três homens são presos e três espingardas são apreendidas

Em Varzelândia, três homens foram presos pela Polícia Militar Rodoviária; A prisão dos homens aconteceu na MG-403, durante patrulhamento dos militares no Km 29.

               Três homens foram presos suspeitos de porte ilegal de arma de fogo, nesse Sábado (171028), em Varzelândia-MG

               De acordo com a Polícia Rodoviária Militar, com os suspeitos de 34, 53 e 55 anos, foram apreendidas três espingardas e munições. 
               Eles foram conduzidos para a Delegacia de Januária-MG.

               A prisão dos homens aconteceu na MG-403, durante patrulhamento dos militares no Km 29. Os suspeitos estavam em duas motocicletas e tentaram fugir da abordagem; eles foram alcançados e as armas estavam dentro de mochilas.

               Com Informações de: G1.

GOIÁS - Leonardo DiCaprio faz postagem sobre incêndio na Chapada dos Veadeiros

Postagem conta com mais de 170 mil curtidas. Confira outros famosos que pediram ajuda com doações para combater o desastre.

               O ator norte-americano Leonardo DiCaprio publicou em seu perfil no Instagram uma foto sobre o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

               Na postagem feita Sábado (171028), ele chamou o fogo de “devastador”, e reproduziu uma foto das chamas na reserva.

“Incêndio devastador consumiu 35 mil hectares na Chapada dos Veadeiros”
               Escreveu DiCaprio na legenda da postagem em inglês e português. A imagem do fotógrafo Ueslei Marcelino está com mais de 170 mil curtidas.


               Na manhã deste Domingo (171029), após sobrevoar toda a área do parque, agentes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMBio constataram que o fogo, finalmente, acabou. As portas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros devem ser reabertas na próxima Quarta-feira (171101).

               Apesar do artista ter publicado que o fogo consumiu 35.000 hectares, após as duas semanas de chamas, 68.000 hectares do parque viraram cinzas, segundo o ICMBio

               O valor equivale a 28% de sua área total, que desde 5 de junho de 2017 passou a ser de 240.000 hectares. Porém, em termos de perdas de fauna e floram trata-se de um estrago difícil de ser quantificado.

Ajuda dos famosos
               Além de DiCaprio, vários famosos mobilizaram-se nas redes sociais para arrecadar alimentos e ajuda aos voluntários que trabalhavam no combate ao incêndio.

               A top model Gisele Bündchen publicou em suas redes sociais um post pedindo “SOS Chapada dos Veadeiros”
“Vamos salvar o berço das águas. 
A mãe natureza, toda fauna e flora agradecem”
               Escreveu Gisele na publicação.

               O cantor Arnaldo Antunes pediu para divulgarem os pedidos de ajuda ao parque.


                O ator Reynaldo Gianecchini reforçou o apoio financeiro ao local.


               Cauã Reymond publicou vídeos mostrando o incêndio na Chapada.



               A atriz Letícia Spiller também aderiu à causa e usou a rede social para pedir doações.


               Com Informações de: Metrópoles.

BRASÍLIA-DF - Motociclista morre e mata mulher em acidente na frente do Planalto

Informações preliminares apontam que os dois estavam em alta velocidade. Beatriz de 56 anos e Rogério de 38 anos, morreram.

                Um motociclista e uma mulher morreram, neste Domingo (171029), após um atropelamento em frente ao Palácio do Planalto em Brasília-DF.

                Informações preliminares indicam que o homem trafegava em alta velocidade quando, por volta das 18:00 horas, atingiu a pedestre Beatriz de Souza Santos, 56 anos. 
                O impacto foi tão grande que ela teve a perna amputada e morreu na hora.

                Segundo informações da PMDF, Beatriz era servidora da Secretaria de Turismo do Distrito Federal. O motociclista, Rogério Soares Carvalho Silva, 38 anos, foi levado ao Hospital de Base, mas não resistiu aos ferimentos. O rapaz trabalhava como tenente do Exército.


                Até o momento, a Polícia Militar não confirma uso de álcool por parte do motociclista. Após o impactou, o piloto perdeu o controle da moto e acertou a parada de ônibus próxima ao prédio da Presidência da República
                O local ficou destruído com o impacto.

                Todas as vias do Eixo Monumental, nas proximidades do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, no sentido Palácio do Buriti, estão interditadas.

                Aguarde mais informações


                Com Informações de: Metrópoles.

MONTES CLAROS-MG - Cinco pessoas do mesmo carro ficam feridas em acidente na BR-251

De acordo com o Corpo de Bombeiros, caminhão e carro bateram de frente em uma reta; feridos foram socorridos pelo Samu e bombeiros, e levados para a Santa Casa.

                 Cinco pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã deste Domingo (171029), na BR-251, em Montes Claros-MG

                 De acordo com o Corpo de Bombeiros, um caminhão, com Placas de Santa Catarina, e um carro, com Placas de Montes Claros, bateram de frente em uma reta; todos os feridos estavam no veículo de passeio e foram socorridos pelo SAMU e bombeiros. 

                 Ainda não se sabe as causas do acidente e, até esta publicação, a rodovia seguia parcialmente interditada, no sistema de pare e siga.

                 O acidente aconteceu por volta das 6:50 horas, no Km 516. O motorista do caminhão não ficou ferido; uma passageira do veículo ficou presa às ferragens e foi socorrida com suspeita de fratura nos dois braços. 

                 Os outros passageiros, duas mulheres e dois homens, foram socorridos pelo SAMU. Todas as vítimas foram levadas para a Santa Casa
                 As idades delas não foram informadas.

                 Até esta publicação, o G1 não conseguiu atualizar o estado de saúde dos passageiros.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Vereador Tião do Rodo participa da III CNEC CUP de Voleibol

                Neste Sábado (171028), o vereador Tião do Rodo participou do III CNEC CUP de Voleibol, no Colégio do Carmo, Em Unaí-MG.

"É com grande alegria e satisfação que eu Vereador Tião do Rodo, participei da abertura do III CNEC CUP de VOLEIBOL".
                Conta.

"Quero aqui manifestar minha gratidão à todos os alunos do Colégio do Carmo pelas brilhantes apresentações; aos pais e familiares pela presença carinhosa, aos professores e funcionários pelo trabalho e dedicação"
                Acrescenta.

"E agradecer principalmente ao professor Sérgio Neves pelo empenho, esforço e organização para que esse evento obtivesse grandioso êxito"
                Conclui o vereador Tião do Rodo.



                Com Informações de: Tião do Rodo.

CONTAGEM-MG - Quadrilha é presa ao tentar assaltar hipermercado

PM chegou ao local e foi recebida a tiros. Quatro criminosos foram presos no supermercado e outros quatro em um hotel.

                Quatro criminosos armados invadiram um hipermercado, renderam e fizeram reféns cinco vigilantes na madrugada deste Domingo (171029), na Avenida João César de Oliveira, no Bairro Cinco, em Contagem-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

                A Polícia Militar - PM informou que, quando a corporação chegou ao local, foi recebida a tiros. Os PMs revidaram. Na ação policial, um ladrão foi atingido na perna direita e, socorrido.
                 Os outros três foram presos.

                Um revólver calibre 38 e duas réplicas de armas foram apreendidos.

                Ainda de acordo com a PM, havia outros suspeitos em um hotel no Bairro Amazonas, também em Contagem.

                Os militares se deslocaram até o local e prenderam mais quatro criminosos. Ainda conforme a PM, eles são de Anápolis-GO.

                Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - Secretária de Direitos Humanos recomenda veto de Temer à mudança na Lei Maria da Penha

Projeto prevê que delegados deem medidas protetivas a vítimas da violência doméstica. Medida é inconstitucional, apontam especialistas. Flávia Piovesan diz que polícia 'não está capacitada'.

                A secretária Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Flávia Piovesan, afirmou ao G1 que vai recomendar ao presidente Michel Temer o veto às mudanças na Lei Maria da Penha, que constam em um projeto de lei aprovado no Senado Federal no último dia 10. 

                O parecer pelo veto atende a pedidos de entidades de direitos humanos e ligadas ao Judiciário.

                Se sancionada por Temer, a mudança vai permitir que delegados concedam medidas protetivas de urgência a vítimas de violência doméstica. Atualmente, apenas os juízes podem determinar o afastamento do agressor do lar ou do local de convivência com a vítima. Segundo entidades, a mudança tornaria a lei inconstitucional.


                Em entrevista concedida ao G1, Flávia Piovesan afirma que a mudança representa um "retrocesso aos direitos das mulheres". Segundo a secretária, o papel de concessão "cabe ao [Poder] Judiciário", e a Polícia Civil "não tem estrutura adequada para assumir essa tarefa".

"Nossa polícia não está devidamente capacitada para lidar com especificadades da violência contra mulher, que é baseada no gênero."

                Ainda de acordo com a representante da pasta, a recomendação de sanção do projeto ao presidente Michel Temer deverá ser entregue ainda nesta semana. O documento foi elaborado em conjunto com membros do Conselho Nacional dos Direitos Humanos - CNDH, que reúne representantes do poder público e da sociedade civil.

                Para a farmacêutica Maria da Penha, que dá nome a lei, pode haver o enfraquecimento do texto porque a defesa do autor do crime pode alegar inconstitucionalidade, por exemplo.

“Pode ser colocado pelo advogado que é inconstitucional aquela conduta. Porque a conduta é específica do poder judiciário e é a polícia que está determinando essa punição”
                Afirma.

Delegados defendem lei

                Já o diretor da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária - ADPJ, Thiago Costa, afirma que, com a alteração na lei, o prazo para concessão de medidas protetivas de urgência deve "cair pela metade"
                Atualmente, a intimação do agressor leva até 48 horas.

"O delegado vai aplicar isso provisoriamente até que o juiz tome conhecimento do caso. O poder total e controle não vão deixar de ser dele. 
O artigo do projeto não tira nada, só reforça a proteção."

                O porta-voz nacional dos delegados se refere à proposta de alteração como uma "obrigação"
"Não se está dando direito ao delegado, mas um dever de segurar a proteção da vida." Sobre o posicionamento da Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal, Costa diz que "não existe instituição perfeita".

"Isso é uma birra infantil contra os delegados, só buscamos dar maior proteção para vítima."


Mudanças sugeridas no projeto

                Segundo o projeto, a medida concedida pelo delegado só será admitida em caso de risco real ou iminente à vida ou à integridade física e psicológica da mulher e de seus dependentes. A proposta prevê ainda o direito a atendimento policial especializado e ininterrupto, realizado preferencialmente por profissionais do sexo feminino.

                O objetivo do projeto, segundo o deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), autor do texto, é dar agilidade na aplicação das medidas protetivas diante do aumento da violência contra a mulher.

"Há centenas de mulheres que, ao aguardar as medidas protetivas, foram violadas e assassinadas. 
Não adianta ter lei moderna, tem que ser aplicada"
                Disse.

                Para Vidigal, o Judiciário é muito lento. O parlamentar lembra que o texto está sendo discutido há mais de um ano e que passou por diversas comissões. 

"Deveriam [Judiciário] ter interferido antes"
                Disse.

                O deputado defende que o delegado está mais perto da vítima e que o juiz pode demorar muito. 

"Nós queremos reduzir o índice de violência contra a mulher. Que designem um juiz de plantão, então"
                Afirmou.

O que dizem especialistas

                Uma semana após a aprovação do projeto no Senado, as organizações de direitos da mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, a Defensoria Pública e o Ministério Público se manifestaram contra o texto por verem inconstitucionalidade na proposição, que transfere prerrogativas judiciais a agentes policiais, além da falta de estrutura das delegacias e de capacitação dos agentes de polícia no país para atenderem às demandas das mulheres em situação de violência.

                De acordo com o texto, "a concessão de medidas protetivas de urgência pelo delegado só será admitida em caso de risco real ou iminente à vida ou à integridade física e psicológica da mulher e de seus dependentes"

                Nessa hipótese, depois de aplicar as medidas, a autoridade policial terá de comunicar a decisão ao juiz e ao Ministério Público em até 24 horas, para que ele possa manter ou rever essa intervenção.

                Uma das notas de repúdio, das juízas e juízes de violência doméstica e familiar contra a mulher do Fórum Nacional de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - FONAVID, afirma que o projeto de lei é "inconstitucional e fere o princípio da tripartição dos Poderes ao permitir que a autoridade policial, que não é investida na função jurisdicional, aplique medidas de proteção de urgência e despreze os poderes constitucionais conferidos ao Poder Judiciário".

"A Lei Maria da Penha, considerada uma das três melhores do mundo pela ONU no que se refere ao combate à violência contra a mulher, não pode ser alterada sem uma discussão maior com a sociedade e com os operadores do direito"
                Diz o texto.

Medidas protetivas

                As medidas protetivas podem ser o afastamento do agressor do lar ou local de convivência com a vítima, a fixação de limite mínimo de distância que o agressor deve manter em relação à vítima e a suspensão da posse ou restrição do porte de armas, se for o caso.

                O agressor também pode ser proibido de entrar em contato com a vítima, seus familiares e testemunhas por qualquer meio ou, ainda, deverá obedecer à restrição ou suspensão de visitas aos dependentes menores, ouvida a equipe de atendimento multidisciplinar ou serviço militar.

                Outra medida que pode ser aplicada pelo juiz em proteção à mulher vítima de violência é a obrigação de o agressor pagar pensão alimentícia provisional ou alimentos provisórios.

                Com Informações de: G1.

RECANTO DAS EMAS-DF - Criança de 8 anos é atropelada em faixa de pedestre

Caso aconteceu na tarde de sexta; motorista fugiu sem prestar socorro, diz PM. Menino teve traumatismo craniano e fratura no nariz, e aguardava cirurgia até as 14:00 horas de sábado.

                Uma criança de 8 anos foi atropelada na tarde desta Sexta-feira (171027) em uma faixa de pedestre do Recanto das Emas-DF, no Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar, o motorista fugiu do local sem prestar socorro, e o carro tinha placa clonada.

                A criança foi levada ao Hospital Regional de Taguatinga-DF em estado grave, com fratura no nariz e traumatismo craniano. De acordo com a família, ele não pode ser operado no local por falta de anestesista e, por isso, foi levado ao Hospital de Base. Até as 14:00 horas deste Sábado, o menino ainda aguardava cirurgia.

                Em nota à TV Globo, a Secretaria de Saúde negou a falta de equipe no HRT, e afirmou que "em nenhum momento de sua permanência no hospital o paciente em questão ficou desassistido." 

                Segundo a pasta, a transferência foi feita porque o Hospital de Base é referência para esse tipo de atendimento.

                Um familiar da vítima afirmou à TV Globo que, segundo avaliação médica no fim da manhã, o menino de 8 anos não corria risco de vida, mas era mantido na "área vermelha" do Hospital de Base, destinada aos pacientes mais graves.

                Ainda segundo ele, a criança terá de passar por uma cirurgia plástica para "reparar o estrago" feito pelo acidente.

                Com Informações de: G1.

PARACATU-MG - Há salvação para o Rio Paracatu?

              Na esteira da crise de água no DF e nas cidades do entorno, a reportagem do site planobrasilia, decidiu investigar a situação hídrica no Entorno. 

              O que encontramos, foi um cenário de deserto, quase de guerra. Terra devastada pelos quatro cantos do quadradinho. 

              A condição dos cursos de água que, embora não façam parte do DF, têm influência sobre o nosso ecossistema, está se transformando em terra arrasada.

              Rio Urucuia, Rio São Bartolomeu, Rio Preto e Rio Paracatu são rios importantíssimos para a nossa região e estão, quase todos, morrendo, estão sendo assassinados pelo descaso pela ganancia, pela imprevidência.

              Nossa equipe fez uma análise do maior afluente do Rio São Francisco, o Rio Paracatu. Estão matando um rio que contribui com 26% da água do Velho Chico. O Rio Paracatu está hoje, reduzido a um filete de água serpentando através de bancos de areia, com água pelas canelas, o outrora caudaloso Rio Paracatu.

              Córrego Rico, um dos afluentes do Rio Paracatu, já estava destruído há mais de vinte anos, pela sanha de garimpeiros que cavaram buracos no seu leito e o entupiram de mercúrio, até mata-lo. Abaixo dele, o Ribeirão Engenho Velho, há cinco anos atrás, era o grande berçário dos peixes da bacia, ali procriavam Pacus, Piaus, Dourados, Surubins, hoje, ele não existe mais. Foi represado por proprietários rurais que privatizaram totalmente as suas águas. São quatro ou cinco barragens, a maioria sem autorização ou captando mais do que o autorizado.

              Nenhum proprietário rural paga um centavo pela água que retira dali. O que antes era um bem público, hoje é propriedade particular.

              Ainda no sentido da foz do Rio Paracatu, existe o Ribeirão Entre Ribeiros, mas o que era córrego virou estrada.
              A captação de água ali chegou à beira da insanidade. 
              Os pivôs centrais se sucedem estão quase todos parados por falta de água para irrigar qualquer plantação. 

              Em nome do agronegócio, estão destruindo o próprio agronegócio.


De quem é a responsabilidade

              A impressão que fica é de que o Rio Paracatu é um rio sem dono. O poder público até existe, porém, não manda ou não quer mandar. 

              Há um comitê de bacias, mas a maioria dos seus integrantes é de proprietários rurais que veem o rio como propriedade, para tirar dele a água que quiserem, sem pagar um centavo aos cofres públicos.

              Os integrantes do Comitê dizem que as autorizações são feitas em Belo Horizonte-MG e que eles não têm poder de sustá-las. 

              Há um Ministério Público Ambiental que recebe denúncias, manda apura-las e fica por aí. Só no Ribeirão Engenho Velho há quatro fazendas respondendo por infração ambiental: Floramil, Estrela, Engenho Velho e Delta
              Somadas, as suas multas chegaram a pouco mais de R$250.000,00, contudo, nem um centavo foi pago.

              A Polícia Militar Ambiental não tem viaturas, gasolina, nem efetivo. Dessa forma, os criminosos ficam impunes. Um representante da sociedade civil no Comitê de Bacias de Paracatu é o Movimento Verde, comandado pelo biólogo, Antônio Eustáquio, o Tonhão

              Militante antigo em defesa do rio, tem feito inúmeras postagens nas redes sociais e, recentemente, produziu um relatório para o próprio Comitê, lamentando a situação do rio, como se não soubesse dela há tempos. Afinal, ele é o Secretário do Comitê de Bacia.

              A falta de escrúpulos e a ganancia, além de estarem assassinando os rios da região, levaram a cidade ao ponto inacreditável de não ter água potável para consumo humano. Os paracatuenses não tem água de beber. 

              Compram água da vizinha João Pinheiro-MG, a cem quilômetros de distância. E o pior é que os poços artesianos – também cavados, em sua maioria, pelos irrigantes – estão a cada dia mais fundos, o que mostra que o lençol freático está baixo demais.

Há salvação para o Rio Paracatu?

              O regime de chuvas na região do Noroeste Mineiro é bastante regular, com uma média de precipitação anual entre 1.200mm e 1.300mm. Ano passado, não chegou a 900mm. As previsões para 2018 não são otimistas, dando por certo de que a região receberá menos chuva do que a média histórica.

              O cenário é preocupante. Em curto prazo, a economia da região estará destroçada pela falta de água. O município de Paracatu-MG, hoje a maior concentração de pivôs de irrigação do Brasil, estará condenado à ruína. 

              Ironia, o agronegócio matará o agronegócio, por excesso de ganancia e por falta de fiscalização, tudo sob os olhares indulgentes das autoridades locais e estaduais.

              Sem uma redução drástica do volume captado, sem a recuperação das nascentes e das veredas, o Rio Paracatu estará condenado, o rio morrerá. E com ele, morrerá parte da cidade de Paracatu, parte da história das ‘Geraes’ e do Brasil.

              Com Informações de: ParacatuNet.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS