PESQUISA NESTE SITE:

03 agosto 2020

UNAÍ-MG - A cidade volta a ter esperanças da regressão e fim da Pandemia


               Os números de dados novos nos Casos da Pandemia foram amenos, e nenhum Caso de Óbito pela Covid-19 foi registrado  em Unaí-MG,  nesta Segunda-feira (200803), conforme aponta Boletim Oficial da Secretaria de Saúde.

Confira os dados novos do final de semana - 200803

               41 novos Casos Positivos,
               28 novos Casos Suspeitos,
               6 novos Casos Descartados,
               3 novos Casos Curados.

Gráfico Pandemiológico Unaienses - 200803                Dados Comparativo dos últimos 05 dias.               Lembrando que os dias sem registros, são finais de semanas.


Gráfico Pandemiológico Unaienses - 200803 
               Dados Diários do mês de Agosto de 2020               


Gráfico Pandemiológico Unaienses - 200803 
               Dados das Últimas 5 Semanas. 


Gráfico Pandemiológico Unaienses: 200803               Dados Semanais da Pandemia em Unaí-MG.


Gráfico Pandemiológico Unaienses: 200803
               Dados Mensais da Pandemia em Unaí-MG.


Gráfico Pandemiológico Unaienses: 200803
               Dados comparativos dos Casos da Pandemia em Unaí-MG.


Registro Pandemiológico Unaienses - 200803
               Diversos dados gerais sobre a Pandemia em Unaí-MG.


Boletim Pandemiológico Unaienses - 200803
               Registros de dados diário e Geral da Pandemia em Unaí-MG.


               Dados foram extraídos do Boletim Oficial da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nas Redes Sociais pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU, de Segunda a Sexta-feira, no início da noite.

               Informações de:
                   UNAIENSES/Jisohde - 2008032330

JOÃO PINHEIRO-MG - Dois veículos envolvem em um acidente na BR-040, no Km 144


               De acordo com Informações os veículos colidiram próximo à entrada do antigo Magalhães, no Bairro Água Limpa, em João Pinheiro-MG, por volta das 19:30 horas.

               Informações preliminares que o acidente aconteceu, devido a tentativa de acesso ao Bairro Água Limpa, pela estrada do antigo Magalhães, quando o veículo FIAT Uno, fazia o contorno de acesso, momento em que o FIAT Siena descia pela Rodovia BR-040, no sentido Centro, vindo a colidir na altura do Km 144.               O Uno foi atingido no para-lama dianteiro.

               Com o impacto o FIAT Uno teve seu para-brisa quebrado, além de outros danos na lataria da parte frontal. A frente do Siena ficou parcialmente destruída.

Conforme informações de populares que testemunharam o ocorrido, o condutor do Uno foi socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento - UPA, com ferimentos nos membros inferiores, sem gravidades, o outro condutor do Siena não teve ferimentos que necessitasse de cuidados médicos, permanecendo no local para aguardar os peritos da Polícia Civil, para acompanhar seus trabalhos.
               Com Informações de:

CHINA - EUA é acusado de perseguir estudantes e pesquisadores chineses intencionalmente


               Nesta Segunda-feira (200803), a China acusou os Estados Unidos de "monitorar, assediar e prender intencionalmente" estudantes e pesquisadores chineses nos Estados Unidos.

               Os comentários do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, vêm depois que um pedido de títulos da Califórnia-EUA foi negado, para que um investigador da universidade acusado de mentir sobre seus laços com os militares e o Partido Comunista da China possa acessar o Estados Unidos.

               Wang também criticou o governo Trump por impor sanções a uma grande organização paramilitar na região oeste de Xinjiang, no país, e a dois funcionários por supostos abusos dos direitos humanos contra minorias étnicas e religiosas.

               Wang afirmou que a China não tinha intenção de ajudar Juan Tang a escapar dos Estados Unidos, mas que não fez nenhum outro comentário direto sobre as alegações contra ele.

               No entanto, ele mencionou que a China insta os Estados Unidos a "lidar com o caso de acordo com a lei e garantir a segurança e os legítimos direitos e interesses" devidos a Tang.

"Por algum tempo, os Estados Unidos, com seus preconceitos ideológicos, continuam a monitorar, assediar e deter deliberadamente estudantes e investigadores chineses, e a fazer suposições de culpa contra investigadores chineses"
               Disse Wang.

"As ações dos Estados Unidos violaram seriamente os direitos e interesses legítimos dos cidadãos chineses e interromperam gravemente as trocas culturais e pessoais normais entre a China e os Estados Unidos, o que representou uma perseguição política aberta"
               Acrescentou.

               Negando a fiança, a juíza dos EUA Deborah Barnes disse que Tang, de 37 anos, teria motivos para deixar o país se fosse libertado. Tang está detida sem fiança desde 23 de Julho, quando foi presa após deixar o consulado chinês em San Francisco para procurar atendimento médico para sua asma.

               Tang, que é PhD em biologia celular, entrou nos Estados Unidos em 27 de Dezembro de 2019 para trabalhar na Universidade da Califórnia, em Davis, como pesquisador visitante no Departamento de Radioterapia Oncológica, disse Alexandra Negin, vice-defensora pública federal da sua apresentação pedindo ao tribunal sua libertação sob fiança. O laboratório foi fechado devido à pandemia de coronavírus e Tang estava se preparando para retornar à China, explicou Negin.

               Tang e três outros cientistas que vivem nos Estados Unidos enfrentam acusações de mentir sobre sua participação no Exército de Libertação do Povo Chinês - EPL. Todos foram acusados ​​de fraude de visto, anunciou o Departamento de Justiça.

               Tang foi o último dos quatro a ser preso depois que o Departamento de Justiça acusou o Consulado Chinês em São Francisco-EUA de abrigar um fugitivo conhecido.

               Negin afirmou que Tang foi ao consulado em busca de ajuda e permaneceu lá depois que agentes do FBI a interrogaram em seu apartamento em Davis em 20 de Junho e executaram um mandado de busca, apreendendo seu passaporte e visto.

               Os agentes encontraram fotografias de Tang em um uniforme civil do Exército de Libertação Popular e também revisaram artigos da China que identificaram sua afiliação militar. Negin argumentou que as evidências contra Tang se baseiam em fotografias antigas de quando ele era estudante de uma faculdade de medicina militar e em documentos que foram traduzidos em aplicativos.

               Wang observou que as sanções do Departamento de Estado e Tesouro dos Estados Unidos, dirigidas ao Corpo de Produção e Construção de Xinjiang 

"interferiram seriamente nos assuntos internos da China e violaram as normas básicas das relações internacionais".

               As sanções afetaram o corpo, seu comandante e ex-comissário político por supostos abusos contra os uigures muçulmanos, incluindo prisões arbitrárias em massa, trabalho forçado e tortura. Eles congelam todos os ativos que as metas podem ter nas jurisdições dos Estados Unidos e, talvez mais importante, proíbem os americanos de fazer negócios com eles,

               Wang repetiu a afirmação da China de que está agindo contra a violência, o terrorismo e o separatismo e que "questões relacionadas a Xinjiang não têm nada a ver com direitos humanos, grupos étnicos ou religiões".

               A China usou isso na tentativa de desviar a condenação internacional de seu internamento de mais de um milhão de uigures e membros de outros grupos minoritários muçulmanos em campos parecidos a prisões que chama de centros de reeducação e treinamento profissional, além de outros abusos.

               O órgão atua como um governo paralelo na vasta região rica em recursos, operando suas próprias escolas, tribunais e uma grande rede de negócios.

               Com Informações de: Notícias de Israel.

NOVORIZONTE-MG - Carro bate em barranco e pega fogo na MGC-404 e motorista sofreu ferimentos leves

Condutor foi retirado do veículo por terceiros antes que as chamas começassem. Bombeiros gastaram 500 litros de água para conter o incêndio e o carro ficou destruído.


                Um carro pegou fogo após um acidente na MGC-404, em Novorizonte-MG. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista, de 63 anos, perdeu o controle da direção em uma curva e bateu em um barranco. Ele foi retirado do carro por terceiros antes que as chamas começassem.
                O acidente ocorreu por volta das 21:00 horas da noite deste Domingo (200802).

                O motorista sofreu ferimentos leves e foi levado para o Hospital Municipal de Salinas-MG por uma equipe do SAMU. Ainda de acordo com os bombeiros, foram gastos cerca de 500 litros de água para conter o fogo e o carro ficou completamente destruído.


                O acidente foi por volta das 21:00 horas e o idoso relatou que seguia de Novorizonte para Salinas.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Polícia Militar prende homem, apreende duas armas de fogo e munições nos bairros IUNA e Novo Horizonte



               Os policiais militares do 28º BPM durante patrulhamento pela Rua Vicente de Paulo Pessoa no Bairro Novo Horizonte, em Unaí-MG, no Noroeste de Minas Gerais, depararam o condutor de um veículo VW Gol transitando pela via pública em atitude suspeita. 
               Ocorrência registrada neste Domingo (200802).

               A Guarnição da Polícia Militar acompanhou o veículo e abordou o condutor de 45 anos. Durante uma vistoria no interior do carro foi localizado escondido embaixo do tapete do banco dianteiro, um revólver calibre 38 com cinco munições intactas. 

               Aos militares, o homem assumiu a propriedade da arma de fogo e alegou que está sendo “jurado” de morte. Em sua residência, no Bairro Iúna foi localizada dentro de uma caixa de sapatos em cima do guarda-roupas, outra arma de fogo, uma garrucha calibre 38 e doze munições intactas do mesmo calibre.  

               O homem possui passagens pela justiça pelos crimes de homicídio, posse ilegal de arma de fogo e ameaça.

               Ele foi preso e encaminhado juntamente com as armas de fogo e munições apreendidas para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências previstas em lei. 

               Com Informações de: w
PMMG - UNAÍ-MG.

MONTES CLAROS-MG - Moradores encontram jiboia de 2 metros em quintal e usam cano para aprisioná-la até a chegada do Corpo de Bombeiros

Cobra foi capturada na zona rural de Montes Claros. Segundo os bombeiros, animal pesava cerca de oito quilos e tinha comido um coelho.


                Uma Jiboia de cerca de dois metros foi capturada pelos bombeiros na zona rural de Montes Claros-MG
                A captura foi nesse Domingo (200802).

                Os moradores encontraram a cobra no quintal da chácara e colocaram um cano para aprisioná-la até a chegada dos bombeiros.

“O animal permanecia preso quando chegamos no local do acionamento. Sacudimos o cano e usamos uma vareta para que a cobra se deslizasse e já caísse diretamente na caixa de captura”
                Explicou o tenente Franklin Soares Xavier.

                Segundo os bombeiros, a Jiboia pesava cerca de 8 kg e havia comido um Coelho antes de entrar no quintal da chácara. A cobra foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS e será devolvida ao habitat natural.


Características do animal

                A espécie vive em média 20 anos e pode atingir três metros de comprimento e pesar até 15 quilos.

                Segundo especialistas, a Jiboia não é venenosa, mas oferece risco de contaminação por causa das bactérias que se acumulam na boca já que ela se alimenta de pequenos mamíferos.

                Com Informações de: G1.

PIRAPORA-MG - Bombeiros fazem buscas por jovem que se afogou no Rio São Francisco

Segundo os militares, o rapaz tomava banho com um grupo de amigos quando desapareceu em um local com cerca de quatro metros de profundidade.


                 Os bombeiros fazem buscas por um jovem, de 18 anos, que se afogou no Rio São Francisco, em Pirapora-MG.
                 A ocorrência é deste Domingo (200802).

                 De acordo com os militares, ele tomava banho no rio com um grupo de amigos quando desapareceu em um local com cerca de quatro metros de profundidade. 
                 As testemunhas contaram que ele não sabia nadar direito.

                 As buscas foram encerradas durante a noite, e foram retomadas por volta das 07:00 horas desta Segunda-feira (200803).

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Motorista invade contramão e bate de frente com carreta na BR-251 e fica preso às ferragens morrendo no local

Carreta tombou após a batida e duas pessoas ficaram feridas. Segundo o Corpo de Bombeiros, há suspeita de que o motorista dirigia embriagado.


                 Um pessoa morreu e duas ficaram feridas em um acidente envolvendo um carro e uma carreta bitrem na BR-251, em Unaí-MG.
                 Acidente ocorreu na noite deste Domingo (200802), por volta das 18:55 horas.

                 Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista do carro, de 47 anos, invadiu a contramão e bateu de frente com a carreta. Ele sofreu múltiplas fraturas, ficou preso às ferragens e morreu no local do acidente.

                 Após a batida, o condutor da carreta perdeu o controle da direção e tombou às margens da pista. Ele viajava com a esposa e os dois também ficaram presos às ferragens.

                 Em entrevista ao G1, nesta Segunda-feira (200803), o cabo dos bombeiros, Welton Marques Lino, informou que há suspeita de que o motorista do carro dirigia embriagado.


“Testemunhas que seguiam no mesmo sentido relataram que ele transitava em zigue-zague pela rodovia até invadir a contramão. O condutor já teve a CNH cassada há alguns anos por embriaguez ao volante”.

                 A perícia esteve no local e o caso deve ser investigado. O militar informou ainda que o casal estava consciente durante o resgate e sofreu ferimentos leves. 
                 Os dois foram levados para o Hospital Municipal de Unaí.

                 A carreta transportava cerca de 38 toneladas de soja e a carga ficou espalhada fora da pista.

Outras Fotos








                 Com Informações de: G1.

ARINOS-MG - Equipes do Judiciário mudam trajetórias e encaminham Crianças e adolescentes a famílias substitutas

Comarca encaminha crianças e adolescentes a famílias substitutas.


                Não dá para discordar da avaliação do juiz Gustavo Obata Trevisan, de Arinos-MG, quando ele qualifica a ida de três irmãos que estavam acolhidos institucionalmente para uma nova casa: é uma notícia festiva em meio à pandemia. Mais que isso, é um fato que mostra a obrigação de trabalhar na adversidade, porque as necessidades são muitas, e a recompensa vale a pena.

                No último dia 23 de Julho, concluiu-se o encaminhamento do trio a uma família substituta. O casal que assumiu a guarda das crianças, para fins de futura adoção, é formado por uma funcionária do Banco do Brasil de 35 anos e um vendedor de 33 anos. Essa modalidade permite que a criança ou o adolescente que foi desprovido da companhia de pais ou responsáveis, integre uma família e nela se desenvolva.

"A gente teme a pandemia. Mas não podemos parar. Os jurisdicionados precisam de nós! Por isso, logo que fui comunicado do estudo social, do interesse do casal e da possibilidade de desabrigamento, designei audiência para oitiva dos interessados e de representante do abrigo, objetivando a inserção das crianças no lar do casal"
                Conta o juiz Gustavo Trevisan.

                O magistrado destaca que, para conseguir esse feito, com celeridade, durante uma crise sanitária que impõe, entre outras medidas, a distância entre as pessoas e o isolamento, foi essencial a proatividade e a dedicação da assistente social judicial Fátima Regina da Silva Valadares e da oficial de apoio Deuseni Alves da Costa Santana. Mas o esforço envolveu ainda outros atores, como a instituição de acolhimento, a rede de proteção da infância e da juventude dos municípios da comarca.

                A servidora Fátima Valadares, por sua vez, elogiou a abertura do juiz, que ouviu sugestões, apoiou-as e decidiu com agilidade, evitando a burocracia excessiva. Segundo ela, a conquista também teve contribuição de funcionários do fórum, sempre disponíveis a ajudar. Outro fator relevante, para ela, foi a cooperação da promotora Sofia Frange Miziara Oliveira na solução das questões de maneira eficiente e rápida.

                De acordo com o magistrado, esse empenho, longe de desobedecer e questionar determinações de saúde e segurança, segue solicitações expressas das autoridades brasileiras. É o que consta na Recomendação Conjunta 1/2020, editada em abril pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, pelo Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP e pelos Ministérios da Cidadania e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

                A norma sugere a medida protetiva de acolhimento, no contexto de transmissão comunitária do novo coronavírus, esgotadas as possibilidades de manutenção da medida de acolhimento institucional. A ideia é que o menor seja direcionado a lares onde conte com padrinhos afetivos, quando houver condições suficientes e favoráveis.

Missão a cumprir

                Mas, já antes da recomendação, o juiz Gustavo Obata Trevisan defendia, como política permanente, que a comarca priorizasse as matérias referentes à Infância e à Juventude

"Em casos de acolhimento institucional e de adoção, o tempo é decisivo, devido aos efeitos que a ausência de laços afetivos e a falta de uma família acarretam na formação desses jovens."

"Agora vivemos uma crise e precisamos de coragem, dedicação e criatividade para enfrentá-la. Assim, cada resposta encontrada é motivo de alegria"
                Argumenta. 

"Parabenizo a sensibilidade das servidoras, que, buscando efetivar a Recomendação do CNJ, trouxeram estudos e viabilizaram a inserção das crianças na família substituta, subsidiando a decisão", declara, acrescentando que este não foi o único sucesso alcançado.


"Também conseguimos desabrigar um bebê em audiência concentrada, no fim de junho, na Câmara Municipal. O procedimento observou a cautela exigida contra a contaminação por Covid-19. Um tio manifestou interesse e condições seguras para cuidado e proteção. Aqui também foi enorme a contribuição da assistente social e da rede de proteção"
                Enfatiza.

Caminho em meio à crise

                A assistente social Fátima Valadares conta que as duas meninas, de 5 e 6 anos, e um menino de 4 anos, aguardavam um lar na Associação de Meninos e Meninas de Arinos - AMMAR há quase dois anos depois de terem ficado com uma prima por 5 meses. 

                A equipe tentou manter as crianças no círculo de origem, mas foi inviável, pois o pai faleceu e a mãe era usuária de drogas lícitas e ilícitas. Como o tratamento não teve êxito e os três estavam em situação de risco, o Conselho Tutelar retirou-os do convívio materno.


                O casal se inscreveu como candidato à adoção em 31 de Janeiro 2020. O estudo social foi feito em 6 de Março. 

"Apesar das medidas temporárias de prevenção e da suspensão dos prazos processuais, o procedimento foi considerado urgente, e adotamos as precauções necessárias. Com isso, o estudo social foi juntado aos autos em 15 de Abril"
                Relata.


                Faltava o curso de adotantes, sem previsão de realização. Foi aí que as servidoras souberam que o que o Tribunal de Justiça do Paraná, em parceria com o Centro Universitário Internacional - UNITER, ofertaria, em Maio e Junho, encontro de preparação para pretendentes gratuito e online.

                A etapa seguinte foi a intimação do casal, pelo juiz, a participar, acelerando-se a habilitação. Os guardiães aceitaram assumir a guarda das crianças, antes da conclusão do processo de destituição do poder familiar, mesmo sabendo que não tinham garantias de adotar os meninos ao final.

Solução em família

                Um bebê de um ano e três meses, de pai não declarado, estava com a mãe, de 23 anos. A jovem tinha outros dois filhos: uma adolescente de 15 anos, que desde o nascimento estava com o avô materno e a companheira, e um menino de 13 anos, vivendo com o pai desde a confirmação, em juízo, de sua filiação.

"A criança se expunha a riscos, porque a mãe não possui moradia fixa, possivelmente sofre de transtornos mentais, consome bebidas alcoólicas e levava o filho a festas noturnas, negligenciando sua alimentação e higiene. Transita por local incerto, entre cidades da região, e já foi localizada no Distrito Federal, a 250 km de distância daqui"
                Contou Fátima.

                Inicialmente, como não havia membro da família extensa em condições de exercer cuidar do menino, o avô consentiu e, encaminhá-lo para o AMMAR. Mas, depois do acolhimento, a rede de proteção soube de um tio materno da criança, um atendente de farmácia de 30 anos, residente no Distrito Federal.

"Ele manifestou grande interesse pelo sobrinho. Então, a assistente social da instituição e a equipe técnica da cidade de origem da criança foram visitá-lo, adotando as prevenções contra a Covid-19, e, analisando a situação, apresentaram relatórios favoráveis. Como o avô concordou, a guarda foi deferida ao filho dele"
                Diz a assistente social.

                E a missão continua. Atualmente, vivem em instituição de acolhimento 10 meninos e meninas, entre crianças e adolescentes em situação de risco e/ou violação de direitos. É em prol deles que a equipe se dedica, enfrentando os obstáculos, sejam eles sociais, sejam virais.

                Com Informações de: ASCOM @
TJMG - ARINOS-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS