Cidadão unaiense comemora aniversário da cidade em alto estilo
Nem mesmo a crise impediu que Branquinho organizasse festividade
O prefeito José Gomes Branquinho, ao discursar durante a solenidade cívica que celebrou os 73 anos de Unaí-MG, disse que as atividades comemorativas foram possíveis em razão da participação dos segmentos organizados (entidades) e de colaboradores da cidade.
O ato ocorreu na manhã de Domingo (170115), dia do aniversário oficial de emancipação político-administrativa do município, no Parque de Exposições Doutor Joaquim Brochado.
Branquinho explicou que a Prefeitura praticamente não gastou recursos públicos para promover as festividades, ficando tudo a cargo dos parceiros. À Prefeitura coube articular as participações, coordenar a logística e conduzir as atividades artístico-culturais e esportivas ocorridas no parque, palco maior das celebrações.
Durante discurso, o prefeito reconheceu a "simplicidade" da festa. Ele afirmou ser a simplicidade um dos princípios de seu governo.
"Para cuidar das pessoas não é preciso de milhões de reais e nem de obras mirabolantes. Nós precisamos é estar junto das pessoas, e é por isso que contamos com as entidades. Elas abraçaram este princípio. As entidades entenderam este momento"
Disse.
Branquinho agradeceu às entidades, colaboradores, servidores municipais (ativos e aposentados) e, em nome do ex-prefeito Antério Mânica – presente ao ato – disse estar abraçando as famílias e todos os ex-prefeitos (nomeou um por um) que construíram a história político-administrativa de Unaí nos seus 73 anos.
Discursaram ainda o presidente da Câmara Municipal, vereador Alino Coelho; o Prefeito de Uruana de Minas-MG, Ronaldo Verdadeiro; o ex-prefeito Antério Mânica; e a vice-presidente do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo, Edvânia Azevedo.
Todos reconheceram a mudança de direcionamento por que passa a cidade, desejaram boa sorte à nova administração e elogiaram a realização da "confraternização" pela passagem do aniversário dos 73 anos de Unaí, t-shirt do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Municipal de Unaí, executados pela Banda Municipal Lira Capim Branco, sob a regência do maestro Elias e acompanhamento vocal da cantora Danusa Carvalho.
Mais uma vez o prefeito Branquinho fez referência ao Hino de Unaí, como uma bela composição, e disse esperar que em breve seja exibido e cantado pelos unaienses.
Homenagem
Outro momento de grande importância simbólica foi a homenagem prestada pela administração municipal a um grupo de servidores aposentados.
Fortunato Francisco de Assis, Valusiano Pereira dos Santos, Zulmira da Silva Salgado Costa, Teresinha Maria de Araújo Carvalho e Isaura Maria Correa, assim como Unaí, completaram – ou vão completar – 73 anos em 2017.
Outro homenageado do dia foi Antônio Lopes do Couto, o servidor aposentado mais idoso ligado ao UNAPREV - Instituto de Previdência dos Servidores de Unaí.
Plantio
Ainda como parte da solenidade, foram plantadas três mudas de ipê amarelo (árvore símbolo de Unaí) na Praça Sandoval Martins. Uma plantada pelo Poder Legislativo (vereadores), outra pelo prefeito de Uruana de Minas, Ronaldo Verdadeiro (filho de Unaí), e a última muda plantada pelo Poder Executivo (prefeito Branquinho e vice Waldir acompanhados pelo ex-prefeito Antério Mânica).
Com Informações de: PMUnaí-MG.