PESQUISA NESTE SITE:

15 novembro 2017

DIVINÓPOLIS-MG - Médicos restringem atendimentos na UPA de Divinópolis e alegam que estão com salários atrasados há três meses

Pacientes que não são considerados de urgência e emergência estão voltando para casa sem atendimento. Prefeito se reuniu com secretário de Saúde e deve se manifestar posteriormente.

                  O corpo clínico da Unidade de Pronto Atendimento - UPA Padre Roberto, em Divinópolis-MG, decidiu restringir nesta Terça-feira (171114) os atendimentos devido ao atraso de três meses nos salários. 
                 O movimento não tem prazo para terminar e alguns pacientes estão voltando para a casa sem receber atendimento.

                 A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o prefeito Galileu Teixeira Machado estava reunido com o secretário Municipal de Saúde, Rogério Barbieri, e que o executivo vai se manifestar posteriormente, através de nota.

                 Uma reunião foi feita pela manhã no estacionamento da UPA, onde o diretor técnico da unidade, Marco Aurélio Lobão Mendes, conversou com funcionários da unidade. Eles decidiram que os atendimentos só seriam feitos em casos mais graves.

“A gente pede que a população entenda. O movimento deflagrado pelo corpo clínico dificulta o atendimento. Estão sendo atendidos os casos de urgência e emergência. Os pacientes que chegam aqui que são classificados como verde não serão atendidos, que é a essência da UPA. Estes pacientes nem deveriam ter vindo para cá”
                 Afirmou.

                 A suspensão de alguns atendimentos estava prevista caso a Secretaria Municipal de Saúde - SEMUSA não pagasse o salário dos médicos referentes ao mês de agosto - cerca de R$600.000,00. O prazo solicitado pelo Município era até esta Segunda-feira (171113), mas o acordo não foi cumprido. 
                 A dívida total, com os três meses de salários atrasados dos 55 médicos é de quase R$2.000.000,00, segundo o diretor.

“Foram feitas várias negociações, estabelecidos prazos que não foram cumpridos pela Santa Casa de Formiga e Semusa, por isso paralisamos o atendimento dos casos eletivos. A Semusa alega que é atraso nos repasses dos governos Estadual e Federal, mas o restante dos funcionários está com o salário em dia, somente o corpo clínico não está recebendo o pagamento”
                 Informou Ludmila Pizzigatti, membro comissão de ética médica.

                 O presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais, Anderson Rodrigues, foi até UPA e pediu que os médicos, e não os enfermeiros, comuniquem aos pacientes que eles não serão atendidos.

“A gente sabe que quando o usuário não tem atendimento a revolta é grande, e com razão. Sabemos que os médicos estão dentro do direito deles, mas tememos que o usuário se revolte contra os enfermeiros e técnicos”
                 Disse.


Sem atendimento

                 Sentindo dor de cabeça e tontura, a dona de casa, Keila Maria de Jesus, procurou o posto de saúde e foi encaminhada para a UPA, mas não recebeu atendimento.

“Eu procurei o posto com forte dor de cabeça e me falaram que não tinha como me avaliar lá, que era para eu procurar a UPA. Cheguei aqui e me falaram que não podem me anteder porque está olhando apenas as fichas vermelhas. Eles vão esperar a gente morrer? Isso é um desrespeito”
                 Indagou.

                 Outra reclamação era da indefinição dos atendimentos. Depois de passar pela triagem, muitos pacientes não sabiam se seriam ou não atendidos.

“Me falaram que pode ser que vão me atender em cinco, 12, 24 horas ou depois de amanhã. Não tem uma previsão, não sabem se vão me atender. Não tem como esperar tanto tempo na porta da UPA sem saber se será atendido”
                 Disse Joel Coimbra, que procurou a unidade com o joelho machucado.

                 A UPA de Divinópolis recebe em média 400 pessoas por dia. 

“Cerca de 70% dos pacientes que chegam aqui diariamente são classificados como 'verde' e deveriam inicialmente procurar a atenção básica”
                 Informou Mendes.

                 Ainda segundo o diretor clínico, atualmente 37 pacientes estão internados na UPA aguardando vaga em hospitais e ainda existem 160 pacientes em casa, também aguardando vaga no setor de Ortopedia.

“Estou sentindo muita dor e eu vim aqui e eles nem me passaram uma medicação. O local está ficando roxo. É muito complicado tudo isso, não consigo nem dormir direito de tanta dor”
                 Contou Velidom Alves Silva, que está com o braço quebrado e aguarda cirurgia há mais de 20 dias.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Colisão entre veículos no Bairro Nova Divinéia

Duas ocorrências de acidentes de ontem e nesta tarde.
Corolla invade igreja Quadrangular. Pickup tomba ao evitar batida em Fox.


               Nesta Quarta feira (171115), por volta das 19:00 horas, no Bairro Nova Divinéia dois veículos se envolveram em um acidente nas proximidades da praça próxima a AABB, em Unaí-MG.

               Os  veículos, sendo um Fox que descia pela Rua "E" avançando sem dar a preferência de passagem para uma Pickup que trafegava pelo local, em via preferencial, ao tentar evitar uma colisão, acabou tombando.

               Conforme relatos do condutor da Pickup, o veículo fox, que era conduzida por uma mulher, não parou, invadindo a preferencia e causou o acidente.

               A Condutora do Fox não sofreu lesões, e o condutor do Pickup teve lesões leves. 

               A Polícia Militar compareceu ao local e registrou o fato.


Outro acidente.

               Na noite de Terça-feira (171114) para Quarta-feira, um veículo Corolla chocou-se contra os portões da Igreja Quadrangular derrubando e adentrando no pátio da referida igreja.

               Não há outras informações sobre os acidentes até o momento.


               Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

JUIZ DE FORA-MG - Jovem é assassinado com tiro na cabeça no Bairro Parque das Águas

Vítima estava caída na Rua Rogério Fernando Scoralick quando policiais chegaram. Ocorrência segue em andamento.

                  Um jovem de 22 anos foi assassinado com um tiro na cabeça na tarde desta Quarta-feira (171115), no Bairro Parque das Águas, em Juiz de Fora-DF.

                  De acordo com as informações preliminares da Polícia Militar - PM, o crime ocorreu na Rua Rogério Fernando Scoralick e ainda não há motivação. 
                  O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU confirmou morte.

                  A polícia faz rastreamento pela região, mas nenhum suspeito foi identificado. 
                  A ocorrência segue em andamento.

                  Com Informações de: G1.

ACRE - Jovem de 13 anos desaparecida há 5 dias usa Facebook para dizer que sumiu por vontade própria: 'finjam que morri'

Rosiane Oliveira acusa padrasto de abuso. Mãe da adolescente rebate as acusações da filha e diz que ela está 'inventando história'

                 A adolescente Rosiane Oliveira, de 13 anos, que está desaparecida desde a Sexta-feira (171110), resolveu usar as redes sociais para anunciar que sumiu de casa porque quis. 

                 Além disso, na postagem no perfil do Facebook, ela diz que está casada e fora do Acre.

                 Ela usou o espaço ainda para fazer acusações contra o padrasto. Rosiane diz que era abusada pelo namorado da mãe, a doméstica Raimunda Oliveira

"Se eu colocar a boca no trombone (...) O safado do marido dela [da mãe] sabe o que fazia"
                 Escreveu.

                 A mãe rebate as acusações da filha. 
“Ela foi pega no Facebook inventando muita mentira. Ela disse que foi violentada pelo meu marido, mas ela sabe muito bem que isso não é verdade. Eu nem sou casada. Eu tenho um namorado, mas ele nem mora comigo. Minha filha fez isso para me prejudicar”
                 Disse.

                 Raimunda diz que mantém um relacionamento com um homem há 9 anos, mas eles não moram juntos. 

“Ele só vai na minha casa quando eu estou em casa”
                 Afirmou a mãe da adolescente.

                 Ainda de acordo com a mãe, o rapaz com quem a filha diz estar casada pode ser o irmão da amiga que buscou Rosiane em casa na tarde de Sexta-feira (171110).

                 A mãe do rapaz, Mayara Nascimento, nega que o filho tenha um relacionamento com a adolescente e diz que entrará com uma ação contra as alegações de Raimunda por causa de vários constrangimentos à família.

                 A mãe da adolescente acredita que as atitudes da filha podem ser influência de amigos. 

“Ela tá andando com má companhia. Ontem [terça-feira,14] achei vídeo no celular dela bêbada com uns amigos. Isso antes de sair de casa, num dia que ela deveria estar no curso. Acho que ela saiu de casa por conta desse vídeo e achou que eu não a aceitaria mais em casa”
                 Acredita a mãe.


                 A doméstica informou ainda que procurou a delegacia novamente para pedir que a polícia consiga encontrar Rosiane. O G1 procurou o delegado Cleylton Videira, da 5ª regional, para prestar informações sobre o andamento do caso, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno.

                 A adolescente, Rosiane Oliveira, estava desaparecida há 5 dias quando saiu de casa para fazer trabalho de escola na casa de uma amiga.

                 Com Informações de: G1.

SÃO PAULO - Professora e estagiária são filmadas ao colocar alunos dentro de saco de lixo em Restinga,

Mães foram à polícia após filhos de 3 e 4 anos relatarem castigos por mau comportamento em sala de aula. Prefeitura afastou a docente e diz que estagiária foi desligada.

                Imagens feitas pela câmera de segurança da sala de aula de uma creche municipal em Restinga-SP mostram alunos de 3 e 4 anos sendo colocados dentro de um saco de lixo pela professora e pela estagiária.

                Os vídeos foram anexados ao inquérito da Polícia Civil, instaurado em outubro, para apurar as denúncias de maus-tratos feitas pelas mães das crianças.

                Segundo o delegado Eduardo Bonfim, as imagens não deixam dúvida a respeito da má conduta das suspeitas, que agiriam desta forma para castigar alunos indisciplinados. A professora Silma Lopes e a estagiária, que é menor de idade, deverão prestar depoimento nos próximos dias.

                De acordo com a Prefeitura de Restinga, a docente foi afastada das funções e um processo administrativo foi aberto para apurar o caso. Já a adolescente foi desligada do quadro da prefeitura após abandonar o posto de trabalho.

                Procurado, o advogado da professora, Rui Engracia Garcia, negou as acusações e disse que só vai comentar as imagens após verificá-las.


Maus-tratos

                O caso foi levado ao Conselho Tutelar pela mãe de um menino de 4 anos, em setembro deste ano. Ela relatou que o filho não queria mais frequentar a Escola Municipal de Ensino Básico - EMEB Célia Teixeira Ferracioli, por medo da professora.

                Outras duas mães relataram queixas contra a docente ao Conselho e todas foram orientadas a procurar a direção da creche e a fazer um boletim de ocorrência.

“Pela forma que chegou a nós, quando a criança tinha alguma atitude de indisciplina, ela pegava e colocava dentro do cesto de lixo, tampava e fazia os alunos contarem até 10, levando de uma forma que eles pensassem que se tratava de uma brincadeira”
                Afirmou o presidente do Conselho, Adilson Paulino Rosa.

                Após a instauração do inquérito, o delegado colheu os depoimentos das mães, que relataram que a professora usava o saco como forma de punir as crianças pelo mau comportamento. Bonfim diz que examinou as imagens da câmera de segurança da sala, mas não encontrou nenhuma cena suspeita, porque a data das supostas agressões não foi precisa.

“Não ocorreu no dia em que consta a denúncia, mas antes disso. A primeira mãe que denunciou, no dia em que encontramos as imagens, o filho dela já não estava mais frequentando a escola.”


Crianças colocadas em saco

                De acordo com Bonfim, foi feita uma nova varredura, desta vez em datas anteriores, e a polícia localizou os vídeos em que as responsáveis pela turma aparecem maltratando as crianças, dando novo rumo à investigação.

                Em um vídeo gravado no dia 14 de setembro, a estagiária e a professora aparecem colocando um menino dentro de um saco de lixo preto. Uma coloca o garoto em pé, em cima do saco, e o segura pelos braços, enquanto a outra tenta puxar e fechá-lo.

                Num outro momento, uma criança deitada em um colchão parece se debater no interior do saco. Em uma das cenas, é possível ver a estagiária com a raquete e o saco nas mãos, numa forma de tentar intimidar os alunos.

                Segundo o delegado, o comportamento natural das outras crianças, que observam tudo de perto ou que brincam pela sala, indica que o suposto castigo ocorria com frequência.

“A gente vê que isso era meio comum, porque as outras crianças tentam ajudar a estagiária a colocar o saco na cabeça da outra criança, o que demonstra, pelo menos pra mim, que isso era uma coisa usual dentro da sala de aula”
                Diz Bonfim.

                O delegado investiga ainda a conduta de uma professora substituta, que testemunha o comportamento das colegas, mas não toma nenhuma atitude no intuito de proteger os alunos.

                Com Informações de: G1.

RÚSSIA - País estuda banir importações de carne suína e bovina do Brasil, diz órgão regulador

No início do mês, país suspendeu temporariamente importações de 1 frigorífico e exigirá controle sanitário mais rígido de outros 5.

               O órgão de vigilância agrícola da Rússia está considerando proibir toda a importação de carne suína e bovina do Brasil após encontrar o aditivo alimentar ractopamina em alguns embarques, disse à Reuters nesta Quarta-feira (171115) a porta-voz do regulador, Yulia Shvabauskene.


                A ractopamina é proibida na Rússia, embora alguns países considerem que é segura para consumo humano.

                A Rússia, atualmente negociando com o Brasil sobre o início das exportações de trigo, usou preocupações sobre a ractopomina no passado para alavancar sua posição em negociações com outros países sobre outros produtos.

                Rússia aumentou as restrições para a carne brasileira nos últimos dias de outubro. A autoridade sanitária do país proibiu temporariamente a importação de um frigorífico brasileiro e impôs controles sanitários mais rígidos a outros cinco.

                O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, afirmou que a decisão da Rússia não tem relação com a Operação Carne Fraca e que "com certeza" o problema identificado pelos russos não é grave.

                O órgão regulador deverá tomar uma decisão sobre uma proibição até o final desta semana, disse a porta-voz.

                Procurado pelo G1, o Ministério da Agricultura não havia respondido ao pedido para comentar o assunto até a última atualização desta notícia.

                Em 2016, a Rússia foi o quarto maior mercado para a carne brasileira, atrás apenas da China, Hong Kong e Arábia Saudita. O país importou cerca de US$1.000.000.000,00 (bilhão) do Brasil em 2016, cerca de 7,5% do total.

Carne Fraca

                Desde a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano, diversos países adotaram medidas restritivas à carne brasileira.

                Após o escândalo, a União Europeia trouxe uma equipe de auditoria ao Brasil para inspecionar a carne brasileira. No relatório da missão, a UE apontou que encontrou mais de 100 focos de contaminação na carne brasileira, 77 deles devido à presença de salmonela em aves.

                A UE ameaçou tomar medidas mais rígidas contra o Brasil se o país não tomasse medidas convincentes.

                Em junho, os EUA suspenderam a importação de carne bovina in natura do Brasil por problemas de qualidade. Na ocasião, os produtores disseram que o gado sofreu uma reação à vacina de febre aftosa.

Retomada das exportações

                As exportações brasileiras de carne foram afetadas nos meses seguintes à operação Carne Fraca, mas já foram retomadas e vêm contribuindo positivamente para o superávit da balança comercial brasileira.

                Entre janeiro e outubro, o Brasil exportou US$12.600.000.000,00 (bilhões) em carne de todos os tipos, uma alta de cerca de 8% em relação ao registrado no mesmo período de 2016, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).


                Com Informações de: G1.

TOCANTINS - Mulher é presa com drogas escondidas na cueca em rodoviária

Luciene Conceição dos Reis, de 23 anos alegou que maconha seria para consumo próprio, mas polícia civil já a investigava por tráfico. Também foram encontradas notas de dinheiro e celulares.


              A Polícia Civil de Guaraí-TO, na Região Central do Tocantins, flagrou a jovem Luciene Conceição dos Reis, de 23 anos, com dois tabletes de maconha escondidos na cueca que ela usava na rodoviária da cidade. 

              Luciene alegou que a droga era para consumo próprio, mas a polícia já a investigava por tráfico há duas semanas, após denúncias de usuários do terminal.

              De acordo com a investigação, Luciene mora em Pedro Afonso-TO e viajava todos os dias para vender drogas como crack e maconha no terminal rodoviário de Guaraí

              A polícia informou que no depoimento ela admitiu ter vendido crack, mas disse que iria usar a maconha. Com ela também foram encontrados R$236,00 que ela alegou ter conseguido se prostituindo e dois celulares.


              O G1 não conseguiu contato com a defesa de Luciene. A prisão dela foi nesta Terça-feira (171114), ela foi levada para a Cadeia Feminina de Pedro Afonso, onde vai aguardar decisão judicial.

              Com Informações de: G1.

EUROPA - Airbus assina o maior contrato de sua história

Companhia vai vender 430 aviões modelo A320neo para o fundo de investimentos norte-americano Indigo Partners.

              A Airbus anunciou nesta Quarta-feira (171115) a venda de 430 Aviões A320neo para o fundo de investimentos norte-americano especializado em transporte aéreo Indigo Partners. Esse está sendo apresentado como o maior contrato da história do fabricante europeu.

              Os aviões de médio porte, usados para voos de média distância, foram vendidos durante o Salão aeronáutico de Dubai, que acontece nesse momento. 
              O contrato assinado entre a Airbus e a Indigo Partners é estimado em US$49.500.000.000,00 (bilhões de dólares).


              A empresa europeia também anunciou durante o evento a confirmação de uma encomenda de 90 unidades do mesmo tipo de aeronave, feita pela empresa CDB Aviation Lease Finance, em um contrato de cerca de US$5.100.000.000,00 (bilhões de dólares). 

              Os valores ainda devem ser confirmados, já que os preços anunciados são os dos catálogos e o montante total pode variar em função do volume total da transação.

              Segundo Fabrice Brégier, um dos presidentes da montadora europeia, trata-se de um “acordo comercial inédito”, que confirma “o sucesso esmagador da Airbus e de seus aparelhos A320 no transporte aéreo mundial”

              Desde que o A320neo foi lançado em 2010, 5.200 unidades já foram vendidas.


Boeing também celebra contrato, 
e tenta alcançar concorrente

              Os contratos assinados em Dubai representam mais um round na queda-de-braço entre a Airbus e Boeing
              A gigante norte-americana disputa os mesmos clientes que os europeus e o evento de Dubai se tornou, mais uma vez, palco dessa concorrência.

              Prova disso, algumas horas após o anúncio dos contratos da Airbus, a norte-americana informou que havia recebido uma importante encomenda da companhia aérea flydubai
              A empresa do Golfo pretende comprar 225 aviões 737 MAX, dos quais 175 já foram confirmados. 
              O valor estimado da negociação é de US$27.000.000.000,00 (bilhões de dólares).

“Esse contrato representa a maior encomenda, em volume e em valor, jamais feita por uma empresa do Oriente Médio para modelos mono-couloirs (aviões para voos de média distância)”
              Frisou a Boeing


              Esse tipo de aeronave, que representa atualmente 70% do mercado da aviação em volume, pois é usada principalmente pelas companhias “Low Cost”, se tornou o principal centro de interesse das duas concorrentes.


 


              Com Informações de: G1.

ALAGOAS - IML de Maceió confirma morte de jovem que mãe se negava a enterrar por crer que ainda estava viva

Ela foi dada como morta no Domingo (171112), mas mulher acreditava que filha estava em estado de catalepsia. Delegado solicitou necropsia para confirmar a morte.


                O exame de necropsia feito pelo Instituto de Medicina Legal de Alagoas - IML nesta Terça-feira (171114) comprovou a morte de Débora Isis Mendes de Gouveia, 18 anos. A mãe dela se recusava a enterrá-la por acreditar que a filha ainda estivesse viva, mesmo com a certidão de óbito emitida no Domingo (171112). 

               A necropsia realizada na jovem consistiu em um procedimento de observação técnica que não necessita abrir o corpo para atestar a morte.


               O caso ocorreu em Rio Largo-AL, na Região Metropolitana de Maceió-AL. A mãe de Débora, Teresa Cristina Mendes, 48 anos, afirmava que a filha sofria de catalepsia, fenômeno que deixa a pessoa em um estado que pode ser confundido com a morte. 

               A certidão de óbito emitida no Domingo atestava infecção renal; o IML não divulgou a causa.

               Antes do resultado oficial, Teresa disse à reportagem do G1 que aceitaria se o IML atestasse a morte. Depois de saber o resultado oficialmente, ela chorou. 

"Foram muitas coisas, se tivesse tratado logo, não teria comprometido a infecção"
               Lamentou.


               De acordo com um outro filho de Teresa, irmão da jovem, o enterro vai ser na manhã de Quarta-feira (171115), no Cemitério da Cachoeira, na cidade de Rio Largo-AL.

               Segundo a assessoria do IML, a necropsia confirmou que ela estava morta desde Domingo, dia em que foi emitida a certidão de óbito. As causas da morte ainda estão sendo investigadas e vão constar em um laudo conclusivo que deve sair em até 10 dias úteis.

               A causa da morte já havia sido atestada antes.
                Débora deu entrada no Hospital Geral do Estado - HGE no dia 6 de novembro com infecção urinária. O problema de saúde se agravou e ela teve uma infecção nos rins e precisou ser transferida.


               No dia 8 de novembro, ela deu entrada em um hospital particular. No dia 12, às 14:10 horas, a jovem foi dada como morta.

               Sobre a suspeita de catalepsia, o médico legista Kleber Santana explicou ao G1 que o caso é raro, mas que a possibilidade de alguém neste estado ser declarado equivocadamente como morto é pequena.


"A catalepsia se manifesta quando o organismo entra no nível basal, de consumo mínimo de energia. A pessoa diminui a quantidade de batimentos cardíacos, de impulsões respiratórias. Ele apresenta sinais vitais, mas são mínimos, e assim ficam imperceptíveis ao tato, à audição. São esses sentidos que a gente utiliza para dar um diagnóstico imediato”
               Informou Santana.


               Com Informações de: G1.

CEILÂNDIA-DF - Homem embriagado atropela e mata mulher

Sergio de Sousa, 31 anos, foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante e atropelamento de pedestre. Ele está preso na 23ª DP.

               Um motorista embriagado atropelou e matou uma mulher de 31 anos na Avenida Elmo Serejo, no P Sul, em Ceilândia-DF, nesta Quarta-feira (171115). Any Leiros Sarmento da Silva foi atingida por um VW Gol prata conduzido por Sergio de Sousa, 31 anos, que não se feriu. 
               A vítima perdeu a vida no local.

               O acidente ocorreu na altura da QNP 18, por volta das 4:40 horas. O Corpo de Bombeiros chegou ao local, mas, naquele momento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU declarou o óbito da mulher. 

               A Polícia Militar também foi acionada e verificou que o condutor do veículo apresentava sinais de embriaguez. Além disso, familiares da vítima ameaçavam agredi-lo fisicamente.

               Segundo a Polícia Civil, o motorista se recusou a fazer teste de bafômetro. 
               A corporação periciou o local.

               Sergio de Sousa está preso na 23ª Delegacia de Polícia - Ceilândia Sul, que investiga o caso. Ele foi autuado por embriaguez ao volante e atropelamento de pedestre fatal.

               Com Informações de: Metrópoles.

UNIVERSAL - Revenge porn: Facebook pede que usuários postem nudes no sistema

A rede social quer rastrear fotos íntimas postadas sem consentimento para apagá-las.

               Facebook quer suas fotos íntimas no sistema dele, mas jura que existe um bom motivo por trás. 

               Na Austrália, já está sendo testada uma nova ferramenta criada para evitar o revenge porn (pornografia de vingança, em tradução livre) dentro da rede social. 

               A ideia é que os usuários postem suas nudes de forma privada, e se alguém tentar postar a mesma foto, o Facebook irá rastreá-la.

               Para participar, a pessoa deve preencher um pequeno cadastro na rede social. Depois disso, o usuário inicia uma conversa com ele mesmo no Messenger, faz o upload da foto e a denuncia como imprópria. 

               Segundo o Facebook, isso gera um rastreamento da imagem e, caso ela reapareça em outro perfil, o usuário será notificado.

               O revenge porn é a divulgação (seja por mensagens de WhatsApp, grupos de Facebook ou pessoalmente) de imagens íntimas de alguém como vingança. 

“Geralmente, é feita por algum ex-companheiro ou por quem teve um relacionamento afetivo com a vítima. 
O objetivo é deixá-la vulnerável”
               Explica a advogada Déborah Mesquita.

               Segundo a especialista em comportamento digital Ana Freitas, a maioria das vítimas é mulher. 

“Para o homem, ter suas fotos íntimas divulgadas gera reações muito diferentes. Pode até ser constrangedor para ele, mas não passa disso. Para a mulher há chances de ser completamente devastador”


               Como os testes da ferramenta do Facebook contra revenge porn começaram este mês e estão acontecendo apenas na Austrália, é cedo para dizer se vai funcionar. Os próximos locais que vão receber esse reconhecimento de imagens são Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, segundo o Bustle.

“Não compartilharia minhas fotos íntimas com o Facebook em nenhuma circunstância. Isso abre espaço para que alguém com acesso a essas imagens de outra pessoa faça upload do arquivo antes mesmo da vítima e decida como ela será divulgada”
               Fala Ana. 

               Déborah julga a medida como insegura devido a possíveis ataques cibernéticos.

               Apesar disso, Ana comenta que essa nova função do Facebook pode ser útil para quem já sofreu revenge porn

“Se incluir reconhecimento facial, a vítima pode subir as fotos divulgadas, o algoritmo vai varrer a rede social e retirar as imagens”


               Segundo a advogada, não há muito a ser feito para evitar o vazamento de imagens íntimas. 

“Infelizmente, o único jeito de se proteger, talvez, seja não enviar fotos íntimas. No entanto, dizer isso é a mesma coisa de afirmar que ‘para evitar assaltos na rua, nunca saia de casa'”
               Aponta Ana.

               Déborah informa que não existe uma lei específica para revenge porn, mas o ato pode ser encaixado em consentimento ilegal de imagem ou algum crime contra a honra, como calúnia, difamação e injúria. 

               Além disso, a advogada indica fazer um boletim de ocorrência e notificar o site hospedeiro para retirar as imagens da rede.

               Com Informações de: Bustle.

PITANGUI-MG - Irmãos são detidos com armas e drogas após cumprimento de mandado

Materiais de procedência duvidosa também foram localizados na casa dos suspeitos.

              Dois irmãos, de 21 e 24 anos, foram detidos na manhã desta Quarta-feira (171115), em Pitangui-MG, com armas e drogas, além de produtos sem procedência. 
              A prisão ocorreu em decorrência de mandado de busca e apreensão.

              De acordo com a Polícia Militar - PM, militares de Pitangui-MG, com o apoio de policiais de Conceição do Pará-MG, de Leandro Ferreira-MG, cumpriram mandado em uma casa na Rua Messias Jacob Lemos, no Bairro Novo Eldorado.

              No local foram encontradas uma pistola calibre 22, três espingardas calibres 20, 28 e 38, além de 112 cartuchos de grosso calibre, espoletas, pólvoras, coronhas de madeira e maconha. 

              Os militares ainda apreenderam diversos materiais de procedência duvidosa que podem ter sido roubados, já que um dos suspeitos preso tem diversas passagens e é suspeito de diversos roubos na região. 

              O material e os suspeitos foram levados para a Delegacia da Polícia Civil.

              Com Informações de: G1.

ALAGOAS - Mãe diz que vai aceitar se IML de Maceió atestar morte da filha: 'Enterra e pronto'

Teresa Cristina acredita que filha está em estado de catalepsia e se nega a sepultá-la antes de novo laudo. Médico legista diz que 'a chance de ela estar viva é zero'

                A mãe da jovem declarada morta, aguarda há horas no Instituto de Medicina Legal - IML de Maceió, ALAGOAS, o resultado do exame de necropsia que deve atestar a causa da morte da menina. 

                A certidão de óbito foi emitida no Domingo (171112), mas até esta Terça-feira (171114) Teresa Cristina Mendes, 48, se nega a enterrar a filha por acreditar que ela está viva.

"Não sei quanto tempo vai durar o exame. 
Mas eu sei que ela está viva. 
Se não estiver, enterra e pronto"
                Disse Teresa à reportagem do G1.

                O exame foi solicitado pelo delegado Manuel Wanderley Cavalcante, que foi acionado nesta manhã à casa da família após tumulto por causa da situação. 

                A confirmação da morte pelo Instituto de Medicina Legal - IML saiu no início da noite.

                Débora Isis Mendes de Gouveia, de 18 anos, foi hospitalizada no dia 6 de novembro com infecção urinária. O problema de saúde se agravou e, no dia 12 foi dada como morta. 
                Na certidão de óbito consta que ela morreu devido a uma infecção renal.


                A família, entretanto, suspeita de que ela não tenha morrido porque, segundo relatos, o corpo não esfriou, ela não estava dura e também não tinha odor mesmo dias depois de atestada a morte. 
                A mãe diz ainda que há histórico de catalepsia na família, um fenômeno que deixa a pessoa em um estado que pode ser confundido com a morte.

                Sobre esta suspeita, o médico legista Kleber Santana explicou ao G1 que a possibilidade de a menina estar viva é remota.

"Em 17 anos, nunca vi um caso como esse no estado. Segundo a literatura [médica], até 48 horas a pessoa pode estar em catalepsia. Depois disso, o corpo não suporta e a pessoa pode morrer de fato. Se for um caso de catalepsia, depois de tanto tempo, a chance de ela estar viva é zero"
                Explicou o legista.

                Ele esclarece que a catalepsia não é uma doença, mas um fenômeno raro. 

“A catalepsia se manifesta quando o organismo entra no nível basal, de consumo mínimo de energia. A pessoa diminui a quantidade de batimentos cardíacos, de impulsões respiratórias. Ele apresenta sinais vitais, mas são mínimos, e assim ficam imperceptíveis ao tato, à audição. São esses sentidos que a gente utiliza para dar um diagnóstico imediato”


Cidade inteira mobilizada

                O caso movimentou a cidade de Rio Largo-AL, na Região Metropolitana de Maceió-AL, onde a família reside.

                Os moradores da região também dizem acreditar que a jovem está viva. 

"Eu acredito em um Deus vivo. 
É uma menina evangélica. 
A mãe dela não é louca. 
Ela não está fedendo. 
É capaz de ela se levantar dali para mostrar a muita gente que Deus existe"
                Relata.



                Ailton Gabriel dos Santos, 43 anos, esteve na casa de Débora e fez uma oração com a família nesta manhã.
                 Ele afirma que viu a menina chorar.

"Quando a gente estava orando, a lágrima dela desceu. O irmão dela pegou na mão dela, e ela apertou. Colocaram algodão em todos os lugares, não era para terem colocado. Isso aí que está acontecendo é milagre de Deus. Eu creio no Deus do impossível"
                Diz um vizinho da família.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS