Ele estava armado e rendeu o proprietário e outras pessoas no local.
Dono da fábrica e adolescente caíram de escada; Polícia Civil investiga.
Um adolescente de 16 anos morreu durante assalto em uma fábrica de calçados, em Nova Serrana-MG, na noite desta Quarta-feira (160720).
Ele entrou em luta corporal com vítimas, caiu de uma escada e morreu, segundo a Polícia Militar - PM.
De acordo com a PM, após pular o portão de entrada da fábrica, o adolescente invadiu o estabelecimento com um revólver calibre 32 e anunciou assalto.
Ele rendeu o proprietário da empresa e outras pessoas, pegando celulares e dinheiro delas.
O adolescente ainda obrigou o proprietário a levá-lo até o cofre da empresa.
Ao subirem as escadas de acesso, houve luta corporal. O proprietário e o adolescente caíram da escada (cerca de 20 degraus).
Os militares também informaram que o adolescente chegou a efetuar dois disparos, mas ninguém foi atingido.
Ao perceberem que o adolescente estava desacordado, as vítimas acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar - PM, que constataram o óbito.
O proprietário da fábrica fraturou um dedo da mão direita e uma outra pessoa teve uma lesão na mão direita, na tentativa de desarmar o adolescente.
A perícia técnica compareceu a fábrica e constatou três lesões corto-contusas na cabeça do adolescente após a queda.
A polícia localizou e apreendeu o revólver calibre 32.
Dinheiro encontrado com o adolescente também foi apreendido.
Após receber informações de que havia um segundo indivíduo envolvido na tentativa de roubo, que estaria em uma motocicleta do lado de fora da empresa e que fugiu após os fatos, os militares partiram em diligência.
O suspeito, de 32 anos, foi encontrado em uma motocicleta no Bairro Cidade Nova.
Uma quantia em dinheiro foi apreendida com ele.
Ele foi encaminhado à delegacia.
Investigação
Segundo a PM, as duas vítimas que reagiram ao assalto foram encaminhadas à Delegacia de Nova Serrana, para esclarecimentos.
O delegado plantonista liberou esses dois envolvidos duas horas depois, por considerar que eles agiram em legítima defesa própria e de terceiros.
De acordo com o delegado regional, João Henrique Furtado de Oliveira, o fato de as vítimas terem permanecido no local e se apresentado à polícia também favoreceu a soltura deles.
"O delegado de plantão entendeu que os dois agiram em legítima defesa própria e de terceiros, pois havia outras pessoas.
O comparsa do adolescente que morreu continuará detido, à disposição da Justiça.
O inquérito para apurar o homicídio será encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios, onde a delegada concluirá as investigações e encaminhá-la ao Judiciário local em 30 dias"
Afirmou.
Quando saíram da delegacia, os dois foram aplaudidos por manifestantes que foram às ruas para pedir mais pela segurança pública.
Algumas dessas pessoas questionaram o fato de as vítimas do assalto terem sido encaminhadas à delegacia.
Mas, conforme a Polícia Civil esclareceu, tratou-se de um procedimento praxe na investigação.
Segurança nas empresas de calçados
Em nota, o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana - Sindinova informou que, através do presidente Pedro Gomes da Silva, representará os empresários calçadistas junto às autoridades locais para tratar da questão da segurança no município.