PESQUISA NESTE SITE:

18 fevereiro 2019

JOÃO PINHEIRO-MG - Garota de programa é presa após dar calote em hotel

A mulher apesentou um comprovante de depósito mas o envelope estava vazio.

                 Uma jovem de 29 anos, que declarou à Polícia ser garota de programa, foi conduzida para a delegacia na tarde da ultima Quinta-feira (190214) em João Pinheiro-MG após dar calote em um hotel, situado no Centro da cidade.

                 De acordo com a proprietária, a mulher estava hospedada no estabelecimento desde o dia 6 de Fevereiro e prometeu que pagaria o valor referente as oito diárias, R$1.125,00 assim que fizesse o checkout.

                 Após receber da hóspede o comprovante do depósito bancário, a proprietária foi avisada pelo banco de que o envelope do depósito em questão estava vazio, o que a levou a acionar a polícia.

                 Aos militares, a mulher disse que reside em Brasília-DF, mas teria o costume de atender clientes na cidade de João Pinheiro. Questionada sobre o envelope vazio, ela informou que sempre paga as hospedagens confiando no dinheiro que recebe dos programas, mas que desta vez não teria obtido lucro suficiente para quitar a dívida.

                 Após o depoimento, a jovem foi presa pelo crime de estelionato e encaminhada para a Delegacia de Polícia do município.

                 Com Informações de: Minas Hoje.

LAGOA FORMOSA-MG - PM encaminha para a delegacia de polícia indivíduos que podem ter participação em homicídio

                  A Polícia Militar de Lagoa Formosa-MG encaminhou para a delegacia de polícia no início da noite deste Domingo (190217) 5 indivíduos, sendo dois suspeitos de tráfico de drogas e os outros teriam participação no homicídio ocorrido na cidade no final da noite deste Sábado (190216). 
                  As prisões ocorreram na Rua Xande Cadete, no Bairro Nossa Senhora do Rosário.

                  De acordo com informações do Comandante da Polícia Militar de Lagoa Formosa, Tenente Vanderlei Alves, a PM recebeu denúncias anônimas de que a vítima Wanderson Amaral, 36 anos, que foi assassinado na noite de Sábado (190216) comprava drogas na casa dos suspeitos, local conhecido como sendo boca de fumo, e teria contraído dívida por compra de drogas.

                  As denuncias diziam ainda que os atiradores estariam escondidos na residência. Diante destas informações foi solicitado apoio dos policiais da ROCCA, que compareceram à cidade com os cães farejadores. Na casa foram encontradas 12 buchas e 1 tablete de maconha, vários aparelhos celulares e uma pequena quantia em dinheiro. 
                  Todos os indivíduos que estavam no imóvel negaram qualquer envolvimento com a morte de Wanderson.

                  Ainda segundo o Tenente, o homem assassinado estaria devendo muito dinheiro proveniente da compra de drogas aos suspeitos, o que teria motivado o crime. O policial contou também que a vítima possuía inúmeras passagens pela polícia por crimes diversos, entre eles, tráfico, furto, porte ilegal de arma de fogo e também teria cumprido pena por participação em um homicídio ocorrido em Lagoa Formosa no ano de 2018.

                  Diante dos fatos, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil na cidade de Patos de Minas-MG, o casal Antônio Danilo do Nascimento Araújo, 23 anos, e sua companheira Camila Sousa dos Santos, 19 anos, que são suspeitos de tráfico de drogas e ainda, Daniel Bruno do Nascimento Araújo, 31 anos, Álef Rosa dos Santos e Deusivan dos Santos Silva, 19 anos. 
                  Eles foram entregues ao delegado de plantão juntamente com a droga apreendida.


O Unaienses registrou a Ocorrência do Crime. LEIA AQUI.

                  Com Informações de: PO Notícias.

MATO VERDE-MG - Temporal de cerca de 1h assusta moradores, arranca árvores e deixa ruas intransitáveis

Prefeitura informou que já tem feito limpezas e desobstruções em ruas danificadas; não há informações sobre feridos ou desabrigados.


                  Uma forte chuva acompanhada de ventania assustou moradores da cidade de Mato Verde-MG neste Domingo (190217). 

                  O temporal durou cerca de uma hora e provocou quedas de árvores e alagamento de ruas, que ficaram intransitáveis depois de paralelepípedos terem sido arrancados. Ruas como a Dom João Antunes dos Santos registraram fortes enxurradas, que tomaram completamente a parte transitável e as calçadas. De acordo com a Prefeitura Municipal, não há registro de feridos ou desabrigados.

                  O departamento de marketing do município informou ao G1 que um relatório sobre os danos causados pela chuva está sendo produzido nesta Segunda-feira (190218). 

                   A prefeitura adiantou que pelo menos cinco ruas que dão acesso à avenida principal foram muito danificadas e tiveram dezenas de pedras arrancadas. Algumas vias estavam intransitáveis até esta publicação. A prefeitura disse ainda que já iniciou a limpeza e desobstrução de ruas na cidade e que as reformas devem acontecer a partir da semana que vem.

“A parte de limpeza, de retirada de pedras, blocos, e árvores já começou. Como há previsão de chuva ainda essa semana, pretendemos iniciar manutenção a partir da semana que vem. Um mutirão de limpeza já começou. Muitas pedras rolaram, bueiros foram abertos, então para segurança dos carros e pedestres estamos sinalizando os locais que não há como consertar agora e limpando as vias”
                  Explica Diego Francisco Souza.

                  O responsável pelo marketing explicou ainda que durante as chuvas de dezembro a prefeitura já havia feito manutenção nas vias. Souza diz que há previsão de mais chuvas para esta semana, e as reformas devem começar a partir da próxima Segunda-feira (190225). 

                  O município orienta que caso haja desabrigados, as vítimas devem procurar o setor de Assistência Social pelo telefone (38) 3213-1175 ou comparecer pessoalmente na Prefeitura.

Susto e dificuldades de locomoção

                  Moradores se assustaram com a força da chuva e dos ventos registrados neste Domingo. O farmacêutico Philipe Gomes conta que as águas são esperadas pela região com ansiedade, mas o temporal assustou muita gente.

“Foi chuva rápida e de muita intensidade. Eu estava na casa do meu sogro na hora e todo mundo ficou assustado. Deu muita ventania, muitos trovões e raios. Já é de costume aqui algumas ruas alagarem, mas algumas ficaram parecendo um rio. Arrancou as pedras, ficou bem destruída”
                  Conta.

                  Philipe conta que ele e a família ficaram preocupados, porque a rua que dá acesso à casa do sogro ficou muito alagada. 

“Fica muito volume de água. A gente já fica preocupado porque a rua que está danificada é de acesso à casa do meu sogro, tivemos que desviar a rota”
                  Comenta.

                  Com Informações de: G1.

PIRAPORA-MG - Empresário é encontrado morto com corte no pescoço e carro dele é localizado incendiado no Centro

Polícia Militar trata o caso como latrocínio. Perícia da Polícia Civil foi ao local e deve investigar o caso.

                   Um idoso de aproximadamente 65 anos foi encontrado morto em Pirapora-MG na manhã desta Segunda-feira (190218). De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, o homem estava na casa onde morava, no Centro da cidade; um irmão dele que entrou no imóvel o encontrou caído com sinais de corte no pescoço. O homem é um empresário conhecido da cidade, proprietário de lojas e imóveis. 
                   O carro do idoso foi localizado em um lote vago depois de ter sido incendiado no Bairro Bom Jesus.

                   Ainda segundo a PM, o caso é tratado como latrocínio, mas não há suspeitas de autoria do crime, até esta publicação. A PM também não tem informações sobre as razões pelas quais os criminosos atearam fogo no veículo da vítima. O Corpo de Bombeiros informou à polícia que foi acionado para combater as chamas por um morador que passou pelo local e viu o carro em chamas. Os militares informaram que gastaram cerca de mil litros de água para conterem o incêndio e fizeram uma vistoria no veículo. Foi constatado que o carro estava sem para-lamas dianteiros, painel e alguns acessórios.

                   A suspeita é de que o crime de latrocínio tenha ocorrido na madrugada desta Segunda-feira. 

                   As informações iniciais indicam que apenas o carro tenha sido roubado da casa do idoso; não há registro de dinheiro ou outros objetos roubados. A perícia da Polícia Civil estava no imóvel onde o crime ocorreu no fim da manhã desta Segunda-feira, e deve liberar o corpo para uma funerária nas próximas horas. 
                   O carro também vai ser periciado.

                   Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Secretaria de Saúde investiga terceira morte suspeita de Dengue no município

Boletim da Secretaria Estadual de Saúde aponta 1.352 notificações somente em 2019. Prefeitura realizará até o dia 1º de Março um mutirão de limpeza devido a epidemia da Dengue.

                 O município de Unaí-MG investiga mais uma morte suspeita de dengue, a terceira divulgada pela prefeitura. Dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde - SES desta Segunda-feira (190218) informam que somente este ano foram notificados 1.352 casos suspeitos da doença. 
                 Registros da prefeitura apontam que os casos notificados já passam de 3.000.

                 Devido a epidemia de Dengue na cidade, a prefeitura iniciou neste mês um mutirão de limpeza na cidade. O serviço reúne servidores da Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras, de Serviços Rurais e SAAE.

                 Nesta Segunda-feira (190218), o carro do fumacê está sendo utilizado nas ações de combate ao mosquito. A previsão, de acordo com a prefeitura, é que o serviço seja utilizado por 60 dias.

Mutirão de Limpeza

Datas Locais

Dias 19 e 20:
                 Bairro Park Canabrava
                 Bairro Primavera
                 Bairro Primavera 5
                 Bairro Primavera 6,
                 Bairro Vale Verde.

Dias 21 e 22:
                 Bairro Nossa Senhora do Carmo
                 Bairro Cruzeiro
                 Bairro Barroca,
                 Bairro Capim Branco 2.

Dias 25 e 26
                 Bairro Amaral
                 Bairro Água Branca
                 Bairro Terra Nova
                 Bairro Água Branca 2
                 Bairro Alvorada
                 Distrito Industrial.

Dias 27 e 28:
                 Bairro Mamoeiro,
                 Bairro Santa Clara,

Dia 1º de Março:
                 Bairro Kamayurá
                 Vila do Sol
                 Bairro Capim Branco 3
                 Bairro Riviera Park,
                 Vale do Amanhecer.

Alto Risco
                 O último LIRAa realizado na cidade, no final do mês de Janeiro, confirmou que o município está em alto risco de proliferação da doença. 

                 Alguns bairros, como o Bairro Canaã, Bairro Politécnica, Centro e Bairro Cidade Nova, apresentaram índices superiores a 5%. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, o índice recomendado é abaixo de 1%.

                 Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

SANTOS DUMONT-MG - Carreta cai em ponte na BR-040 e motorista morre

                Uma carreta carregada de carvão tombou em uma ponte na BR-040, sobre o Rio Pinho, no Km 740 em Santos Dumont
                O motorista morreu no local e o trânsito foi sinalizado para evitar outros acidentes.

                Segundo informações da Via 040, concessionária que administra o trecho, o motorista seguia sentido Belo Horizonte-MG, por volta das 6:30 horas da manhã, quando perdeu o controle da direção. 
                Foram enviadas duas ambulâncias para atendimento.

                A carga de carvão caiu na margem da pista e no leito do rio. Dois guinchos foram enviados também pela Via 040 para realizar a retirada do veículo. 
                A rodovia segue sem interdição e com fluxo leve de veículos.

                A ocorrência ainda está em andamento.

                Com Informações de: Minas Hoje.

JOÃO PINHEIRO-MG - Grave acidente na BR-365 mata cinco pessoas da mesma família

Fiat Uno colidiu com caminhão de abacaxis atravessado na pista e matou três adultos e duas crianças da mesma família. Informações posteriores garante que uma sexta vítima morreu no atendimento.

                 Um grave acidente ocorrido na noite deste Domingo (190217) entre um caminhão carregado de abacaxis e um FIAT Uno ocasionou na morte de cinco pessoas da mesma família. A fatalidade ocorreu em trecho da BR-365 próximo ao Distrito Veredas, em João Pinheiro-MG.

                 De acordo com testemunhas, o caminhão vinha de Brasília-DF com destino a Belo Horizonte-MG, mas teria errado o percurso e entrado na BR-365. Ao perceber o equívoco, o condutor do veículo teria tentado fazer o contorno na pista, mas acabou ficando preso no acostamento e obstruindo a passagem.

                 Neste momento, o FIAT Uno, que estava com sete passageiros, não conseguiu parar e colidiu com o caminhão. Cinco ocupantes, incluindo duas crianças, morreram na hora. Outras duas mulheres que também ocupavam o veículo foram socorridas com vida para o Hospital municipal.

Vítima conhecida

                 O condutor do FIAT Uno, que morreu no trágico acidente, era Walter. Muito conhecido pelos pinheirenses, ele exercia a profissão de pedreiro na região.

                 Há Informação de que, uma sexta vítima veio a óbito, nesta Segunda-feira (190218), no Hospital Municipal de João Pinheiro.

                 Com Informações de: Minas Hoje.

NOVA SERRANA-MG - Uma pessoa morre e cinco ficam feridas em acidente na BR-494

                  Uma mulher de 36 anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas em um acidente entre dois carros na BR-494, entre Nova Serrana-MG e Perdigão-MG, neste Domingo (190217).
                  Segundo a Polícia Militar Rodoviária, a pista ficou interditada por meia hora para o socorro das vítimas.

                  O Corpo de Bombeiros informou que uma mulher chegou a ser socorrida até a Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Divinópolis-MG, mas não resistiu aos ferimentos. 
                  Um jovem de 24 anos, também foi levado para a mesma unidade.

                  O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU também esteve no local e informou que o motorista de um dos carros teria perdido o controle em uma curva e invadiu a contramão, atingindo o outro veículo.

                  Um rapaz, de 29 anos, e uma idosa, de 61 anos, foram encaminhados em estado grave pelo SAMU para a sala vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus em Divinópolis.

                  Outras duas vítimas, sendo um rapaz, de 29 anos e uma mulher, de 32 anos, foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Serrana.

                  Com Informações de: Minas Hoje.

CARMO DO PARANAÍBA-MG - Eucalipto cai sobre veículo na MG-1410

                  Um motorista escapou ileso de um incidente na rodovia MG-1410 na cidade de Carmo do Paranaíba-MG

                  Um eucalipto de grande porte caiu na manhã deste Domingo (190217) sobre o veículo que o homem conduzia. Apesar dos estragos provocados no automóvel, o condutor que estava sozinho no veículo não sofreu ferimentos. No momento da queda chovia e esta pode ser uma das causas da árvore não ter resistido e desabado.

                  De acordo com informações da vítima, Geomar Pereira Santana, 76 anos, era por volta das 07:30 horas da manhã, quando ele seguia conduzindo o veículo VW Gol, cor prata, sentido trevo da BR-354 à cidade de Carmo do Paranaíba, no momento em que notou que o eucalipto estava caindo. 

                  Geomar disse que ainda tentou parar o automóvel usando os freios, mas mesmo assim, a árvore caiu sobre a parte frontal do veículo causando muitos estragos no carro.

                  Por sorte o idoso não sofreu ferimentos. O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas-MG foi acionado para cortar o eucalipto e desobstruir a rodovia. 

                  A Polícia Militar Rodoviária esteve no local para registrar a ocorrência e controlar o tráfego de veículo no local. Já o automóvel, que estava com a documentação regulamentada, foi liberado para o proprietário.

                  Com Informações de: PO Notícias.

UNAÍ-MG - Bombeiros atende ocorrência de incêndio à residência no Bairro Novo Horizonte, Vítima teve 70% do corpo queimado

Homem surta no Bairro Novo Horizonte, ateia fogo na própria casa e recusa sair. Familiares alegam que ele tentava auto-extermínio e foi retirado com 70% do corpo queimado.

               O Corpo de Bombeiros, após receber solicitação via 193, que solicitava comparecimento, para combater incêndio no Bairro Novo Horizonte, em Unaí-MG, por volta das 02:00 horas da madrugada desta Segunda-feira (190218), onde segundo relatos, uma residência se encontrava em chamas.               O incêndio que ameaçava residências vizinhas, tinha cunho criminoso.

               No local, segundo testemunhas, um homem havia colocado fogo na própria casa, e se recusava sair de seu interior, alegando auto-extermínio. 
               Ainda conforme familiares, o fato se deu por motivos pessoais e a vítima, com a ajuda de um irmão, conseguiu retirar do interior da casa, em chamas, com 70% do corpo queimado.

               A Guarnição de Bombeiros, agiu rapidamente no combate às chamas tendo êxito no combate ao incêndio, após aproximadamente uma hora de tenso trabalho, sendo totalmente debelado.                Assim foi evitado a propagação para as residências vizinhas.

               Após encaminhamento da vítima até o Pronto atendimento - PA, junto ao Hospital Municipal de Unaí-MG - HMU, os militares retornaram para efetuar o rescaldo final, para evitar que focos retomassem o incêndio.
               Empenhados nesta ocorrência, estiveram os Bombeiros militares, Sargento Higor, Cabo Welton e Soldado Jonas.

               Com Informações de:
CBMMG - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Três pessoas morrem e duas vítimas feriram em acidente no Km 906 da BR-251

Acidente gravíssimo entre caminhonete e veículo de passeio na BR-251 causa cinco vítimas. Mulher, adolescente e criança morreram no local.

                Por volta das 22:00 deste Domingo (190217), no Km 906 da BR-251, próximo a ponte sobre o Ribeirão Santa Rita, no perímetro urbano de Unaí-MG, Grave acidente, envolvendo uma caminhonete NISSAN Frontier com um FIAT Uno, com cinco vítimas.                Três das vítimas morrem instantaneamente no local.

                A caminhonete NISSAN Frontier veio a colidir com o FIAT Uno vermelho que se encontrava na faixa de circulação. O Frontier atingiu a trazeira do Uno, destruindo totalmente, perdendo controle de direção, saindo da rodovia, entrando no matagal na marginal.                Ambos os veículos trafegavam pela BR-251 sentido Brasília-DF à Unaí.

                Conforme os bombeiros, no FIAT Uno se encontrava quatro pessoas: O condutor, uma Mulher, uma criança e uma bebe de aproximadamente 3 anos, estavam ambos presos às ferragens. A mulher e as duas crianças, que apresentavam múltiplas fraturas, morreram instantaneamente no local.                 A criança apresentava exposição de massa encefálica. 

                O homem que conduzia o FIAT Uno, também se feriu e encontrava preso as ferragens, foi desencarcerado e encaminhado até o PA pela equipe do Corpo de Bombeiros.

                O condutor da caminhonete NISSAN Frontier se encontrava ferido e também foi encaminhado até o Pronto Atendimento - PA pela Central de Ambulâncias do município.

                A Guarnição de Bombeiros Militar - GuBM, que atenderam à ocorrência, desencarcerando as vítimas, e encaminhando a que estava com vida até o atendimento médico do PA municipal, foi composta pelo Sargento Higor, Cabo Welton e Soldado Jonas


                Após término dos trabalhados, por volta de 01 hora desta Segunda-feira (190218), o local foi deixado sob custódia da PMMG de Unaí e peritos da Polícia Civil, para a realização dos trabalhos de praxe.

Fotos do acidente:

 

 

 

 

 

 


                Com Informações de:
CBMMG - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Bombeiros atende parto de urgência no Bairro Novo Horizonte; nasce Ana Vitória

Bombeiros atende ocorrência de parto de Urgência no Bairro Novo Horizonte. Mãe e recém-nascida Ana Vitória foram encaminhados ao P.A. municipal e passam bem!

                Por volta das 16:10 horas deste Domingo (190217), os Bombeiros Militares de Unaí-MG, foram acionados a comparecer em uma residência do Bairro Novo Horizonte, onde, Filho informava que sua mãe estava em trabalho de parto.

                Ao chegar no local a guarnição deparou com uma mulher no interior da residencia, sobre a cama, já com a recém-nascida amamentando, porém ainda ligada pelo cordão umbilical. 
                Conforme os Bombeiros, mulher já é uma multípara.

                Na sequência, foi realizado o corte do cordão umbilical, realizado a desobstrução das vias aéreas da bebe, e auxiliado na remoção da placenta da mãe, e em seguida foi monitorado os sinais vitais da mãe e criança, enquanto era conduzidos até ao Pronto Atendimento - PA municipal da cidade; onde ficaram sob os cuidados da equipe médica do plantão.                A criança do sexo feminino de nome Ana Vitória e sua mãe passam bem.

                Esteve empenhados nesta ocorrência, a Guarnição de Bombeiros Militares - GuBM, Sargento Higor, Cabo R.Silva e Soldado Jonas.

                Com Informações de:
CBMMG - UNAÍ-MG.

LAGOA FORMOSA-MG - Homem de 36 anos é morto a tiros no Bairro Nossa Senhora do Rosário

                  Um homem de 36 anos foi morto a tiros no Bairro Nossa Senhora do Rosário, em Lagoa Formosa-MG

                  O crime ocorreu por volta das 23:30 horas, na Rua Emiliano Geraldo, quando vizinhos ouviram o barulho de vários disparos de arma de fogo, vindos da residência onde a vítima estava residindo. 

                  Chegando ao local, populares encontraram Wanderson do Amaral, 36 anos, caído na sala da casa, deitado de costas, e com várias perfurações pelo corpo. Ele foi socorrido para o Hospital Municipal “Dr. Bininho”, onde recebeu os primeiros atendimentos. Depois transferido para o regional em Patos de Minas-MG, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

                  De acordo com informações do boletim de ocorrências, após receber ligações de que haviam ocorrido disparos de arma de fogo na residência, os militares deslocaram ate o endereço citado, onde depararam com a vítima Wanderson conhecido como “Xampu” caído ao solo em cima de um cobertor com vários ferimentos. 

                  Uma ambulância do Hospital Municipal compareceu ao local e socorreu o ferido. Ele foi atendido pelo médico de plantão, que em seguida encaminhou a vítima em estado gravíssimo para Patos de Minas-MG, mas que faleceu logo após dar entrada no Hospital Regional.

                  Após isolar o local, a Polícia Militar entrou em contato com o perito de plantão que resolveu não comparecer ao local devido à cena do crime ter sido mexida pelos vizinhos, que ajudaram no socorro à vítima. Ao efetuar buscas pela residência a PM encontrou diversos apetrechos os quais foram usados para consumo de drogas, possivelmente crack, já que a vitima era usuário. Ainda foram localizados 2 projeteis próximos ao local onde a vitima estava caída, porem não foi possível identificar com precisão o calibre. Ele foi atingido por 4 disparos nas costas, 1 próximo a uma das orelhas e 1 disparo no braço direito.
                  Após o óbito, o corpo de Wanderson do Amaral, que era natural da cidade de Coromandel-MG, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal - IML na cidade de Patos de Minas

                  A Polícia Militar realiza rastreamentos na tentativa de localizar o(s) autor(es) do homicídio, que foi o primeiro ocorrido no ano de 2019 em Lagoa Formosa-MG.

                  Com Informações de: PO Notícias.

MINAS GERAIS - TCE-MG intima mais de 30 prefeitos do Centro-Oeste por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

De acordo com o Tribunal, prefeituras não atingiram as metas bimestrais de arrecadação. G1 entrou em contato com os 33 municípios citados. Veja as respostas.


                  O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCE-MG vai intimar prefeitos de 33 municípios do Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais que descumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF ao não atingirem as metas bimestrais de arrecadação.

                  As normas relativas a elas estão listadas no Artigo 13 da LRF, que determina que no prazo de 30 dias após a publicação dos orçamentos, as Receitas Previstas serão desdobradas pelo Poder Executivo em metas bimestrais de arrecadação.

                  Em todo o estado, 679 municípios não atingiram este item, por isso, o TCE-MG afirmou que os prefeitos estarão sujeitos à limitação de empenho e movimentação financeira, segundo critérios fixados pela Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, “caso a receita realizada não comporte o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais”.

                  O TCE-MG afirmou ainda que, se a irregularidade apontada não for sanada até a data-base de 31 de dezembro de 2018, os prefeitos poderão ser multados. O documento, que está disponível no site do TCE-MG, também lista vereadores que precisarão prestar esclarecimentos por não terem informado a data de publicação do Relatório de Gestão Fiscal - RGF e do Relatório Resumido de Execução Orçamentária - RREO.


                 Na região, foram intimados os prefeitos de:
Araújos-MG
Bom Despacho-MG
Carmo da Mata-MG
Carmo do Cajuru-MG
Cedro do Abaeté-MG
Cláudio-MG
Conceição do Pará-MG
Córrego Danta-MG
Córrego Fundo-MG
Divinópolis-MG
Dores do Indaiá-MG
Itapecerica-MG
Itaúna-MG
Lagoa da Prata-MG
Leandro Ferreira-MG
Luz-MG
Martinho Campos-MG
Moema-MG
Nova Serrana-MG
Oliveira-MG
Onça de Pitangui-MG
Pará de Minas-MG
Passa Tempo-MG
Pedra do Indaiá-MG
Perdigão-MG
Pimenta-MG
Pitangui-MG
Pompeu-MG
Quartel Geral-MG
Santo Antônio do Monte-MG
Serra da Saudade-MG
São Roque de Minas-MG,
São Sebastião do Oeste-MG.

                 O G1 entrou em contato com todas as Prefeituras citadas acima para pedir um posicionamento do Executivo sobre as afirmações do TCE-MG e indagou se os prefeitos destas cidades haviam sido de fato intimados.

                 Dos municípios acima, a reportagem não conseguiu contato com as Prefeituras de Passa Tempo-MG, Perdigão-MG e São Sebastião do Oeste-MG
                 Já as prefeituras de Araújos-MG, Cedro do Abaeté-MG, Conceição do Pará-MG, Córrego Fundo-MG, Divinópolis-MG, Dores do Indaiá-MG, Leandro Ferreira-MG, Luz-MG, Moema-MG, Nova Serrana-MG, Oliveira-MG, Onça de Pitangui-MG, Pedra do Indaiá-MG, Pimenta-MG, Pitangui-MG, Pompeu-MG, Quartel Geral-MG e Serra da Saudade-MG não responderam dentro do prazo estipulado.

                 Todas as Prefeituras citadas acima foram procuradas na tarde da última Quarta-feira (190213), por telefone e e-mail, e o prazo para o retorno foi estipulado até as 16:00 horas da última Sexta-feira (190215).

Retorno das prefeituras



Bom Despacho-MG

                 O prefeito de Bom Despacho, Fernando Cabral (PPS), afirmou que o não cumprimento da meta de arrecadação se deve à dívida do Governo do estado para com o município, que gira em torno de R$17.000.000,00.

                 Cabral afirmou, ainda, que o não atingimento da meta de arrecadação não fere o artigo 13 da LRF ou qualquer outro pois o artigo em questão determina o que deve ser feito quando a meta não é atingida e comparou a questão com o salário de um pai.

“É como um pai de família que, no final do mês, recebe um salário menor do que esperava. Ele deve reduzir despesas e dizer o que fará para, a partir dali, recuperar suas receitas. É isto que o artigo mencionado determina: prudência para não criar dívidas”
                 Disse.

Veja a nota na íntegra:
"Como é notório, o ex-governador Fernando Pimentel (PT) desviou mais de R$10.000.000.000,00 dos municípios mineiros. Este desvio causou sérios prejuízos à população. No caso de Bom Despacho, o ex-governador deixou de repassar cerca de R$17.000.000,00. Destes, aproximadamente R$10.000.000,00 se destinavam à saúde e R$7.000.000,00 à educação.

                 Portanto, não é correto afirmar que Bom Despacho ou demais 678 municípios não atingiram suas metas de arrecadação. O correto é dizer que o calote dado pelo ex-governador Fernando Pimental (PT) deixou os municípios em situação de penúria. 

                 A arrecadação ocorreu, portanto, não houve frustração de receita. O que houve foi extravio, apropriação indébita, calote. O mais grave é que são transferências constitucionais que deveriam ter ensejado a intervenção no Estado de Minas e a cassação do ex-governador. 

                 Infelizmente, ele terminou seu mandato impune e agora os prefeitos levam um puxão de orelha por um erro que não cometeram. Quem cometeu foi o ex-governador Pimentel e os tribunais de justiça e de conta que não o obrigaram a cumprir a lei e a constituição. 
                 Ele é quem deveria ser punido e exposto à execração pública. Foi ele quem atolou o Estado de Minas e arrastou com ele os municípios mineiros.

                 Quanto às consequências da perda de receita, a mais importante delas é a diminuição dos serviços prestados à população. Felizmente, Bom Despacho está com o seu dever de casa em dia. A despeito do calote de que foi vítima, nenhum serviço essencial foi cortado. Todos os pagamentos foram feitos sem atraso. Muitos serviços foram até expandidos. 

                 Isto significa que o município foi administrado com austeridade e encontrou meios de não deixar que o calote prejudicasse o cidadão pelo menos nas áreas mais essenciais, que são a saúde e a educação. Na realidade, a despeito do calote, o Município de Bom Despacho, em 2018, aumentou seu atendimentos na área de saúde, reduziu a quase zero as filas de cirurgia, matriculou mais alunos nas escolas e nas creches, adquiriu novos equipamentos para coleta seletiva, fez significativos investimentos em infraestrutura.

                 O fato de o Município ter entrado em 2019 sem ter deixado um único centavo de dívida e ainda ter respeitado todos os índices exigidos pela LRF mostra que a Lei foi cumprida com louvor.

                 Finalmente, é bom esclarecer que o não atingimento de meta de arrecadação não fere o artigo 13 da LRF ou qualquer outro. Este artigo apenas determina o que deve ser feito quando a meta não é atingida. É como um pai de família que, no final do mês, recebe um salário menor do que esperava. Ele deve reduzir despesas e dizer o que fará para, a partir dali, recuperar suas receitas. É isto que o artigo mencionado determina: prudência para não criar dívidas.

                 Uma das medidas explicitadas é limitar o empenhamento de despesas. Em português claro isto significa apenas "não comprar, não contratar. Não contrair novas despesas". Isto a Administração fez com prudência e zelo ao longo de 2018. Se não o tivesse feito, o Município não teria encerrado o ano no azul, com todas as contas em dia e saldo em caixa. Ou seja, a Administração agiu como agiria o pai de família mencionado acima: cortou o cinema, cortou o refrigerante e cortou o sorvete, mas não cortou o material escolar, o plano de saúde e a alimentação saudável do filhos.

                 Bom Despacho, é preciso repetir, a despeito do calote criminoso perpetrado pelo ex-governador Fernando Pimentel (PT) encerrou 2018 com todas as suas contas em dias: pagou servidores, pagou fornecedores, manteve e até expandiu todos os serviços essenciais. Neste sentido Bom Despacho é um oásis num deserto caótico criado pela administração Pimentel.

                 O que o povo e a Administração querem saber é onde estão os 17 milhões que o ex-governador Pimentel desviou de Bom Despacho e onde estão os R$11.000.000,00 que desviou de todos os municípios mineiros.

                 Com a palavra a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas, Poder e órgão a quem compete dar a resposta".

Carmo da Mata-MG

                 A assessoria de comunicação de Carmo da Mata afirmou que os dados levantados pelo município serão reenviados ao TCE para uma reanálise e, por isso, a Prefeitura aguardará um novo parecer.

Carmo do Cajuru-MG

                 A Prefeitura da cidade afirmou que ainda não foi notificada pelo TCE-MG e que irá se manifestar quando ficar ciente da situação.

Cláudio-MG

                 Em nota, o Município afirmou que recebeu a notícia sobre a intimação com surpresa e afirmou que as metas bimestrais não foram atingidas devido à crise financeira dos municípios mineiros.

Confira a nota na íntegra:
                 "O Município de Cláudio-MG recebe com surpresa a notícia sobre a intimação do TCE-MG de que as metas bimestrais de arrecadação não foram atingidas uma vez que não é responsável pela crise financeira que o Estado tem imputado não só a Cláudio-MG, mas aos 853 municípios mineiros.

                 Ressalta-se que o Município não cria receita e sobrevive dos repasses federal e estadual, garantidos pela Constituição Federal.
                 Considerando que esses recursos não têm sido depositados conforme a Lei determina, bater as metas bimestrais de arrecadação torna-se tarefa impossível contrariando as previsões de receita.

                 Hoje, o Estado deve ao Município de Cláudio no acumulado de 2018 a importância de R$9.629.298,27. Em 2019, a atual gestão já deixou de repassar aproximadamente R$1.200.000,00 de ICMS e IPVA.

                 A situação é crítica em todas as cidades mineiras e graças a uma boa gestão dos poucos recursos que chegaram, não interrompemos nenhum serviço prestado a comunidade. Esperamos que a situação seja regularizada para que a população não sofra as consequências nas áreas de Saúde e Educação".

Córrego Danta-MG

                 O prefeito da cidade, Reginaldo Saturnino (PPS), afirmou ao G1 que a meta do município também não foi batida devido aos atrasos nos repasses do estado e que “obviamente a fonte do problema não está na gestão individual de cada prefeito”.

Confira a nota do prefeito na íntegra:
                 "Devido ao atraso no repasse das transferências constitucionais, cujas receitas constituem a maior fonte de ingressos de recursos nos cofres municipais, aliado ao significativo aumento das demandas e serviços municipais, muitos custeados com recursos próprios, sem a contrapartida do Governo Estadual, como é o caso do transporte escolar. Espera-se que o atual Governo possa regularizar a situação para que todos os Município voltem a contar com suas receitas que são de direito, conforme previsto na Constituição Federal.

                 Quando nos deparamos com um Alerta do TCE-MG, onde mais de 2/3 dos municípios mineiros se encontram na mesma situação, obviamente a fonte do problema não está na gestão individual de cada Prefeito.

                 Existe uma razão maior e comum a todos estes municípios. Neste caso, como é de conhecimento público e foi amplamente divulgado, foi a retenção desde 2017 de parte dos recursos constitucionais (ICMS, IPVA, FUNDEB, IPI) pelo Governo do Estado, principais fontes de receita principalmente de municípios de nosso porte.

                 A maioria dos gestores ainda foram capazes de cumprir suas obrigações mínimas de manutenção dos serviços essenciais e com as despesas de pessoal, a duras penas, cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, como foi o caso do Município de Córrego Danta.

                 A dívida do Estado com o Município de Córrego Danta atualizado em 29/01/2019 é no valor de R$1.839.568,24
                 (Fonte: Associação Mineira dos Municípios)".

Itapecerica-MG

                 Já a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itapecerica afirmou que não recebeu qualquer notificação por parte do TCE-MG e, assim, não teria como se posicionar a respeito.

Itaúna-MG

                 O município disse que houve um erro material na publicação dos relatórios e que já está solicitando a correção dos mesmos juntos ao TCE-MG.

                 A nota afirma, ainda, que a publicidade dos relatórios está sendo feita no site da Prefeitura, através do Portal da Transparência, no Jornal Oficial do município e no site do Tesouro Nacional.

Martinho Campos-MG

                 O prefeito da cidade, José Hailton de Freitas, afirmou que as metas bimestrais de arrecadação são previstas na elaboração do orçamento, que ocorre em julho do exercício anterior, e publicadas logo após sua aprovação.
                 Por isso, as contas foram consideradas em sua totalidade.

                 Segundo o prefeito, como o Governo estadual deixou de repassar R$12.300.000,00 ao longo de 2018, ocorreu a frustração de receitas que faziam parte das provisões orçamentárias originárias da meta. Contudo, afirmou que, mesmo em dívidas, o município honrou todos os seus compromissos durante o ano.

Pará de Minas-MG

                 O setor de Auditoria e Controle Interno da Prefeitura de Pará de Minas afirmou que o município não atingiu as metas de arrecadação “devido à instabilidade da economia brasileira e ao não repasse de recursos constitucionais pelo Governo do Estado, que hoje já ultrapassam os R$34.000.000,00.

Santo Antônio do Monte-MG

                 O município afirmou que enviou uma explicação ao TCE-MG assim que foi informado da inclusão na lista. Em nota, afirmou que o não cumprimento se deu em razão dos repasses do Governo do estado.

Confira a resposta na íntegra:
                 "A Prefeitura de Santo Antônio do Monte informa que enviou uma explicação ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCE, assim que foi informada da inclusão na lista. O Executivo esclarece que todo ano é feita a previsão do orçamento, que inclui os repasses das verbas constitucionais, tais como: Fundeb, ICMS, IPVA, transporte escolar e convênios da saúde.
                 Esses valores, hoje são repassados pelo Governo do Estado, conforme o Decreto N° 47.296/2017

                 Como os repasses destes valores não foram feitos para Santo Antônio do Monte em 2018, o Município se viu obrigado a cobrir despesas com o caixa único da Prefeitura, gerando assim uma elevação do gasto, em relação à Receita. O Governo do Estado deixou de repassar R$13.000.000,00 para a cidade em 2018.

                 Em relação à despesa total com pessoal, o gasto subiu devido ao fato de a Prefeitura ter incluído o pagamento dos salários dos professores, e servidores da educação no caixa único. O pagamento deveria ser feito por meio da verba do Fundeb.

                 A Prefeitura ingressou com uma ação contra o Estado, cobrando os repasses que não foram realizados e solicitando que os próximos repasses constitucionais fossem feitos diretamente nas contas do Município.
                 A ação ainda está em trâmite.

                 A Prefeitura esclarece ainda, que não houve qualquer violação aos preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF. Uma vez que o prefeito, Dinho do Braz sempre cuidou das diretrizes que a Lei prevê. Todas as prefeituras incluídas na lista são vítimas da má gestão que perdurou no Estado".

São Roque de Minas-MG

                 O município afirmou que ainda não foi notificado, mas confirmou ter descumprido a meta de arrecadação. Como justificativa para isso, o município afirmou que depende dos repasses constitucionais para compor sua arrecadação. E, como isso não ocorreu, não houve como compor sua arrecadação.

Confira a nota na íntegra:
                 "O Município de São Roque de Minas, bem como o Prefeito Municipal ainda não foram intimados, mas a afirmação do TCE é real e o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF aconteceu, pelos motivos que elenco abaixo:

                 - Os pequenos Municípios do Brasil, onde São Roque de Minas se enquadra, são com raras exceções dependentes dos repasses constitucionais que são o Fundo de Participação Municipal - FPM, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS e do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB para compor a sua arrecadação.

                 - O Município de São Roque de Minas tinha como metas de arrecadação para o exercício de 2018 e foram realizados os seguintes valores:

Receitas correntes
                 Impostos, taxas e contribuições de melhoria 
                 Meta Realizado
                 R$1.847.796,00 R$2.225.569,92

                 Transferências da União e suas entidades 
                 Meta Arrecadado
                 R$11.726.780,00 R$10.931.956,05

                 Transferências do Estado e suas entidades
                 Meta Arrecadado
                 R$8.662.850,00 R$8.360.270,00

                 Transferências de Outras Instituições - FUNDEB 
                 Meta Arrecadado
                 R$2.187.000,00 R$1.381.926,59

                 Com pode ser verificado o descumprimento das metas se deve a repasses menores por parte do Governo Federal e Governo Estadual e não dependeu das ações locais do Município e ou do Prefeito, que inclusive teve um superávit de receita própria da ordem de 20,4 %.

Fernando Pimentel


                 A reportagem procurou a assessoria do ex-governador para saber se ele desejaria se pronunciar sobre os comentários referidos a ele nesta matéria, mas não obteve retorno até esta publicação.

                 Acesse a listagem completa de municípios, prefeitos e vereadores intimados pelo TCE-MG.                 A Matéria trata apenas dos municípios do Centro-Oeste de Minas, porém, todas as  Regiões do Estado de Minas Gerais contém municípios intimados pelo TCE-MG, Incluindo o Noroeste de Minas, onde Unaí-MG e o prefeito Branquinho, estão incluído nesta lista. (Página 66 Linha 9).

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS