PESQUISA NESTE SITE:

11 maio 2020

UNAÍ-MG - Patrulha de Transito realiza fiscalizações, condutores notificados e veículos sobre a faixa destinada a pedestres são removidos


                Os policiais militares integrantes da Patrulha de Trânsito - PaTran, durante fiscalizações pelas principais ruas e avenidas em Unaí-MG, depararam com diversas infrações de trânsito.
                A Ocorrência foi registrada nesta Sexta-feira (200508).


                As principais foram condutores falando ao celular enquanto dirige veículo, conduzindo veículo sem possuir CNH/PPD/ACC, avançando sinal vermelho do semáforo, veículos estacionados nas esquinas e a menos de 5 metros da via transversal, veículos estacionados em fila dupla, veículos estacionados sobre faixa destinada a pedestres, veículos estacionados em local proibido pela sinalização, dentre outras. 

                A PaTran confeccionou diversos Autos de Infração de Trânsito - AIT e removeu ao pátio credenciado dois veículos por estacionarem sobre faixa destinada a pedestres. Durante o turno de serviço, os militares prestaram apoio aos funcionários dos bancos em virtude do pagamento do auxílio emergencial do governo federal.

                Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

MONTES CLAROS-MG - Jovem de 18 anos morre após perder controle da moto e bater em poste

Segundo a Polícia Militar, com o impacto da batida a vítima sofreu politraumatismo e morreu no local. O veículo foi apreendido por falta de licenciamento.


                 Um jovem de 18 anos morreu na madrugada deste Domingo (200510), em Montes Claros-MG, após perder o controle da moto em que estava e bater em um poste.

                 Segundo a Polícia Militar, o acidente foi na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, no Bairro Centro. Com o impacto da batida, Pedro Rodrigues Cambui Costa Rocha sofreu politraumatismo e morreu no local.

                 Ainda de acordo com a PM, a motocicleta foi apreendida por falta de licenciamento e encaminhada ao pátio do DETRAN.
                 O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal - IML.

                 Com Informações de: G1.

VAZANTE-MG - Poder Judiciário destina R$186.000,00 para o combate ao Coronavírus no Município


                O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, aprovou a destinação de R$186.000,00 (cento e oitenta e seis mil reais) para serem gastos pelo Município de Vazante-MG no combate à pandemia causada pelo novo Coronavírus.

                A verba é oriunda de um fundo composto por verbas de prestação pecuniária, pagas por pessoas condenadas pela Justiça.

                A autorização pelo Tribunal de Justiça contou com a colaboração do Desembargador Gilson Soares Lemes, recém eleito para o cargo de Presidente do Tribunal de Justiça e que tem vínculos com a Comarca.

                A verba será destinada à compra de equipamentos de proteção individual, de medicamentos para tratamento da Covid-19 e para equipar dois leitos de UTI ou CTI no Hospital Municipal, com vistas a beneficiar cidadãos de Vazante, Guarda-mor-MG e adjacências.

                No entanto, a utilização da verba será feita de forma fracionada e dependerá da aprovação e fiscalização pelo Poder Judiciário e Ministério Público locais, com a necessidade ainda de prestação de contas.

                O Juiz Rogério Roriz de Castro Barbo, Juiz de Direito da Única Vara da Comarca de Vazante, falou sobre os recursos.

                Com Informações de: Correio Regional.

ARINOS-MG - Polícia Militar prende dois homens, por porte ilegal de arma de fogo e transporte de apetrechos e pescados irregulares


               Durante a realização de operação policial nas proximidades do Trevo da Retirada no setor de chácaras do Bairro Crispim Santana, em Arinos-MGOs policiais militares perceberam a aproximação de uma caminhonete TOYOTA Hilux com três ocupantes, sendo que um deles arremessou um objeto às margens da via pública.
               A Ocorrência foi registrada nesta Sexta-feira (200508).           

               O veículo foi abordado e os ocupantes submetidos à busca pessoal, nada de ilícito encontrado. No interior do veículo foram localizados apetrechos de pesca e pescado. 

               Os militares ao verificarem o que havia sido arremessado, foi encontrada uma espingarda cartucheira calibre 20. Um homem de 37 anos assumiu ser o proprietário e confirmou ter arremessado à espingarda na tentativa de escapar da fiscalização, disse também que não tinha os documentos de posse/porte do armamento.

               Foi acionada uma Guarnição da Polícia Militar de Meio Ambiente, que constatou as infrações ambientais e o crime ambiental. Um homem de 27 anos assumiu a propriedade dos apetrechos e pescados. 

Foram apreendidos:

               13,600 kg de pescado das espécies
                               Corvina (Argyrosomus regius), 
                              Curimatã (Prochiodus lineatus)
                              Traíra (Hoplias malabaricus), 
                              Piranha (Pygocentrus nattereri), 
                              Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus) (pescado sem prova de origem), 
               2,800 kg de pescado da espécie:
                              Dourado (Salminus brasiliensis) (exemplares com tamanho inferiores ao permitido), 
               4,000 kg de pescado da espécie:
                              Pacu (Metinnis hypsauchen) (treze exemplares com tamanho inferior ao mínimo permitido)

               E também o transporte de anzóis de galho e três redes medindo 84,80 m²

               Os dois homens foram presos, os materiais foram apreendidos e tudo encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências.

               Com Informações de:
PMMG - ARINOS-MG.

MONTES CLAROS-MG - Prefeitura Municipal confirma mais dois casos de Coronavírus; pacientes tiveram contato com pessoa que testou positivo

Pacientes são mulher de 57 anos e um homem, de 54, ambos estão em isolamento domiciliar. Montes Claros tem 29 casos confirmados.


                 A Prefeitura Municipal de Montes Claros-MG confirmou mais dois casos de coronavírus nesta Segunda-feira (200511). Um a mulher de 57 anos e um homem de 54 anos, testaram positivos com Coronavírus

                 De acordo com os levantamentos do Setor de Epidemiologia, eles tiveram contato com um caso positivo. Ambos estão em isolamento domiciliar e foram submetidos a testes rápidos.

                 Na parte da manhã, a Prefeitura já havia confirmado mais um caso do novo Coronavírus
                 Trata-se de um homem, de 44 anos, que já é considerado curado.

                 O município tem 29 casos confirmados e 466 continuam sendo investigados. Dos 29 casos confirmados, 2 pessoas morreram e 13 estão curadas. Um paciente que morreu por traumatismo craniano também foi diagnosticado com Coronavírus porque era doador de órgãos.

                 Segundo o Boletim, 21 pacientes estão internados em Hospitais de Montes Claros nesta Segunda-feira; 13 deles são de outros municípios.

                 Com Informações de: G1t.

UNAÍ-MG - São 15 Casos confirmados com Coronavírus, e 11 Casos de pessoas curadas

O número de 11 curados consta do Boletim Epidemiológico desta Segunda-feira (200511).

 
Quem são os 11 curados? 
                São os primeiros 11 casos confirmados divulgados no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, e publicado pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG.


Questão do Distanciamento Social e do Uso Obrigatório de Máscaras.

                A Prefeitura Municipal reforça o pedido para que as pessoas observem a necessidade de usar máscara, manter o distanciamento social de dois metros, e evitar reuniões festivas.

                Segundo o Diretor de Fiscalização Ronald Lima, os fiscais continuarão com atuação noturna, até as 22:00 horas, também durante a semana.

Com Relação ao Fumacê e a Dengue


                A Prefeitura Municipal está fazendo aplicação de fumacê, todos os dias das 16 às 22 horas, em algum lugar da cidade.

                É importante manter distância do veículo do fumacê, manter portões, portas e janelas abertas durante a passagem do veículo, até duas horas depois do veículo passar.

                Do dia 3 ao dia 9 de Maio, houve 161 notificações de Dengue, com 59 exames com resultado positivo. A população deve continuar a evitar em casa, recipientes que acumulam água e viram foco do mosquito.

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Fiscalização trabalhou muito neste final de semana


                Foi intenso o trabalho no primeiro fim de semana dos 13 “novos” fiscais que a Prefeitura contratou para auxiliar os quatro fiscais efetivos a atuar neste momento de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus em Unaí-MG

                As equipes trabalharam muito na “orientação e conscientização” de donos de bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, supermercados, igrejas e até num baile funk. Para acabar com o baile público, o fiscais precisaram acionar a Polícia Militar.

Bares e distribuidores de Bebidas

                De acordo com o decreto, o cliente só pode comprar os produtos e levar para consumir em casa. Bares que oferecem sinuca e carteado devem ficar fechados. 

                Bares e botecos não estão entre os estabelecimentos essenciais para a população e, por isso, com funcionamento "restrito". Segundo a diretoria de fiscalização da prefeitura, "em nenhum momento" foi liberado o funcionamento de bares, distribuidoras de bebidas e similares, para consumo no local. 

“A fiscalização conversou e orientou o 'fechamento' de alguns estabelecimentos. Muitos estão resistindo, mas estamos esgotando todas as possibilidades de negociação antes de tomarmos uma medida mais drástica”
                Revela o diretor de fiscalização da Prefeitura, Ronald Lima de Paiva.

Restaurantes, Lanchonetes, Sorveterias e Similares

                Os restaurantes, pizzarias e similares podem colocar mesas e vender comida dentro do estabelecimento entre as 11:00 e às 15:00 horas, mesmo assim obedecendo a recomendações: Colocar mesas espaçadas, com distanciamento social e oferecer álcool em gel. 

                E, principalmente, cobrar o uso de máscaras de proteção, tanto dos trabalhadores quanto dos clientes. 

                Fora disso, somente atendendo a pedidos para entrega - delivery - ou vendendo no local para a pessoa pegar e levar, a fim de evitar o ajuntamento de pessoas dentro do comércio. 

                A modalidade self-service está temporariamente suspensa nos estabelecimentos. 

“Mesmo assim, tivemos de orientar alguns donos de self-service que, no sábado, estavam lotados e vendendo livremente. Precisamos da compreensão e da ajuda dos comerciantes”
                Desabafa Ronald.

                Nas sorveterias e similares, as mesas precisam ser espaçadas do mesmo jeito. O local tem de oferecer álcool em gel, não permitir o acúmulo de pessoas num mesmo horário e ainda exigir a máscara de proteção. 

Feiras

                Fiscais percorreram as feiras de produtores no fim de semana e presenciaram o espaçamento determinado entre as barracas. Estava tudo nos conformes, mas alguns detalhes chamaram a atenção dos fiscais: feirantes e consumidores circulando sem máscaras de proteção.
 
“Além de orientarmos o feirante a usar máscara, estamos pedindo que também não atenda os clientes que estiverem sem a proteção facial”, diz Ronald. “Afinal, juntamente com as medidas de higiene, a máscara é o que nos protege contra o vírus”.

                Vendas de churrasquinhos e latas de bebida também despertaram a atenção. 


“Não pode haver consumo no local. O cliente deve pegar o espetinho, a latinha, e ir embora. Não pode ficar por ali, aglomerando perto das barracas”
                Afirma o diretor de fiscalização.

Festas e Bailes Funk

                A fiscalização da Prefeitura tem recebido muita denúncia da realização de festas particulares, sobre as quais os fiscais não podem agir efetivamente. Mas podem, sim, conversar e procurar sensibilizar o dono (da casa, ou da chácara) e pedir-lhe a compreensão. Essa a orientação da diretoria de fiscalização. 

                Outro fato que chamou a atenção dos fiscais foi a realização de um baile funk, improvisado em área pública do Bairro Mamoeiro. Ronald explica que, neste caso, a fiscalização precisou da ajuda da Polícia Militar para acabar com a “festa”
                Duas viaturas foram enviadas ao local. 

Igrejas
 
                A fiscalização está de olho até mesmo nas igrejas. Um culto foi denunciado na noite desse Domingo, por estar cheio de pessoas, sem máscara de proteção e em desconformidade com as medidas de distanciamento social previstas em decretos. 

“A fiscalização chamou o pastor e o orientou”
                Segundo Ronald: 

“o senhor está colocando em risco a saúde, ou mesmo a vida dos fiéis”
                A ideia, anuncia o diretor de fiscalização, é levar para os pastores de igrejas pequenas que dividam os cultos ao longo dos dias da semana, a fim de poder beneficiar mais fiéis, e assim evitar acúmulo em apenas alguns horários do Domingo. 

Como Denunciar

                Usar as mídias sociais (oficiais) da Prefeitura, o aplicativo de mensagens Whatsapp da Prefeitura pelo 3677-9610 ou ainda ligar no telefone da fiscalização: 3677-9610, ramal 9004.

                Nesta Segunda-feira (200511), os fiscais começaram cedo o trabalho. A ênfase continua em portas de bancos, lotéricas, supermercados e em outros estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço.

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Hora de vacinar Crianças, gestantes, Puérperas e Portadores de Deficiências


                Começa nesta Segunda-feira (200511) mais uma etapa de vacinação contra a gripe na área urbana de Unaí-MG. Neste ano, a campanha de vacinação contra a gripe está ocorrendo por blocos de prioridade estabelecidos pelo Ministério da Saúde

                Depois de vacinar idosos, doentes crônicos, profissionais de saúde e segurança pública, transportadores (motoristas de ônibus, caminhões, vans), chegou a vez das crianças (a partir dos 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias) e pessoas com deficiência. 
                Esse grupo deverá se vacinar na semana de 11 a 17 de Maio. 

                A vacina estará disponível em todos os PSF (ESF) da cidade, das 08:00 às 16:00 horas. 

Levar cartão de vacinas

OBS
                Integrantes de outros grupos prioritários que ainda não vacinaram poderão procurar o PSF e vacinar normalmente. 

                Mais informações, ligar 3677-5049, ramal 206.

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Outros dois Casos foram registrados como Positivos com Coronavírus


                 Unaí-MG inicia a semana com mais duas pessoas que foram contaminados com o novo Coronavírus, nesta Segunda-feira (200511). Conforme publicado pela Prefeitura Municipal de Unaí, Já são 15 casos Confirmados positivos.

                 No mais recente Boletim Epidemiológico divulgado nesta Sexta-feira (200508), constavam 7 Casos Curados.

                 Segundo a Secretária da Saúde, Denise Oliveira, os dois novos casos serão lançados no Sistema Oficial ao longo desta segunda-feira (200511).
                 Esses dois novos casos, não tem nenhuma relação com os casos anteriores. 

                 Os dois exames de PCR que resultaram positivo, foram feitos sob demanda da rede particular. Nesses casos o laboratório notifica a Secretaria da Saúde. Um dos casos trata-se de uma jovem de 26 anos, que está isolada, e monitorada em casa, sem sintomas. 

                 O outro caso, uma senhora de 67 anos de idade. Está em casa, isolada e medicada. Apresenta os seguintes sintomas: dor de garganta, falta de ar e febre.

                 O contato com as pacientes foi feito via telefone. Está programada uma visita do médico com a equipe volante, a ambas pacientes no decorrer do dia.

                 A partir da visita da equipe volante, faz-se o levantamento de informações para a busca ativa, com o intuito de localizar pessoas que com elas tiveram contato.

                 Estes, e outros dados serão divulgados no boletim oficial, que será distribuído no final desta Segunda-feira (200511).


Fiscalização

                 A Prefeitura Municipal de Unaí manteve fiscais de plantão no final de semana, muitas diligências foram realizadas em razão de denúncias recebidas pelo WhatsApp 3677-9610.

                 A ação dos fiscais contou com o apoio da Polícia Militar, e algumas festas foram canceladas em razão da ação dos fiscais.

                 Nesta manhã desta Segunda-feira (200511), a fiscalização já se deslocou para o Distrito Boqueirão, que será alvo frequente, em razão da proibição de aglomerações, pois a romaria foi cancelada.

Distanciamento Social

                 A Prefeitura insiste no pedido de conscientização das pessoas. Usem máscara e mantenham dois metros de distância. Com máscara, e a dois metros de distância a possibilidade de contágio, é mínima.

                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS