PESQUISA NESTE SITE:

23 abril 2020

PARACATU-MG - Começa a fazer o uso dos testes rápidos para Covid-19


               A Secretaria Municipal de Saúde de Paracatu-MG, informou que começou nesta Quarta-feira (200422), a utilização dos testes rápidos na cidade. 

               O teste ONE STEP COVID-19 TEST, é um ensaio imunomatográfico para detecção rápida e qualitativa dos anticorpos da síndrome respiratória aguda grave por Coronavírus, em amostras de sangue total, soro ou plasma humano.

               A Mineradora Kinross, doou no dia 18 de Abril, o primeiro lote de testes rápidos de Covid-19, de 1.500 testes. No total foram doados pela mineradora 6 mil kits de testes rápidos, espera-se que o próximo lote chegue nos próximos dias. 

               A secretaria de Saúde de Paracatu, informou que a Mineradora Nexa também fez a doação de kits rápidos de testes para a Covid-19, e que em breve serão entregues a Secretaria para realização de mais testes.

               O número de casos confirmados de Covid-19, vem aumentando gradativamente em Paracatu, e podem aumentar ainda mais nesta semana, com a utilização dos testes.

               Os testes só deveram ser usados como uma ferramenta para auxilio de testagem da doença Covid-19, em pessoas sintomáticas com no mínimo dez dias completos da presença do sintoma gripal, ou seja a partir do 11° dia de sintoma.

               Com Informações de: Paracatu Net.

MUZAMBINHO-MG - No Judiciário, adaptação é a palavra-chave

Novas formas de trabalho contornam limitações.


                Encerrando a série "O TJMG não para", os juízes Flávio Umberto Moura Schmidt e Mônica Barbosa dos Santos, diretores dos foros de Muzambinho-MG e Matias Barbosa, e a servidora Margarete Silva Rodrigues, que trabalha na Corregedoria-Geral de Justiça, compartilham suas experiências nesse período de alarme em função da pandemia da Covid-19.

                O juiz Flávio Schmidt destaca que os dias que estamos vivendo são difíceis, em todo o mundo, mas os magistrados estão unidos no propósito de seguir, com uma atenção especial para os casos urgentes, aqueles nos quais as famílias dependem da Justiça para assegurar seus direitos.

"Estamos trabalhando em casa, com uma equipe mínima escalada para os atos presenciais"
                Explica. 

"Continuaremos assim, até que possamos voltar à normalidade. A sociedade, de modo geral, entende que nesse momento difícil temos que ter cuidado para que nada de ruim aconteça aos nossos semelhantes"
                Afirma.

                A juíza Mônica dos Santos frisa igualmente que o atendimento ocorre em duas frentes. A magistrada assegura que o trabalho não se limita ao home-office, mas contempla atendimento mínimo no fórum. Ela enumera os dados do período: Foram 4.434 movimentações em processos, 1.058 despachos, 275 decisões ou sentenças e 97 feitos baixados. 

"Realmente, a Justiça não para"
                Diz.

                A oficial judiciária Margarete Rodrigues, depois de 26 anos no Judiciário, sempre na jornada presencial, se adaptou rapidamente ao teletrabalho. Ela atua solucionando dúvidas e orientando os usuários dos sistemas judiciais informatizados. No entanto, é enfática: 

"Espero que essa fase acabe logo."

                Com Informações de:
TJMG - MUZAMBINHO-MG.

UNAÍ-MG - Boletim Epidemiológico seguem sem alterações, Segue com dois Casos Positivos

O Comitê Gestor de Contingenciamento da Saúde divulga Boletim Epidemiológico sem alterações e permanece estático, sem nenhuma alteração, nos casos de Casos Suspeitos, Casos confirmados, Casos descartados e Casos de óbitos Confirmados pelo Covid-19.


               Confira abaixo no Boletim divulgado no final do dia desta Quinta-feira (200423), publicado pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG.


               Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

PARACATU-MG - COOPERVAP cancela realização da Expo-Paracatu neste ano devido a Pandemia


               A Expo Paracatu, faz parte da historia de Paracatu-MG, são 33 anos levando alegria, a grande cavalgada, promovendo grandes negócios e grandes shows, se tornou uma das principais festas do interior de Minas Gerais

               As expectativas para esse ano eram as melhores, mais dias com portões abertos e consolidar a festa que já é tradicional em uma vitrine para o agronegócio do país, mas veio o novo Coronavírus, uma pandemia mundial, que paralisou o mundo.

               Diante desse cenário a COOPERVAP decidiu cancelar a 34ª Expo Paracatu 2020, em assembleia os cooperados e a diretoria da COOPERVAP demostram imensa preocupação. Para saber mais sobre essa situação, o Jornal Cidade Urgente conversou com Geraldo Junior da COOPERVAP, do departamento de markentig, que confirmou o cancelamento.

               De acordo com ele, uma notícia que entristece quem vê a EXPO Paracatu, como parte da história da cidade, mas o cancelamento da festa se torna necessário diante da pandemia. O que esta sendo analisado nesse momento sobre o cancelamento da EXPO Paracatu nesse ano.

               Com Informações de: Boa Nova FM.

PARACATU-MG - Enfermeira é contaminada por coronavírus


               Uma técnica de enfermagem de 42 anos foi testada positiva com Covid-19 em Paracatu-MG. De acordo com as informações, no dia 12 de Abril, a técnica esteve de plantão e apresentou sinais da doença.

               Segundo o Hospital Municipal - HM, a técnica está em isolamento domiciliar e sendo acompanhada pela equipe do Programa de Saúde da Família. O estado de saúde da técnica de enfermagem é estável. Os protocolos de distanciamento social, tais como, uso de EPI e lavagem de mãos com frequência, são os mais eficazes para diminuir o risco de transmissão.

               A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Hospital Municipal ressalta que, qualquer profissional da Saúde que apresente sintomas gripais, deve comunicar imediatamente sua chefia imediata e procurar atendimento médico imediatamente. Nestes casos, será realizado o afastamento médico de no mínimo 14 dias do início dos sintomas.

               Ainda segundo o hospital, após a coordenação de enfermagem do setor, ter tomado conhecimento do caso no dia 12, tomou providências para orientar as equipes de saúde.

               Segundo informou o Hospital, a enfermeira teve contato externo com paciente testado positivo. E ressalta que dentro do Hospital Municipal, todos os funcionários são orientados quanto à prevenção e a postura de cada um, que poderá refletirá na segurança pessoal do mesmo.

               Ainda segundo o hospital, o Município fornece EPI e o Ministério da Saúde disponibiliza todos os protocolos com relação ao Covid-19, os quais são repassados aos servidores da unidade hospitalar, bem como a outras equipes de saúde do município. Desde o início da pandemia, a Vigilância em Saúde vem acompanhando todos os casos positivos e suspeitos do Município de Paracatu.

               O último boletim divulgado na Terça-feira (200421) pela Secretaria Municipal de Saúde - SMS, mostra um aumento de casos suspeitos de Covid-19 no município, chegando a 313. Paracatu tem 11 casos confirmados de Covid-19 e uma morte suspeita.

               Com Informações de: Boa Nova FM.

BELO HORIZONTE-MG - Justiça garante transporte interestadual para colheita de grãos


               Uma empresa produtora de sementes garantiu na Justiça o direito de realizar o transporte interestadual de trabalhadores que atuarão na colheita de grãos destinados à produção de sementes. A empresa deverá sempre cumprir as diretrizes sanitárias, de higiene e segurança. A decisão é do juiz Rogério Santos Araújo Abreu, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte-MG.

               De acordo com o pedido, a Deliberação nº 11 do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 (Comitê Extraordinário Covid-19) proibiu o transporte interestadual coletivo de passageiros no território do Estado de Minas Gerais, o que está impedindo os transporte dos trabalhadores responsáveis pela colheita dos grãos.

               Ainda de acordo com o pedido, o Grupo KWS é uma subsidiária brasileira da KWS SAAT SE & Co. e atua como produtor e distribuidor de sementes para plantação de milho, soja, entre outros cereais. Para realização da colheita, a empresa contrata diversos trabalhadores temporários de outros estados para trabalhar em Minas Gerais.

               O pedido citou o Decreto Federal 10.282/2020 e a Portaria 116/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tratam das exceções das suspensões de serviços considerados essenciais, como a produção, distribuição e comercialização de alimentos.

Decisão

               Para o magistrado, a Deliberação nº 11 está em desconformidade com a Constituição da República no que se refere à competência do Estado para legislar sobre trânsito, transporte e políticas nacionais relacionadas a tais matérias.

"Além de apenas a União ser a legitimada para dispor sobre tais matérias, o presente caso não se encontra contemplado pela exceção disposta no parágrafo único do art. 22, CF/88, uma vez que não há, até o momento, Lei Complementar que autorize o Estado de Minas Gerais, por meio de seus órgãos e gestores, a legislar sobre o transporte estadual e interestadual"
               Registrou na decisão.

               O juiz Rogério Santos Araújo Abreu destacou ainda a necessidade de interpretação sistêmica das legislações em vigor, em especial a Lei Federal 13.979/2020, o Decreto Federal 10.282/2020 e a Portaria 116/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os quais estabelecem em seus dispositivos que deverão ser mantidos em pleno funcionamento os serviços públicos e atividades essenciais durante o período em que perdurar a situação de emergência de saúde pública. Entre esses serviços, destacou o magistrado, estão aqueles considerados essenciais à cadeia produtiva de alimentos, bebidas e insumos agropecuários, entre outros.

               Ainda na decisão, o juiz determinou que a empresa observe sempre "as diretrizes sanitárias, de higiene e segurança mínima em todos os seus procedimentos (uso de máscaras, higienização das mãos e rosto, distanciamento de outras pessoas com margem de segurança), de forma a garantir a segurança e saúde de todos aqueles que, por força da necessidade, permanecem laborando no período de isolamento social".

               Acesse a íntegra da decisão - AQUI.

               Com Informações de:
TJMG - Fórum Lafayette,
BELO HORIZONTE-MG.

PARAÍBA - Polícia Federal combate desvio de recursos públicos

Operação Alquimia investiga irregularidades na aquisição de livros por Prefeitura no interior paraibano.


                A Polícia Federal - PF deflagrou nesta Quinta-feira (200423) a Operação Alquimia, com objetivo de combater o desvio de recursos públicos, especialmente mediante crimes licitatórios envolvendo a Prefeitura de Aroeiras-PB.

                A operação, deflagrada em conjunto pela Polícia Federal, Controladoria Geral da União - CGU, Ministério Público Federal - MPF, Ministério Público do Estado da Paraíba, GAECO, e com auxílio do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, contou com a participação de 20 policiais federais e de 3 auditores da Controladoria Geral da União, sendo realizado o cumprimento de 3 mandados de busca e apreensão na residência do investigado, em uma empresa, e na Prefeitura de Aroeiras
                As ordens foram expedidas pela 6ª Vara Federal da Subseção Judiciária em Campina Grande, Paraíba.


Entenda o caso

                A presente investigação iniciou-se diante de indícios de irregularidades na aquisição de livros, pela Prefeitura de Aroeiras, com recursos do Fundo Nacional de Saúde, por meio de procedimentos de inexigibilidade de licitação, sob o manto de auxiliar na disseminação de informação e combate à situação de pandemia do Coronavírus - Covid-19

                Restou demonstrado que livros e cartilhas similares estão disponibilizadas gratuitamente na página do Ministério da Saúde na internet. 

                Ademais, a CGU apontou que um dos livros foi adquirido pelo Município cerca de 330% acima do valor comercializado na internet, o que ocasionou um superfaturamento correspondente a R$48.272,00.

Crimes Investigados

                Os investigados responderão pelos crimes de inexigibilidade indevida de licitação, Art. 89 da Lei n. 8666/93 e peculato, Art. 312 do Código Penal, além de outras condutas criminais correlatas, cujas penas somadas podem chegar a 17 anos de prisão.

Nome da Operação


                O nome da operação, Alquimia, é uma alusão à obtenção do elixir da vida, um remédio que curaria todas as doenças, até a pior de todas (a morte), e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Uma das aquisições de livros, feita pela Prefeitura de Aroeiras, ocorreu justamente no período de combate ao Covid-19 e sob o pretexto de enfrentamento ao vírus.

                Será concedida entrevista coletiva às 10:00 horas, em conjunto com a CGU-PB e o MPF-PB, na nova sede da Polícia Federal, localizada em João Pessoa-PB, Rua Aviador Mário Vieira de Melo, conjunto João Agripino, às margens da BR-230.

                Com Informações de: Polícia Federal.

BRASIL - Moro pede demissão por discordar de Bolsonaro, diz Folha de SP

Presidente tenta convencer ex-juiz a mudar de ideia, segundo jornal.


               A Folha de São Paulo informou na tarde desta Quinta-feira (200423) que o Ministro da Justiça e da Segurança Pública, o ex-juiz Sergio Moro, pediu demissão ao presidente Jair Bolsonaro após discordar de uma mudança na chefia da Polícia Federal - PF.

               Ainda segundo a Folha, o presidente Bolsonaro tenta reverter a situação e convencer que Moro continue no cargo. 
               Não houve pronunciamento oficial até o momento.


               Com Informações de: Triângulo Notícias.

GOUVEIA-MG - Motociclista morre em acidente com caminhonete na MG-259

Acidente foi entre Gouveia e Presidente Juscelino nessa Terça-feira (21); motociclista de 28 anos morreu no local.


                Um motociclista de 28 anos morreu em um acidente com uma caminhonete na MG-259, entre Gouveia-MG e Presidente Juscelino-MG, na tarde desta Terça-feira (200421).

                Segundo a Polícia Militar, o motorista contou que o motociclista perdeu o controle em uma curva, bateu na lateral da caminhonete e depois em um barranco.

                Os bombeiros foram acionados, mas o homem não resistiu e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Diamantina-MG
                O motorista da caminhonete não se feriu.

BETIM-MG - CEMIG pagará reparação a família de trabalhador

O homem encostou acidentalmente uma trena na fiação de um poste.


               Os familiares de um homem que morreu eletrocutado enquanto fazia reparos em sua residência deverão receber, cada um, R$50.000,00 de indenização por danos morais, a serem pagos pela CEMIG. Além disso, a viúva do trabalhador e um dos filhos receberão uma pensão mensal da empresa. A decisão é da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG.

               O caso se deu na Comarca de Betim-MG. O falecido estava construindo um telhado para sua casa, quando, sem querer, encostou uma trena na fiação de um poste de luz e levou um choque fatal.

               A companhia recorreu da sentença de primeira instância, que havia fixado o valor da indenização em R$100.000,00 para cada membro da família.

               Um dos argumentos foi que não havia dever de reparar a viúva, pois ela não esteve envolvida direta ou indiretamente no acidente. A CEMIG alegou, ainda, que o acidente teve culpa concorrente da vítima, que foi desatenta ao trabalhar.


Irregularidade

               Ao analisar os autos, o relator, desembargador Alberto Vilas Boas, observou que havia irregularidade na fiação do poste e na distância entre o equipamento e a edificação. Ficou comprovado que a CEMIG tinha conhecimento da irregularidade e não fez nada para repará-la, conforme o voto do relator.

               Para ele, não resta dúvida da culpa da concessionária, em relação à imperícia e negligência quanto ao sinistro que vitimou o morador. No entanto, o magistrado reconheceu a existência de culpa concorrente porque, apesar de o imóvel ser próprio, a construção não foi regularizada pelo Município de Betim nem obedecia à legislação em vigor. Por esse motivo, determinou que o valor da indenização fosse de R$50.000,00 para cada familiar.

               O voto do relator foi acompanhado pelos desembargadores Washington Ferreira e Geraldo Augusto.

               Veja o acórdão - AQUI
               Acompanhe a movimentação - AQUI.

               Com Informações de:
TJMG - BETIM-MG.

BRASIL - Agricultores e professores contratados e muitos outros poderão receber auxílio emergencial

Senado Federal aprovou a mudança na lei. Decisão final é do presidente Jair Bolsonaro que pode sancionar ou vetar.


               O plenário do Senado Federal, em sessão remota, aprovou por unanimidade (81 votos) o texto substitutivo do PL 873/2020, que amplia o auxílio emergencial de R$600,00 previsto na Lei nº 13.982/2020 para categorias de trabalhadores ainda não contempladas e que tenham perdido renda em função da pandemia do novo Coronavírus.

               Com a decisão, o Congresso Nacional incluiu mais de 20 categorias na lista do benefício, entre eles extrativistas, assentados da reforma agrária, artesãos, profissionais da beleza (como cabeleireiros), ambulantes que comercializem alimentos, diaristas, garçons, motoristas de aplicativos, taxistas e catadores de recicláveis.

               O texto aprovado proíbe que instituições financeiras façam descontos ou compensações sobre o valor do auxílio emergencial, mesmo que o beneficiário esteja em débito com a Caixa Econômica Federal ou outra instituição responsável pelo pagamento do auxílio.

               O substitutivo proíbe a recusa de concessão do auxílio emergencial a trabalhador civilmente identificado sem CPF ou título de eleitor regularizado e estabelece, também, mecanismos de regularização do CPF.

               O projeto original é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e foi aprovado na casa por unanimidade. A proposta foi alterada na Câmara dos Deputados e, por isso, o texto substitutivo teve que voltar à apreciação do Senado. Com a nova votação no Senado, o projeto agora deve ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.


Novas Categorias Profissionais Incluídas

                Pescadores profissionais e artesanais, aquicultores, marisqueiros e os catadores de caranguejos.
                Agricultores familiares, arrendatários, extrativistas, silvicultores, beneficiários de programas de crédito fundiário, técnicos agrícolas, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.
                Trabalhadores das artes e da cultura, entre eles os autores e artistas, de qualquer área, setor ou linguagem artística, incluídos os intérpretes, os executantes e os técnicos em espetáculos de diversões.
                Cooperados ou associados de cooperativa ou associação de catadores e catadoras de materiais recicláveis, os cooperados ou associados de cooperativa ou associação.
                Taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativo, motoristas de transporte escolar, trabalhadores do transporte de passageiros regular, microempresários de vans e ônibus escolares, caminhoneiros, entregadores de aplicativo.
                Diaristas, cuidadores, babás.
                Agentes de turismo, guias de turismo.
                Seringueiros, mineiros, garimpeiros.
                Ministros de confissão religiosa e profissionais assemelhados.
                Profissionais autônomos da educação física, trabalhadores do esporte, entre eles atletas, paratletas, técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, árbitros e auxiliares de arbitragem, trabalhadores envolvidos na realização das competições.
                Barraqueiros de praia, ambulantes, feirantes, camelôs e baianas de acarajé, artesãos, expositores em feira de artesanato.
                Garçons.
                Manicures e os pedicures, cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, depiladores, maquiadores e demais profissionais da beleza.
                Empreendedores individuais das categorias de beleza, cosméticos, terapias complementares, arte-educação e de atividades similares.
                Empreendedores independentes das vendas diretas, ambulantes que comercializem alimentos, vendedores de marketing multinível e os vendedores porta a porta.
                Sócios de pessoas jurídicas inativas.
                Produtores em regime de economia solidária.
                Professores contratados que estejam sem receber salário.

               Com Informações de: Triângulo Notícias.

MINAS GERAIS - TJMG movimenta 4.886.383 de processos em trabalho remoto.


               O Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG executou 4.886.383 atos processuais realizados por magistrados e servidores desde 16 de Março, quando houve a opção pelo trabalho remoto, com atendimento presencial apenas em esquema de plantão e para medidas emergenciais.

               Esses números foram apurados até o dia 20 de Abril. Neste período, foram 4.036.476 movimentações específicas feitas por servidores em andamento processual com 467.070 despachos e 248.847 decisões e sentenças assinados por juízes e desembargadores.

               Foram distribuídas 127.347 novas ações, com 121.513 baixas e 12.477 audiências realizadas em Primeira e Segunda Instâncias.

               Diante dos elevados números alcançados, o 1º vice-presidente e presidente em exercício do TJMG, desembargador Afrânio Vilela, reconhece e cumprimenta magistrados, servidores e colaboradores pelo comprometimento com a causa pública, neste momento adverso que todos passam.

               O magistrado lembrou que há, inclusive, movimentações processuais e decisões em comarcas desprovidas de juízes titulares, o que demonstra o envolvimento de todos em prol da prestação jurisdicional célere. 

"Elas são atendidas pelo projeto Pontualidade"
               Explicou.

               O 1º vice-presidente e presidente em exercício, desembargador Afrânio Vilela, enfatizou a importância da informatização do Judiciário mineiro, tanto na área fim quanto na área meio, o que tem facilitado o cadastramento e a distribuição de feitos de forma eletrônica.

"Tal procedimento é fundamental para a dinâmica do trabalho remoto e da realização de sessões virtuais"
               Acrescentou.

               Um exemplo citado pelo desembargador ocorreu nesta Quarta-feira, (200422) quando da realização de uma sessão remota realizada pela Quarta Câmara Criminal com sustentações orais enviadas pelos advogados através de mídia digital. 
               O material foi acessado por todos os membros da Turma Julgadora.

"Equivale dizer que o Judiciário mineiro continua com suas portas abertas ao permitir o acesso à justiça pela sociedade mineira. Em razão de tudo isso, na condição de presidente interino, fica realçada a união dos integrantes do TJMG para ajudar na vitória dessa fase de enfrentamento da covid-19"
               Destacou.


Medidas urgentes

               Há plantão na secretaria do TJMG, nas secretarias de juízo e nos serviços auxiliares da direção do foro, com a finalidade de atender ao processamento e à apreciação das medidas urgentes e a outras necessidades relativas a serviços inadiáveis.

               Matérias urgentes, como habeas corpus e mandados de segurança, medidas liminares e de antecipação de tutela, comunicações de prisão em flagrante, pedidos de concessão de liberdade provisória, imposição e substituição de medidas cautelares diversas da prisão, decretação de prisão preventiva ou temporária, autorização de viagem de crianças e adolescentes e pedidos de acolhimento familiar e institucional, entre outros, são devidamente processadas.

               Os magistrados têm utilizado a tecnologia disponível para promover sessões de julgamento virtuais, bem como audiências e sessões de julgamento de processos com réu preso e aquelas destinadas a evitar perda ou perecimento de direito.

               As secretarias judiciárias, de primeira e segunda instâncias, funcionam exclusivamente para atendimento a medidas urgentes, das 11:00 às 17:00 horas, com um servidor atendendo presencialmente e os demais em home office. Excepcionalmente, o designado poderá atender a partes ou advogados mediante prévio agendamento.

               Nos Juizados Especiais, em sistema de rodízio, há atendimento de pedidos referentes a medidas urgentes, nos horários definidos pelo gestor. Os magistrados e supervisores devem permanecer em serviço na modalidade a distância, disponíveis para esclarecimentos e orientações no horário de funcionamento do expediente.

               Com Informações de:
TJMG - MINAS GERAIS.

BRASIL - Covid-19 chega a 2.906 mortes e recuperados são 25.300 casos

Casos confirmados no Brasil chega aos 45.757.


                 O número de mortes em razão da pandemia da Covid-19 chegou a 2.906, conforme balanço mais recente divulgado nesta Quarta-feira (200422) pelo Ministério da Saúde. Já os casos confirmados subiram para 45.757. O índice de letalidade ficou em 6,4%
                 O ministro da Saúde, Nelson Teich, confirmou que 25.300 pessoas conseguiram se recuperar da doença. 

                 O número de óbitos marcou um aumento de 6% em relação a Terça-feira (200421), quando foram registradas 2.741 vítimas de Covid-19. Já os casos confirmados representaram um crescimento de 6,2% sobre os dados de Terça-feira (200421), quando foram contabilizadas 43.079 pessoas infectadas pelo Coronavírus.

                 São Paulo concentra o maior número de falecimentos, sendo 1.134, quase três vezes o número do segundo colocado, o Rio de Janeiro que registrou 490 Casos de óbitos. 
                 Os estados são seguidos por Pernambuco com 282, Ceará com 233 e Amazonas com 207 óbitos.

Confira Lista dos Estados Brasileiros


Lista de Casos confirmados, por Estado Brasileiro (Ordem decrescente)

               15.914 - São Paulo;

Ainda,

               5.552 - Rio de Janeiro;
               3.910 - Ceará;
               3.298 - Pernambuco;
               2.479 - Amazonas;
               1.644 - Bahia;
               1.604 - Maranhão;
               1.313 - Espírito Santo;
               1.283 - Minas Gerais;
               1.195 - Pará;
               1.091 - Santa Catarina;
               1.063 - Paraná;

E ainda,             
 
               946 - Distrito Federal;
               923 - Rio Grande do Sul;
               646 - Rio Grande do Norte;
               479 - Amapá;
               438 - Goiás;
               301 - Paraíba;
               280 - Roraima;
               243 - Alagoas;
               223 - Rondônia;
               214 - Acre;
               206 - Piauí;
               183 - Mato Grosso;
               175 - Mato Grosso do Sul;
               117 - Sergipe;
        
Ainda,

               37 - Tocantins.

               
Lista de Óbitos confirmados, por Estado Brasileiro (Ordem decrescente)

               1.134 - São Paulo;

Ainda,

               490 - Rio de Janeiro;
               282 Pernambuco;
               233 - Ceará;
               207 Amazonas;

E ainda,

               66 - Maranhão;
               57 - Paraná;
               50 - Bahia;
               47 - Minas Gerais;
               43 - Pará;
               39 - Paraíba;
               37 - Santa Catarina;
               34 - Espírito Santo;
               29 - Rio Grande do Norte;
               27 - Rio Grande do Sul;
               25 - Distrito Federal;
               21 - Goiás;
               20 - Alagoas;
               15 Piauí;
               14 - Amapá;
               
Ainda,
                
               8 - Acre;
               7 - Sergipe;
               6 - Mato Grosso;
               6 - Mato Grosso do Sul;
               5 - Rondônia;
               3 - Roraima
               1 - Tocantins.

Primeira coletiva

                 O ministro da Saúde, Nelson Teich, participou de sua primeira coletiva e tratou dos planos da nova gestão da pasta. Ele declarou que o Brasil tem desempenho acima de outros países, como Estados Unidos, Itália, Alemanha e França, quando considerado o número de mortes por conta da Covid-19 em relação ao total da população.

                 Em relação ao isolamento social, ele afirmou que até o fim da semana a nova equipe deverá concluir ajustes às diretrizes definidas pela gestão de Luiz Henrique Mandetta para orientar estados e municípios a definir sua forma de distanciamento.

                 Pela recomendação já anunciada por Mandetta, considerando a incidência de casos e a capacidade de atendimento (de pelo menos metade dos leitos, disponibilidade de trabalhadores da saúde e insumos), seria possível migrar de um distanciamento “ampliado” para “seletivo”, com maior flexibilização e abertura de atividades econômicas.

“Afastamento é medida natural na largada. Mas não pode ficar sem um programa de saída. Vamos demorar um ano e meio para ter vacina. O país não pode sobreviver este período parado”
                 Opinou.

                 O novo ocupante da cadeira não adiantou o que deverá mudar, mas ressaltou que o Brasil demanda medidas específicas para cada local. 

“O Brasil é gigante e heterogêneo, não tem como uma diretriz não ser customizada para diferentes regiões do país. Qual é a estrutura de leitos, quantos por cento estão ocupados, como está a parte de recursos humanos?” 
                 Questionou, listando temas que devem ser considerados na adoção dessas medidas.

Informação

                 Uma outra frente de atuação da nova gestão será a coleta e análise de informação. Teich destacou que pelo fato da Covid-19 ser um fenômeno novo, há necessidade de conhecê-la para definir as respostas.

                 Ele adiantou que um banco de dados será criado com participação não somente do Ministério da Saúde como de outros ministérios, como Casa Civil

“Vamos buscar integração maior com outros grupos do governo para sistematizar da informação. A gente vai ter dados ligados a hospitais, estados. Tudo vai ser consolidado num programa ligado a vários ministérios”
                 Informou.

                 Nelson Teich apontou como “terceira frente” de sua gestão a viabilização da infraestrutura. Ele anunciou a chegada do general Eduardo Panzuello para a secretaria executiva e disse que a experiência do general será importante para agilizar as medidas em relação a insumos, remédios e equipamentos. 

Outras demandas

                 O novo ministro chamou a atenção também para o cuidado com outras doenças, que seguem ocorrendo e que demandam tratamento e estrutura para atendimento. Ele mencionou que pessoas com doenças crônicas estão tendo dificuldade de acesso ao sistema de saúde.

“Doentes com outras doenças, como câncer, não estão chegando [às unidades de saúde]. Tem pessoas morrendo em casa por infarto por que não vão ao hospital em tempo. É fundamental que a gente por mais eu foque na covid não esqueça as outras pessoas”
                 Ponderou.

                 Em razão do que chamou de “demanda reprimida” de casos “não-Covid-19”, quando o sistema se estabilizar pode ter uma segunda crise em razão da necessidade de dar vazão a esses casos que agora não estão procurando atendimento.

                 Edição: Denise Griesinger.

                 Com Informações de: Agencia Brasil.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS