PESQUISA NESTE SITE:

15 maio 2017

BARBACENA-MG - Colisão entre carreta e ônibus deixa mortos e feridos na BR-265

Um jovem de 29 anos, um homem de 41 e uma mulher de 46 morreram na hora. Segundo PMR, outros 30 passageiros ficaram feridos.



               Três pessoas morreram e 30 ficaram feridas após uma colisão entre um ônibus e uma carreta na BR-265, em Barbacena-MG, no Campo das Vertentes, por volta das 16:00 horas deste Domingo (170514). 

               O proprietário da Transur, José de Bessa Mansur, disse que gerentes da empresa e da companhia de seguro estão na cidade atendendo às demandas relativas ao acidente.

               Os mortos foram identificados no Instituto Médico Legal - IML de Barbacena na manhã desta Segunda-feira (170515) como um jovem de 29 anos, um homem de 41 anos e uma mulher de 46 anos. 

               Os três são naturais de São João del Rei-MG. Parentes ainda não foram ao IML para as providências de liberação dos corpos.

               De acordo com a Polícia Militar Rodoviária - PMR, o motorista de 30 anos da carreta com placas de Arcos-MG, que estava carregada com cimento a granel, contou que perdeu o freio quando estava descendo o trecho de serra, não conseguiu fazer a curva e invadiu a contramão.

               Ainda segundo o condutor da carreta, o motorista do ônibus, que saiu às 15:00 horas de São João del Rei com destino a Barbacena, tentou desviar, mas houve a batida na lateral. O ônibus e a carreta tombaram à margem da rodovia, na altura do Km 214.

               O Corpo de Bombeiros informou que alguns passageiros ficaram presos às ferragens. Segundo a PMR, dos 38 ocupantes do ônibus, três tiveram ferimentos graves e 27 ferimentos leves. Eles foram socorridos por ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e da Prefeitura de Barbacena para o Hospital Regional em Barbacena
               O motorista da carreta não teve ferimentos.

               Não foi possível apurar o estado de saúde do rapaz de 27 anos, da jovem de 26 anos e do idoso de 60 anos que tiveram ferimentos graves e outros três passageiros que estão no Hospital Regional
               Por uma decisão institucional, a unidade, que integra a Rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG não divulga informações sobre pacientes desde janeiro de 2017.

               De acordo com a PMR, o trânsito ficou em meia pista por cerca de quatro horas durante o atendimento e registro da ocorrência. Houve a perícia no local do acidente e os veículos foram removidos no fim da tarde de Domingo. 

               Os dois motoristas passaram pelo teste do etilômetro e ficou comprovado que eles não ingeriram bebida alcoólica.

               Quando o Registro de Evento de Defesa Social - REDS do caso for concluído, será enviado para a Delegacia de Trânsito de Barbacena, segundo a PMR.

               De acordo com o proprietário da TRANSUR, José de Bessa Mansur, o carro fazia a linha São João del Rei-Barbacena e tinha capacidade para 46 pessoas. 

               O cobrador não conseguiu terminar o registro de todos, por isso, a empresa confirma entre 25 e 30 passageiros. O motorista, de 35 anos, já teve alta e está em casa em estado de choque, segundo ele.

"O relato que nosso gerente ouviu 
é que o ônibus tinha parado 
para o embarque de um passageiro 
e tinha acabado de voltar à pista 
quando o motorista percebeu 
a carreta vindo na contramão.


O motorista disse que desviou 
para o acostamento 
e até para fora da pista, 
mas que não foi possível
impedir o choque"
               Explicou Mansur.

               Segundo ele, dois gerentes de Juiz de Fora-MG e um de Barbacena, além de representantes do seguro, estão mobilizados para o atendimento e as providências. 

"Uma equipe da companhia de seguro está acompanhando os feridos. Nossos gerentes também estão lá para verificar os danos e as perdas de cada um. Além disso, assinei a autorização para a funerária fazer o traslado dos corpos conforme as orientações das famílias"
               Disse.

               José Mansur explicou que, após ser periciado no local do acidente, o ônibus chegou na madrugada de Segunda-feira (170515) à garagem da empresa em Juiz de Fora

"O veículo deu perda total 
e ficará guardado à espera
das orientações da polícia, 
para algum procedimento complementar"
               Ressaltou.

               Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Prefeitura em parceira com o governo do Estado oferece Curso de Capacitação

SINE oferece curso de Assistente de Manutenção Predial.
O curso é gratuito e tem carga-horaria de 140 horas.


              A Prefeitura Municipal de Unaí-MG em parceria com o Governo do Estado oferece curso de capacitação de mão de obra.

              Estar desempregado e ter concluído o ensino médio, esses foram os pré-requisitos exigidos dos 22 jovens, que começaram hoje no SINE o Curso de Assistente de Manutenção Predial.

              Presentes na aula inaugural, Cláudia Oliveira, Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania; e o prefeito Branquinho
              O prefeito deu as boas-vindas aos alunos sugerindo empenho de todos para aproveitarem da melhor maneira possível a oportunidade de aprender.

              O curso que é gratuito tem carga-horário de 140 horas e vai se estender até o dia 4 de julho, com aulas de 13 às 17 horas, de Segunda à Sexta-feira.

              Ao final os alunos estarão aptos a promover reparos elétricos, hidráulicos, sanitários e de alvenaria em edificações. 
              O curso compõe-se de aulas teóricas e práticas.

              Informações sobre novos cursos podem ser obtidas no próprio SINE: 3677-2086.



              Com Informações de:
Assessoria de Comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

MONTES CLAROS-MG - Especialistas visitam cratera aberta na zona rural e analisam riscos

Geóloga e espeleologista foram até o local nesta Segunda-feira (170515); profissionais afirmam que buraco é uma caverna comum na região.


              Uma equipe de pesquisadores visitou uma cratera recém-descoberta por moradores da Comunidade de Cana Brava, na zona rural de Montes Claros-MG. Uma geóloga, um espeleologista e engenheiros da Defesa Civil foram até o local na manhã desta Segunda-feira (170515) para avaliar que riscos o buraco pode oferecer. 

              Para os especialistas, o tipo de erosão, que já tem 13 metros de profundidade, é um fenômeno natural no Norte de Minas e pode crescer ainda mais.

              A cratera era uma rachadura pequena e cresceu após as chuvas fortes do mês de fevereiro, segundo os moradores da comunidade. Eles procuraram a Defesa Civil em busca de orientações. O órgão preparou um laudo que encaminhava o caso a especialistas e a visita foi feita em conjunto pelos pesquisadores.

              O espeleologista e a geóloga concordam que o buraco se trata de uma caverna, antes coberta pela terra que acabou cedendo. 

“O Norte de Minas todo está 
sob rochas calcárias. 
A ocorrência de cavernas 
e sumidouros é relativamente comum 
e vem através do fenômeno de dolinamento, como é o caso em questão. 

As pessoas geralmente não têm acesso a estes buracos 
porque aparecem nas zonas rurais, 
em locais isolados, 
mas é algo comum”
              Explica Eduardo Gomes, espeleologista.

              O aparecimento repentino da cratera, de acordo com Eduardo, também tem explicação. Para o especialista, a erosão começou no subterrâneo e as águas das chuvas levaram a terra que ficava sob o buraco. 

“O fluxo da água superficial, 
em decorrência das chuvas fortes, 
provocou infiltração na terra 
que estava sob a caverna. 
Por isso houve o desmoronamento 
de forma muito intensa”
              Afirma.

Análise do solo

              A geóloga Maria Geralda Benedito foi a responsável por fazer as medições do buraco, de 13 metros de profundidade e dois de largura. A análise do solo dentro da cratera também foi feita. 

“Podemos ver que as fendas 
já existiam e a chuva fez 
com que a terra desmoronasse. 

Estamos em uma dolina 
que é recarga de um aquífero. 
Está seco porque é muito profundo. 

Neste local, não se pode jogar lixo, deve-se isolar o local 
e durante as chuvas pode ser 
que mais terra desmorone 
para dentro da dolina”
              Avalia.

              Maria Geralda não acredita que a fenda possa ter um crescimento excessivo. 

“Não tem necessidade 
de muita preocupação. 
É um fenômeno natural. 
Como a região é pouco chuvosa, 
provavelmente a caverna 
não deve aumentar muito. 
Tudo depende do volume de chuvas”
              Diz a geóloga.

              O engenheiro da Defesa Civil, Edvaldo Ferreira, foi o responsável pelo primeiro laudo emitido pelo órgão. Em entrevista ao G1, o profissional demonstrou estar preocupado com o aparente sumidouro. Após a avaliação dos especialistas, ele acredita que o fenômeno seja sim natural.

“Existe a necessidade de isolarmos 
a área para que não exponha ninguém a riscos. 

Agora que os especialistas 
fizeram os estudos, 
vamos deixar a natureza agir. 

A equipe de pesquisadores 
disse que a água deve adentrar 
à caverna para reabastecer os lençóis, 
então só temos que proteger 
para não ter queda de animais 
ou de pessoas”
              Observa.

              Com Informações de: G1.

PIRAPORA-MG - Quatro pessoas são detidas por tráfico de drogas

Denúncia anônima informou à polícia sobre a venda de entorpecentes no Bairro Santos Dumont; foram apreendidas drogas, dinheiro, celulares e uma faca.


              Quatro pessoas foram detidas na noite desse Domingo (170514) por envolvimento com o tráfico de drogas em Pirapora-MG, no Norte de Minas

              Segundo a Polícia Militar, uma denúncia informou a polícia sobre a existência de um ponto de venda de entorpecentes no Bairro Santos Dumont.

              Militares foram até o imóvel e encontraram dois adolescentes, de 16 e 17 anos, e ainda dois homens, de 25 e 32 anos. Com eles foram apreendidas 18 buchas de maconha, R$399,00, celulares e uma faca.

              Todos foram detidos e levados à delegacia da cidade junto ao material apreendido.

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Após ataque de hacker, beneficiários do INSS reclamam de falta de atendimento

Ciberataque mundial atingiu ao menos 150 países na última sexta-feira (12); INSS informou que agências abriram normalmente e que o sistema está sendo reiniciado aos poucos.


             Após o ciberataque mundial que atingiu ao menos 150 países na última Sexta-feira (170512), os beneficiários que procuraram o INSS em Montes Claros-MG, nesta Segunda-feira (170515), reclamaram de falta de atendimento. 

             A dona de casa Gracineide Teixeira tem uma filha com síndrome de down e procurou o órgão para requerer os direitos da menina. 

“Eles falaram que estão fora do ar 
e pediram para voltar na quarta-feira, pra ver se normalizou”
             Diz.

             O aposentado Flaudenir também voltou pra casa sem conseguir atendimento. 

“Eu estive aqui sexta-feira 
e não consegui resolver, 
porque o sistema estava fora do ar 
e mandaram voltar hoje. 
Estou aqui novamente 
e continua fora do ar, 
com previsão de voltar 
na quarta-feira”
             Afirmou Flaudenir José da Silva.

             Em nota, o INSS informou que as agências abriram normalmente nesta Segunda-feira (170515), mas que o sistema está sendo reiniciado aos poucos, o que pode ocasionar atrasos pontuais nos atendimentos. O INSS esclareceu ainda que, em alguns casos, os processos estão sendo feito manualmente.


“Hoje, o INSS mantém o serviço normalmente e orienta os agendados da última sexta-feira (12) 
a entrarem em contato pelo telefone 135 
para receberem as devidas orientações. 
A central de atendimento 
também entrará em contato 
com os segurados”
             Diz a nota.

             Ainda de acordo com o órgão, o sistema não foi infectado e os dados dos seguradores estão resguardados. Apenas as informações salvas no desktop das máquinas atingidas foram criptografadas.

O ataque

             O ciberataque mundial iniciado na Sexta-feira (170512) deixou 200 mil vítimas, principalmente empresas, em ao menos 150 países.

             O ataque foi feito por um vírus de resgate, um ransomware. Ele embaralha os arquivos do computador, impedindo seu funcionamento normal. Para restaurar os arquivos e recuperar o sistema, a vítima precisa fazer um pagamento. Imagens do vírus divulgadas na sexta-feira indicavam que a praga estava pedindo US$300 (cerca de R$950,00, mas os valores têm variado) para serem pagos pela criptomoeda anônima Bitcoin (que dificulta o rastreamento realizado por autoridades) até uma data limite.

             Com Informações de: G1.

MIRABELA-MG - Idosa, de 88 anos, e filho são rendidos dentro de casa por três homens encapuzados

Bandidos ameaçaram as vítimas pedindo por dinheiro; Polícia Militar fez rastreamento, mas até o momento ninguém foi preso.


              Uma idosa de 88 anos e o filho dela, de 58 anos, foram rendidos dentro de casa por três criminosos encapuzados na noite desse Domingo (170514), no Povoado de Muquem, em Mirabela-MG

              De acordo com a PM, as vítimas foram ameaçadas durante crime; um dos bandidos estava armado com uma espingarda e exigiu dinheiro.

              O homem contou para a polícia que um dos criminosos chegou a dizer que machucaria a mãe dele, caso não entregasse o dinheiro. Eles fugiram levando R$150,00 e um cartão bancário.

              A polícia faz rastreamento, mas até o momento ninguém foi preso.

              Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Sedia reunião do Circuito Turístico Noroeste das Gerais

Unaí será inserido no Mapa do Turismo Brasileiro.
Prefeito Branquinho assinou termo de adesão.


              Representantes de 15 municípios do Circuito Turístico Noroeste das Gerais estiveram reunidos em Unaí-MG (no UAI - antigo Clube do Sesi), nesta Sexta-feira (170512), para discutir a reativação da associação que representa o circuito. 

              Gestores da associação vieram passar informações aos municípios sobre como devem agir para explorar seu potencial turístico e fazer captação de recursos nos governos federal e estadual, a fim de fomentar o segmento.


              A reativação da Associação Circuito Turístico Noroeste das Gerais é necessária para que os municípios membros sejam habilitados a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro
              Estar no mapa é condição essencial para captação de recursos nas esferas estadual e federal de governo.

              Na segunda quinzena de junho, todos os municípios deverão estar com seus planos e documentação prontos para conseguirem habilitação no Mapa do Turismo

"O mapa é uma ferramenta 
utilizada pelo governo federal 
para direcionamento de políticas públicas voltadas para o turismo.
O governo mapeia o que precisa ser desenvolvido no município e direciona recursos para a execução. 

Por isso, o município precisa estar habilitado para receber esses recursos e desenvolver as ações"
              Explica o gestor executivo da associação, Ígor Araújo Diniz.

              O gestor esteve em Unaí-MG nesta Sexta-feira coordenando a oficina de instrumentalização de destinos turísticos, com o objetivo de fazer os agentes municipais pensarem o que os municípios têm para ofertar, o que existe para desenvolver e o que já têm pronto para explorar.

              Em Unaí, cavernas, cachoeiras, museu, tecelagem, festas, manifestações culturais são atrativos que podem ser registrados como bem material ou imaterial.

              A secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, entende que o setor precisa estar estruturado para conseguir aproveitar as oportunidades. A reativação do Conselho Municipal de Turismo e a organização do Fundo Municipal de Turismo estão entre as metas que precisam ser superadas para atingir o objetivo final, de acordo com Luciana.


"Várias festas são atrativos turísticos de Unaí e precisam entrar no mapa. 

Porém, a realização da maioria dessas festas não passa pela Secretaria de Cultura e Turismo. 

Precisa haver um alinhamento com o poder público, porque só assim elas passam a figurar oficialmente. 

Elas não têm nada a perder, e a parceria pode atrair recursos (Estadual e Federal) 
e mais visitantes"
              Assinala a secretária de Cultura e Turismo.

              A partir de junho, quando for reformulado o Mapa do Turismo, o Circuito Noroeste das Gerais será o maior do Estado de Minas Gerais em número de municípios-membros e em extensão territorial.


Branquinho assina termo de adesão

              Durante a reunião, o prefeito José Gomes Branquinho assinou um termo de adesão de Unaí ao circuito.

              O prefeito aproveitou a oportunidade para convidar os presentes (e levarem o convite para os respectivos municípios) para a reunião da AMNOR que será realizada em Unaí, no dia 25 de maio, com a presença de diversas autoridades.

              Dois temas vão dominar a pauta da reunião: a construção do Hospital Regional de Câncer e a consolidação do campus da UFVJM, ambos em Unaí-MG.

              Branquinho ressaltou que, embora sejam obras e projetos unaienses, se trata de duas causas de abrangência regional que precisam do apoio de todos os municípios, porque todos poderão ser beneficiados em caso de concretização dos projetos do hospital e da universidade pública federal.


              Com Informações de:
Assessoria de comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

MONTES CLAROS-MG - Motociclista é atingido por caminhão e arrastado por dois quilômetros na BR-135

Motociclista, de 39 anos, foi socorrido pelo SAMU em estado grave a um hospital de Montes Claros; ele tentava entrar em uma estrada vicinal, quando foi atingido.


              Um motociclista de 39 anos ficou ferido em um acidente, na manhã desta Segunda-feira (170515), na BR-135, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, em Montes Claros-MG

              De acordo com a PRF, um caminhão bateu na lateral da moto e a vítima foi arrastada por aproximadamente dois quilômetros.

              Ainda de acordo com a polícia, o caminhão, com placas de Itapetininga-SP, seguia no sentido Bocaiuva-MG para Montes Claros-MG quando atingiu o motociclista, que tentava entrar em uma estrada vicinal próximo a um trevo. 

              Segundo o SAMU, o homem foi socorrido com ferimentos graves e encaminhado ao Hospital de Montes Claros. O G1 não conseguiu o estado de saúde dele.

              O caminhoneiro não ficou ferido e fez o teste do bafômetro, que deu negativo. A pista ficou interditada durante o socorro, mas já foi liberada.

BR-365

              Na BR-365, próximo ao povoado de Canto do Engenho, uma mulher, de 21 anos, e um homem, de 37 anos, ficaram feridos em um acidente envolvendo uma moto e um carro, na manhã desta segunda. 

              Segundo as primeiras informações do Samu, as vítimas estavam na motocicleta e foram socorridas até um Hospital de Montes Claros.

              Com Informações de: G1.

UNIVERSAL - 15 de Maio: Dia Internacional da Família

O Dia Internacional da Família é comemorado anualmente em 15 de maio.


              Esta data homenageia a instituição familiar, um núcleo essencial para a formação moral de todos os indivíduos.

              Vale lembrar que família é o grupo de indivíduos que protegem, cuidam e amam você. Uma família pode ser formada por diferentes membros, não apenas um pai, uma mãe, por exemplo. Existem famílias com pai, mãe, irmãos, tios, tias, avós e etc.

Mensagens para o Dia Internacional da Família

“Existem no mundo diferentes famílias. Família grande, família pequena… Família com pai, mãe e filhos, família com casal e um cachorro, família com pai e filhos, família com mãe e filhos, família em que os avós são os pais, família de sangue, e família de coração".

              "A família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos. Não é à toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é a família senão vários galhos unidos pela mesma raiz, e sustentados por um tronco comum, que precisa ser forte para suportar as intempéries da vida”.


Origem do Dia da Família

              O Dia Internacional da Família foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, durante reunião feita em 20 de setembro de 1993. 
              A data foi celebrada pela primeira vez em 1994.

Com o Dia da Família as Nações Unidas procuram:

              Divulgar a importância da família na sociedade;
              Sublinhar o caráter basilar da família na educação das crianças;
              Passar mensagens de amor, respeito e união, elementos essenciais para o relacionamento de todos os componentes da família;
              Alertar a sociedade para os direitos e responsabilidades das famílias;
              Sensibilizar os cidadãos para as questões sociais, econômicas e demográficas que afetam a família;
              Sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de família que existe, sendo todas completamente legítimas.

              Com Informações de: Calendarr.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS