PESQUISA NESTE SITE:

19 setembro 2018

UNAÍ-MG - CAPS fala sobre suicídio com militares do 28º BPM,

"Por que devemos falar sobre suicídio para profissionais da segurança pública?" 

                Foi esse o tema central que serviu como fio condutor da palestra da psicóloga Gildete Felisberto da Silva proferida no auditório do 28º Batalhão da Policia Militar, na manhã desta Terça-feira (180918), em Unaí-MG

                A palestra é uma das atividades do Setembro Amarelo, sensibilização para prevenção ao suicídio, e foi uma iniciativa do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS da Prefeitura Municipal de Unaí

                A coordenadora do CAPS, Karita de Oliveira, e parte da equipe estiveram presentes. 
                Cerca de 60 policiais militares assistiram à palestra.

                Ao iniciar a palestra, a psicóloga explicou que o fator de risco para suicídios atinge pessoas de todas as profissões e das mais variadas idades, mas que policiais militares fazem parte de um grupo de risco para desenvolvimento de problemas psíquicos, em razão da natureza do trabalho e das pressões a que estão sujeitos no dia a dia.

"O policial precisa garantir a ordem pública, dar exemplos de conduta e de comportamento, trabalhar no limite, e ainda lidar o tempo todo com a vida (sua e dos outros) nos seus mais variados aspectos. 
E tudo isso sob muita pressão. 
E o sofrimento dos policiais brasileiros ainda é invisível aos olhos dos gestores. 
Há pouco investimento na saúde mental desses agentes"
                Ressaltou Gildete.


                O transtorno mental grave é a principal causa de suicídios no mundo. E, segundo especialistas, o problema tem tratamento, desde que se busque o atendimento especializado adequado e em tempo hábil. 

                No sistema público municipal, o CAPS oferece o atendimento multiprofissional, incluindo médico psiquiatra e psicólogo, para abrandar a dor e o sofrimento do portador do transtorno mental.

                A palestrante exibiu dados de pesquisa realizada na Polícia Militar do Rio de Janeiro e focalizou três casos de suicídio na corporação: dois homens e uma mulher. 
                Ela sublinhou a proporção dos casos em análise para ressaltar que o suicídio atinge mais homens do que mulheres e argumentou:

"Por questão de imposições culturais, as mulheres falam mais de seus problemas, desabafam mais. 
Os homens precisam mostrar o tempo todo que são fortes. Eles sufocam a dor, o sofrimento, escondem os problemas. São muitas vezes dores mascaradas, camufladas, que ficam invisíveis aos olhos da própria família. A mulher não. 
Ela chora, desabafa, busca ajuda".

                Depois de exibir os casos, a palestrante propôs uma reflexão ativa. A resposta foi a interação com a plateia e participação expressiva dos militares. 
                Ao final, a música de Roberto Carlos 
"É preciso saber viver" foi cantada e tocada ao violão. 

Sinais


                A palestrante disse que colegas de trabalho, amigos, familiares são peças-chave para ajudar a vítima de transtorno mental que pode estar a caminho do suicídio. 

                Segundo ela, antes de dar cabo da própria vida, a pessoa emite sinais, para os quais é preciso ficar muito atento. 

"Precisamos saber ler esses sinais e criar uma rede de apoio à pessoa, oferecer ajuda profissional o quanto antes"
                Alerta.

                Na opinião da psicóloga, alguns mitos devem ser desconstruídos, para que a ajuda se efetive e a pessoa seja encaminhada para o tratamento. Um dos mitos é de que não se deve falar sobre suicídio, deve calar-se. 

"Discordamos disso. 
Deve-se falar sim. 
E falar muito. 
Mostrar que a pessoa não está sozinha, oferecer ajuda, dar o apoio de um ombro amigo e propor o atendimento profissional"

                O outro mito a ser desconstruído, segundo a palestrante, é o senso comum de que psiquiatra é médico de louco. 

"O psiquiatra é médico como os outros médicos. 
E, como os outros médicos, ele faz o diagnóstico do problema da pessoa e receita o medicamento. 
Tudo natural".

                Contra mitos e a favor da vida, Gildete afirma a necessidade de se criar uma rede de proteção em torno da pessoa acometida por transtornos mentais. 

"Se alguém ameaça tirar a própria vida, leve a sério e procure ajuda profissional para tratá-la"

                Adverte a psicóloga, que exibiu a seguinte frase para a plateia: 

"Suicídio não é drama, não é pra chamar a atenção, não é falta de Deus. 
E muito menos, frescura. 
Suicídio tem base em dores e sofrimentos reais, concretos"

CAPS

                Ao final da palestra, a coordenadora do CAPS, Karita Rosa de Oliveira, explicou o funcionamento da unidade em Unaí e a colocou à disposição para atendimento e acompanhamento das pessoas com transtornos.

                Explicou que ainda há muito desconhecimento e preconceito com relação à saúde mental, mas que o CAPS procura trabalhar toda a rede de saúde para o primeiro atendimento ao necessitado, principalmente em casos de emergência que chegam ao serviço de Pronto-Atendimento - PA do Hospital Municipal de Unaí - HMU.

                O Centro de Atenção Psicossocial de Unaí é um serviço de saúde especializado que funciona integrado à rede de Saúde Pública Municipal.

                A unidade possui equipe multiprofissional, médico psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social, entre outros, que atende portadores de transtornos mentais graves e persistentes, bem como doentes crônicos incapacitados e com a qualidade de vida afetada.

Endereço do CAPS

                O CAPS fica na Avenida Transamazônica, 395, Bairro Divineia
                Funciona de Segunda a Sexta-feira, das 7:00 às 17:00 horas. 
                O Telefone é o 3677-2741.


               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Família unaiense receberá R$60.000,00 em indenização pela morte de criança que morreu afogada em clube

Clube ainda deverá pagar pensão até idade que criança completaria 65 anos. Afogamento foi em 2012, quando criança tinha um ano de idade.


                 A família de uma criança que morreu afogada na piscina de um clube de Unaí-MG, no Noroeste do Estado, deverá ser indenizada por danos morais e materiais, e o estabelecimento deverá ainda pagar uma pensão mensal. 

                 O julgamento foi realizado em maio deste ano e a informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça, nesta Quarta-feira (180919).

                 De acordo com as informações do TJMG, a indenização é de mais de R$60.000,00 e o valor da pensão irá variar de 1/3 do salário mínimo, no período em que a vítima estaria entre os 18 e os 25 anos, a 1/6 do salário mínimo, até a data em que a vítima completaria 65 anos, ou até a morte de quem moveu o processo. 
                 A Justiça entendeu que houve culpa tanto do clube quanto dos pais da criança.

                 O afogamento aconteceu em Outubro de 2012, por volta das 19:00 horas, quando a criança tinha um ano de idade.


                 De acordo com os dados do Tribunal, a criança se afogou ao passar por um espaço da tela de proteção e cair na piscina do clube, em horário em que as dependências já estavam fechadas. Na decisão, o Superior Tribunal de Justiça reforçou que os estabelecimentos que exploram atividade de piscina possuem responsabilidade presumida na ocorrência de acidentes.

                 O G1 entrou em contato com advogado da família, mas ele não quis comentar sobre o caso, e a família não foi localizada. 

                 O advogado do clube confirmou as informações postadas pelo Tribunal de Justiça. O processo já transitou em julgado e teve baixa definitiva na Comarca de Unaí.


                 Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Agressor de Bolsonaro é ouvido novamente pela Polícia Federal [11]

Adélio Bispo de Oliveira está no presídio federal de Campo Grande-MS. Primeiro inquérito está em fase de conclusão.

                   O delegado Rodrigo Morais da Polícia Federal - PF de Belo Horizonte-MG, responsável pelo inquérito que investiga o atentado contra o deputado federal Jair Bolsonaro – candidato à Presidência da República pelo PSL – disse por telefone ao G1 nesta Terça-feira (180918) que esteve em Campo Grande-MS para ouvir o depoimento de Adélio Bispo de Oliveira, suspeito de esfaquear o presidenciável no dia 6. 
                   Esta é a terceira vez que a PF interroga Adélio.

                   Adélio foi transferido para presídio em Campo Grande dois dias após o ataque em Juiz de Fora-MG, na região da Zona da Mata mineira. Jair Bolsonaro segue internado na Unidade Semi-intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Material periciado


                   Segundo Morais, todo material recolhido até agora, como notebook, celulares, documentos e computadores de uma lan house, continuam sendo periciados na superintendência da PF, na capital mineira.

                   Ainda de acordo com o delegado, os trabalhos estão em andamento e o primeiro inquérito, que descarta a participação de outros suspeitos no dia do ataque, já está em fase de conclusão.

                   Além disso, o delegado afirmou que nesta semana outro inquérito será instaurado para investigar como a ação criminosa foi planejada e se houve ajuda de outras pessoas.

                   O agressor de Bolsonaro foi indiciado no dia 7 pela PF pelo crime de "atentado pessoal por inconformismo político" com base no artigo 20 da Lei de Segurança Nacional.

O ataque

                   Bolsonaro levou uma facada enquanto participava de uma caminhada no Centro de Juiz de Fora. Logo após o ataque, ele foi levado à Santa Casa de Misericórdia da cidade.

                   O hospital informou que ele deu entrada na emergência com uma "lesão por material perfurocortante na região do abdômen".


                   Logo após o ataque, Adélio disse que tinha agido a "mando de Deus".

ACOMPANHE O CASO:
Matéria [10] - 180917AQUI.
Matéria [12] - 180920 - AQUI.

                   Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Lançamento da 12ª Primavera no "Museu celebrando a Educação"

                  A 12ª Primavera dos Museus abriu oficialmente suas atividades nesta Segunda-feira (180917), em Unaí-MG
                  Até a próxima Sexta-feira (180921), o Museu Municipal Maria Torres Gonçalves exibe atividades de música, teatro, sarau literário, cinema e visitação. 

                  O tema a ser abordado este ano, principalmente com a comunidade escolar, é "Museu celebrando a educação". A proposta para realização do evento é do Instituto Brasileiro de Museus
                  O Museu de Unaí é cadastrado no IBRAM.

                  Nas manhãs, 9:00 horas e nas tardes 14:30 horas, de Segunda a Sexta-feira, o Museu Municipal receberá cerca de 80 alunos em cada turno para assistirem à palestra sobre preservação do patrimônio cultural "Patrimônio, porque preservar – workshop cultural", ministrada por diretor da Biblioteca Pública

                  Devem passar pelo museu nos próximos dias alunos das Escola Vigários Torres,
Escola Domingos Pinto,
Escola Jovelmira Vasconcelos
,
Escola Virgílio Melo Franco,E entidades, como a CEPASA.

                  O museu também estará aberto todas as noites as 20:00 horas, para receber espetáculos de música:
Segunda-feira (17), visitação noturna, 
Terça-feira (18), sarau literário,
Quarta-feira (19), Teatro,
Quinta-feira (20), Cinema,
Sexta-feira (21), Paralelamente, visitação à exposição permanente de material histórico e cultural de Unaí.

                  A abertura oficial da 12ª Primavera dos Museus em Unaí-MG foi nesta Segunda-feira (180917), às 20:00 horas. 
                  Na sequência, show musical com Marquinhos BH, exposição dos artistas plásticos alunos do CEPASA e celebração do registro da Associação dos Amigos do Museu de Unaí-MG.

                  O Museu Municipal Maria Torres Gonçalves fica na Rua Dr. Joaquim Brochado, 197, Bairro Capim Branco. Telefone é o 3677-5647.

                  Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Quatro foragidos de presídio em Goiás são presos após cometerem vários roubos

Criminosos fugiram do presídio de Luziânia na última Segunda-feira (10). Eles roubaram fazendas e carros no Noroeste de Minas.

                    Quatro foragidos da Justiça, com idades entre 23 e 29 anos, foram presos em Unaí-MG, no Noroeste de Minas, nesta Terça-feira (180918). Eles fugiram do presídio de Luziânia-GO na última Segunda-feira (180910) e foram encontrados em uma casa no Bairro Canaã após denúncias anônimas. 
                    Segundo a Polícia Militar, os criminosos cumprem pena por homicídios e roubo.

                    Ainda de acordo com a PM, eles alugaram a casa na cidade desde a última Quinta-feira (180913) e confessaram que cometeram vários roubos na região durante esse período. 

                    Em um dos casos, os criminosos invadiram uma fazenda, fizeram os moradores reféns e fugiram levando um carro. Outros dois veículos também foram roubados pela quadrilha em Unaí e Paracatu-MG.

Dez presos fogem após briga no presídio de Luziânia

                    No imóvel, a polícia apreendeu uma arma, R$200,00, cinco celulares, um relógio, três anéis, uma corrente e pingente de ouro, chumbinho e pólvora, uma calça jeans e uma jaqueta. 

                    A polícia acredita que todos os objetos são produtos de roubo. Os quatro foragidos foram encaminhados para a Delegacia de Unaí.

Fuga

                    Os detentos fugiram do presídio de Luziânia-GO, no Entorno do Distrito Federal, após uma briga entre os internos. Além dos quatro que foram capturados em Unaí, outros seis homens também fugiram.

                    A briga começou durante uma revista no pátio da unidade depois que agentes encontraram um buraco na parede do banheiro de uma cela. 

                    De acordo com a diretoria, dez internos que se envolveram na confusão foram levados para a escola que fica dentro do presídio, onde serraram a grade e conseguiram fugir.

                    Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - SEMED em tempos de sustentabilidade; ordem agora é recuperar ventiladores e bebedouros

                 Fiel à proposta de revisão de valores e atitudes dentro dos seus domínios, a Secretaria Municipal da Educação - SEMED em Unaí-MG, aposta em ações de sustentabilidade para elevar e valorizar os conceitos de reutilizar, reciclar e reaproveitar. 

                 Depois de (re)aproveitar madeira de demolição e rejeitos de construção para construir bancos de refeitórios para as escolas, requalificar carteiras de madeira quebradas e velhas, a ordem agora é recondicionar ventiladores e bebedouros.

                 A diretriz foi passada para todas as escolas da rede municipal, segundo o secretário Geraldo Magela da Cruz. O modelo de sustentabilidade desejado, na opinião do secretário, vai na contramão da política consumista do "estragou, joga fora"
                 Jogar fora resulta no enchimento do terreno do aterro do lixo, tornando-o cada vez mais inviável.

"Tudo o que for possível recuperar, reutilizando peças que ainda servem, vamos fazer. Nem que tenhamos de usar peças de dois, três ventiladores para recuperar um, vamos fazer"
                 Afirma o secretário. 

                 Já as carcaças inservíveis serão descartadas no Ecoponto da Associação dos Comerciantes de Eletroeletrônicos e Lâmpadas de Unaí - ACELU
                 De lá, seguem para algum programa de reciclagem.

                 Para recondicionar bebedouros e, principalmente, ventiladores, o município conta com o apoio do eletricista Ivan Ribeiro Martins
                 Ivan é eletricista de manutenção, mas disse estar engajado no programa. 

"Não é atribuição do meu cargo, mas se eu sei fazer e posso fazer, quero ajudar. É a forma que encontrei de me engajar nesse programa e também ajudar a administração municipal"
                 Afirmou Ivan, eletricista desde 1982 e efetivo nos quadros da PMU desde 2003. 

                 Ele usa uma bancada na sede da Secretaria da Educação para o trabalho com os ventiladores e bebedouros.

                 Responsável pela manutenção da rede elétrica nas escolas e unidades da educação municipal, Ivan disse que outra ação importante no setor é a substituição das lâmpadas fluorescentes antigas pelas modernas de led. 

                 O eletricista explica que as novas lâmpadas são mais econômicas, duráveis e eficazes. E, na relação custo-benefício, vão resultar em economia para a Prefeitura.

Madeira


                 A primeira ação dentro da filosofia de sustentabilidade praticada na SEMED foi a reutilização de madeira de construção (fruto de demolição e rejeito). 

                 Nas mãos de hábeis e competentes marceneiros da Prefeitura, viraram bancos nos refeitórios das escolas municipais. A marcenaria da PMU funciona na garagem do Bairro Jacilândia

                 É lá também que são reformadas e requalificadas carteiras, armários e outros móveis que servem escolas e outros órgãos municipais.

                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS