A Encoprese tem sido causa de baixa estima e isolamento de muitos homens ou mulheres no Brasil. Incontinência fecal pode ser ocasionada por diferentes fatores, e pode ser tratada.
ENCOPRESE
Encoprese é a dificuldade de controlar o esfíncter anal para a eliminação de fezes, voluntária ou não, em que eventualmente podem-se sujar as roupas do indivíduo.
É uma desordem de causa fisiológica ou emocional, que pode ocorrer tanto em adultos como em crianças, e é mais frequente nos indivíduos de sexo masculino.
Nas crianças a causa geralmente é psicológica, podendo estar ligada ao medo, ao estresse, a raiva e angústia. Já nos adultos, relaciona-se com obstipação, hemorróidas, uso de laxantes, entre outros. Encoprese é a Incontinência Fecal - IF.
O QUE É INCONTINÊNCIA FECAL?
Incontinência Fecal - IF é a perda involuntária de fezes pelo ânus, ou seja, quando a pessoa perde a capacidade de controlar, segurar as fezes até que chegue ao banheiro.
A IF atinge pessoas de todas as faixas etárias e de ambos os sexos.
No entanto, os casos em mulheres são predominantes, em parte por causa do trabalho de parto, em que ocorre um estiramento do nervo pudendo.
A perda involuntária de fezes representa um grande impacto negativo na qualidade de vida das pessoas que a apresentam, atingindo a vida profissional e social levando a baixa estima e muitas vezes ao isolamento social.
OS IMPACTOS DA INCONTINÊNCIA FECAL
Em crianças:
A incontinência fecal, também conhecida como encoprese, atinge crianças com quatro anos ou mais, idade na qual já é esperado que a criança tenha adquirido o controle esfincteriano.
As crianças terão que enfrentar situações indesejadas como, por exemplo, o medo de serem descobertas, vergonha, perdas da auto-estima e da confiança, redução nas atividades físicas e sociais, interrupção do sono, medo de sofrerem agressões verbais e/ou físicas por um membro da família.
A IF não atinge apenas a rotina da criança, mas de seus familiares e cuidadores, que por vezes terão que desprender mais tempo em cuidados com a higiene da criança e com tarefas de limpeza.
Em Adultos:
Há grandes conseqüências na qualidade de vida de um adulto que apresenta incontinência fecal. Assim como as crianças, o adulto também sente muita vergonha desta condição e com medo de ser descoberto acaba se isolando socialmente. Há uma limitação profissional, afetiva e sexual, por medo de acidentes em locais que possa passar algum constrangimento.
Muitas vezes apresentando quadro depressivo.
Em Idosos:
Além de toda situação já descrita anteriormente, os idosos muitas vezes são levados para instituições como casas de repouso e asilos, onde terão assistência médica e de cuidadores perdendo o convívio familiar.
CAUSAS DA IF
São várias as causas da IF, dentre elas:
Tensão e ansiedade relacionadas a problemas no período de treinamento;
Dano Muscular;
Lesões nos nervos pélvicos;
Constipação;
Senilidade;
Tumores do canal retal;
Fístulas;
Doença de Crohn;
Doenças Neurológicas;
Alimentação inadequada;
Ingestão baixa de líquidos;
Entre outras.
TRATAMENTOS
Há várias possibilidades de tratamentos, porém é necessária uma boa avaliação médica que possa esclarecer com precisão o diagnóstico correto de cada indivíduo e desta forma indicar o tratamento mais adequado.
Dentre as possibilidades de tratamentos estão:
Exercícios pélvicos para fortalecer a musculatura esfincteriana;
Medicamentos;
Eletroestimulação;
Dieta saudável;
Ingestão de liquido, pelo menos 2 litros de água por dia;
Utilização de plugues anais;
Cirurgias reparadoras.
Procure ajuda médica se você apresentar sintomas de incontinência fecal.
A Incontinência Fecal pode ser tratada!
Com Informações de: ABPC.