PESQUISA NESTE SITE:

22 março 2018

CEILÂNDIA-DF - Homem persegue mulher na rua e pede para ela para ...

O caso ocorreu em Ceilândia e o acusado foi levado para a delegacia. Após se comprometer a comparecer na Justiça, foi liberado.

                 Um homem de 58 anos, foi levado para delegacia, na tarde desta Quarta-feira (180321), acusado de assediar uma moça de 20 anos. A vítima passava pela rua, na EQNO 3/5, em Ceilândia-DF, quando o acusado, que dirigia um Gol, parou do lado dela e disse: 
“Dá uma chupadinha aqui”.

                 A mulher contou não ter olhado e continuou caminhando. O homem insistiu no assédio e seguiu a vítima. Quando a moça tentou mudar o trajeto, ele deu ré no carro e voltou a acompanhá-la.

                 Por sorte, apareceu uma viatura da Polícia Militar e a mulher pediu ajuda. O homem tentou fugir, mas foi interceptado. Questionado sobre as acusações, o detido negou e afirmou ter falado a seguinte frase para a jovem: 

“Cuidado, coisa linda, você pode se machucar”.

                 O homem foi levado para 24ª DP em Ceilândia e autuado por importunação ofensiva ao pudor. 
                 Assinou um termo de compromisso e foi liberado.

Casos semelhantes

                 Esse é o terceiro caso de importunação ofensiva ao pudor divulgado pela PM esta semana. 

                 Na Terça-feira (180320), um idoso de 62 anos foi levado para a 5ª Delegacia de Polícia na área central acusado de passar a mão nas pernas e tentar tocar as partes íntimas de uma jovem dentro do ônibus. 

                 O assédio ocorreu no coletivo da empresa Piracicabana, que fazia a linha Cidade Estrutural-DF à Rodoviária do Plano Piloto-DF.

                 Na Segunda-feira (180319), um homem de 60 anos foi levado para a delegacia por policiais militares, no Riacho Fundo-DF I, após passar a mão nas partes íntimas de uma mulher  de 20 anos, também dentro do ônibus.

                 Segundo a PM, ela subiu no ônibus e sentou-se ao lado dele. Em determinado momento, teria alisado as pernas dela em direção às partes íntimas. 
                 Ela telefonou para o marido pelo celular e pediu ajuda. 

                 O companheiro solicitou detalhes da localização do veículo e orientou a mulher a descer na mesma parada que o homem, pois estaria seguindo o coletivo. 
                 O acusado foi preso.

                 Com Informações de: Metrópoles.

ÍNDIA - Homem morre após colega de trabalho enfiar tubo de ar em seu ânus


O acusado teria feito comentários maldosos sobre o fato da vítima ir trabalhar com as calças rasgadas.

                  Um homem de 40 anos morreu após um colega de trabalho enfiar um tubo compressor em seu ânus. O caso aconteceu na Índia, no último dia 15 de março. 

                  A vítima, identificada como Ravinder, havia se abaixado para pegar um pedaço de madeira quando o acusado, Anjan Misra, decidiu “fazer uma brincadeira”.

                  Ravinder ainda foi levado a um hospital, mas faleceu devido a uma hemorragia severa. A polícia de Nova Déli informou ao jornal The Times of India que a denúncia de morte por negligência foi registrada contra o acusado, detido na Sexta (180316). 

                  Ele, que trabalhava em uma fábrica junto com o homem que morreu, teria feito comentários maldosos com o fato de Ravinder ir trabalhar com as calças rasgadas.

                  No dia do crime, Misra, encarregado de cortar tábuas de madeira com o compressor, trabalhava normalmente. 

“Misra estava cortando madeira e, de repente, enfiou o tubo ligado ao compressor nas calças de Ravinder. Muitas pessoas riram por conta da reação de dele, mas depois se assustaram quando caiu no chão. Nós avisamos o gerente e o levamos para a enfermaria da fábrica, e depois ao hospital. Infelizmente, Ravinder faleceu durante um procedimento cirúrgico no final do dia”
                  Contou o colega de trabalho Ram Kishan.

                  Com Informações de: Metrópoles.

ABAETÉ-MG - Trio é preso tentando arrombar agência dos Correios

Vizinhos ouviram barulho e chamaram a Polícia Militar. Ação ocorreu no Centro da cidade.

                 Dois jovens, de 21 e 25 anos, e um homem, de 41 anos, foram presos na madrugada desta Quinta-feira (180322), tentando arrombar uma agência dos Correios, no Centro de Abaeté-MG
                 Eles usavam um pé de cabra para furar a parede onde estava o cofre.

                 O G1 entrou em contato com os Correios e aguarda retorno.

                 De acordo com a Polícia Militar - PM, moradores ouviram barulhos, viram a movimentação no local e chamaram os militares. Ao chegar ao local a polícia flagrou o trio tentando furar a parede. A PM acredita que o trio tinha informações privilegiadas sobre a localização do cofre.

                 Os três suspeitos são de Belo Horizonte-MG e foram levados para a Delegacia da Polícia Civil de Bom Despacho-MG, juntamente com o pé de cabra usado na ação. 
                 O carro utilizado por eles no crime foi apreendido.

                 Com Informações de: G1.

PORTEIRINHA-MG - Homem preso por latrocínio é primo da vítima, diz delegado

Luciano Borges Pinto foi morto na noite desta terça-feira (20); cinco pessoas foram detidas por participarem da ação.

                Dois homens, de 24 e 26 anos, foram presos na manhã desta Quarta-feira (180321) suspeitos de participação em um latrocínio em Porteirinha-MG, no Norte de Minas

                De acordo com a Polícia Civil, um dos autores é primo da vítima e morava a cerca de 150 metros do local do crime, no Povoado de Tamanduá.

                Luciano Borges Pinto de 42 anos, foi morto durante um assalto em uma residência na noite desta Terça-feira (180320). Cinco criminosos participaram da ação; eles procuravam dinheiro de um empréstimo feito por um dos moradores do imóvel. 
                Um homem e dois adolescentes foram apreendidos pela Polícia Militar momentos depois do crime.

                O caso foi enviado à Polícia Civil e os outros envolvidos foram localizados na mesma comunidade onde ocorreu o latrocínio. 

"Eles negam o crime, mas conseguimos detalhar bem a participação de cada um. Os investigadores flagraram mensagens de celulares entre os envolvidos combinando o crime. Acreditamos que os dois da comunidade repassaram as informações aos outros integrantes do grupo"
                Explica o delegado regional Bruno Fernandes.

                Segundo o delegado, o pai de um dos envolvidos, de 52 anos, foi preso suspeito de guardar a arma usada pelo grupo durante o crime. 

                Todos os envolvidos foram encaminhados ao Presídio de Porteirinha. Bruno Fernandes explicou que os menores ficarão na unidade prisional até o surgimento de vagas em alguma unidade socioeducativa.

                Com Informações de: G1.

SALINAS-MG - Homem é preso com cocaína em garupa de mototáxi durante blitz

Polícia apreendeu 315 gramas de cocaína; em Montes Claros, quatro pessoas também foram presas por tráfico de drogas.

                  Um rapaz de 25 anos foi preso por tráfico de drogas durante uma blitz em Salinas-MG, na noite desta Quinta-feira (180321). 

                 De acordo com a Polícia Militar, o homem andava na garupa de um mototáxi e estava com aproximadamente 315 gramas de cocaína. Ele contou aos militares que comprou a droga em um posto de combustíveis e que revenderia o material na região. 
                 A blitz acontecia no Bairro Novo Panorama, na entrada da cidade.

                 O piloto da motocicleta foi liberado. Na casa do suspeito, a polícia apreendeu uma munição já usada e dinheiro. O celular dele também foi apreendido e entregue na delegacia com os demais materiais. 

                 O suspeito foi levado para o Presídio de Salinas e a Polícia Civil investiga o caso.


Montes Claros

                 Em Montes Claros-MG, quatro jovens, entre 18 e 22 anos, também foram presos por tráfico de drogas no Bairro Eldorado, na noite dessa Quinta-feira (180322). 

                 De acordo com a Polícia Militar, foram apreendidas 124 pedras de crack, quatro tabletes e três buchas de maconha, balanças de precisão e celulares. 
                 A abordagem aconteceu na Rua Caravelas após denúncia.

                 Ainda nessa Quinta-feira, uma mulher de 22 e um homem de 25 anos, foram presos com droga na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, no Centro
                 De acordo com a polícia, foram apreendidos 37 papelotes de cocaína com os suspeitos. Na delegacia, os dois foram autuados por tráfico de drogas, segundo a PC.

                 Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Ônibus e carros se envolvem em acidente na Avenida Antônio Carlos

Segundo a PM, batida aconteceu na altura do número 6.400, na Região da Pampulha.

                Um acidente entre um ônibus e dois carros deixou uma pessoa ferida nesta Quinta-feira (180322) na Avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte-MG

                De acordo com a Polícia Militar - PM, a batida foi na altura do número 6.400, na Região da Pampulha.

                Por volta das 7:00 horas, a corporação informou a vítima foi socorrida para o Hospital Municipal Odilon Behrens. O acidente aconteceu perto da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

                Conforme a PM, o trânsito foi desviado para a pista do MOVE e o sentido Pampulha estava fechado. Às 9:25 horas, a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte - BHTRANS informou que o tráfego havia sido liberado na avenida.

                Com Informações de: G1.

GOIÁS - Acidente deixa pastor morto, e filho dele ferido na BR-364, em Mineiros-GO

Carro deles bateu de frente com caminhão. Motorista do segundo veículo saiu ileso, segundo PRF.

                 Um pastor morreu e o filho dele ficou ferido após acidente na BR-364, em Mineiros-GO, no Sudoeste de Goiás. Segundo a Polícia Rodoviária Federal - PRF, o FIAT Palio em que os dois estavam bateu de frente a um caminhão e o motorista do segundo veículo saiu ileso. 

                 O jovem ferido foi levado à Unidade de Pronto Atendimento da cidade, atendido e liberado, pois tinha ferimentos leves.

                 Ainda segundo a PRF, a pista no local é simples. Segundo a corporação, o carro das vítimas invadiu a pista contrária no momento do acidente, mas não é possível dizer o que levou à saída. 
                 O acidente ocorreu na noite de Terça-feira (180320).

                 A PRF informou ainda que o motorista do caminhão, que saiu ileso do acidente, passou por teste do bafômetro, que confirmou que ele não havia ingerido bebida alcoólica antes de dirigir. 
                 Ele também foi levado à Delegacia da Polícia Civil da cidade, ouvido e liberado.


                 Com Informações de: G1.

UBERABA-MG - Sargento da PM morto por ladrões na BR-050 é enterrado

Gilmar de Oliveira tinha 51 anos e foi morto quando voltava de Barretos (SP), onde fazia um tratamento de saúde.

                 Foi enterrado em Uberaba-MG, na manhã desta Quinta-feira (180322), o corpo do sargento reformado da Polícia Militar - PM, Gilmar de Oliveira, morto por ladrões na BR-050, na madrugada de Quarta-feira (180321).

                 O enterro ocorreu no Cemitério São João Batista. O caixão foi levado em veículo do Corpo de Bombeiros. Familiares, amigos, policiais da 5ª Região da Polícia Militar - RPM e representantes das demais forças de segurança da cidade estiveram no cemitério.

Morte do sargento

                 O sargento Gilmar morreu após ser baleado por assaltantes durante troca de tiros na BR-050, na madrugada de Quarta-feira. Ele estava voltando de Barretos-SP, onde fazia um tratamento para curar um câncer.

                 O sargento e um colega, que também é policial, seguiam de carro pela rodovia quando, por volta das 2:00 horas, no Km 183, próximo ao Jardim Alvorada, os pneus do veículo furaram por causa de objetos cortantes na pista.

                 Ao descerem do carro no acostamento e ligarem para pedir ajuda, os militares foram surpreendidos por ladrões que saíram de um matagal às margens da pista e anunciaram o assalto.

                 Em seguida houve troca de tiros e o sargento foi atingido com um tiro na cabeça. 
                 O cabo não se feriu. 
                 Os criminosos fugiram rapidamente, levando uma arma do sargento.


Suspeitos de envolvimento no crime

                 Na noite desta Quarta-feira, dois suspeitos de envolvimento na morte do sargento morreram após trocarem tiros com militares em uma propriedade rural em Água Comprida. Eles foram identificados como um homem, de 46 anos, e um outro de 29 anos. 

                 A dupla chegou a ser socorrida com vida até um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. No rancho, os policiais encontraram um revólver calibre .32 e uma pistola calibre .40, que era do sargento.

Luta contra o câncer

                 Em 2016, o MGTV exibiu uma reportagem contando que uma campanha foi criada nas redes sociais para ajudar no tratamento do sargento Gilmar, que tinha Mieloma múltiplo, um tipo de câncer de medula. 
                 A doença foi descoberta em 2012, num estágio avançado.

"Ele era um lutador, tanto na vida operacional como também na sua vida particular, e também um vitorioso"
                 Ressaltou o comandante da 5ª Região da Polícia Militar - 5ª RPM, coronel Lupércio Peres, em entrevista ao MGTV desta Quarta-feira.

                 Com Informações de: G1.

VARGINHA-MG - Ex-diretor e ex-contador de Instituto de Saúde são alvos de operação do Ministério Público

Ministério Público investiga desvio de mais de R$ 1 milhão e cumpre mandados na Operação Plano Pirata.

                  O Ministério Público e a Polícia Militar cumpriram pelo menos três mandados de busca e apreensão nesta Quinta-feira (180322) após investigações da Operação Plano Pirata

                  No alvo das investigações, estão um ex-diretor e um ex-contador do Instituto de Saúde dos Servidores Públicos de Varginha-MG - ISA. O MP apura um desvio de mais de R$1.700.000,00 do instituto.

                  Segundo comunicado do MP, os dois funcionários foram denunciados por dois tipos de crime. As investigações apontaram pelo menos 368 crimes de peculato e três delitos de lavagem de dinheiro.

                  Foram encontrados saques de cheques do instituto em agência da Caixa Econômica Federal, empréstimo com desconto na conta e aumento fraudulento de salários. O MP também identificou bens em nome de terceiros e dos próprios denunciados.

"O peculato ocorria tanto por intermédio de saques de cheques nominais principalmente ao contador e também, por intermédio de dois outros expedientes, que era a alteração fraudulenta do salário para mais, bem como a realização de empréstimos pessoais que eram debitados na conta do instituto. Esses fatos constam já na denúncia. Além disso também se apurou, o desconto de cheques para o pagamento de contas, com a falsificação das autenticações dessas contas. No que se refere à lavagem de dinheiro, foi apurada a aquisição de imóveis e móveis em nomes de terceiros e também a realização de reformas e benfeitorias em imóveis próprios dos investigados"
                  Disse o coordenador do GAECO, Igor Serrano.

                  Os mandados expedidos pela Justiça foram cumpridos em Varginha e Santana da Vargem-MG durante a manhã. Durante o cumprimento do mandato de busca, a polícia encontrou uma granada na casa do ex-diretor do instituto. Ele disse que levou o artefato explosivo para casa quando serviu o Exército, em 1980.

                  Segundo a assessoria da prefeitura de Varginha, as investigações partiram após denúncia do próprio poder Executivo. O ISA estava em processo de extinção e passava por uma auditoria para levantamento dos bens. 
                  Durante o processo, foram encontradas irregularidades. 
                  Diante dos fatos, o prefeito Antônio Silva solicitou o encaminhamento da auditoria ao Ministério Público

Confira a nota na íntegra no fim da matéria

O ISA

                  Instituto de Saúde dos Servidores Públicos de Varginha - ISA foi criado em 2002 com o objetivo de proporcionar aos servidores públicos municipais ativos e inativos, e aos seus dependentes e pensionistas, uma assistência hospitalar adequada. 
                  Para isso, o instituto firmou convênio com o Hospital Regional do Sul de Minas e com o Hospital Bom Pastor, oferecendo benefícios de exames e internações.


Nota da Prefeitura de Varginha sobre o ISA

                  A Prefeitura de Varginha vem a público esclarecer que a ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO, desencadeada nesta Quinta-feira (180322), contra ex-dirigentes do Instituto de Saúde dos Servidores Públicos Municipais - ISA, teve origem em Notícia Crime levada ao conhecimento do Ministério Público pela Procuradoria Geral do Município, órgão da Prefeitura Municipal, por determinação do Prefeito Antônio Silva, diante de irregularidades apuradas em auditoria realizada no referido Instituto por Comissão Especial nomeada pelo Prefeito para esse fim.

                 Segundo informações do Procurador Geral do Município, Dr. Evandro Santos, “em 2017, a Prefeitura Municipal, com a ciência do Ministério Público e a autorização legal da Câmara Municipal, decidiu pela extinção do ISA. Quando do processo de extinção, detectou-se, pela Controladoria do Município, irregularidades contábeis e financeiras na documentação do ISA, que tinha administração, contabilidade e conselho fiscal próprios.

                 Diante do fato, o Prefeito Antônio Silva determinou a apuração rigorosa de todos os fatos, nomeando, por Portaria, a já referida Comissão, formada por três servidoras efetivas e estáveis, que realizaram o levantamento patrimonial, fiscal, contábil e financeiro do Instituto, culminado na formação de um Dossiê completo, em que foram devidamente constatadas irregularidades que, em tese, poderiam configurar a prática de crimes pelos responsáveis pela contabilidade do ISA.

                 Diante do fato, o Prefeito Antônio Silva, de imediato, determinou à Procuradoria Geral do Município que procedesse ao oferecimento de Notícia Crime, a qual foi devidamente confeccionada e entregue ao Ministério Público no dia 26 de dezembro de 2017, originando-se, daí, o necessário inquérito para apuração dos fatos e punição dos responsáveis, através dos meios legais e jurídicos”
                 Explicou o Procurador-Geral do Município.

                 Com Informações de: G1.

TIMÓTEO-MG - Homem é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos

Mãe da criança descobriu e foi até ao Fórum da cidade fazer uma denúncia. Filhos do casal foram encaminhados para um abrigo.

                Um homem de 43 anos foi preso na noite desta Quarta-feira (180321), no Distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo-MG, após ser denunciado pela esposa por estuprar uma das filhas do casal, de 11 anos.

                Segundo a polícia, a mãe da menina, uma mulher de 43 anos, tomou conhecimento do crime e foi até ao Fórum da cidade fazer uma denúncia contra o marido. Ela informou que foi ameaçada de morte, caso contasse para alguém.

                A promotora expediu um documento ao conselho tutelar para recolher a menina e os três irmãos e encaminhá-los a um abrigo. A criança de 11 anos contou para PM que o pai teria feito carícias nas partes intimas dela e que teria tentado fazer a penetração.

                A polícia foi até a casa do homem e ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Ipatinga-MG. No momento da prisão, segundo a PM, os moradores do Bairro tentaram linchá-lo, mas os militares conseguiram conter o tumulto.

                Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Pastor é agredido com facada no peito dentro de igreja

Segundo a Polícia Militar, a vítima trabalha como pedreiro e a suspeita é de que tenha ocorrido um desentendimento com o autor por conta de uma obra; caso será investigado pela Polícia Civil.

                  Um pastor foi agredido com uma facada no peito dentro de uma igreja, em Janaúba-MG, no Norte de Minas, na noite dessa Quarta-feira (180321). 

                  De acordo com a Polícia Militar, além de pastor, a vítima trabalha como pedreiro e a suspeita é de que tenha ocorrido algum desentendimento com o autor em função do trabalho em uma obra.

                  O pastor de 46 anos foi socorrido pelo SAMU com ferimentos leves e encaminhado ao hospital. Ele recebeu atendimento e foi liberado. Uma das facas utilizadas no crime, com lâmina de 15 cm, foi apreendida na igreja, que fica no Residencial Dona Lindu

                  No momento das agressões, estava ocorrendo uma celebração e o pastor estava sentado em um dos bancos.

                  Testemunhas contaram que a ponta da faca entortou e que o suspeito pegou outra faca para atingir a vítima, mas foi impedido pelos fiéis e fugiu sentido Centro Comunitário

                  O pastor disse à PM que o homem é membro da mesma igreja dele. A polícia fez rastreamento e o suspeito ainda não foi preso. 
                  O caso será investigado pela Polícia Civil.

                  Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - Suicídio de dois PMs em menos de 10 horas no DF deixa tropa em alerta

Entre Quarta e esta Quinta-feira (180322), uma tenente e um sargento tiraram a própria vida. Mortes causam preocupação e mobilizam redes sociais.

                Dois policiais militares do Distrito Federal tiraram a própria vida em um intervalo de 10 horas entre Quarta-feira (180321) e a madrugada desta Quinta-feira (180322). 

                Os suicídios causaram grande preocupação entre integrantes da tropa, familiares e entidades que representam a corporação. Nos grupos de PMs nas redes sociais, não se fala de outra coisa.

                O primeiro caso foi registrado no Guará-DF II, às 13:58 horas, quando uma tenente foi encontrada sem vida por uma amiga. Ela teria usado a própria arma para cometer o ato: um tiro na boca. Por volta das 00:29 horas de hoje, um sargento morreu em Samambaia-DF Norte

                De acordo com a ocorrência, a mulher o encontrou morto do banheiro. Ele tinha 19 anos de profissão. O Metrópoles preservou os nomes e os detalhes dos casos em respeito aos familiares das vítimas.

                No início do mês, outro caso chamou a atenção. 
                O policial militar Sílvio Costa Pereira, 32 anos, surtou e disparou pelo menos 30 vezes em diversas direções em um prédio na Rua 12, em Vicente Pires-DF. O militar esvaziou três pentes da arma, uma pistola .40. Testemunhas contaram em depoimento que o PM tinha depressão e já vinha demonstrando sinais de isolamento. 

                Os disparos foram feitos dentro e fora do apartamento. Por pouco não houve uma tragédia, já que os tiros acertaram paredes e até carros estacionados.

                A Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Distrito Federal - ASPRA informou que vai cobrar medidas mais efetivas do comando para que casos como esses sejam evitados. Segundo a entidade, falta atendimento médico adequado.

                O acúmulo de serviços ordinários, escalas voluntárias e jornada extra exige ainda mais do psicológico dos militares.

Veja alguns dos desabafos que circulam nas redes sociais:




Família sofre
                Edleuza Paiva, que representa o grupo Esposas Unidas da PMDF, afirma que a associação está preocupada com a saúde dos militares. Segundo ela, a corporação conta com um psiquiatra, que recentemente, teria sido afastado por motivos de estresse.

“A profissão do policial é uma das mais estressantes do mundo, segundo a OMS (Organização mundial da Saúde). O PM sai para a rua e se depara com todo tipo de situação. Ele volta para casa aterrorizado. A família nem sempre está preparada ou não consegue perceber”
                Explica.

                No caso dos militares, Edleuza conta que o problema é ainda pior. 

“Eles não têm o direito de falar. Não pode reclamar. Se o fizer, vai responder por isso. O policial está amordaçado. Tem que vestir a farda, defender o Estado com a sua própria vida, mas ninguém defende a dele nem a da família dele. Estão sem apoio do Estado, desamparados”
                Desabafa.

A sociedade fica alheia à situação. Não se respeita mais a polícia. Saem para a rua e agridem os PMs. Ele (os policiais) promete que vai defender o Estado com a sua própria vida, mas onde o Estado fica para defender esse policial? A resposta que ele pode dar e colocar a arma dentro da boca e dar um tiro?"
                Edleuza Paiva, que representa o grupo Esposas Unidas da PMDF

“Com baixo salário e quatro anos sem reajuste, os militares acabam aceitando os serviços extras para aumentar a remuneração. Emendam um serviço no outro, não descansam ou se distraem com a família. O policial está estressado, no limite. Para completar, mal tem assistência médica”
                Completa Manoel Sansão, vice-presidente da ASPRA.

                Procurada pela reportagem, a Polícia Militar do DF não havia se manifestado até a publicação da matéria.

Dados
                De acordo com um levantamento feito pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, onde fonte é a própria Polícia Militar carioca, de 1995 a 2009 foram registrados 58 casos de suicídio de PMs no estado e mais de 36 tentativas.

                Segundo a análise divulgada em 2016, das 58 mortes por suicídio de PMs da ativa, três ocorreram em serviço e 55 nas folgas. Foram, em média, três suicídios a cada ano. 

                Em São Paulo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, 228 agentes se suicidaram nos últimos dez anos. Ou seja, uma morte a cada 17 dias. Do total de ocorrências, 182 foram com militares (79,8%) e 46 com civis (20,2%).

                O relatório cita que policiais com os maiores níveis de estresse ocupacional são aqueles com mais de 15 anos de serviço, sargentos, oficiais que exercem funções administrativas, divorciados, com mais de 30 anos de idade, que não desfrutam de lazer em suas horas vagas; e os que não têm hobbies.

                Em 2014, um estudo do Ministério da Justiça e da UERJ ajudou a traçar o comportamento suicida entre profissionais da segurança pública. As informações foram trabalhadas com base no banco de dados da Rede EAD da Secretaria Nacional de Segurança Pública e em entrevistas com policiais militares de 27 localidades. 

                A pesquisa mostrou que apesar da gravidade do problema, o suicídio policial não recebe a devida atenção do poder público nem das organizações policiais internacionais e nacionais.

                Uma das razões da invisibilidade do fenômeno deve-se à cultura hierárquica na polícia. 

“No Brasil, o descaso do poder público é condizente com o caráter tradicional das políticas de segurança pública no país. No Rio de Janeiro, por décadas, gestores públicos priorizavam investimentos materiais (viaturas, rádio-comunicação e armas) em detrimento de políticas de valorização de recursos humanos de policiais civis e militares”
                Destaca.

                Especialista em formação de mão de obra na área de segurança, o ex-policial Jorge Matos Alencar levanta outra questão. De acordo com ele, ainda existe muita fantasia em torno da profissão: 

“Muita gente quer ingressar nas forças por conta do glamour, do status… pensam que a coisa funciona como nos filmes. E a realidade é bem diferente”

                Para ele, é importante que isso fique muito claro ao londo do treinamento.

“Infelizmente, muitos soldados, policiais, vigilantes e seguranças vão para as ruas sem estar preparado para enfrentar a violência, ver pessoas morrendo, suportar uma hierarquia forte, muitas vezes injusta”
                Destaca. 
                Isso, segundo Alencar, acaba gerando frustração e depressão.

Busque ajuda

                O Metrópoles tem a política de publicar informações sobre casos de suicídio ou tentativas que ocorrem em locais públicos ou que causam mobilização social. Isso porque é um tema debatido com muito cuidado pelas pessoas em geral.

                A Organização Mundial da Saúde - OMS recomenda que o assunto não venha a público com frequência, para que não o ato não seja estimulado. O silêncio, porém, camufla outro problema: a falta de conhecimento sobre o que, de fato, leva essas pessoas a se matarem.

                Depressão, esquizofrenia e o uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.

                Está passando por um período difícil? 
                O Centro de Valorização da Vida - CVV pode te ajudar. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias.

Disque 188



                A cada mês, em média, 1 mil pessoas procuram ajuda no Centro de Valorização da Vida - CVV. São 33 casos por dia, ou mais de um por hora. Se não for tratada, a depressão pode levar a atitudes extremas.

                Segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, a cada dia, 32 pessoas cometem suicídio no Brasil

                Entre os estudiosos e a própria organização, existe um consenso de que 90% desses casos poderiam ser evitados. Hoje, o CVV é um dos poucos serviços em Brasília-DF no qual se pode encontrar ajuda de graça. Cerca de 50 voluntários atendem 24 horas por dia a quem precisa.

                Com Informações de: Metrópoles.

CONTAGEM-MG - Mulher morre após ser atropelada na Via Expressa

Segundo a TRANSCON, vítima tinha 33 anos; trânsito estava congestionado no local.

                  Uma mulher de 33 anos morreu depois de ser atropelada por uma van na manhã desta Quinta-feira (180322) na Via Expressa, em Contagem-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG.

                 De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem - TRANSCON, o atropelamento foi na altura do Parque São João.

                 A TRANSCON informou que o trânsito no local estava parcialmente interditado e havia congestionamento de cerca de três quilômetros. 

                 Segundo a autarquia, o veículo e a vítima ainda estavam no local por volta das 7:30 horas, aguardando perícia e rabecão.

                 Com Informações de: G1.

SANTA ROSA DA SERRA-MG - Homem morre após capotar carro na BR-354

Vítima foi arremessada para fora do veículo. 
Acidente ocorreu na Quarta-feira (180321).

                  Um homem, de 47 anos, morreu na tarde desta Quarta-feira (180321) em um acidente na BR-354, em Santa Rosa da Serra-MG.

                  De acordo com os relatos de testemunhas que passavam pela via no momento do acidente, o homem perdeu o controle da direção no Km 356 e o veículo capotou. 

                  A vítima foi arremessada para fora do carro e morreu na hora, de acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária - PMR.

                  O corpo do motorista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal - IML de Araxá-MG.

                  Com Informações de: G1.

UNIVERSAL - Que tal uma dica de treino para te ajudar a emagrecer?

                 O treino intervalado de alta intensidade - HIIT é um excelente aliado para quem busca emagrecimento e condicionamento físico, pois em práticas intensas o corpo “queima gordura” por mais tempo. 

                 Além de ser seguro e eficaz, estudos comprovam que a técnica traz mais resultados para a diminuição da gordura corporal e condicionamento cardiorrespiratório quando comparado a exercícios moderados e contínuos.

                 Diversos parâmetros podem ser usados para a execução do HIIT, desde estímulos longos a curtos.

                 A dica de treino que vou sugerir para te ajudar no processo de emagrecimento é um HIIT longo de dois minutos, com esforço a 90% da frequência cardíaca máxima, e dois minutos de pausa ativa, a 60% da frequência cardíaca máxima.

Como fazer

                 »3 minutos de aquecimento;
                 »6 tiros de 2 minutos;
                 »5 pausas ativas (movimento moderado/leve) de 2 minutos.

                 O treino pode ser realizado de várias formas: corrida na rua, na esteira, bicicleta, muay thai, natação, pular corda, escada, etc.

                 Alguns fatores irão determinar a quantidade de vezes que você deverá fazer o exercício na semana. Entre eles: o tipo de estímulo aplicado e as demais práticas adotadas juntas com o HIIT. Por exemplo, realizar um treino de coxa, o qual irá exigir muito da musculatura. Sendo assim, é necessário mais tempo de recuperação.

                 O ideal é que você faça de duas a três vezes por semana, tomando cuidado para não sobrecarregar a musculatura, principalmente se pratica outras atividades.

                 Converse com o professor e ajuste a periodização da forma que melhor se encaixa para você!

                 Com Informações de: Metrópoles.

ARINOS-MG - Dois menores foram apreendidos envolvidos com drogas no Bairro Crispim Santana

Dois jovens são apreendidos por estar em conflito com a lei, no Bairro Crispim Santana. Com estes foram localizados 20 tabletes de maconha, cartucho calibre .32.

                Na cidade de Arinos-MG, nesta Segunda-feira (180319), por volta das 10:00 horas, após denúncia anônima a Polícia Militar compareceu no Bairro Crispim Santana onde quatro adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, foram abordados por estarem em atitudes suspeitas.

                Os policiais militares fizeram uma vistoria no local, onde encontraram e apreenderam um cartucho calibre .32, e R$420,00 em dinheiro e 20 tabletes de maconha.

                Os menores infratores em conflito com a Lei foram apreendidos juntamente com a droga, o dinheiro e os materiais apreendidos e conduzidos à delegacia ficando a disposição da justiça.

                Com Informações de:
PMMG - ARINOS-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS