PESQUISA NESTE SITE:

12 dezembro 2017

JURAMENTO-MG - Nível da Barragem sobe 21 centímetros com chuvas do final de semana

Principal fonte de abastecimento de Montes Claros está com 15,06% da capacidade total; apesar das chuvas, cuidado com o uso da água continua e rodízio permanece.

                Após as chuvas do final de semana, a Barragem de Juramento-MG, principal fonte de abastecimento de Montes Claros-MG, subiu 21 centímetros e está com 15,06% da capacidade de volume total; na Sexta-feira, o registro era de 14,36%

                Os dados foram disponibilizados ao G1 pelo superintendente da COPASA, Roberto Luiz Botelho, na manhã desta Segunda-feira (171211). 

                Desde o início de dezembro, a barragem subiu 54 centímetros. As fortes chuvas e a diminuição da retirada de água na barragem ajudaram nesta recuperação.

“A barragem começou a sinalizar positivamente e demonstra recuperação, já que em novembro praticamente não houve aumento significativo da capacidade de volume. 
A retirada de água da barragem foi reduzida a partir do dia 04 de dezembro de 320 l/s para 120 l/s. 
Essa redução foi possível devido a entrada em operação da captação sazonal do rio Verde Grande, situada nos fundos da ETA, que está produzindo cerca de 220 l/s. Com isso, conseguimos preservá-la”
                Explicou.

Chuvas

                Segundo dados da estação metrológica da Unimontes, vinculada ao sistema integrado de dados ambientais, da zero hora de Sábado (171209) até às 6:00 horas desta Segunda-feira (171211), choveu 57,5 mm na região dos Bairros Todos os Santos, Bairro Ibituruna e Melo, em Montes Claros

                O período de chuva mais intenso foi entre às 18:00 horas e 21:00 horas, de Domingo (171210); choveu 39 mm. O Instituto Nacional de Meteorologia - INMET divulgou que choveu 4 mm até às 4:00 horas desta segunda (171211) e 60 mm no Domingo (171210).

                A COPASA informou que nos primeiros 11 dias de Dezembro, choveu 156 mm na barragem. A média esperada é em torno de 251 mm. Para o rodízio voltar a ser flexibilizado é preciso que a barragem chegue a, pelo menos, 36%, de acordo com o superintende. 
                Em setembro, a barragem de Juramento atingiu o nível mais crítico e a COPASA alterou rodízio de abastecimento em Montes Claros.

“Ano passado, nesta mesma época, estávamos com mais de 33% da capacidade total. Então, é preciso que continue chovendo para conseguirmos uma boa recuperação. Entre 36% e 40%, podemos pensar em retomar o rodízio para 18:00 horas de abastecimento. 
O cuidado com o uso da água continua e tem de ser permanente”
                Explicou. Os dados do rodízio são postados semanalmente no site da empresa.

                Em outubro, a Prefeitura decretou situação de calamidade devido ao período de estiagem em Montes Claros. Uma das medidas permitidas pelo decreto é o uso de poços artesianos particulares para o sistema de abastecimento do município. O decreto tem o prazo de 12 meses e prevê ainda punição àquelas pessoas que desperdiçarem água. 

                A forma de execução do decreto, que inclui a definição de quem vai fiscalizar o desperdício de água e o valor das multas aplicadas, não foi divulgada.

Previsão de Chuvas

                De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, a previsão é de tempo nublado, céu encoberto com pancadas de chuva até Quinta-feira (171214). 
                Na Sexta-feira (171215), a temperatura pode chegar a 24°C, com trovoadas.

                Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS