PESQUISA NESTE SITE:

05 junho 2019

UNAÍ-MG - Mutirão de cirurgias de catarata nesta semana beneficia 80 pacientes

                O Hospital Municipal de Unaí-MG - HMU Dr. Joaquim Brochado recebeu nesta Segunda e Terça-feira (190603,04) mais um mutirão de cirurgias de catarata. 
                A meta foi beneficiar 80 pacientes nesses dois dias. 

                O mutirão prossegue em Julho (ou Agosto) e, ao todo, serão 227 procedimentos cirúrgicos. Para as operações, a prefeitura contratou a empresa Machado & Pereira Serviços Médicos e Oftalmológicos, vencedora da licitação, com sede em Brasília-DF
                O custo pelo serviço para os cofres municipais será de R$130.298,00.

                O oftalmologista responsável pelos procedimentos está ocupando uma sala do Centro Cirúrgico do HMU, e a cirurgia (retirada do cristalino opaco e aplicação da lente intraocular) dura em média dez minutos. 
                A maioria dos beneficiados tem mais de 60 anos e acaba operando os dois olhos.

                Aos 71 anos, Juscelino Alves de Souza desenvolveu a catarata nos dois olhos. No dia 14 de Março, ele operou o olho direito e, segundo relatou, foi um sucesso. 

"Já ajudou demais. 
Hoje, uso óculos só para escrever"

                Nesta Segunda-feira (190603), o procedimento foi no esquerdo. 
A prefeitura conversou com ele momentos antes da operação, enquanto tomava o remédio prescrito pelo médico e aguardava ser chamado para ingressar no bloco cirúrgico.

                Logo que chegam ao HMU, os pacientes trocam a roupa, tomam a medicação prescrita pelo médico e pingam o colírio. Antes, porém, uns 10 dias atrás, os pacientes passaram pela avaliação pré-cirúrgica e revisão de caso a caso. Só foram encaminhados os casos que o médico reputou como realmente necessitados de cirurgia.

                Também portador de catarata nos dois olhos, Carlos Antônio Gonçalves, de 54 anos, esperava pela cirurgia desde o ano passado. Como se submeteu a um procedimento cardíaco em 2018, teve de adiar a operação e só nesta Segunda-feira (190603) fez a cirurgia no olho direito. 
                O esquerdo, ele acredita, deve ser operado em Agosto.

                A expectativa da coordenadora do mutirão, enfermeira Núbia Custódio, é que outros 40 pacientes sejam operados nesta Terça-feira (190604): 20 de manhã e 20 à tarde. As revisões pós-cirúrgicas são feitas no final de cada período. 

"Os pacientes precisam aguardar mais tempo no hospital, porque o médico vai avaliar a posição da lente implantada"
                Explica Núbia.


Catarata

O que é catarata?
                Catarata é a opacidade do cristalino (lente natural do olho humano). Existem várias intensidades de catarata, que vão das mais leves (opacidades incipientes) até as mais intensas (brancas e rubras).

Quais são os sintomas?
                Um dos primeiros sintomas da catarata é o distúrbio na visão de cores, depois a própria capacidade visual fica diminuída, levando a situações avançadas até a cegueira. 
                Cegueira essa reversível, através da cirurgia de catarata.

Existe uma idade para ter catarata?
                Não. A catarata mais comum é a senil, que aparece por volta dos 60 anos, mas nada impede de um paciente mais jovem ter a doença. Existem ainda as cataratas congênitas, as quais aparecem ao nascimento e as relacionadas a doenças sistêmicas, como diabetes.

Como é feita a cirurgia (retirada) da catarata?
                A cirurgia de catarata é realizada através de microincisões nos olhos (em média 1,75 mm), pelas quais retira-se o cristalino opaco com a ajuda de um aparelho de facoemulsificação e colocamos uma lente intraocular no lugar da catarata removida.

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS