PESQUISA NESTE SITE:

05 junho 2019

UNAÍ-MG - 271ª Festa de Santo Antônio movimento já começou no Boqueirão

                      A arrumação e a sinalização das estradas, capina, limpeza, organização das barracas de comércio e de áreas para acampamentos de romeiros, distribuição de energia elétrica, fornecimento de água, banheiros limpos, ambulância de plantão, local para alojamento e alimentação para servidores da Prefeitura, para policiais militares são apenas algumas das providências que a Administração Municipal deve tomar para que tudo esteja pronto para o distrito receber um grande movimento de pessoas na próxima semana, em Unaí-MG

                     No dia de Santo Antônio, 13 de Junho, ainda haverá a parte oficial da festa, com entrega de comendas e concurso para escolha do melhor estandarte do santo do dia. Nesta Segunda-feira (190603), estivemos em Santo Antônio do Boqueirão para verificar como anda os preparativos.


                     Andando pelo distrito e conversando com as pessoas, vimos barracas de comércio já montadas, gente limpando os terrenos onde as mais de 200 famílias cadastradas vão levantar seus acampamentos e profissionais, como eletricistas, pedreiros e pintores dando os últimos retoques para deixar tudo prontinho para o fim de semana.

                     Este fim de semana será o de maior movimento de romeiros que chegam para a festa de romaria, já que o Dia de Santo Antônio será na Quinta-feira (190613), feriado em Unaí-MG, mas não nos municípios vizinhos.


                     Por falar em municípios vizinhos, já tem famílias de romeiros tradicionais acampados nas "matas" do Boqueirão. Conseguimos contato com três casais, provenientes dos municípios goianos de Planaltina-GO, Padre Bernardo-GO e Formosa-GO

                     Esses romeiros chegaram ao Boqueirão no Sábado, 1º de Junho, e ficam até dia 14. Vieram "cedo" para não perder nada, nos revelou a mulher de Planaltina. O restante do grupo chega de Planaltina, Formosa, Cabeceira de Goiás-GO, Cariru-GO, Lamarão-GO na Sexta e no Sábado.


                     Por terem chegado muito cedo, os romeiros acampados ainda não encontraram instalados a energia elétrica, nem o serviço de limpeza 24 horas dos banheiros. 

                     A falta de energia elétrica é suprida pelo uso de lampiões, lanternas e velas. A Prefeitura disponibilizou um dos seis banheiros públicos para quem já chegou. 

                     Responsável pela coordenação geral da parte da festa que cabe à Administração Pública, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, explica que a limpeza dos banheiros, 24 horas por dia, começa no dia 6 de Junho e vai até o dia 14. 

"Por enquanto, quem for usando o banheiro disponível deve ficar responsável também por sua limpeza"
                     Pontua Luciana.


                     A limpeza dos banheiros é apenas um dos serviços que a Prefeitura Municipal de Unaí é obrigada a licitar. Outros são serviços de eletricista, aluguel de tendas, confecção das comendas, som de linha e material gráfico.

                     Outra dificuldade recorrente é a instalação de energia elétrica, que a Prefeitura precisa fornecer para barraqueiros comerciantes e romeiros acampados. Cada comerciante e cada família acampada recebem (mediante pagamento) um ponto de tomada de energia e um bocal para lâmpada. São 55 barraqueiros e mais de 200 famílias registradas para receber a instalação.


                     A CEMIG libera a expansão da energia elétrica nesta Terça-feira (190603) e o benefício começa a ser distribuído somente a partir da próxima Quinta-feira. Mas eletricistas já estão trabalhando para puxar a energia da rede central para os pontos nas barracas e nas áreas de acampamento.

                     Quanto à água, de responsabilidade do SAAE, jorra o tempo todo dos seis chafarizes instalados no distrito. O problema, reclama Luciana Navarro, é que as pessoas usam o chafariz de "maneira indevida". Ela cita, como exemplo, acampados lavarem roupas e vasilhas no local, quando deveriam apenas pegar a água no chafariz e levar para o acampamento. 

                     Outra reclamação diz respeito ao "gato", puxar água do chafariz por mangueira até o acampamento. "Isso não pode ser feito. Se houver denúncia, a prefeitura vai retirar"
                     Além disso, reclama a secretária, provoca um grande lamaçal nos arredores.


Ponto de apoio

                     O ponto de apoio principalmente para servidores da Prefeitura e da Polícia Militar é a Escola Municipal de Santo Antônio. A partir desta Terça (190604), unidade da Secretaria Municipal de Fazenda estará instalada numa sala da escola, de onde serão emitidas as guias para pagamento de energia elétrica. O pagamento é feito direto no banco, mas este ano a Prefeitura quer disponibilizar uma máquina para pagamento em débito automático, liberando a pessoa de ter de vir à cidade para efetuar o pagamento em banco. 

"É um recurso que vai direto para a conta da prefeitura. 
Ninguém está autorizado em pegar em dinheiro"
                     Adverte a secretária.

                     A escola também servirá de base para os servidores da Secretaria de Obras, de Serviços Rurais, de Saúde, e de outros servidores que trabalharão para garantir a infraestrutura da festa de romaria.


Estradas

                     Chegamos ao Boqueirão pela via de acesso mais utilizada para quem demanda o distrito, ou seja, BR-251 em direção a Paracatu-MG. São 44 quilômetros, 22 km de terra, do Centro da cidade até Santo Antônio do Boqueirão. Voltamos pelo mesmo caminho. 
                     Outra opção é entrar numa via lateral de acesso em caminho que leva a Arinos-MG.

                     A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais, está encascalhando, nivelando e deixando a estrada no jeito. Máquinas e caminhões pipa já estão sendo utilizados diariamente.

                     Placas de sinalização, fitas zebradas, sinalizadores de pontes refletivos e outros sinais de orientação e advertência estão sendo instalados ao longo da estrada. Até o fim de semana, condutores vão encontrar uma estrada em ótimas condições de rodagem e bem sinalizada.

 

                     Encontramos Argeu Lima da Fonseca, no Boqueirão, na tarde desta Segunda-feira (190603). Perguntado sobre como estava a estrada de acesso ao distrito, o presidente da Associação dos Romeiros de Santo Antônio do boqueirão - ARSAB não titubeou: 

"Um tapete".

                     Com relação a capina e limpeza do distrito, o grosso do serviço já fora feito pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura
                     Falta muito pouco para o local ficar também "um tapete"



                     Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS