Promessa é de distribuição de kit de produtos, mas golpe visa instalar vírus ou roubar informações pessoas de vítimas.
Cibercriminosos começaram a usar a marca O Boticário e o Dia das Mães para aplicar um golpe espalhando pelo WhatsApp, com o objetivo de roubar informações das vítimas além de invadir seus smartphones.
O ataque foi identificado pela Arcon Labs, laboratório da firma de segurança cibernética ARCON, nesta Quinta-feira (180426).
Em nota, a empresa informou que "não está realizando nenhuma promoção com sorteio de kits de Dia das Mães, conforme informação que circula pelas redes sociais" e que está investigando a origem do boato.
Leia o comunicado da companhia abaixo.
O golpe divulga uma falsa promoção em que empresa de cosméticos daria produtos. O texto do enunciado é:
“Ganhe um KIT Dia das Mães na O Boticário! Entre no link abaixo e siga o passo a passo para ganhar o seu.”
Só que, ao clicar no link, o usuário é enviado para sites que roubam suas informações pessoais ou instalam programas maliciosos em seu celular.
Os dados do indivíduo podem ser empregados em fraudes financeiras posteriores.
Segundo a Arcon Labs, datas esperadas pelo comércio são um atrativo para criminosos, que criam armadilhas em forma de anúncios para promoções inexistentes para atrair consumidores.
Veja o comunicado d'O Boticário:
O Boticário esclarece que não está realizando nenhuma promoção com sorteio de kits de Dia das Mães, conforme informação que circula pelas redes sociais.
O suposto sorteio, que direciona os interessados para uma página de internet, é falso, não corresponde com a realidade e ainda pode representar um risco a quem acessar links estranhos ou preencher possíveis formulários com dados pessoais.
A marca está apurando a origem desses boatos e caso algum consumidor se sinta lesado, os canais de comunicação de O Boticário estão abertos para eventuais dúvidas e esclarecimentos.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável