PESQUISA NESTE SITE:

04 outubro 2017

UNAÍ-MG - Prefeitura e Rotary Kids lançam projeto Revitalização e Repovoamento do Rio Preto

A ideia da Revitalização e do Repovoamento do Rio Preto nasceu no Rotary Kids e ganhou corpo na Secretaria Municipal de Educação, onde foi expandida para um projeto maior

              Na tarde desta Segunda-feira (171002), os proponentes passaram um exemplar do projeto às mãos do prefeito de Unaí-MG, José Gomes Branquinho. Além do plantio de matas ciliares e repovoamento do rio com alevinos, o projeto prevê caminhadas de sensibilização, panfletagens educativas e palestras de conscientização nas escolas. 
              O projeto será executado em novembro.

              O objetivo central é o replantio da mata ciliar e o repovoamento do rio com alevinos. Mas com a ajuda da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, o projeto foi encorpado, e prevê caminhadas pelas ruas da cidade e palestras nas escolas, para sensibilização e conscientização da necessidade de medidas de proteção e cuidados com o Rio Preto

              O rio é um importante patrimônio natural e o principal manancial unaiense. É dele que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE capta a água que é tratada e distribuída para a população local.

              E para percorrer as escolas de Unaí e difundir o projeto "de criança para criança" foi escalada a presidente do Rotary Kids, Isadora Couto

              Isadora é aluna do Colégio Athos e idealizadora do projeto. 

"Tenho percebido o Rio Preto muito poluído. 
Vejo peixes mortos boiando. 
As matas destruídas nas margens do rio. 

Daí veio a ideia de lutar para proteger o rio. 
O ativista não é aquele que fala, mas aquele que faz"
              Afirma Isadora, que disse ter certeza que "o projeto funciona quando criança fala para criança".

              Para alcançar os objetivos delineados em conjunto, a Secretaria Municipal de Educação vai oferecer toda a logística de transporte e empréstimo de equipamentos, organização de palestras nas escolas e elaboração de cartilhas informativo-educativas para distribuição nas ruas e nas escolas.


Ações

              As palestras do projeto serão abertas (171101) na Escola Municipal Jovelmira Vasconcelos e a conclusão será no Colégio Athos, (171113). 

              Serão contempladas ainda a:
Escola Municipal Glória Moreira (171106),
Escola Municipal Dr. Israel Pinheiro (171107),
Escola Estadual Manoela Faria Soares (171108),
Escola Estadual Teófilo Martins (171109),
Colégio do Carmo (171110).

              Nos dias 04, 11, 18 e 25 de novembro estão previstas caminhadas e panfletagens de orientação e conscientização da população em geral.

             Para o dia 15 de novembro está previsto o concurso de frases, e a culminância do projeto será no dia 16, com ações de limpeza do Rio Preto, plantio de mudas de árvores e soltura de alevinos.

              Para o desenvolvimento geral do projeto, a SEMED e o Rotary Kids contam com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Militar de Meio Ambiente, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual de Florestas, meios de comunicação (TV, Rádio, portais, sites e blogs Unaienses e outros diversos) e direção do Colégio Athos.

              Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS