PESQUISA NESTE SITE:

sexta-feira, 14 de julho de 2017

SÃO PAULO - Detran de SP faz campanha para lembrar que pessoas podem sorrir em foto de CNH

'Vai ter sorrisão", diz slogan de campanha. Polêmica segue após post feito por fotógrafo em MG. Já a PF não libera sorriso em passaportes.



               A polêmica sobre sorrir ou não ao tirar fotos para documentos continua tomando conta das redes e é uma dúvida comum de quem vai a unidades do Poupatempo em São Paulo para obter documentos. 

               O tema voltou à tona após o fotógrafo de Minas Gerais Filipe Borges divulgar sua Carteira Nacional de Habilitação - CNH e contar que precisou insistir para poder sair sorrindo.

               Em São Paulo, o Departamento Estadual de Trânsito - Detran divulgou nesta semana um post no Twitter em que afirma que o sorriso está liberado. 

"Você pode sorrir pra foto 
da CNH sim"
               Diz o tweet. 

               O órgão fez, inclusive, uma ilustração com imagem semelhante à do fotógrafo Filipe Borges.

               Como não existe legislação dizendo se pode ou não sorrir na foto, a decisão cabe ao órgão responsável pela emissão do documento. A Polícia Federal, por exemplo, não permite sorrir em fotos de passaporte.


Insistência

               A imagem do documento, que viralizou na internet, foi resultado de muita insistência.

“No dia 27 de junho eu fui a uma clínica aqui em Sete Lagoas-MG fazer um exame para renovar a carteira. Aí, quando eu fui tirar a foto, sorri.

A moça disse que não podia tirar sorrindo. Foi aí que eu argumentei, ‘qual é o problema de tirar sorrindo?’”
               Conta Filipe Borges.

               Segundo o fotógrafo, a atendente disse que a razão seria facilitar a identificação no caso de uma eventual investigação da polícia. Filipe contestou a justificativa dizendo que as pessoas tinham o costume de ser fotografadas sérias porque o processo de registro era lento e sorrir poderia borrar a foto.

               Ainda de acordo com Filipe, a atendente disse que ele deveria assinar um termo de próprio punho se responsabilizando pelo “sorriso”.

“O legal é que quando eu saí do exame, a moça veio me dizer que tinha ligado pro Detran e o pessoal falou que eu poderia tirar a foto do jeito que eu quisesse”
               Contou.

               Com informações de: G1.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Educação e o bom linguajar é a base de tudo!
Evite a crítica desconstrutiva, racismo violência, discriminação e assim evitará a exclusão de seu comentário!
O autor.

20 de Julho: Dia do Cosplay

Imagens e Frases de Dia do Cosplay