Quatro dos 35 partidos políticos do país deixaram de assinar um termo de compromisso elaborado no início de junho deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE para combater a disseminação de conteúdos falsos na disputa eleitoral deste ano.
Não aderiram ao acordo:
Partido dos Trabalhadores - PT,
Partido da Causa Operária - PCO,
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - PSTU,
Partido Trabalhista Cristão - PTC,
Informou o TSE.
O termo de compromisso foi idealizado pelo então presidente do TSE, Luiz Fux, e pelo ministro Admar Gonzaga.
No documento, as demais legendas se comprometem a “manter o ambiente de higidez informacional, de sorte a reprovar qualquer prática ou expediente referente à utilização de conteúdo falso no próximo pleito, atuando como agentes colaboradores contra a disseminação de fake news nas eleições de 2018”.
Na época, assinaram o termo 28 partidos:
Avante,
DC,
DEM,
MDB,
PCB,
PCdoB,
PMN,
PR,
PSDB,
PDT,
PHS,
Novo,
PPL,
PP,
PPS,
PRB,
PROS,
PRP,
PSC,
PSD,
PSL,
PSOL,
PSB,
PTB,
PV,
PATRI,
Rede,
SD.
Depois, outros três aderiram:
PMB,
PRTB,
Podemos.
No documento, o TSE lembra que desde o ano passado coordena conselho sobre o impacto da internet nas eleições, com objetivo de combater a desinformação na rede, com políticas de desestímulo à produção e ao compartilhamento de mensagens falsas, enganosas ou fraudulentas.
Leva em conta a manipulação de notícias verificadas em outros países com democracias consolidadas, inclusive com uso de robôs para impulsionar artificial e automaticamente a disseminação de conteúdos falsos; mecanismos que permitem também focar em indivíduos previamente identificados, o que poderia “amesquinhar” a normalidade e legitimidade do pleito, segundo o TSE.
Alvo de conteúdos falsos
Fernando Haddad, candidato do PT, um dos partidos que deixaram de assinar o termo de compromisso do TSE, reclamou nos últimos dias de ter sido alvo de conteúdos falsos.
Nesta Quarta-feira (181004), Fernando Haddad afirmou que está sendo alvo de uma campanha e pediu aos eleitores que denunciem conteúdos falsos.
Publicações falsas
Na última semana antes do primeiro turno das eleições, o Fato ou Fake, serviço de checagem do Grupo Globo, identificou, desde o fim de semana, 11 publicações falsas de grande repercussão — entre textos, fotos e vídeos, que circularam nas redes sociais e no Whatsapp.
No Facebook, 35 postagens tiveram cerca de 400.000 compartilhamentos e alcançaram milhões de eleitores. Só quatro vídeos publicados na rede social registraram 2.700 de visualizações, segundo reportagem do jornal “O Globo”.
Outras parcerias do TSE
Em junho deste ano, o TSE firmou parcerias com as empresas de tecnologia e associações de empresas de comunicação para reforçar o combate aos conteúdos falsos.
Assinaram este outro documento Google, Facebook, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - ABERT, Associação de Jornais - ANJ e Associação Nacional de Editores de Revista - ANER.
O texto do acordo com as mídias sociais leva em consideração “a necessidade de diminuir a possibilidade de replicação de práticas aptas a distorcer a liberdade do voto do eleitorado e a formação de escolhas conscientes por parte dos cidadãos”.
Com isso, as empresas de tecnologia se comprometeram a combater a desinformação com projetos de educação digital e promoção do jornalismo de qualidade.
As associações, por sua vez, se comprometeram a contribuir com produção, pelas empresas do setor, de notícias que permitam ao eleitor checar a veracidade das informações de fontes não confiáveis.
Com Informações de: MinasHoje.
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