PESQUISA NESTE SITE:

13 dezembro 2019

UNIVERSAL - Manchas escuras na pele - O que pode ser?

Manchas escuras na pele podem ter inúmeras causas, a preocupação das pessoas com relação a esse problema é porque elas também podem estar relacionadas a condições de saúde mais graves, inclusive o câncer de pele que pode ser mortal.


                  A maioria das causas das manchas escuras na pele podem significar questões simples como manchas causadas pelo excesso de exposição solar, idade ou queimaduras.


Tipos de Manchas Escuras na Pele

                  Manchas brancas e manchas escuras na pele são relativamente comuns na maioria das pessoas, e nem sempre isso significa algum problema sério de saúde, por isso, vale a pena entender o porquê do aparecimento de cada uma delas.


                  Manchas escuras na peleMelasma

                  Esse é um dos tipos mais comuns de manchas escuras na pele, a melasma pode ser originada de:

                  Muita exposição solar sem proteção
                  Pílulas contraceptivas
                  Gestação
                  Problemas hormonais
                  Genética

                  A melasma aparece com frequência em algumas mulheres, quando o problema tiver origem hormonal, é importante buscar orientação médica. É essencial prestar atenção se as manchas escuras na pele aparecem devido ao anticoncepcional.

                  Com relação a exposição solar em excesso, é necessário usar protetor solar. É compreensível que precisamos de vitamina D, entretanto, para conseguir o aporte nutricional no sol, não é preciso ficar sem protetor solar mais de 15 minutos.

                  Depois desse período para conseguir a vitamina D, é preciso se proteger, especialmente se você ficar por longas horas no sol na praia ou na piscina.


                  Manchas escuras na pele que coçam - Dermatite

                  As dermatites são tipos de manchas escuras na pele que coçam, elas são oriundas de alergias de algum alimento, produtos ou objetos.

                  É importante avaliar sua alimentação ou fazer o teste que detecta a alergia alimentar, caso o problema esteja nos produtos cosméticos é preciso ficar atento aos componentes da fórmula.

                  Uma dermatologista poderá ajudar no diagnóstico da dermatite e na indicação de pomadas anti-alérgicas que possam ajudar no tratamento. 
                  Mas, o ideal é ficar longe da causa da alergia.

                  Manchas escuras na peleMarca da idade - Senis

                  A medida que envelhecemos algumas manchas escuras na pele começam a aparecer nas mãos, braços e rosto.

                  O tratamento geralmente é feito com ácidos manipulados que promovem a renovação da pele.

                  Manchas escuras na pele - Sardas

                  Geralmente as sardas são genéticas ou decorrente de muita exposição solar quando a pessoa era jovem. A coloração acastanhada por se sobressair nos braços, pernas e rosto, em certo casos são muitas charmosas e não requerem tratamento, especialmente quando são naturais.

                  Entretanto, sardas causadas pelo excesso de sol na juventude, podem representar mais riscos para o desenvolvimento de câncer de pele. 
                  É importante monitorar com sua dermatologista.

                  Manchas escuras na pele causadas por lesões

                  Algumas lesões na pele como feridas, acnes, queimaduras com limão devido a exposição solar pode ocasionar manchas escuras na pele.

                  Nesse caso, ocorre essa alteração de cor porque as células foram destruídas pelas lesões. 
                  Mas, é comum as manchas desaparecerem com o tempo ou diminuírem.


Quais manchas escuras na pele são perigosas?

                  Os tipos de manchas escuras na pele citadas acima não representam riscos para a saúde, entretanto, a grande vilã é a Melanona - câncer de pele
                  Essa doença pode ser leve ou agressiva, inclusive levar a morte do paciente.

                  A Melanona começa com uma pinta, mas não é qualquer pinta, é preciso avaliar o formato, a coloração, tamanho com mais de 5 mm e as bordas irregulares. Geralmente, essas manchas escuras na pele não apresentam relevo e aumentam de tamanho rapidamente.

                  Ao notar uma pinta com essas características na sua pele, é importante buscar orientação de um médico dermatologista. Atualmente existem inúmeras formas de tratamento que se baseiam nos diferentes estágios da doença.

                  É importante cuidar da pele em todas as idades, especialmente quando passamos dos 30 anos, pois ficamos mais vulneráveis ao aparecimento de manchas na pele.

                  Se você possui manchas escuras na pele que estão te preocupando, agende uma consulta com um dermatologista para diagnosticar e resolver esse problema.

                  Com Informações de: Chiquérrimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS