PESQUISA NESTE SITE:

30 junho 2018

UNAÍ-MG - Prefeitura possui caçambas para receber lixo nos distritos

               O lixo recolhido dentro dos distritos de Garapuava, Boa Vista, Ruralminas e Pedras de Marilândia deve ser despejado em caçambas instaladas em pontos estratégicos pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU

               Essa a recomendação, Os coletores, normalmente, recolhem o lixo nas portas e transportam até as caçambas. 
               Mas, nem sempre funciona assim.


               No caso de Garapuava, por exemplo, são duas caçambas instaladas. Ainda assim, a PMU precisou enviar equipe esta semana ao distrito para acabar com um depósito de lixo que ia se formando em ponto distinto, afastado das caçambas.

               O Secretário Municipal de Obras, Durval Mendonça afirma ter recebido informações de que "fazendeiros" (sitiantes, chacareiros) estão trazendo lixo e despejando "fora das caçambas".

               Quem traz o lixo de fazendas, sítios e chácaras, porém, deve descartá-lo diretamente dentro das caçambas, e não formar depósitos de lixo em outras áreas do distrito. Foi para evitar a formação de "lixões" e os riscos de impactos socioambientais e sanitários nas localidades mais habitadas que a PMU contratou empresa com cerca de 20 caçambas.

Como funciona?

 

               Nos quatro distritos onde há caçambas, a PMU instrui os coletores a avisar quando elas estão cheias de lixo. A cada caçamba, cheia de lixo, trazida para o aterro controlado, o caminhão deixa uma vazia no local. E a operação vai se repetindo, conforme a necessidade.

               No caso de povoados que não dispõe do serviço de caçambas, em razão da pouca quantidade de lixo produzida, a PMU faz a coleta quando acionada por moradores ou associações comunitárias. Quantidades pequenas de lixo, como a produzida em pequenos povoados,, explica Durval, acabam apodrecendo dentro das caçambas, gerando mau cheiro e riscos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

               Nos pequenos povoados, a PMU se prontifica a recolher o lixo desde que acionada por moradores ou associações comunitárias. O telefone é o 3677-9610, ramal 9020.

"A necessidade de instalação de caçambas onde há mais aglomeração de pessoas segue uma avaliação da equipe"
               Explica o secretário. 

               Ele, no entanto, conclama os moradores dos arredores do distrito que ajudem a Prefeitura nesta empreitada de limpeza. 

"O trabalho só vai surtir o efeito desejado, se o fazendeiro, chacareiro ou sitiante depositar o lixo nas caçambas. Se jogar em qualquer lugar, vai formar um lixão. E aí é ruim pra todo mundo"

               E, no caso de Garapuava, são duas caçambas à disposição. E um caminhão, sempre pronto, para recolher a caçamba cheia e substituí-la por outra vazia. 
               O lixo recolhido nos distritos é trazido até a cidade e despejado no aterro controlado, atrás da Serra do Taquaril.

 

               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

ITACARAMBI-MG - Mulher suspeita de atear fogo no corpo do irmão após não conseguir empréstimo é presa

Homem ficou ferido gravemente e teve 70% do corpo queimado na última Terça-feira (26). Irmã dele foi presa nesta Quinta-feira (28).

                  Uma mulher de 31 anos foi presa nesta Quinta-feira (180628) em Itacarambi-MG, no Norte de Minas, quando tentava pegar roupas na casa em que mora para fugir da Polícia Militar

                  Ela é foragida desde a última Terça-feira (180626), suspeita de ter colocado fogo no irmão, de 44 anos. O homem sofreu queimaduras em 70% do corpo e foi internado na Santa Casa de Montes Claros-MG por conta dos ferimentos. 
                  A polícia acredita que os irmãos tenham se desentendido por causa de um empréstimo de dinheiro.

                  Desde o dia do crime a Polícia Militar procurava pela suspeita. A prisão ocorreu, segundo a PM, após denúncias indicarem que a mulher estava na casa em que mora durante a madrugada, no Bairro São João
                  A polícia informou que ela confessou que queria pegar roupas para fugir para zona rural.

                  A mulher conseguiu fugir antes que a polícia a encontrasse em casa, mas foi localizada nas proximidades. Ela foi detida na Rua das Flores, no Centro da cidade, e conduzida à Delegacia de Januária-MG
                  Após ser ouvida, ela será entregue no presídio feminino de Itacarambi.

Entenda o caso

                  De acordo com a Polícia Militar, a mulher presa nesta Quinta-feira atacou o irmão dela, que teve 70% do corpo queimado. 

                  Ela teria jogado uma garrafa com álcool nas costas da vítima e ateado fogo. A motivação do crime, segundo a PM, é relacionada a um empréstimo de dinheiro. A PM acredita que ele tenha se recusado a dar dinheiro para ela, que seria usado para comprar bebida alcoólica.

                  O homem foi socorrido pelo SAMU com queimaduras de segundo grau e foi encaminhado na manhã desta Quarta-feira (180427) à Santa Casa de Montes Claros

                  No último boletim divulgado pelo hospital, o estado de saúde dele era estável.

                  Com Informações de: G1.

CAPELINHA-MG - Prefeito assina convênio de mais de 1 milhão para reforma do Mercado Municipal

               O Prefeito de Capelinha-MG, Tadeuzinho, anunciou no início da noite desta Sexta-feira (180629), a assinatura do convênio para a reforma do Mercado Municipal

               A obra, orçada em mais de um milhão de reais, deverá contemplar também a construção de um segundo piso, reforma da fachada, construção de açougues, bem como outras melhorias para o ambiente.

“A primeira etapa foi vencida. Agora é esperar o recurso cair na conta para começar o trabalho”
               Disse Tadeuzinho, que aguarda a liberação do recurso pela Secretaria de Obras do Estado, hoje coordenada por Murilo Valadares.

Feira Livre de Capelinha


               De acordo com o Historiador José Carlos Machado, a Feira Livre do Mercado Municipal de Capelinha abastece os lares capelinhenses há mais de um século, suprindo-os com produtos básicos de alimentação: arroz, feijão, milho, legumes, frutas, farinha, rapadura, etc. 

“Essa mesma velha Feira Livre não perdeu a sua tradição e mesmo um certo charme”
               Disse José Carlos

               No Mercado Municipal, pode-se adquirir uma enorme variedade de produtos que inclui, além dos gêneros triviais, artesanato em cerâmica, couro, madeira e taquara, fumo de rolo, a boa cachaça, carnes, linguiças, roupas, frangos caipiras, porcos, rádios e até brinquedos importados do Paraguai, bijuterias e um sem número de artigos e objetos. 

               Também lá estão os bares e restaurantes populares, onde se pode provar a culinária local. A reforma do Mercado garantirá a preservação de seu valor patrimonial cultural e turístico do município e região.

                              Com Informações de: MinasHoje.

29 junho 2018

SÃO JOÃO DAS MISSÕES-MG - Homem é morto após desentendimento por venda de bebidas alcoólicas em aldeia indígena

Corpo foi encontrado às margens da estrada principal da aldeia, uma reserva Xacriabá; suspeito, de 47 anos, foi preso.

                Um homem de 47 anos foi preso na tarde desta Quinta-feira (180628) suspeito de ter matado a facada um jovem de 23 anos na Aldeia Riachão, uma reserva Xacriabá em São João das Missões-MG; a motivação do crime teria sido um desentendimento por bebidas alcoólicas.

                De acordo com a Polícia Militar, o cacique da comunidade indígena entrou em contato com os militares informando que havia um homem ferido às margens da estrada principal da aldeia. Ainda de acordo com a PM, a vítima já foi encontrada sem vida, com uma perfuração na altura do peito.

                Após rastreamento, um suspeito foi localizado a cerca 10 Km do local do crime, tentando carona para fugir. 
                Segundo a PM, o homem confessou e disse à polícia que o motivo do crime foi um desentendimento entre os dois, por causa da venda de bebidas alcoólicas. 

                Ele contou que a vítima teria tentado feri-lo com um canivete e ele revidou acertando um golpe de faca no peito.

                O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Januária-MG. Até esta publicação, a Polícia Civil não informou se a vítima e o homem preso são indígenas ou se moram na aldeia.

                Com Informações de: G1.

ASA SUL-DF - Polícia suspeita que médica tenha matado filho de 3 anos por overdose

Depois do crime, a servidora da Secretaria de Saúde teria tentado se matar. Ela está internada no Instituto Hospital de Base.

                 Uma médica da rede pública de Saúde do Distrito Federal está internada no Instituto Hospital de Base - IHBDF, na ala psiquiátrica, suspeita de matar o próprio filho, de 3 anos.
                 Na sequência, a servidora teria tentado se matar. 

                 A principal linha de investigação da polícia é de que o menino tenha morrido de overdose. Diante da gravidade dos fatos, a Justiça decretou sua prisão preventiva e agentes fazem a custódia dela na unidade hospitalar.

“As circunstâncias, sobretudo o fato de ter matado seu próprio filho de 3 anos, bem como o modo como realizou a conduta (supostamente colocando remédio/veneno na mamadeira da criança), demonstra a necessidade da prisão. Tais circunstâncias confirmadas pelas testemunhas extrapolam enormemente a gravidade ínsita ao tipo de homicídio”
                 Anotou a magistrada em sua decisão.


                 O Serviço de Atendimento Médico de Urgência -SAMU confirmou ao Metrópoles a tentativa de suicídio e que havia uma criança atendida na mesma ocorrência.

                 A tragédia ocorreu por volta das 17:40 horas desta Quarta-feira (180627), na 210 Sul, no quarto andar do Bloco J. A criança chegou a ser levada ao Hospital Materno Infantil HMIB, mas os médicos não conseguiram restabelecer os sinais vitais.

                 Segundo a polícia, Juliana de Pina Araújo, 34 anos, foi encontrada com ferimentos nos pulsos e no pescoço.
                 Ao lado do filho da servidora, havia uma mamadeira e remédios de uso controlado. 

                 Em janeiro deste ano, o menino já havia ficado — segundo informou o pai, três dias internado em uma UTI em hospital particular da Asa Norte-DF, por ter ingerido remédios contra depressão usados pela mãe.


                 Os dois foram levados ao hospital por um morador e pelo porteiro, no carro da própria médica. 

“A criança estava desacordada e a mulher toda ensanguentada. Não falava nada e tinha uma aparência abalada. A mãe dela [avó do menino] gritava por socorro”
                 Explicou Gilberto Santos, o vizinho que prestou ajuda.

                 O primeiro destino foi o HMIB, para tentar salvar o garoto. Gilberto carregava o menino nos braços. Ele, a avó e a médica estavam no banco de trás enquanto o porteiro dirigia.

                 Segundo a Polícia Civil, a médica está na ala psiquiátrica do IHB, devido ao quadro de provável surto. Juliana Araújo encontra-se sob custódia de agentes. 

                 A 1ª Delegacia de Polícia - Asa Sul-DF investiga o crime. O pai da criança, cujo nome não foi divulgado, prestou depoimento na madrugada desta Quinta-feira (180628). 
                 Abalado, mostrou-se surpreso com o fato. 
                 Segundo ele, a ex-mulher adorava o filho.

                 Funcionários do bloco da família contaram ao Metrópoles que o menino e a avó estavam no pilotis na manhã de Quarta-feira (180627). De acordo com um dos colaboradores, o garoto teria dito: 
“Tia, deixa eu te ajudar a limpar os vidros?”

“Ele era muito brincalhão e alegre. Uma criança muito esperta e especial. A mãe era uma pessoa muito educada. A gente imagina que isso possa acontecer com alguém distante, mas nunca com alguém próximo”
                 Disse um empregado do prédio.


                 Ainda de acordo com os funcionários, a avó teria contado que há cerca de duas semanas tentou convencer a filha a se internar, por estar muito deprimida, mas a médica não quis.

                 A Secretaria de Saúde informou que, a pedido da família, não divulgará informações sobre o caso.

                 Com Informações de: Metrópoles.

28 junho 2018

SÃO JOÃO DO PARAÍSO-MG - Polícia procura homem que agrediu companheira e tentou atear fogo na enteada de 8 anos

Mulher registrou boletim de ocorrência depois de procurar hospital pela manhã; até esta publicação, ninguém foi preso.

                   A Polícia Militar de São João do Paraíso-MG procura por um homem suspeito de agredir a companheira e atear fogo no quarto da enteada de oito anos, com intenção de atingir a criança com as chamas. 

                   A mulher registrou boletim de ocorrência na manhã desta Quinta-feira (180628), após ir até um posto de saúde procurar atendimento para as filhas que inalaram fumaça. Além da menina de oito anos, a vítima tem uma filha de dois meses que também foi ameaçada pelo homem.

                   De acordo com a PM, a suspeita é de que o autor das agressões tenha ingerido bebida alcoólica. O crime ocorreu na noite desta Quarta-feira (180627), na Comunidade de Boa Vista

                   A companheira dele informou que após agredi-la ele trancou as duas filhas no quarto e ateou fogo nas roupas delas e ameaçou queimá-las junto.

                   A polícia foi até a residência do casal, na zona rural, para tentar localizar o homem, que já havia fugido. No local, foram apreendidas três espingardas polveiras e três pássaros da fauna silvestre, criados sem autorização.

                   A mulher e as duas filhas foram encaminhadas ao abrigo da cidade de São João da Ponte-MG para que recebam assistência social. Segundo a PM, a mãe é do interior do estado de São Paulo e não tem familiares em Minas Gerais
                   Até esta publicação, o autor não havia sido encontrado pela polícia.

                   Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Suspeito de integrar quadrilha de furtos se enrola em tapete para fugir da PM

                 Um homem, de 27 anos, e uma mulher, de 26 anos, foram presos após arrombarem uma residência e furtarem uma televisão, na tarde de Quarta-feira (180627), no Bairro Santa Mônica, na Região da Pampulha em Belo Horizonte-MG

                 Segundo a Polícia Militar - PM, o homem se escondeu dos militares se enrolando em um tapete.

                 De acordo com a PM, por volta das 17:00 horas desta Quarta-feira (180627), militares foram acionados por uma denúncia de furto realizado por duas pessoas que estavam em um Fiat Punto

                 Ao puxarem no sistema o número da placa do veículo, os policiais identificaram que se tratava de um indivíduo suspeito de realizar crimes da mesma natureza na região.

                 Quando a guarnição se deslocou à casa do suspeito, os policiais foram atendidos por uma mulher, de 26 anos, também suspeita de furto. 
                 A mulher informou que o marido não estava e autorizou a entrada dos militares, que após fazerem uma busca no imóvel, encontraram o suspeito enrolado em um tapete, no intuito de se esconder da polícia.

                 Ainda de acordo com a PM, o autor confessou o crime e informou o local onde havia escondido o aparelho furtado, mas pediu para que sua esposa não fosse presa também. 

                 Os militares desconfiaram, e ao analisarem as câmeras de segurança da casa arrombada identificaram que ela estava no veículo durante o crime. Na residência do casal, foram encontrados relógios e televisões suspeitos de serem fruto de furtos.

                 Na delegacia, o homem informou a polícia que também havia em posse, armas roubadas. Ele tentou subornar os militares oferecendo comprar armas de fogo para eles.

                 Segundo as investigações, a esposa, além de ajudar nos furtos, era encarregada de divulgar em sites de compra e venda na internet os produtos furtados.

Quadrilha

                 O casal informou aos militares que outros dois homens, um de 19 outro de 27 anos, também ajudavam nos furtos. Os dois ainda não foram encontrados pela polícia.

                 Ainda de acordo com a PM, o rapaz de 19 anos era encarregado de guardar alguns objetos e o de 27 anos participava dos arrombamentos.

                 O casal foi detido e eles foram acusados de furto qualificado e corrupção ativa.

                 Com Informações de: MinasHoje.

LONTRA-MG - Homem é preso transportando droga e comprimidos de estimulante sexual na MG-135

Suspeito estava em um ônibus de turismo que saiu de São Paulo e pretendia comercializar o material na região; venda do medicamento é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.

                  Um homem de 39 anos foi preso com porções de maconha e comprimidos de estimulante sexual em Lontra-MG, na madrugada desta Quinta-feira (180628). 

                  De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia informou que o suspeito teria saído de São Paulo em um ônibus de turismo transportando materiais ilícitos para revender na região.

                  O veículo foi abordado na MG-135 no Centro da cidade. Com o suspeito, a polícia apreendeu duas porções de maconha e 57 comprimidos do estimulante, que tem a venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária -ANVISA.

                  Segundo a PM, o homem é de São Paulo e confessou ter passagens por roubo, falsidade ideológica e posse de arma de fogo. Ele disse ainda que ficou preso por 18 anos na capital paulista.

                  O material apreendido e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de São João da Ponte-MG.

                  Com Informações de: G1.

FRANCISCO SÁ-MG - Caminhoneiro morre em tombamento na BR-251

Segundo a PRF, ele perdeu o controle da direção na Serra e saiu da pista; veículo transportava forro para teto e seguia sentido Montes Claros.

                 Um caminhoneiro de 48 anos morreu em um tombamento nesta Quarta-feira (180627) na BR-251, em Francisco Sá-MG, no Norte de Minas

                 De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista Jéferson Alcicis Junior transportava forro para teto e seguia sentido Montes Claros-MG.

                 Ainda segundo a PRF, ele perdeu o controle da direção na Serra de Francisco Sá, saiu da pista e tombou.

                 O caminhoneiro ficou preso às ferragens e morreu no local. O corpo foi retirado pelos bombeiros e encaminhado ao IML de Montes Claros.

                 A PRF informou que a pista ficou interditada por cerca de uma hora para retirada do veículo do local do acidente.


                 Com Informações de: G1.

CARBONITA-MG - Policial militar fica gravemente ferida em acidente na MGC-451

Militar se formou há 12 dias em Diamantina e transportava objetos pessoais para Itamarandiba em uma picape, quando bateu de frente com um caminhão.

                Uma policial militar de 27 anos ficou gravemente ferida em um acidente nesta Terça-feira (180626) na MGC-451, em Carbonita-MG, no Vale do Jequitinhonha

                Lunna Grazielle Batista Moreira Santiago, de 27 anos, conduzia uma picape sentido a BR-367, quando bateu de frente com um caminhão, que seguia no sentido contrário.

                A Polícia Militar informou que a vítima formou há 12 dias e transportava alguns objetos pessoais de Diamantina-MG, local onde fez o curso de soldados, para Itamarandiba-MG, onde trabalha.

                O caminhoneiro relatou que a policial perdeu o controle da direção próximo ao Km 138 e invadiu a contramão. 
                Ele sofreu ferimentos leves.

                Lunna Grazielle teve diversas fraturas e foi socorrida ao Hospital de Carbonita, mas precisou ser transferida ao Hospital de Diamantina

                A PM afirmou que a policial passou por cirurgias durante a madrugada desta Quarta-feira (180627) e ainda segue em observação.

                Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Corpo com sinais de espancamento, facadas e tiros é encontrado na zona rural

Militares foram informados que a vítima estava a caminho de uma fazenda, onde trabalhava, por volta das 5:20 horas. Moto em que homem estava foi recolhida.

                  O corpo de um homem de 35 anos foi encontrado em uma estrada rural de acesso à uma fazenda, na zona rural de Bocaiuva-MG, na madrugada desta Quarta-feira (180627). 

                  De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, a vítima apresentava sinais de espancamento, facadas e, pelo menos, dois tiros. 
                  A motivação da morte não foi esclarecida.

                  A perícia compareceu ao local e a Polícia Civil irá investigar o caso. Os militares foram informados que a vítima estava a caminho da fazenda, onde trabalha, para tirar leite, por volta das 5:20 horas. 
                  A moto em que o homem estava foi recolhida.

                  Até o momento, ninguém foi detido para esclarecimentos. 
                  A ocorrência ainda está em andamento.

                  Com Informações de: G1.

27 junho 2018

JEQUITAÍ-MG - Homem é preso suspeito de estuprar adolescente

Ele foi encontrado na BR-365 enquanto tentava pegar carona; crime foi no Domingo (24) e homem também agrediu um colega da vítima com uma pedrada.

                   Um homem foi preso nesta Terça-feira (180626) suspeito de estuprar uma adolescente de 15 anos em Jequitaí-MG, no Norte de Minas. O crime foi na madrugada do último Domingo (180624) na região central da cidade.

                   Segundo a Polícia Militar, a vítima e um colega passavam em frente a uma escola quando foram surpreendidos pelo autor. O homem agrediu o rapaz com uma pedrada e arrastou a menina para um beco, onde a estuprou.

                   A vítima disse que foi ameaçada de morte antes de ser liberada pelo agressor. A adolescente contou ainda que foi para a casa dela, mas não revelou aos familiares que havia sofrido o estupro.

                   O autor conhecia a vítima e a polícia só foi acionada na noite de domingo depois que ele foi até a casa da adolescente e brigou com o irmão dela, que teria ouvido boatos sobre o estupro.

                   O homem foi localizado pela PM enquanto tentava pegar uma carona na BR-365

                   Segundo a polícia, ele estava tentando fugir para outra cidade e carregava uma bolsa com roupas e documentos. Ele foi levado para a Delegacia de Pirapora-MG.

                   Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Homem com mandado em aberto é preso após ser assaltado e acionar a polícia

Segundo a Polícia Militar, homem deve pensão alimentícia; ele teve moto e celular roubados, e foi levado à delegacia de plantão.

                 Um homem de 44 anos, com mandado em aberto, foi preso nesta Terça-feira (180626) após ser assaltado e acionar a Polícia Militar em Janaúba-MG para registrar a ocorrência. 

                 Segundo a PM, o homem tinha mandado de prisão por dever pensão alimentícia. O mandado foi descoberto no momento de registro do boletim de ocorrência; os dados da vítima foram incluídos no sistema policial, quando ficou constatado que ela era foragida da Justiça.

                 Ainda segundo a PM, o homem passava de moto pelo Bairro Padre Eustáquio quando foi abordado por um assaltante que jogou um capacete contra ele e disse estar armado. O autor exigiu que fossem entregues o veículo e o aparelho de celular da vítima, e fugiu logo em seguida. 
                 O homem resolveu acionar a polícia a fim de recuperar os bens.

                 A motocicleta foi recuperada no fim da tarde desta Terça-feira. Segundo a PM, o veículo foi encontrado abandonado no município de Nova Porteirinha-MG; o autor do assalto não foi encontrado até a publicação desta matéria. 

                 A polícia não soube informar há quanto tempo o homem devia pensão alimentícia e se teria previsão de quitar débitos com a Justiça. Ele foi conduzido para a delegacia da Polícia Civil; o G1 não conseguiu atualizar com a PC se o homem foi liberado.


                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Secretaria de Meio Ambiente fiscaliza suspeita de apropriação em área de preservação do Córrego Pai João

Casas começaram a ser construídas no local, segundo município; moradores foram notificados a prestarem esclarecimentos.

                 A Prefeitura Municipal de Montes Claros-MG divulgou nesta Terça-feira (180626) que intensificou fiscalizações em áreas de preservação, pertencentes ao município, próximas ao Córrego Pai João

                 A suspeita é de que pessoas tenham se apropriado de terras às margens do córrego e, inclusive, construído casas no local, que fica próximo ao Bairro Jardim Liberdade. A Secretaria de Meio Ambiente informou ao G1 que imóveis estariam sendo anunciados em um site de compra e venda. Não foi divulgado quantos donos de imóveis foram notificados para que prestem esclarecimentos junto ao órgão.

                 O Grupamento Tático Ambiental - GTA foi até o local para solicitar que os donos das construções comparecessem à prefeitura. Segundo nota divulgada pelo município, as áreas de preservação permanente estão sendo invadidas e depredadas. 

                 De acordo com a Secretaria de Defesa Social, uma denúncia informou ao município sobre as invasões feitas no local. O município informou que não é possível afirmar que as pessoas invadiram de má fé as matas ciliares do Córrego Pai João, mas que vai analisar o caso e responsabilizar de acordo com o que apontarem as investigações.

“Foi documentado que há irregularidades no terreno. Primeiro é feito o levantamento sobre o assunto, conforme estamos seguindo. 

Às vezes as pessoas podem ter comprado o terreno na mão de terceiros, que agiram de má fé. Não dá para afirmar nada. 

O certo é que as pessoas responsáveis foram notificadas a prestarem esclarecimentos junto a Secretaria de Meio Ambiente, uma vez que o córrego é importante para preservação do meio ambiente”
                 Afirma Wellington José de Araújo, coordenador da Secretaria de Meio Ambiente.

                 A Secretaria de Meio Ambiente informou não poder dar detalhes sobre as investigações, porque ainda estão em curso. 

                 Segundo a pasta, não é possível apontar um responsável pela invasão, e nem se todas as casas têm situação irregular. 

                 O órgão afirmou ao G1 que pelo menos 12.000 m² podem ser desocupados, e vários imóveis que foram construídos na área terão de ser demolidos. A secretaria não informou quais prazos foram dados para que os proprietários sejam ouvidos.

Córrego Pai João

                 O Córrego Pai João também é chamado de Rio Lapa Grande. Ele nasce numa área de preservação de Montes Claros, dentro do Parque Estadual da Lapa Grande, e deságua no Rio Vieira

                 De acordo com o ambientalista Gomes Assis, o Córrego Pai João tem 22 km de extensão e é responsável por 30% do abastecimento de água de Montes Claros, fornecido pela COPASA. Ele é um dos principais afluentes do Rio Vieira e é alimentado por dezenas de córregos, como o São Marcos.

                 Segundo Gomes Assis, o rio não é perene na zona urbana pela falta de preservação das matas. 

“Na zona urbana, o rio só dura em média de janeiro a março, que são meses chuvosos. Por não ter matas ciliares, não ser preservado, não segue o curso. Ele tem grande importância para a cidade, como um todo, já que a abastece, e é também importante para os moradores da região por onde passa, porque usam as águas para molhar pequenas plantações”
                 Afirma Gomes.

                 Com Informações de G1.

SALINAS-MG - PM recaptura detento que fugiu após saída temporária da Semana Santa

Foragido foi recapturado após fugir duas vezes de policiais da cidade; homem cumpria pena por tráfico de drogas em presídio de Montes Claros.

                 Um homem de 43 anos foi conduzido ao Presídio de Salinas-MG nesta Terça-feira (180626) após ser recapturado pela Polícia Militar por ser foragido da Justiça. O detento cumpria pena em Montes Claros-MG pelo crime de tráfico de drogas, quando foi liberado para saída temporária durante feriado da Semana Santa, em março, e não retornou. 
                 O homem foi encontrado no Centro da cidade, quando passava pela Rua Bahia.

                 De acordo com a Polícia Militar, há dias os militares procuravam pelo homem por terem informações de que ele estava comercializando drogas. Por duas vezes o detento conseguiu fugir. 

                 Segundo a PM, em uma das fugas, o homem conseguiu escapar porque pulou o muro do Cemitério de Salinas e passou a noite no local, que não tem iluminação.

                 O detento tem passagens por tráfico de drogas, receptação, ameaça, porte ilegal de armas e uso de drogas. Ele informou à PM que faltavam quatro anos para que cumprisse a pena pela qual foi condenado. 

                 Contou, ainda, que resolveu ficar em Salinas porque imaginou que se fosse preso novamente, iria cumprir pena na cidade de origem.

                 O homem foi conduzido ao Presídio de Salinas na tarde desta Terça-feira. Uma pequena porção de maconha que o homem carregava foi apreendida.


                 Com Informações de: G1.

VÁRZEA DA PALMA-MG - Motorista de 46 anos morre após passar mal ao volante; carro saiu da pista e tombou

Veículo tombou fora da pista e o motorista morreu no local; uma passageira ficou ferida e foi encaminhada ao hospital de Pirapora.

                Um homem de 46 anos morreu após passar mal ao volante e perder o controle da direção na MGT-496, em Várzea da Palma-MG, na manhã desta Terça-feira (180626). 
                Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o veículo saiu da pista e tombou.

                Uma mulher, que estava no banco do passageiro, contou aos bombeiros que estava conversando com o motorista, quando ele começou a passar mal e perdeu o controle do veículo. Ela ficou ferida e foi encaminhada ao Hospital de Pirapora-MG
                O SAMU esteve no local e constatou o óbito.

                A perícia foi acionada e as causas da morte serão apuradas pela Polícia Civil. 
                O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal de Pirapora.

                Com Informações de: G1.

26 junho 2018

SANTA LUZIA-MG - Traficantes usam aplicativo para entregar maconha e são presos

                 Duas mulheres, de 21 e 26 anos, e quatro homens, com idade entre 24 a 34 anos, foram presos nesta Terça-feira 180626) por tráfico de drogas em Santa Luzia-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

                 Segundo a Polícia Militar, eles utilizaram um carro de um aplicativo de transporte particular para transportar 32 barras de maconha e um tablete.

                 Os militares receberam uma denúncia anônima e abordaram o veículo. Eles interceptaram a droga e prenderam os suspeitos que estavam em dois carros.

                 Posteriormente, a partir do depoimento do motorista do aplicativo, a PM chegou até outro endereço, onde encontrou mais 42 barras de maconha.

                 A mulher, que estava na casa, disse que recebia uma quantia referente ao aluguel do local para armazenar a droga e que chegou a ser ameaçada quando quis sair do esquema.

                  Com Informações de: MinasHoje.

BRASIL - CNJ proíbe cartórios de registrar união estável poliafetiva


                 O Conselho Nacional de Justiça - CNJ decidiu hoje (180626) impedir, por 8 votos a 6, que os cartórios de todo o país lavrem qualquer tipo de documento que declare a união estável entre mais de duas pessoas, relação conhecida como poliamor (Poligamia).

                 Prevaleceu o entendimento do relator do caso, o conselheiro João Otávio de Noronha, também ministro do Superior Tribunal de Justiça - STJ e atual Corregedor Nacional de Justiça

                 Para ele, o sistema legal brasileiro, incluindo a Constituição, não permite a união estável entre mais de duas pessoas, motivo pelo qual os tabelionatos não podem lavrar escritura que declare esse tipo de relação.

“Não é falso moralismo, não é nada. Se as pessoas querem viver uma relação de poliamor, que vivam, é outra coisa. Mas a escritura pública está aqui para declarar a vontade jurídica das partes. Se a vontade é jurídica, [a união estável poliafetiva] reputa a vontade ilícita, a vontade não permitida pela lei”
                 Argumentou Noronha.

                 O tema causou polêmica no CNJ, sendo discutido por três sessões até se chegar a um resultado. Votaram junto com Noronha os conselheiros Márcio Schiefler, Maria Iracema Martins do Vale, Fernando Mattos, Valtércio Ronaldo de Oliveira, Valdetário Monteiro, André Luiz Godinho e Valdetário Andrade Monteiro.

                 Em sessão anterior, o conselheiro Aloysio Corrêa da Veiga, que é ministro do Tribunal Superior do Trabalho - TST, divergiu. 

                 Ele votou no sentido de que os cartórios fossem permitidos a lavrar escritura ao menos declaratória da vontade dos integrantes da união poliafetiva, mesmo que o documento não tivesse nenhum efeito jurídico para fins de herança ou de direitos previdenciário, por exemplo.

“Ainda que não seja possível reconhecer união poliafetiva como união estável nem equipará-la à família, não se pode negar direito à escritura pública”
                 Disse Corrêa em seu voto. 

                 Ele foi acompanhado pelos conselheiros Daldice Almeida, Arnaldo Hossepian, Henrique de Almeida Ávila e pela presidente do CNJ, ministra Cármen Lúcia.

                 O conselheiro Luciano Frota foi além. Para ele, o CNJ deveria permitir aos cartórios que emitam escrituras dando à união poliafetiva os mesmos direitos da união estável entre duas pessoas, o que no Brasil equivale ao casamento.

                 A discussão sobre o chamado poliamor chegou ao CNJ por meio de um pedido de providência feito pela Associação de Direito de Família e das Sucessões - ADFAS à Corregedoria Nacional de Justiça, vinculada ao órgão.

                 No pedido para que seja determinado que as corregedorias estaduais proibissem a lavratura, foram citados dois casos de formalização de união entre três pessoas, sendo um em Tupã-SP, em 2012, e outro em São Vicente-SP, em 2016. 
                 Também houve reconhecimento de união entre um “trisal” no Rio de Janeiro, em 2015. Tais escrituras agora perderam a validade.

                 Para a associação, a Constituição e as regras infraconstitucionais sobre a família estabelecem a monogamia como condição necessária para o reconhecimento da união estável.

                 Com Informações de: MinasHoje.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS