O lixo recolhido dentro dos distritos de Garapuava, Boa Vista, Ruralminas e Pedras de Marilândia deve ser despejado em caçambas instaladas em pontos estratégicos pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU.
Essa a recomendação, Os coletores, normalmente, recolhem o lixo nas portas e transportam até as caçambas.
Mas, nem sempre funciona assim.
No caso de Garapuava, por exemplo, são duas caçambas instaladas. Ainda assim, a PMU precisou enviar equipe esta semana ao distrito para acabar com um depósito de lixo que ia se formando em ponto distinto, afastado das caçambas.
O Secretário Municipal de Obras, Durval Mendonça afirma ter recebido informações de que "fazendeiros" (sitiantes, chacareiros) estão trazendo lixo e despejando "fora das caçambas".
Quem traz o lixo de fazendas, sítios e chácaras, porém, deve descartá-lo diretamente dentro das caçambas, e não formar depósitos de lixo em outras áreas do distrito. Foi para evitar a formação de "lixões" e os riscos de impactos socioambientais e sanitários nas localidades mais habitadas que a PMU contratou empresa com cerca de 20 caçambas.
Como funciona?
Nos quatro distritos onde há caçambas, a PMU instrui os coletores a avisar quando elas estão cheias de lixo. A cada caçamba, cheia de lixo, trazida para o aterro controlado, o caminhão deixa uma vazia no local. E a operação vai se repetindo, conforme a necessidade.
No caso de povoados que não dispõe do serviço de caçambas, em razão da pouca quantidade de lixo produzida, a PMU faz a coleta quando acionada por moradores ou associações comunitárias. Quantidades pequenas de lixo, como a produzida em pequenos povoados,, explica Durval, acabam apodrecendo dentro das caçambas, gerando mau cheiro e riscos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.
Nos pequenos povoados, a PMU se prontifica a recolher o lixo desde que acionada por moradores ou associações comunitárias. O telefone é o 3677-9610, ramal 9020.
"A necessidade de instalação de caçambas onde há mais aglomeração de pessoas segue uma avaliação da equipe"
Explica o secretário.
Ele, no entanto, conclama os moradores dos arredores do distrito que ajudem a Prefeitura nesta empreitada de limpeza.
"O trabalho só vai surtir o efeito desejado, se o fazendeiro, chacareiro ou sitiante depositar o lixo nas caçambas. Se jogar em qualquer lugar, vai formar um lixão. E aí é ruim pra todo mundo"
E, no caso de Garapuava, são duas caçambas à disposição. E um caminhão, sempre pronto, para recolher a caçamba cheia e substituí-la por outra vazia.
O lixo recolhido nos distritos é trazido até a cidade e despejado no aterro controlado, atrás da Serra do Taquaril.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável