PESQUISA NESTE SITE:

15 junho 2017

UNAÍ-MG - Festividades do Distrito de Boqueirão chega ao final com resultados positivos

Prefeitura Municipal conclui dias festivos do distrito de Boqueirão com resultados positivos.


              A Administração Municipal de Unaí-MG assumiu em 2017 a responsabilidade pela parte estrutural da 269ª Festa e Romaria de Santo Antônio do Boqueirão. Nesta Quarta-feira (170614), finaliza com resultados positivos.

              Recuperação e manutenção de estradas, sinalização de pontes e vias, aluguel de barracas, distribuição de energia elétrica, coleta de lixo, controle de trânsito, estacionamento no distrito, distribuição de água, limpeza de banheiros e infraestrutura geral ficou por conta da Prefeitura de Unaí, capitaneada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

               Durante a entrega das comendas de Santo Antônio do Boqueirão, parte oficial da festa que conta com a participação do gabinete municipal, o "trabalho acertado" da Prefeitura foi destaque no pronunciamento de representantes do poder público, da Associação de Romeiros e da Paróquia.

"Está sendo um sucesso a parte que a Prefeitura assumiu"
               Disse o presidente da Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão, Edmundo Basílio de Oliveira

               Segundo ele, ao assumir a parte estrutural, a Prefeitura liberou a Arsab para fazer a "parte mais social da festa". Em administrações passadas, cabia à Arsab cuidar das várias atribuições assumidas hoje pela Prefeitura, como organizar barracas de comércio, distribuir energia elétrica, cuidar do trânsito e dos banheiros.

               Para o prefeito José Gomes Branquinho, as coisas deram certo porque houve compreensão e colaboração da Associação dos Romeiros

               Segundo ele, a boa vontade do presidente em mostrar os gargalos e ajudar na tomada de decisões foram essenciais para que tudo saísse a contento. O prefeito lembrou ainda o envolvimento da equipe de servidores (provenientes das mais variadas secretarias municipais), comandados pela secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo) como elemento fundamental na manutenção estrutural da festa.

               Representando a Presidência da Câmara Municipal, o vereador Tião do Rodo elogiou as estradas e a estrutura garantida pela PMU. Ele falou em "brilhantismo da festa" e disse ter esperanças de que no ano que vem a romaria seja ainda melhor. Colocou a Câmara Municipal à disposição para ajudar no que couber.

               O vice-prefeito Waldir Novais respondeu às esperanças do vereador. Waldir disse não ter dúvidas de que em 2018 a festa será maior e melhor, porque os erros cometidos foram anotados e tudo será observado com vistas a ajustes e aprimoramentos para o ano que vem.


Cultura

               Em pronunciamento, a secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo) afirmou que a Festa de Santo Antonio do Boqueirão é o principal atrativo turístico de Unaí. Segundo observou, o principal desafio é registrar a festa no circuito turístico do Estado de Minas Gerais e captar recursos no Estado e na União para apoiar essa tradicional romaria.

"São 269 anos de tradição. Temos de respeitar muita coisa aqui e precisamos ter muito cuidado com um evento de tantos anos"
               Salientou a secretária, prometendo melhorar cada vez mais a parte que cabe à Prefeitura, via Sectur.


Cooperação

               O pároco frei Geraldo da Abadia, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, destacou o sentido do termo cooperação para se referir ao sucesso da festa de Santo Antonio do Boqueirão.

"Na romaria de Santo Antonio aprendemos que quanto mais cooperação acontece, mais a romaria fica nobre"
               Salientou o pároco. 

"Aqui tem a cooperação da paróquia, a cooperação da Prefeitura de Unaí e tem a cooperação da Arsab, três forças vivas impulsionadas ainda pela fé, devoção e espiritualidade do povo".

               Frei Geraldo aproveitou o exemplo da cooperação articulada para promover a festa do Boqueirão e fez um paralelo com as necessidades da humanidade atualmente: 

"a humanidade está acostumada com o paradigma da competição. É preciso mudar. Ou nos unimos e cooperamos uns com os outros, ou perderemos todos".


               No Boqueirão, ao contrário, segundo o frei, 

"a cooperação é que faz a romaria acontecer".




               Com Informações de:
Assessoria de Comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS