PESQUISA NESTE SITE:

quinta-feira, 15 de junho de 2017

UNAÍ-MG - Festividades do Distrito de Boqueirão chega ao final com resultados positivos

Prefeitura Municipal conclui dias festivos do distrito de Boqueirão com resultados positivos.


              A Administração Municipal de Unaí-MG assumiu em 2017 a responsabilidade pela parte estrutural da 269ª Festa e Romaria de Santo Antônio do Boqueirão. Nesta Quarta-feira (170614), finaliza com resultados positivos.

              Recuperação e manutenção de estradas, sinalização de pontes e vias, aluguel de barracas, distribuição de energia elétrica, coleta de lixo, controle de trânsito, estacionamento no distrito, distribuição de água, limpeza de banheiros e infraestrutura geral ficou por conta da Prefeitura de Unaí, capitaneada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

               Durante a entrega das comendas de Santo Antônio do Boqueirão, parte oficial da festa que conta com a participação do gabinete municipal, o "trabalho acertado" da Prefeitura foi destaque no pronunciamento de representantes do poder público, da Associação de Romeiros e da Paróquia.

"Está sendo um sucesso a parte que a Prefeitura assumiu"
               Disse o presidente da Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão, Edmundo Basílio de Oliveira

               Segundo ele, ao assumir a parte estrutural, a Prefeitura liberou a Arsab para fazer a "parte mais social da festa". Em administrações passadas, cabia à Arsab cuidar das várias atribuições assumidas hoje pela Prefeitura, como organizar barracas de comércio, distribuir energia elétrica, cuidar do trânsito e dos banheiros.

               Para o prefeito José Gomes Branquinho, as coisas deram certo porque houve compreensão e colaboração da Associação dos Romeiros

               Segundo ele, a boa vontade do presidente em mostrar os gargalos e ajudar na tomada de decisões foram essenciais para que tudo saísse a contento. O prefeito lembrou ainda o envolvimento da equipe de servidores (provenientes das mais variadas secretarias municipais), comandados pela secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo) como elemento fundamental na manutenção estrutural da festa.

               Representando a Presidência da Câmara Municipal, o vereador Tião do Rodo elogiou as estradas e a estrutura garantida pela PMU. Ele falou em "brilhantismo da festa" e disse ter esperanças de que no ano que vem a romaria seja ainda melhor. Colocou a Câmara Municipal à disposição para ajudar no que couber.

               O vice-prefeito Waldir Novais respondeu às esperanças do vereador. Waldir disse não ter dúvidas de que em 2018 a festa será maior e melhor, porque os erros cometidos foram anotados e tudo será observado com vistas a ajustes e aprimoramentos para o ano que vem.


Cultura

               Em pronunciamento, a secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo) afirmou que a Festa de Santo Antonio do Boqueirão é o principal atrativo turístico de Unaí. Segundo observou, o principal desafio é registrar a festa no circuito turístico do Estado de Minas Gerais e captar recursos no Estado e na União para apoiar essa tradicional romaria.

"São 269 anos de tradição. Temos de respeitar muita coisa aqui e precisamos ter muito cuidado com um evento de tantos anos"
               Salientou a secretária, prometendo melhorar cada vez mais a parte que cabe à Prefeitura, via Sectur.


Cooperação

               O pároco frei Geraldo da Abadia, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, destacou o sentido do termo cooperação para se referir ao sucesso da festa de Santo Antonio do Boqueirão.

"Na romaria de Santo Antonio aprendemos que quanto mais cooperação acontece, mais a romaria fica nobre"
               Salientou o pároco. 

"Aqui tem a cooperação da paróquia, a cooperação da Prefeitura de Unaí e tem a cooperação da Arsab, três forças vivas impulsionadas ainda pela fé, devoção e espiritualidade do povo".

               Frei Geraldo aproveitou o exemplo da cooperação articulada para promover a festa do Boqueirão e fez um paralelo com as necessidades da humanidade atualmente: 

"a humanidade está acostumada com o paradigma da competição. É preciso mudar. Ou nos unimos e cooperamos uns com os outros, ou perderemos todos".


               No Boqueirão, ao contrário, segundo o frei, 

"a cooperação é que faz a romaria acontecer".




               Com Informações de:
Assessoria de Comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Educação e o bom linguajar é a base de tudo!
Evite a crítica desconstrutiva, racismo violência, discriminação e assim evitará a exclusão de seu comentário!
O autor.

UNAIENSES - DESTAQUE - 2017

UNAIENSES - DESTAQUE - 2017
Certificado de Destaque do ano

GRUPO LEIA UNAÍ

GRUPO LEIA UNAÍ
Participe também via Whats do nosso Grupo de Notícias

GRUPO FALA UNAÍ

GRUPO FALA UNAÍ
Participe também do Grupo Público no Whats

LEIA UNAÍ

LEIA UNAÍ

FALA UNAÍ

FALA UNAÍ