PESQUISA NESTE SITE:

30 dezembro 2019

BRASÍLIA-DF - Canteiros floridos chamam a atenção nas ruas; saiba como começou a tradição

Capital federal tem quase 550 canteiros em vias e rotatórias. Ideia teria sido do ex-governador Joaquim Roriz, inspirado nos jardins de Nova York.


                  Faça sol ou faça chuva, os canteiros de Brasília-DF permanecem floridos. Ao todo, a capital do país tem 547 canteiros ornamentais nas vias e rotatórias das superquadras.

                  Mas já foram mais, esse número chegou a 1.500. A redução foi causada por mudanças nas vias, para fazer o trânsito fluir.

                  Quem teve a ideia de uma capital repleta de flores, para valorizar ainda mais a "cidade parque", foi o ex-governador Joaquim Roriz. De acordo com o paisagista da NOVACAP Raimundo Gomes Cordeiro, em 1991 Roriz voltou de uma viagem a Nova Iorque-EUA encantado com a beleza dos jardins.


"Não se trata de uma história oficial, mas é o que contam"
                  Diz Cordeiro que há 39 anos trabalha na companhia responsável, entre outras coisas, pelo "embelezamento" de Brasília-DF.

"Ele viu aquela cidade toda florida e ficou admirado com a beleza. Logo que retornou à capital quis fazer do mesmo jeito aqui, é claro, adaptando à realidade do nosso país."

                  No início, a NOVACAP, por meio do Departamento de Parques e Jardins - DPJ, usava folhagens. "Mas era tudo muito verde, não tinha cores", lembra o paisagista.


                  Depois, buscou-se espécies de floração exuberante. No entanto, elas não duravam muito.

                  Até que as equipes chegaram às flores que encantam moradores e visitantes. São espécies mais adaptadas ao clima e com maior duração, como caliópsis, crista de galo, cravo marigold e gailardia.

"Cada tipo precisa ser usado de acordo com o fator climático, para se aproveitar mais delas"
                  Explica o paisagista.


                  No período da seca, são plantadas flores que exigem menos rega. Já no período chuvoso, as escolhidas são as que aguentam um grande volume de água. De acordo com Raimundo Cordeiro, é dentro desse planejamento que o DPJ projeta a ornamentação da cidade.

“Estudamos o clima, o tamanho de cada espécie, a visualização (tanto dos pedestres quanto das pessoas em veículos – para não provocar acidentes) e por último a combinação das cores. Tudo tem de ficar harmonioso”
                  Explica.


                  Nessa época de Natal, por exemplo, os jardineiros deixaram o balão do Aeroporto JK e a Esplanada dos Ministérios com flores vermelhas. Já perto de 07 de Setembro, a capital estava enfeitada com espécies amarelas. "Ao se misturar com o verde da grama, elas têm as cores do Brasil",                   Lembra Cordeiro.

                  Para ele, quando há uma única cor durante todo o ano, as pessoas se acostumam com a paisagem. Mas quando canteiros se renovam, o resultado é compensador para quem vê e para quem planta.

"O trabalho feito nos canteiros ornamentais é para que as pessoas tenham sempre uma surpresa ao andar pela cidade."


1.500.000 de mudas

                  As mudas de flores que ornamentam os canteiros de Brasília são produzidas no Viveiro I da NOVACAP. A área, no Setor de Mansões Park Way-DF, tem uma área de 26 hectares.

                  No local, são produzidas 1.500.000 de mudas, quantidade necessária para enfeitar os canteiros e rotatórias de Brasília. Normalmente, as flores são substituídas a cada seis meses, mas existem também as espécies perenes, que não necessitam de troca contínua.

                  No viveiro da Divisão de Parques e Jardins e nas ruas, entre produção, plantio e manutenção das flores, trabalham cerca de 100 pessoas. 
                  São deficientes visuais, jovens aprendizes e presidiários em fase de readaptação na sociedade.


                  Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS