PESQUISA NESTE SITE:

24 maio 2018

UBERLÂNDIA-MG - Sobe para três o número de mortes por influenza este ano

Exame confirmou óbito por Influenza A nesta Terça-feira (22). Até o momento foram vacinadas cerca de 95 mil pessoas na cidade; meta é de 150 mil.

                 Uberlândia-MG registrou a terceira morte por vírus Influenza A este ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde - SMS, a confirmação do óbito foi divulgada nesta Terça-feira (180522).

                 No dia 14 de Maio, a Prefeitura de Uberlândia já havia informado duas mortes por Influenza A. Segundo o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Clauber Lourenço, até esta terça 46 pacientes apresentaram diagnóstico suspeito da doença. 
                 Desses, 11 tiveram o vírus confirmado e oito foram tratados e receberam alta.

"As duas primeiras mortes confirmadas tratam de um homem e uma mulher. No caso confirmado hoje ainda não temos informações sobre o paciente e também quando ocorreu a morte"
                 Explicou Clauber.

                 No último boletim da Secretaria Estadual de Saúde - SES-MG, do dia 14 de Maio, constava apenas um óbito por influenza em Uberlândia
                 A previsão de nova divulgação da secretaria é no próximo dia 28.

Sintomas

                 Os sintomas das Influenzas A e B são febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e de cabeça. No caso do H1N1, subtipo da Influenza A, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

                 É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

Vacinação

                 A 10 dias para o fim da campanha de vacinação anual, em Uberlândia foram vacinadas cerca de 95 mil pessoas. A meta de imunização para os grupos de risco é de 150.000 pessoas. 
                 Conforme a Prefeitura de Uberlândia, gestantes e crianças foram os que menos procuraram os Programas de Saúde da Família - PSFs.

                 A vacina contra a gripe é atualizada todo ano. 
                 A Organização Mundial de Saúde - OMS informa quais são os tipos de vírus que estão circulando e, com base nesta informação as vacinas são produzidas. Assim, a cada ano, a cada nova temporada de gripe, todos devem vacinar.

                 Há dois vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e dois vírus Influenza B. O H3N2, que causou um surto nos Estados Unidos neste último inverno está contido na vacina de 2018.

                 Os grupos que podem receber a vacina gratuitamente na rede pública são: crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde; professores da rede pública ou privada; portadores de doenças crônicas; povos indígenas e pessoas privadas de liberdade. 

                 Estes grupos necessariamente devem receber a vacina da gripe. Na rede privada, a vacina da gripe pode ser administrada para todas as pessoas.

                 De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é vacinar 54.400.000 de pessoas neste ano. A vacinação é realizada até 1º de Junho em todos os postos de saúde do país.

                 Entenda os tipos de influenza e mutações


                 O vírus influenza é dividido em tipos, subtipos e linhagens. Todas essas variações correspondem a diferenças encontradas no material genético do vírus.

                 Primeiro, em relação ao tipo, o influenza é dividido em A, B e C. O vírus A e B são os que infectam seres humanos; já o tipo C não é incluído em vacinas e não tem relevância para a saúde pública até o momento.

                 Já essas formas H3N2, H1N1, dentre outras, referem-se aos subtipos da influenza A. As letras H e N referem-se a proteínas encontradas na superfície do vírus, respectivamente, neuraminidase e hemaglutinina.

                 Os números, por sua vez, são referentes à maneira como essa proteína é apresentada, como uma haste mais longa, por exemplo.

                 Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS