Lógico que não.
A criatividade - e falta do que fazer, é bem verdade - de quem inventa boatos por WhatsApp continua a milhão.
Desta vez, circula em grupos no mensageiro um suposto alerta de que o aplicativo será bloqueado se você atualizar para a última versão.
Já avisamos: é mentira.
A história criada é bem robusta. Diz a mensagem, recheada de erros ortográficos, que a Justiça brasileira determinou o bloqueio do WhatsApp e que por isso vai vir uma mensagem no seu celular para atualizar o app.
O recado pede:
"por favor, não atualize porque assim que você atualizar irá bloquear automaticamente e não vai mais conseguir entrar"
Há até o alerta de que o problema já ocorreu com muitas pessoas e a Folha/UOL é citada como uma das supostas fontes sobre o caso.
Mensagem no WhatsApp diz que ele será bloqueado se você atualizar o app.
São várias as incongruências.
O mais claro é que quando o aplicativo é bloqueado pela Justiça não há necessidade de atualizar o sistema para ele parar de funcionar.
A responsabilidade por impedir o acesso ao WhatsApp é das operadoras, como ocorreu em três situações recentes que o brasileiro se lembra bem.
Atualizar o aplicativo, por sinal, é sempre de muita importância. As atualizações servem para corrigir erros e problemas, além de trazer novas funcionalidades para o usuário. Mesmo assim, a pedido do UOL, o WhatsApp se posicionou com algumas dicas para evitar cair nos boatos que circulam pela pela rede:
Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia.
Evite acessar links de origem desconhecidas ou mensagens que peçam para clicar em um endereço específico.
Avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos.
Não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc.
O WhatsApp nunca vai enviar mensagens diretas a você.
Lembre-se que o aplicativo é gratuito e você nunca terá que fazer algo para usar o app de graça.
Quando você recebe um cupom ou uma promoção pelo WhatsApp, antes de clicar no link cheque no site oficial da empresa se a oferta é real e confirmada pela loja em questão.
Esteja sempre ciente de que Whatsapp, justiça, bancos, lojas, e nenhum outro órgão irá lhe comunicar via rede sociais ou e-mails, caso não tenha permissão pessoal para isso.
Whatsapp, Facebook e outras redes sociais são gratuitas e nunca irá cobrar nada por isso.
Caso a Justiça querer retirar o Whatsapp do ar, ou de funcionamento, o fará sem a necessidade de atualizações.
Jamais compartilhe esses tipos de mensagens ou links, para não propagar noticias mentirosas para outras pessoas, ou links maléficos, que você estará contribuindo para que pessoas caiam em golpes, ou danifiquem aparelhos celulares, computadores ou tabletes com vírus e sites maliciosos; Spam, Phishing.
Com Informações de: TecnologiaUOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável