PESQUISA NESTE SITE:

14 abril 2018

CURVELO-MG - COPASA é multada em R$177.000,00 por fornecer água imprópria para consumo

Investigação preliminar, instaurada pelo Ministério Público, apontou que companhia forneceu água com teor de chumbo acima do permitido, entre Dezembro de 2017 e Janeiro de 2018.

                 O Ministério Público de Minas Gerais multou a COPASA em R$177.000,00 devido às irregularidades na prestação do serviço em Curvelo-MG, na Região Central do estado. 

                 Segundo o MP, uma investigação preliminar foi instaurada após diversas reclamações dos moradores sobre a qualidade da água fornecida pela companhia.

                 A investigação, de acordo com o Ministério Público, comprovou que a COPASA "forneceu água imprópria para o consumo entre Dezembro de 2017 e Janeiro de 2018, em decorrência da presença de chumbo em valor superior ao limite estabelecido pela legislação, além de alterações de cor e turbidez".

                 A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor instaurou um procedimento administrativo, que decidiu multar a companhia. O MP informou ainda que o valor é revertido ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.


                 Em Janeiro deste ano, o Unaienses publicou o problema. Eles afirmaram que a água que chegava às torneiras estava com a coloração escura, com barro e diversos outros resíduos. A situação foi registrada em diversos bairros da cidade. 

“Estou desesperada. Crio três filhos lavando roupas e agora não posso trabalhar. A roupa sai suja. A água sai da cor de café há meses e ninguém faz nada. Nossa esperança acabou”
                 Relatou a lavadeira Cida Araújo ao G1, na época da reportagem.

O que diz a COPASA

                 Em nota, a COPASA informou que a aplicação da multa pelo Ministério Público não é procedente e já recorreu da decisão. A Companhia disse que realiza coleta e a análise da água distribuída na cidade diariamente e afirmou que a água fornecida “atende a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde”

“A presença do teor de chumbo acima do permitido pelo Ministério da Saúde foi detectada apenas em uma das coletas realizadas pela Companhia, no dia 2 de Janeiro de 2018. 

Posteriormente, conforme determinado pelo órgão, a Companhia analisou o histórico de resultados referentes aos índices de chumbo na cidade e realizou novas coletas no mesmo ponto. 

O levantamento do histórico de registros e as novas coletas apontaram índices de chumbo inferiores ao estabelecido pela legislação”
                 Diz a nota.

                 Ainda segundo a COPASA, as ações foram acompanhadas pela Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, que comprovam os resultados por meio de análises independentes em seus laboratórios.

                 Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS