Antes de procurar o medicamento na Farmácia Básica Municipal, a população 'poderia' buscar antes, nas drogarias particulares, conveniadas à Rede Farmácia Popular, do Governo Federal.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Unaí-MG, o município está deixando de adquirir medicamentos "*diferentes" (porque não sobra dinheiro), para ofertar à população os mesmos medicamentos que ela encontra (gratuitamente) nas drogarias da Rede Farmácia Popular.
Antes de procurar o medicamento na Farmácia Básica Municipal (A Farmácia da Prefeitura), a população 'poderia' buscar antes nas drogarias particulares conveniadas à rede Farmácia Popular, programa do Governo Federal que oferece remédios de graça ou a preços mínimos.
A intenção da Prefeitura é corrigir uma distorção: o cidadão busca na Farmácia Municipal (com sobrecarga para a unidade) o que ela encontraria, também de graça, nas drogarias particulares conveniadas.
De acordo com a Secretaria de Saúde o município está deixando de adquirir medicamentos "diferentes", para ofertar à população os mesmos medicamentos que ela encontra nas drogarias da Rede Farmácia Popular. A procura na Farmácia é grande por esses mesmos medicamentos.
A secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, cita o exemplo do Captopril, medicamento anti-hipertensivo.
Ele é dispensado pela Farmácia da Prefeitura e pelas Drogarias da Rede Farmácia Popular.
"Se a pessoa fizer o cadastro numa drogaria particular que mantém convênio com a Rede Farmácia Popular, ela retira lá, de graça, este e vários outros medicamentos"
Orienta.
Sustentando o mesmo raciocínio, a coordenadora da Farmácia Básica da Prefeitura, Bruna Ribeiro Vieira, argumenta que a redução da procura (na Farmácia) pelos "mesmos remédios" encontrados na rede farmácia popular garantirá as condições para o município adquirir outros medicamentos, também procurados pela população, como é o caso dos "remédios controlados" ou de tarja preta.
Entre esses, anticonvulsivantes, antidepressivos e sedativos. E a Farmácia poderia investir mais ainda na aquisição de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.
Cadastros novos na farmácia
Para retirar medicamentos pela primeira vez na Farmácia básica, o cidadão precisa levar a receita médica, os documentos pessoais, o cartão do SUS e o comprovante de endereço.
O cadastro será feito na hora.
A Secretaria de Saúde de Unaí quer cortar (ou ao menos reduzir) a dispensação de remédios para moradores de outras cidades, a fim de desonerar a Farmácia unaiense.
Todos os municípios devem ter sua Farmácia básica e ofertar medicamentos aos respectivos moradores.
Cidadãos devem buscar o remédio gratuito na cidade onde moram.
A Farmácia da Prefeitura fica na Rua Paracatu, 274, Centro.
O Telefone para mais informações é o 3677-5007.
* Sei lá o que é "Remédios Diferentes".
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável