PESQUISA NESTE SITE:

14 dezembro 2017

UNAÍ-MG - Sobrecarga na Farmacinha dificulta a aquisição de “outros” medicamentos

Antes de procurar o medicamento na Farmácia Básica Municipal, a população 'poderia' buscar antes, nas drogarias particulares, conveniadas à Rede Farmácia Popular, do Governo Federal.

                De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Unaí-MG, o município está deixando de adquirir medicamentos "*diferentes" (porque não sobra dinheiro), para ofertar à população os mesmos medicamentos que ela encontra (gratuitamente) nas drogarias da Rede Farmácia Popular.

                Antes de procurar o medicamento na Farmácia Básica Municipal (A Farmácia da Prefeitura), a população 'poderia' buscar antes nas drogarias particulares conveniadas à rede Farmácia Popular, programa do Governo Federal que oferece remédios de graça ou a preços mínimos. 


                A intenção da Prefeitura é corrigir uma distorção: o cidadão busca na Farmácia Municipal (com sobrecarga para a unidade) o que ela encontraria, também de graça, nas drogarias particulares conveniadas. 

                De acordo com a Secretaria de Saúde  o município está deixando de adquirir medicamentos "diferentes", para ofertar à população os mesmos medicamentos que ela encontra nas drogarias da Rede Farmácia Popular. A procura na Farmácia é grande por esses mesmos medicamentos. 

                A secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, cita o exemplo do Captopril, medicamento anti-hipertensivo. 
                Ele é dispensado pela Farmácia da Prefeitura e pelas Drogarias da Rede Farmácia Popular.

 

"Se a pessoa fizer o cadastro numa drogaria particular que mantém convênio com a Rede Farmácia Popular, ela retira lá, de graça, este e vários outros medicamentos"
                Orienta.

                Sustentando o mesmo raciocínio, a coordenadora da Farmácia Básica da Prefeitura, Bruna Ribeiro Vieira, argumenta que a redução da procura (na Farmácia) pelos "mesmos remédios" encontrados na rede farmácia popular garantirá as condições para o município adquirir outros medicamentos, também procurados pela população, como é o caso dos "remédios controlados" ou de tarja preta. 

                Entre esses, anticonvulsivantes, antidepressivos e sedativos. E a Farmácia poderia investir mais ainda na aquisição de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.


Cadastros novos na farmácia

                Para retirar medicamentos pela primeira vez na Farmácia básica, o cidadão precisa levar a receita médica, os documentos pessoais, o cartão do SUS e o comprovante de endereço. 
                O cadastro será feito na hora.

                A Secretaria de Saúde de Unaí quer cortar (ou ao menos reduzir) a dispensação de remédios para moradores de outras cidades, a fim de desonerar a Farmácia unaiense
                Todos os municípios devem ter sua Farmácia básica e ofertar medicamentos aos respectivos moradores.
                Cidadãos devem buscar o remédio gratuito na cidade onde moram.

                A Farmácia da Prefeitura fica na Rua Paracatu, 274, Centro
                O Telefone para mais informações é o 3677-5007.

* Sei lá o que é "Remédios Diferentes".

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS