PESQUISA NESTE SITE:

14 dezembro 2017

UBERABA-MG - Mais um fóssil do maior dinossauro do Brasil é encontrado

Estudantes de geologia encontraram ossada de espécie na última Segunda-feira (11). Primeiros fósseis foram localizados na região em 2008.

                Mais um fóssil da espécie Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro já identificado em solo brasileiro, foi encontrado em Uberaba-MG

                A ossada foi retirada nesta Quarta-feira (171213) em um talude, às margens da BR-050, por um grupo de geólogos do Museu dos Dinossauros da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

                O Uberabatitan ribeiroi pertence à família do titanossauro, grupo de dinossauros herbívoros. Segundo especialistas, o bicho pode ter passado dos 15 metros de comprimento e as camadas de rocha nas quais foi achado têm entre 65 e 70 milhões de anos – o finalzinho da Era dos Dinossauros.


Gigante

                O fóssil, com cerca de 80 cm, foi localizado na última Segunda-feira (171211) por cerca de 30 estudantes de geologia da Faculdade do Rio de Janeiro, que faziam um estudo específico na estrutura da área. 
                Durante a pesquisa, eles fizeram a descoberta paleontológica.

                O geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro foi quem liderou as equipes de escavações do museu. 

"É quase certo que seja um fêmur atribuído ao que nada mais é que o maior dinossauro brasileiro"
                Explicou. 

"Seria um indivíduo de porte pequeno, médio. Pelo tamanho do fêmur, que chegaria a 1,05 metro no máximo, um animal de 12 a 13 metros."


Réplica

                Os primeiros fósseis do Uberabatitan ribeiroi foram encontrados em 2008, em uma área próxima de Uberaba-MG, por isso o nome é uma homenagem à cidade. 

                Uma réplica de 20 metros de altura da espécie que viveu há 70 milhões de anos na região pode foi montada e pode ser conferida no Museu dos Dinossauros.

"Ajuda a montar o quebra-cabeça não só das formas que viveram no passado geológico, como também ter uma perspectiva de como era a paisagem"
                Observou o geólogo.

                Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS