PESQUISA NESTE SITE:

28 dezembro 2017

UNAÍ-MG - Doze adolescentes cumprem medida socioeducativa no Viveiro Municipal

Parceria entre Judiciário e a Prefeitura teve início em Novembro, 12 adolescentes cumprirem medida socioeducativa. Eles cumprem seis horas semanais, durante seis meses.

                O Viveiro Municipal, órgão da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Unaí-MG, está servindo como local para 12 adolescentes cumprirem medida socioeducativa por prática de atos infracionais. 

                Eles são encaminhados ao viveiro pelo Poder Judiciário da Comarca de Unaí, para prestação de serviço comunitário de caráter socioeducativo.

                A parceria do Judiciário com a Prefeitura começou em Novembro, quando foram encaminhados cinco adolescentes. 
                Como a medida socioeducativa foi aprovada, atualmente 12 cumprem "pena alternativa" no local. 

                Fazem o serviço geral no viveiro: enchem saquinhos, semeiam, plantam, capinam. Cumprem seis horas por semana, durante seis meses.

                Os adolescentes são orientados e o "serviço" acompanhado pelo diretor do Viveiro Municipal, Laércio Caixeta, que possui larga experiência com ensino: por 20 anos, foi professor na Escola Agrícola de Unaí

"A gente aproveita para bater um papo, trocar informações e passar orientações que vão servir para a vida deles. A gente não deve somente criticar"
                Lecionou Caixeta.

                Ele aproveita o fato de o Rio Preto passar nos fundos do viveiro, para também transmitir aos adolescentes conhecimentos sobre a importância do cerrado, da água e da mata ciliar. 

"Tudo é motivo para ter aula"
                Diz o diretor do Viveiro Municipal, revelando todo seu entusiasmo pelo magistério e respeito pelo humano em formação.


Relação ganha-ganha

                Enquanto aprendem, trocam informações e cumprem as medidas impostas pelo Judiciário, os adolescentes também "prestam serviço, de caráter socioeducativo, à comunidade". 

                Serviço muito bem-vindo, já que o Viveiro Municipal atualmente conta com a mão de obra de apenas um servidor da Prefeitura e de um estagiário da Escola Agrícola.

                Mesmo dispondo de pouca mão de obra, a produção de mudas (este ano) só parou no período chuvoso, porque o enchimento de saquinhos (sob chuvas) fica prejudicado. 
                O Viveiro Municipal dispõe de cerca de 30.000 mudas para doação. 

                A maior procura é por mudas de árvores frutíferas, maracujá, goiaba, mamão, acerola, amora, pinha, buscadas principalmente pelos pequenos produtores da agricultura familiar. Eles recebem mudas, mas também trazem sementes para o viveiro, reforçando uma parceria que dá certo.

                Mudas de plantas ornamentais, Resedá, Lírio, Espada-de-são-Jorge, e folhagens diversas; de árvores que produzem sombra, são as mais buscadas pela população da cidade. 
                Já as pessoas que estão montando chácaras levam mudas diversificadas.

"Antes de fazer a doação, a gente busca sempre saber a finalidade do plantio. Se é para calçada, se é para canteiro central, se é para é para entrada de chácara, se é para fazer sombra. A gente orienta a pessoa, conforme a necessidade manifestada"
                Ressalta Laércio.

                Para o final de Janeiro e início de Fevereiro, o Viveiro Municipal contará com quantidade expressiva de mudas de Ipê, para doação. Há muita semente guardada. 

                Foram colhidas principalmente no final de Novembro, por ocasião das chuvas. São sementes de Ipê-branco, Ipê-amarelo, Ipê-roxo e, agora, o Ipê-verde. 
                A raridade deste último – Ipê-verde – foi revelada na expressão de Laércio

"Descobrimos uma árvore de Ipê que dá uma flor verde. 
Vamos trabalhar este também"

                A ideia é espalhar Ipês pela cidade, para no período da floração, Unaí ganhar um colorido especial. Além do efeito estético, as árvores ajudam a melhorar o ambiente e o clima. 

                A Lei Municipal 2.364, de 20 de março de 2006, instituiu o Ipê-amarelo como árvore símbolo do município de Unaí-MG.

Doação de mudas

                Para conseguir retirar mudas no Viveiro Municipal, o cidadão deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no prédio da Prefeitura, assinar um "Termo de Responsabilidade" e pegar uma "Autorização de Doação de Mudas"
                Para mais informações, ligar 3677-9610, ramal 9035.

A localização do Viveiro
                Depois de passar da ponte sobre o Rio Preto, sentido Bairro Mamoeiro, virar à esquerda na segunda entrada. 
                Região do antigo Matadouro.

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS