PESQUISA NESTE SITE:

07 julho 2017

UNAÍ-MG - Grávidas beneficiárias do Bolsa Família podem retirar repelentes de graça em PSFs

PSFs conta com estoque de repelentes à ser doado às gestantes que são beneficiárias do Bolsa Família. Apresse e busque o seu gratuitamente.


               Todos os PSFs (Postos de Saúde da Família de Unaí-MG) já estão com estoques de repelentes à disposição para as grávidas integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família - PBF. Para receber dois repelentes (por mês), a fim de se proteger do mosquito Aedes aegypti, basta a mulher procurar um PSF e atestar a sua condição de grávida e membro de família beneficiária do PBF.

               O objetivo da medida é proteger as gestantes da picada do mosquito transmissor da dengue, febre chicungunya e zika vírus

               Quando a mulher contrai uma dessas doenças durante a gestação, o feto pode ser atingido. O zika vírus, por exemplo, foi a causa principal do nascimento de bebês com microcefalia a partir de 2016 no Brasil
               As mães foram picadas pelo mosquito transmissor durante a gravidez.

               O fato serviu de alerta às autoridades de Saúde que buscaram medidas de prevenção e proteção das gestantes contra o mosquito. O uso de repelentes, de roupas que cobrem toda a superfície do corpo da gestante, de cortinados e telas de proteção em casa foram algumas das orientações.

Unaí
               Em Unaí, não foram registrados casos de gestantes que contraíram zika vírus e, por essa consequência específica, não houve casos de bebês nascidos com microcefalia.

               No entanto, o Ministério da Saúde está enviando mensalmente 280 frascos de repelentes por mês para as gestantes do Bolsa Família em Unaí. O número de 140 gestantes unaienses que podem receber o produto por mês é baseado em estimativa do IBGE no ano de 2016.

               Dois frascos de repelentes por mês (para cada grávida) são considerados suficientes pelas autoridades sanitárias. As gestantes devem usar o produto conforme orientação, passando em todo o corpo, inclusive no rosto.

               O repelente vem em frasco com spray, de fácil manuseio, é absorvido rapidamente pela pele, não possui oleosidade, não possui cheiro e protege a gestante durante 10 horas. De 10 em 10 horas, o produto deve ser reaplicado.

               As grávidas que não têm direito ao repelente gratuito, por estarem fora do PBF, podem comprar o produto (na rede de farmácias) em conformidade com orientação ou prescrição médica.

               Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, setor de coordenação de PSFs, ou pelo telefone 3677-4861, ramal 216.


               Com Informações de: PMUnaí-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS