PESQUISA NESTE SITE:

07 julho 2017

CORÉIA DO SUL - Degeneração do disco intervertebral lombar em Bombeiros

Discos invertebrais lombares degeneram com a idade. A grande atividade física de bombeiros militares pode ser causa de muitos sofrerem doenças degenerativas da coluna lombar.


              Pesquisadores das principais Universidades da Coréia do Sul tentaram identificar se o tipo de trabalho dos Bombeiros tem alguma relação com a degeneração dos discos intervertebrais lombares, considerando que existe uma associação estabelecida entre trabalho com alta demanda física, excesso de carga e desenvolvimento de dor na região lombar.


              Os discos intervertebrais absorvem o estresse mecânico e permitem os movimentos da coluna vertebral. Porém, os discos intervertebrais lombares degeneram com a idade. Essa degeneração é uma das principais causas de dor lombar e pode levar a distúrbios sensoriais e fraqueza nas pernas, deficiências e baixa qualidade de vida, além de impor uma alta carga financeira para tratamento e reabilitação. 

              Embora fatores relacionados ao trabalho, como o manuseio de material pesado e postura inadequada, possam estar associados a doenças degenerativas da coluna lombar, poucos estudos investigaram a associação entre os fatores relacionados ao trabalho e a degeneração do disco intervertebral lombar.


              Participaram do estudo profissionais de 25 estações de incêndio, que foram estratificados em função da idade, sexo, e tipo de trabalho. Em seguida foi feito um sorteio aleatório, que selecionou 392 Bombeiros aos quais foram aplicados exames de ressonância magnética e questionários apropriados. Quatro radiologistas realizaram a análise dos exames de imagem a fim de permitir a concordância no diagnóstico.

              É importante frisar que a duração de trabalho (quantidade de horas trabalhadas) entre os dois grupos (operacional e administrativo) foi semelhante.

              Os resultados indicaram que a idade, como esperado, está fortemente correlacionada a uma maior degeneração e que o grupo de Bombeiros que trabalhavam na atividade operacional tinham uma degeneração discal mais acentuada, relacionada ao tipo de trabalho.


              Os resultados mais claros mostraram a alta correlação entre o trabalho operacional e a degeneração discal entre L4-L5, especificamente. Os trabalhadores de áreas administrativas não apresentaram essa correlação.

              Os autores concluem que: “Os bombeiros que realizam atividades de campo como o combate a incêndios, emergência e resgate que colocam uma alta demanda física na parte inferior das costas podem ter um risco aumentado de degeneração do disco intervertebral lombar no nível L4-5, o que pode contribuir para a dor lombar e herniação de disco intervertebral."


              Com informações de: NCBI.
              Apresentação: L.Nascimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS