O boletim epidemiológico Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgado nesta Segunda-feira (17) também aponta novos casos de Dengue grave e com sinal de alarme.
Uma morte por Dengue está em investigação em Uberaba-MG, conforme Boletim Epidemiológico divulgado nesta Segunda-feira (200217), pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG. Ainda de acordo com os dados, o número de casos com sinais de alarme ou grave também cresceu na região do Triângulo Mineiro.
Agora agora, as Regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Região Noroeste contabilizam em 2020, 11 casos confirmados da doença com sinal de alarme, três registros de Dengue grave e dois óbitos em investigação.
Já o número de casos prováveis de Dengue também aumentou nas principais cidades desta três regiões.
Casos
Neste boletim, dois novos casos com sinais de alarme foram registrados em Limeira do Oeste-MG, e mais três novas ocorrências foram apontadas em Uberlândia-MG. Um caso grave foi anotado em Monte Alegre de Minas-MG; e Iturama-MG e Tupaciguara-MG também têm um registro, cada uma.
Também segundo os dados, agora, além de um óbito que segue em investigação em Iturama-MG, aparece esta morte investigada em Uberaba-MG.
Em nota ao G1, a Prefeitura de Uberaba informou que aguarda o resultado das análises da Secretaria de Estado de Saúde. O G1 também entrou em contato com os outros municípios citados e até a publicação desta reportagem não houve retorno.
Em 2020, nenhuma morte por Dengue foi confirmada no Triângulo, Alto Paranaíba e Região Noroeste.
Incidência
Monte Alegre de Minas é a única cidade do Triângulo, Alto Paranaíba e Região Noroeste com incidência muito alta da doença, em 2020.
Não esquecendo de que em Unaí-MG, uma das cidades que teve o índice de Infestação, LIRAa de Janeiro, mais alto de toda Minas Gerais, ultrapassando os 13%
Carneirinho-MG, Delta-MG, Pirajuba-MG e Planura-MG registram incidência alta de Dengue. Já Uberaba, Ituiutaba-MG, Patos de Minas-MG, Frutal-MG, Iturama, Centralina-MG, Coromandel-MG, Fronteira-MG, Conquista-MG, Iraí de Minas-MG, Limeira do Oeste-MG, Gurinhatã-MG, Veríssimo-MG, Ipiaçu-MG e Grupiara-MG estão com incidência média.
As demais cidades do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste têm incidência 'silenciosa' ou baixa, segundo o boletim da SES-MG.
Situação das principais cidades
Uberlândia
Além do aumento no número de casos com sinais de alerta, quatro na semana passada e sete divulgados nesta Segunda-feira (200217), Uberlândia é a cidade com maior número de casos prováveis de Dengue entre as três regiões citadas. São 429 no total, sendo 82 novos casos, já que no último boletim o município estava com 347 casos da doença.
Apesar disso, a incidência ainda é considerada baixa.
Uberaba
Já Uberaba, com 397 casos prováveis, tem a segunda maior quantidade das áreas. São 110 novos casos no município, que apresentava 287 casos no último boletim divulgado.
A incidência na cidade passou de baixa para média.
Ituiutaba
Ituiutaba ultrapassou Patos de Minas e agora é a terceira com maior número de casos prováveis da doença entre as regiões: 237. São 94 novos registros, já que a cidade tinha 143 casos na última semana.
A incidência da doença permaneceu média.
Patos de Minas
Patos de Minas agora tem o quarto maior número de casos, com 194. São 30 casos novos em relação ao último boletim, quando Patos de Minas registrou 164 ocorrências.
A incidência de Dengue no município permaneceu média.
Araxá
Em Araxá-MG, no Alto Paranaíba, há 28 casos prováveis de Dengue, 8 a mais em relação à última semana.
A cidade está com incidência baixa da doença.
Paracatu
O município do Noroeste de Minas, Paracatu-MG, registou 42 casos prováveis de Dengue e a incidência continua baixa.
Na última semana, a cidade tinha 34 registros.
Minas Gerais
Até o momento, os dados da SES-MG indicam que Minas Gerais tem 13.178 casos prováveis de dengue em 2020.
No estado, neste ano, há 10 óbitos por Dengue em investigação:
No Triângulo Mineiro
01 em Iturama,
01 em Uberaba.
Região Metropolitana de Belo Horizonte
01 em Belo Horizonte-MG,
01 em Betim-MG.
Zona da Mata
01 em Além Paraíba-MG,
Vale do Jequitinhonha
01 em Joaíma-MG,
01 em Medina-MG
Vale do Rio Doce
01 em Taparuba-MG,
Centro-Oeste
01 em Bom Despacho-MG,
01 em Campo Belo-MG.
Dengue: Classificação para sinais de alarme
De acordo com a SES-MG, é classificado como Dengue com sinais de alarme todo caso de Dengue que, no período após a febre, apresenta um ou mais sinais de alarme, que são dor abdominal intensa e contínua, ou dor a palpação do abdômen; vômitos persistentes; acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, pericárdico); sangramento de mucosas; letargia ou irritabilidade; hipotensão postural (lipotímia); hepatomegalia maior do que 2 cm; e aumento progressivo do hematócrito.
Chikungunya
Sobre a Febre Chikungunya, foram registrados no estado 287 casos prováveis de chikungunya em 2020, sendo 4 em gestantes.
Nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba são 14 casos prováveis da doença em 2020. São 03 em Araguari-MG, 03 em Uberaba, e 02 em Patos de Minas.
Campos Altos, Coromandel, Frutal, Iraí de Minas, Tupaciguara e Uberlândia tem 01 caso provável cada uma.
No ano passado, 2.776 casos prováveis de chikungunya foram registrados e houve 01 óbito pela doença em Patos de Minas.
Zika
Com relação à Zika, neste ano, foram registrados 98 casos, sendo 16 em gestantes.
Em 2019, foram 698 casos prováveis, sendo 158 em gestantes.
E nas regiões Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba já há casos prováveis da doença em 2020. São 08 casos em Ituiutaba, 05 em Uberlândia, 05 em Frutal, 03 em Uberaba e 01 em Araxá.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável