PESQUISA NESTE SITE:

12 junho 2017

MONTES CLAROS-MG - Incêndio na região do Rio Riachão é extinto por bombeiros e brigadistas

Área atingida é estimada em 34 hectares; incêndio começou Sexta-feira (9) na região das cabeceiras do Rio Riachão, na divisa de Montes Claros com Coração de Jesus.


               O incêndio que começou na Sexta-feira (170609) na região das cabeceiras do Rio Riachão, na divisa de Montes Claros-MG com Coração de Jesus-MG, foi debelado pelo Corpo de Bombeiros e brigadistas na tarde deste Sábado (170610). 

               Segundo o ambientalista Eduardo Gomes, a área atingida foi de aproximadamente 34 hectares; as chamas atingiram uma área de proteção, onde várias espécies se refugiam e também se reproduzem. Há suspeita de que o fogo tenha começado por um grupo de pessoas que estava em uma casa abandonada na região, mas até o momento não houve a confirmação de autoria e os motivos ainda são desconhecidos.

"As imagens aéreas de um drone, feitas por voluntários e parceiros, nos ajudaram no planejamento das ações de combate e no levantamento da área atingida. 

Trata-se de uma área pantanosa de várzea com ocupação predominante de um capim nativo, conhecido como tiririca. 

A área fica à montante, a dois quilômetros da nascente principal do rio chamada Lagoa Tiririca, mais conhecida como Lagoa Azul. 

Além de consumir a vegetação nativa, vários animais menores morreram no incêndio. 

Foram mais de 20 horas de combate e monitoramento das chamas"
               Ressalta o ambientalista do Instituto Grande Sertão.

               De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram utilizadas técnicas de contrafogo, onde os focos se encontram, de abafamento e utilização de bomba costal, que os militares e brigadistas carregam durante o combate. 

               Ainda de acordo com os bombeiros, uma guarnição voltou ao local na manhã deste Domingo (170611) para monitorar se novos focos surgiram.

               O local da ocorrência no Rio Riachão fica paralelo à BR-135, a 22 km de Montes Claros.

               Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS