Movimentar-se para ter mais saúde e bem-estar é a expressão de ordem a partir desta Segunda-feira (200210), quando da retomada do programa "Saúde em Movimento". A Prefeitura Municipal de Unaí-MG, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, beneficia cerca de 1.000 pessoas todos os dias com as três modalidades de atividade física.
As aulas ficam a cargo da Dance Minas, empresa vencedora da licitação e contratada pelo município. A zumba e o alongamento são livres para todos os públicos e idades. Já a hidroginástica é oferecida para pessoas com laudo médico orientando a atividade, e o interessado deve se matricular na Uai Vice-Prefeito Hermes Martins Souto, que fica na Avenida Frei Anselmo, 320, Bairro Divineia.
As atividades são oferecidas de segunda a Quinta-feira.
O telefone para mais informações é o 3677-5053.
Os cinco professores de zumba, Luís, Rhayza, Fernanda, Ingrid e Núbia, prometem pôr muita gente pra dançar nos finais das tardes unaienses.
São aproximadamente 250 pessoas se movimentando no ritmo do embalo latino no:
Bairro Cachoeira,
Bairro Divineia,
Bairro Bela Vista,
Bairro Primavera,
Bairro Itapuã,
Às margens do Córrego do Canabrava, próximo à unidade do Corpo de Bombeiro Militar,
Bairro Canaã,
Bairro Cidade Nova, abrangendo parte expressiva da cidade.
A zona rural também se beneficia: a zumba já chegou às comunidades da:
Fazenda Tabocas,
Fazenda Capão do Arroz,
Distrito Boa Vista,
Distrito Ruralminas,
Distrito Garapuava,
Distrito Palmeirinha.
Na medida do possível, há alternância de instrutores para que os participantes tomem contato com jeitos e maneiras diferentes de dar aula.
O instrutor de zumba Luís Antônio Miranda Marques explica que a dança latina pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Ele orienta, apenas, que o praticamente que tiver alguma limitação (como dor no joelho, por exemplo) entre em contato com instrutor, que vai orientá-lo sobre os cuidados a serem adotados na prática da atividade.
Os instrutores de zumba fazem o curso Zumba Instructor Network e pagam para usar a marca, que é licenciada. Eles recebem material constantemente, para se reciclar e aperfeiçoar o trabalho.
Alongamento e Hidroginástica
Mais específicas, as aulas de alongamento e hidroginástica são ministradas por educadores físicos, alongamento por Lucas Borges e hidroginástica por Mirelly Fonseca, ambos formados e com registro no Conselho Regional de Educação Física.
Essas atividades são oferecidas pela Prefeitura Municipal de Unaí - PMU na Unidade de Atendimento Integrado - UAI, Localizado no antigo clube do SESI. O alongamento não tem limite de participantes, já a hidroginástica possui número limitado por turma. Além das restrições de espaço impostas pelas dimensões da piscina, a hidroginástica na UAI é praticada por pacientes com prescrição médica para a atividade, porque requer atenção especial por parte da instrutora.
A zumba, o alongamento e a hidroginástica possuem vigência de contrato para prestação de serviço até Fevereiro de 2021. O contrato foi firmado entre Prefeitura e Dance Minas, empresa de Luís Antônio Miranda Marques.
O investimento total da PMU nessa prestação de serviço é de R$145.400,00.
Pena que, para combater a Dengue, onde pesquisas do LIRAa, realizado no mês de Janeiro de 2020, com dados gritantes de até 13,7%,
lembrando que a Secretaria de Saúde 'exige' que esse número seja inferior a -1%. Unaí está com o numero entre 9,2% e 13,7%.
O prefeito Branquinho não tem feito nada para baixar esse número, senão colocar a culpa na população.
Para danças ele sempre tem dinheiro pra gastar, porém, para o combate desta epidemia, até o presente momento, os gastos foram somente com veículos ambulantes, com dizeres ameaçadores, jogando toda a culpa aos cidadãos de bem, os unaienses. Não há dedetização ao mosquito transmissor da Dengue.
Confira abaixo os dados repassados pela prefeitura municipal de Unaí, nas seguintes matérias sobre o caso.
21 de Janeiro: Matéria 15.193: A Cidade está infestada do mosquito e o risco de Dengue é muito Grande.
27 de Janeiro: Matéria 15.307: Ação de Combate à Dengue começa Nesta Terça-feira (28).
Lembrando que, nesta data prevista, entre 28 de Janeiro à 6 de Fevereiro, não aconteceu o previsto; Uma equipe passou de rua em rua, entrando em algumas casas, e apenas orientava o morador a descartar para a rua, embalagens que pode acumular água nos quintais e com uma prancheta nos braços, realizava algumas anotações. Nada mais.
Leia ainda:
08 de Fevereiro: Matéria 15.489: Homem que morreu com sintomas de Dengue hemorrágica é velado.
E o prefeito só se preocupa em agradar as pessoas, amenizando as noticias de morte na cidade, com 'danças zumba', gastando horrores que poderia muito bem, ser revertidas para a saúde, no combate a Dengue, com o qual ainda não foi gasto nada para combater a epidemia que dizima a cidade.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Jisohde - 200211 1242.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável