Além de registrarem boletim de ocorrência, as vítimas também procuraram o Procon; o caso é investigado pela Polícia Civil. Empresa Viagem Cia. foi procurada pela reportagem.
Alguns moradoras de Uberaba-MG e Ituiutaba-MG que compraram pacotes de viagem denunciam que tiveram o passeio cancelado um dia antes de viajar por uma agência de turismo em Uberlândia-MG.
Além de registrarem boletim de ocorrência, as vítimas também informaram à TV Integração que procuraram o PROCON. Desde então, o órgão tem prestado auxílio aos que se sentiram lesados.
O caso é investigado pela Polícia Civil.
Além de registrarem boletim de ocorrência, as vítimas também informaram à TV Integração que procuraram o PROCON. Desde então, o órgão tem prestado auxílio aos que se sentiram lesados.
O caso é investigado pela Polícia Civil.
A advogada Joana D’arc, uma das representantes da empresa Viagem Cia., disse para a reportagem que o problema foi provocado por mau gerenciamento de recursos.
Viagem cancelada e prejuízos
Era para ser a realização de um sonho e momento de descanso, que se transformou pesadelo para a família da empresária Daniele Xavier, de Uberaba.
“Minha expectativa estava muito grande porque seria a primeira viagem em família, primeira vez que a gente iria voar. Era um passeio que a gente estava contando nos dedos, pois tinha um ano que estávamos programando”
Contou.
Daniele faz parte do grupo de 32 pessoas que foram vítimas de uma promessa de viagem pra um resort em Maceió-AL em Outubro. Segundo ela, o passeio, planejado com um ano de antecedência, custou cerca de R$1.900,00 por pessoa e foi comprado da agência Viagem Cia. de Uberlândia.
O pacote incluía voos, sete dias de hospedagens com tudo incluso e translado. Porém, a viagem foi cancelada um dia antes de acontecer.
“Todo mundo pagou antes. Comprou na Black Friday do ano passado e, quando chegou a viagem, todo mundo já tinha pagado e acabou ficando no prejuízo”
Desabafou Lorraine Ferreira, auxiliar administrativo.
A produção da TV Integração apurou que, só em Uberaba, foram dois grupos foram lesados: o que perdeu viagem para Maceió e outro que estava pagando um pacote para Paratinga-BA, em Abril de 2020.
“Teve gente que pagou o valor de R$8.000,00 à vista, que saiu R$1.890,00 por pessoa”
Disse a empresária Ana Cláudia Aparecida Ferreira.
Sônia Divino da Costa mora em Ituiutaba e iria viajar com parte da família que mora em Uberaba. Quem pagou a viagem foi a filha dela, que investiu na proposta de passeio quase R$8.000,00, que era o dinheiro que ela havia guardado para fazer um curso.
"Como a gente vai preencher essa semana que foi reservada para as férias sendo que o dinheiro que a gente tinha para isso já foi empregado? Ficou um vazio mesmo, um vazio muito grande para a tristeza de que não houve o passeio tão esperado”
Lamentou a psicóloga.
As vítimas contam que quem comunicou que a viagem não aconteceria foi um advogado da agência Viagem Cia., que alegou que os pacotes haviam sido cancelados por problemas na companhia área. Então, o grupo ligou na companhia e descobriu que apenas as passagens de ida estavam compradas, que no hotel apenas as pré-reservas haviam sido feitas e que a confirmação da hospedagem nunca existiu.
Os turistas relataram à TV Integração que, ao entrarem em contato com a proprietária, a resposta foi de que haveria negociação para ressarcimento.
A empresa
A reportagem foi até o endereço da agência Viagem Cia. em Uberlândia, no Bairro Saraiva, mas as portas estavam fechadas.
Vizinhos disseram que a empresa funcionou no local por quatro meses.
Vizinhos disseram que a empresa funcionou no local por quatro meses.
Em um aviso impresso colado na porta, a empresa diz que “está empenhando ao máximo para que tudo seja esclarecido e resolvido”. Também foi deixado o aviso de que, para mais esclarecimentos, o contato tem que ser feito com o setor jurídico.
Um dos telefones que está no aviso é advogada Joana D’arc, uma das representantes da Viagem Cia. Segundo ela, o problema foi provocado por mau gerenciamento de recursos.
“A gente está recebendo as solicitações de cada pessoa, recebendo contratos, comprovante de pagamento e fazendo o acordo de reembolso dessas passagens. Já houve reembolso de forma integral e há reembolso de forma parcelada.
Estamos em contato com o Procon de Uberaba, que encaminhou que encaminhou cinco reclamações de Uberaba. Se eu não me engano, em Uberlândia também foram cinco reclamações. Essas reclamações já tiveram resposta por e-mail e algumas propostas foram aceitas”
Explicou.
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON de Uberlândia informou ter registrado as reclamações de todas as pessoas que procuraram o órgão e convocou um representante da empresa para prestar esclarecimentos. O PROCON também afirmou que, após a finalização dos procedimentos administrativos poderá interpor uma ação judicial coletiva e uma representação criminal na tentativa de ressarcir os consumidores.
O delegado regional de polícia civil em Uberlândia, Luciano Alves dos Santos, informou que foram feitas diligências e que este caso não configura crime, porque a empresa fez pagamentos parciais.
A Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON de Uberaba está auxiliando os clientes que procuram o órgão. Para evitar novos prejuízos, o chefe de atendimento do PROCON, Herval Kobayahsi, dá algumas orientações.
“Quando for realizar a compra de uma viagem, é importante analisar se a agencia de viagem é cadastrada no Ministério do Turismo e buscar referencias de outras pessoas que já viajaram por essa determinada empresa.
Sempre que fizer a compra, tentar fazer as confirmações da passagem e da reserva no hotel porque, se já tem isso, é um indicio de que a agência já entrou em contato com essas empresas contratadas para garantir o voo ou a hospedagem”
Ressaltou.
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