Apenas em Ituiutaba foi decretado ponto facultativo. Veja a programação cultural em Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Ituiutaba, Patrocínio e Araxá.
Nesta Quarta-feira (191120), data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, diversas cidades do país contam com atividades comemorativas e também com feriado municipal, estadual ou ponto facultativo.
De acordo com levantamento do G1, as principais cidades do Triângulo e Alto Paranaíba não contam com feriado nesta data, mas algumas têm no calendário comemorações. Veja abaixo a situação de Uberlândia-MG, Uberaba-MG, Patos de Minas-MG, Ituiutaba-MG, Patrocínio-MG e Araxá-MG.
Dia da Consciência Negra
Em todo o Brasil, a data nasceu após a sanção da Lei 12.519 pela então presidente da República Dilma Rousseff (PT), que na ocasião priorizou a data de aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, ou seja, 20 de Novembro.
Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade, como Minas Gerais, cabe à Câmara de Vereadores de cada município decidir se há ou não feriado. Em cidades como Uberlândia, por exemplo, já chegou a existir feriado, mas a data já foi retirada do calendário.
Uberlândia
Em Uberlândia, não terá feriado de Consciência Negra este ano. Isso porque em 2018, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG entrou com recurso na Justiça alegando que a cidade já tinha alcançado o número de feriados permitidos. O pedido foi acatado e a Prefeitura, que retirou o decreto que instituía feriado na cidade.
Portanto, a Prefeitura, os bancos, comércios e escolas funcionam normalmente nesta Quarta-feira (191120). Apesar disso, a Universidade Federal de Uberlândia - UFU disse que vai manter a data e não haverá aula, uma vez que já estava previsto no calendário acadêmico e administrativo votado e acertado no ano anterior.
Mesmo sem feriado, a data não vai passar em branco na cidade. A UFU e a Prefeitura divulgaram as ações de conscientização para a população, que ocorre até o fim do mês.
Confira a programação:
Dia 20: apresentações culturais, premiações e feijoada no Terreirão do Samba.
Dia 25: intervenção “Era uma vez um rei negro” e palestra no Campus Santa Mônica, bloco 5O-E, às 14:00 horas. Mais tarde, às 19:00 horas, tem uma roda africana no anfiteatro bloco 5R e B.
Dia 26: roda de conversa com secundarista sobre cotas raciais e vivência de alunos cotistas dentro da universidade, às 08:00 horas, na Casa de Cultura Graça do Aché. Às 14:30 horas, na biblioteca do Campus Santa Mônica, ocorre relatos e experiência de estudantes negros que participaram do programa de intercambistas. Para fechar o dia, ainda na biblioteca, será exibido o filme “Moonlight”, às 19:00 horas.
Dia 27: intervenção “Era uma vez um rei negro” no anfiteatro 2C, às 14:00 horas. No mesmo horário, na Biblioteca do Campus Santa Mônica, ocorre palestras com uma advogada e duas professoras.
Até dia 30: exposição Biográfica “Grandes Personalidades” no CEU Shopping Park. Também ocorre outra exposição, no mesmo período, na Biblioteca Sesi. Nele está amostra a fotobiografia “Negros e negras de várias profissões, de todos os tempos e lugares do Brasil”.
Uberaba
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG manteve uma decisão que suspende do feriado do Dia da Consciência Negra em Uberaba. O julgamento do mérito da ação ocorreu no último dia 14 de Novembro.
Isso significa que não será feriado nesta Quarta-feira (191120), na cidade.
A decisão é da desembargadora do TJMG, Ângela de Lourdes Rodrigues. O agravo de instrumento foi interposto pelo Sindicato do Comércio (Sindicomércio) contra a decisão do juiz da 5ª Vara Cível de Uberaba, que havia negado o pedido de suspensão do feriado.
E as comemorações em alusão à data já começaram no município.
Na última Segunda-feira (191118), cerca de mil alunos da rede pública de Uberaba participaram de uma caminhada com o tema "Escola Consciente e a Cultura Negra".
O objetivo da atividade, que faz parte da Agenda Cultural da Semana da Consciência Negra, era reafirmar o papel da escola na desconstrução do racismo, preconceito e discriminação.
Confira a programação:
Dia 20: apresentações e exposições voltadas para a temática racial na Praça Rui Barbosa, a partir das 09:00 horas. No mesmo dia tem Missa pela Alma de Zumbi, com apresentação Coral Afro, na Igreja Nossa Senhora da Abadia, às 12:00 horas.
Dia 21: o auditório Turmalina, que fica na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM recebe feira preta, com produtos artesanais ocorre das 09:00 às 21:00 horas, e mesa redonda às 19:00 horas.
Até o dia 22: Exposição "Lágrima - Consciência Negra", na Galeria de Arte Rachel Machado, na Fundação Cultural de Uberaba - FCU.
Dia 24: no Domingo ocorre o Festival de Cultura Antônio Carlos Marques, no Parque das Barrigudas, a partir das 11:00 horas. Na programação tem apresentação de artistas como Batucada, Julia Sofia Silva Crispim, show de Nei Lopes e Bloco Afroreggae.
Patos de Minas
Em Patos de Minas, também não é feriado, portanto, as instituições funcionam normalmente. Apesar disso, tem comemoração a data na cidade.
Confira a programação:
Dia 19: às 18:30 horas a Câmara Municipal de Patos de Minas realizará no plenário sessão especial de entrega da Medalha de Mérito da Consciência Negra "Antônio Basílio Leal", que tem por finalidade homenagear pessoas da etnia negra que se destacam, no município de Patos de Minas, em atividades socioeconômicas e/ou no envolvimento em atividades educacionais, culturais, esportivas, sociais e políticas.
Dia 28: das 11:00 às 18:00 horas ocorrem bate-papo com dois profissionais negros. Às 19:00 horas está programada a Batalha de Slams.
Serão emitidos certificados para os participantes.
Patrocínio
O município de Patrocínio também não tem feriado nesta Quarta-feira (191120), uma vez que ele não consta no calendário oficial. Apesar disso, é realizada a “Semana da Consciência Negra” com saraus e capoeira.
Confira a programação:
Dia 19: o sarau literário “Carolina de Jesus” com o tema consciência negra será realizado no Museu de Patrocínio com exposição de arte negra.
Dia 20: o 3° Encontro de Capoeira com integrantes do programa “Arte Viva” está marcado para às 19:00 horas, no Poliesportivo do Catinguá Tênis Clube.
Ituiutaba
Já em Ituiutaba, apesar de não ser feriado, a Prefeitura decretou ponto facultativo na Quarta-feira (191120). Devido a isso, as repartições públicas, escolas, órgãos e autarquias municipais, não terão expediente.
O serviço de limpeza pública e atendimento na Unidade Municipal de Pronto Atendimento de Ituiutaba - UMPAI funcionará normalmente.
A assessoria de comunicação da Prefeitura informou ao G1 que a medida é em virtude do cumprimento ao Artigo 154 da Lei Orgânica de Ituiutaba, promulgada em 21 de Abril de 1990. Como se trata de cumprimento de uma lei local, neste caso dispensa a edição de decreto por parte do Poder Executivo.
Confira a programação:
Dia 20: a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares - FUMZUP e entidades parceiras promovem o "Encontro das Mulheres Negras de Ituiutaba" para debater a existência das políticas públicas.
Haverá, a partir das 14:00 horas, concentração na Praça da Prefeitura com a exposição de pinturas, cartazes, pinturas facial e espaço para debates.
Às 16:00 horas tem caminhada até a Praça 13 de Maio, onde acontecerão apresentações culturais e rodada de samba.
Dia 25: o grupo de teatro Apoteose apresenta “Os negros estão aqui” às 09:00 horas no campus Pontal.
Meia hora depois ocorre uma roda de conversa com cinco mulheres no auditório 3.
Araxá
A Prefeitura de Araxá informou ao G1 que nesta Quarta-feira não será feriado e nem ponto facultativo na cidade. O G1 solicitou a programação especial referente a data, mas até a publicação desta reportagem a demanda ainda não havia sido atendida.
Zumbi dos Palmares
Nascido no quilombo de Palmares, atual União dos Palmares, em Alagoas, em 1655, Zumbi foi capturado ainda criança e entregue a um missionário português. Zumbi é batizado de Francisco e aprende português e um pouco de latim.
Apesar de ser bem tratado pelo padre, Zumbi resolve voltar para Palmares quando completa 15 anos, a fim de viver em sua terra natal. Aos 17 anos, se torna general em armas do quilombo, uma espécie de ministro de guerra nos dias de hoje.
Com a morte do antigo líder do quilombo, Ganga Zumba, em 1679, Zumbi se transforma no líder de Palmares. Em 1694, o bandeirantes Domingos Jorge Velho recebe a incumbência de atacar Palmares e destruir o quilombo. Quase dois anos depois da batalha, Zumbi foi traído por um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela localização do esconderijo de Zumbi.
O mais famoso líder de Palmares é capturado e morre no dia 20 de Novembro de 1695. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça, transportada para Recife, onde ficou exposta em praça pública até sua completa decomposição, com o intuito de desmentir a lenda popular de que Zumbi dos Palmares buscar seria imortal.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável