PESQUISA NESTE SITE:

19 abril 2018

UNAÍ-MG - Vacinação contra gripe começa nesta Segunda-feira (23)

Campanha de vacinação contra gripe inicia-se nesta Segunda-feira (23). Serão vacinados Crianças (6 meses a 4 anos), idosos acima de 60 anos, grávidas, professores, dentre outros.

               A partir desta Segunda-feira (180423), as unidades de saúde de Unaí-MG estarão prontas para receber o público-alvo da campanha de imunização contra a gripe, conforme prefeitura. 

               Este público consiste em crianças de 6 meses a 4 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, grávidas, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias, profissionais de saúde, professores, funcionários e internos do sistema prisional e socioeducativo, e portadores de doenças crônicas (pulmonar, renal, cardíaco, diabético 1, transplantado, imunodeficiente, obeso grau 3, portadores de síndromes). 
                Todos devem portar o cartão de controle de vacinas.

                A campanha se encerra em 1º de junho.

Contra indicação

               A vacina contra a gripe deve ser evitada por quem tem alergia grave à proteína do ovo.
               Para os outros, é indicada sem problemas. 

               Autoridades sanitárias lembram que qualquer gripe pode matar, caso o vírus se instale em organismo com baixa imunidade. De acordo com o Ministério da Saúde - MS e a Organização Mundial de Saúde - OMS, a vacina possui eficácia comprovada na prevenção.

Sintomas

               Febre alta e persistente (por mais de três dias), dores fortes pelo corpo, tosse com catarro estão entre os sintomas que podem indicar ocorrência de gripe. 
               Diante do quadro, a pessoa deve procurar ajuda médica, para realização de exames clínicos. O agravamento de quadros gripais pode levar o paciente à morte.


Dia "D" de vacinação

               Sábado, 12 de maio, as unidades de saúde estarão abertas durante todo o dia, exclusivamente para a aplicação de vacinas. Será o dia "D" de vacinação, oportunidade oferecida para quem não tem tempo durante a semana, ou mesmo para comodidade da população, já que neste dia o atendimento será somente para vacinação. 

               A expectativa do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde para este ano é que todos os principais extratos do público-alvo possam ultrapassar a meta de imunização de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

               No ano passado, a campanha atingiu 90% dos idosos, 76% das crianças, 28% dos professores e menos de 50% das grávidas.

               Para iniciar a campanha, a Secretaria de Saúde de Unaí já recebeu 17.500 doses de vacina.

Área rural

               A campanha na área rural ocorre entre os dias 23 de abril e 9 de maio. O cronograma com as datas, os horários e os locais de vacinação na zona rural será publicado neste site e nas mídias sociais da Prefeitura Municipal de Unaí.

               Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS