PESQUISA NESTE SITE:

06 junho 2018

BRASÍLIA-DF - Feira do Livro comemora crescimento na literatura infantil

Evento está na 34ª edição e começa nesta Sexta-feira. Entrada gratuita. Confira programação.

                Começa na próxima Sexta-feira (180608), e vai até o dia 17 de junho, a 34ª edição da Feira do Livro de Brasília-DF. Com entrada gratuita, o evento pretende comemorar o crescimento das vendas na literatura infantil.

                De acordo com os editores, em 2016, na comparação com o ano anterior, houve um aumento de 28% na comercialização de livros para crianças. Já o mercado livreiro, como um todo, teve uma queda de 9,7% nas vendas.

                Os organizadores dizem que a popularização da leitura, desde a infância, e o acesso aos livros são essenciais para que o gosto pela literatura cresça ainda mais. Entre os homenageados e convidados deste ano, estão a escritora Ana Maria Machado e o ator Lázaro Ramos
                Ele, além de apresentar um musical, irá lançar um novo livro infantil (veja abaixo outros convidados e homenageados).

                O evento terá ainda um espaço aberto para escritores independentes interessados em mostrar seu trabalho.



                Em 10 dias, a expectativa da Câmara do Livro do Distrito Federal é receber mais de 200.000 pessoas no Shopping Pátio Brasil, na Asa Sul-DF

                Livreiros, professores, estudantes, escritores, contadores de histórias, editores, cordelistas, agentes literários, ilustradores, bibliotecários e apaixonados por literatura são esperados.

                Segundo o presidente da Câmara do Livro, Ivan Valério, deverão ser movimentados mais de R$5.000.000,00 em vendas de livros. Teatro, palestras, bate-papo com escritores estão na programação que foi dividida entre atividades infantis, infanto-juvenis, para professores e pais.

                O curador geral da feira, Maurício Melo Júnior, explica que a programação foi pensada para tornar a feira atraente para o público. 

"Teremos conversas sobre mercado editorial, políticas de livro, leitura, bibliotecas e direitos autorais, vendas pela internet, livros eletrônicos e literatura inclusiva estarão presentes"
                Detalhou.

Ana Maria Machado
                Considerada pela crítica como uma das mais versáteis e completas escritoras brasileiras contemporâneas, ela escreve há mais de 40 anos. 
                Já publicou mais de 100 livros e vendeu 20.000.000 de exemplares em 26 países. 
                Foi também uma das fundadoras, em 1980, da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes (no Rio de Janeiro). O reconhecimento mundial das obras de Ana Maria Machado aconteceu em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantil.


Luci Watanabe
                Mineira, vive em Taguatinga-DF e escreve histórias para crianças e jovens. Com mais de 20 livros publicados, já vendeu mais de um milhão de exemplares no Brasil.

Milton Hatoum
                Nascido em Manaus-AM, viveu em Brasília-DF entre 1967 e o início de 1969. Hatoum lançou recentemente o primeiro volume da trilogia "O lugar mais sombrio", que é ambientada em Brasília.

Algumas atrações

Lázaro Ramos
                No Domingo (180610), às 16:00 horas, no Palco Principal, Lázaro Ramos estará no espetáculo "Viagens da Caixa Mágica". Ele também lança, em Brasília-DF, seu novo livro infantil, "Caderno Sem Rimas da Maria".


Ana Beatriz Brandão
                A jovem autora participa na Sexta-feira (180608), às 19:00 horas, no Auditório, da mesa "Literatura infanto-juvenil: Uma Leitura de Transiçãque"

                Aos 18 anos, ela está com o quinto livro pronto para ser lançado. Além disso, dois livros de Ana Beatriz foram adaptados para o cinema: "O garoto do cachecol vermelho" e "A garota das sapatilhas brancas". Eles serão transformados em um longa-metragem que está em fase de pré-produção. 
                No roteiro, a história de jovem portador de Esclerose Lateral Amiotrófica.

Cristino Wapichana
                O escritor indígena da comunidade Araçá da Serra, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no Estado de Roraima estará na Feira no Sábado (180609), às 14:00 horas, no Auditório. "A boca da noite", livro infantil de Wapichana, recebeu o Prêmio Jabuti (2017), o Prêmio FNLIJ Ofélia Fontes, O Melhor Livro para Criança 2017 e o Prêmio "Peter Pan" Estrela de Prata (2º Lugar) na Suécia.

Zezé Maku 
                O escritor e ambientalista será o responsável pelo "Estrande da Floresta", um lugar onde irá expor seus livros e conversar com os leitores. José Miranda de Aquino, conhecido como Zezé Maku, tem 60 anos e escreve há 18 para o público infantil. Nas obras, conta histórias de animais ameaçados de extinção, fala de educação ambiental, tradições indígenas, lendas e mitos do nosso folclore e a cultura de Roraima
                Maku fará um Sarau intitulado “Cerrado e águas Ameaçadas de Extinção”.

Anna Rubi
                A escritora brasiliense, de 11 anos, contará história e autografará o livro "As Aventuras do Calango Tango", na Sexta-feira (180615), às 16:00 horas, no auditório. 

                A história foi escrita quando ela tinha 7 anos e fala sobre uma família de calangos que morava em um tronco de árvore. Um dos personagens, Calango Tango, tinha uma estranha mania de dormir de olhos abertos e ficar acordado de olhos fechados.

Região do Entorno
                O Entorno de Brasília também terá espaço na programação. O evento receberá programação de 18 municípios com grupos de contação de histórias infantis e performances para os alunos das escolas públicas. 

                Haverá ainda apresentação da Orquestra Caipira Alma Sertaneja, de Acreúna-GO e da Banda 13 de Maio, de Corumbá-GO.

34ª Feira do Livro de Brasília

Quando: 8 a 17 de junho de 2018.
Horário: De 10:00 às 22:00 horas, de Segunda-feira a Sábado; das 14:00 às 20:00 horas, aos Domingos.
Local: Pátio Brasil Shopping.
                Entrada gratuita.

                Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS