PESQUISA NESTE SITE:

17 fevereiro 2018

PARACATU-MG - CEL BM MORAES Divulga NOTA Sobre Andamentos do Resgate de Corpo do militar na represa

As buscas continuaram no inicio deste Domingo (180218). Bombas hidráulicas gigantescas são colocadas para drenar a represa.

                Militar do Corpo de Bombeiros realizava mergulhos na Represa Boa Sorte, onde ficou preso pela sucção da boca de uma tubulação a aproximadamente 6 metros de profundidade na última Quarta-feira (180214), na zona rural distante quase trinta quilômetros de Paracatu-MG.

                Muitas foram as estratégias e tentativas realizada pelos militares, empresa mineradora e voluntários, sendo que até esta data e hora, não foi obtido êxito, devido ao grande risco para mergulhadores, evitando assim essa possibilidade, estratégias como esvaziar a represa e fechar o vertedouro dessa tubulação de escoamento foram as principais executadas até o momento.

                Máquinas da Mineradora Kinross e prefeitura estão no local na tentativa de resgatar o corpo do militar, sem colocar a vida de outros em risco, confira o trabalho sendo feito no vídeo abaixo.


No final da noite deste Sábado, o Unaienses recebeu a seguinte Nota. Confira a seguir.

                Caros Bombeiros Militares do CBMMG,

                Abaixo transmito mensagem do Sr. Cel Moraes, Comandante do 2º COB, a respeito da ocorrência de afogamento do 3º Sgt BM Filho na cidade de Paracatu.

                Rtt.

                Ricardo MARISGUIA Mendes, Major BM
                Cmt 4ª Cia Ind BM - Of. Comunicações.


                Caros Bombeiros,

                Boa noite!

                Com o SCO instalado desde o primeiro momento dos trabalhos, hoje, dia 17fev2018-sáb, continuamos em Paracatu-MG para o resgate do nº 120.884-2, 3º Sargento BM, Paulo Francisco Pereira FILHO, o Sargento Filho do 4º Pelotão BM de Paracatu, que em data de 14 de fevereiro de 2018, por volta de 16:30 horas, de folga, ao realizar um mergulho em uma represa na zona rural, distante 26,8 km da sede do 4º Pel BM, veio a ser sugado pela tubulação da represa e se encontra preso pela força da sucção a aproximadamente 6 metros de profundidade próximo ao cano de extravasamento, abaixo das comportas da aludida represa possivelmente por uma fissura, ou racha, ou trinca ou buraco da estrutura.


                Hoje, com apoio da empresa Mineradora Kinross onde solicitamos o apoio, vários engenheiros desta empresa especialistas em construção de barragens, foi descolado uma escavadeira hidráulica "Pocan", com capacidade de 5 toneladas, uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica da Agrisan, e foi colocado um anteparo em aço medindo aproximadamente 2,3 x 1,9 x 0,3, e calçado por pedras e terra. 

                De outra ponta foram colocados bag's com sacos de areia com intuito de "embuchar" a galeria nas prováveis mesmas dimensões do anteparo de aço colocado e calçado pelas pedras e pela escavadeira. 

                Após passarmos a manhã inteira nessa atividade, infelizmente, mais uma tentativa de bloquear a saída d'água, a força do fluxo empurrou o anteparo donde os engenheiros puderam supor que a estrutura tenha outros orifícios de entrada de água e, também, que o orifício de saída é, provavelmente maior que pensava-se vez que a vazão, mesmo com as obstruções e com a água não mais atingindo as comportas, continua do mesmo volume como se estivesse abertas e funcionando. 


                Aproximadamente passam pela saída, conforme um engenheiro, 2.000 m³/min.

                Os Bombeiros Militares prontos para o mergulho e trabalhando na tentativa de obstrução por cima ficaram o tempo todo verificando o nível da represa que baixou aproximadamente 1,5 metro nesta data.

                Como a tentativa de obstrução não deu certo, os engenheiros da Kinross nos apoiaram com uma bomba hidráulica para ajudar na retirada da água do reservatório com capacidade de 1.200 litros por minuto. 
                Nesta noite ainda irão instalar outra bomba de 800 litros por minuto e a Agrisan colocará outra bomba de 300 litros por minuto.


                Ato contínuo os Bombeiros Militares continuaram tentando retirar o corpo revolvendo a superfície das águas e monitorando o local.

                Esperamos que o nível das águas possa estar menor na data de amanhã, donde nas primeiras horas do dia a equipe retornará a executar os trabalhos de salvamento.

                Agradeço o apoio incondicional dado pelo Sr. Cel Comandante Geral, do Sr. Cel Chefe do Estado-Maior e demais Coronéis do Alto Comando assim bem como agradeço também aos Bombeiros Militares de Minas Gerais pelas orações, sugestões, ideias e vídeos.

                MANOEL DOS REIS MORAES, CEL BM
                Comandante do 2º COB.


                Com Informações de
CBMMG - PARACATU-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS