PESQUISA NESTE SITE:

17 fevereiro 2018

PARACATU-MG - Diversas estratégias são utilizadas para resgatar corpo de Militar BM preso ao fundo de represa

4º dia de trabalho se finda, na luta para retirar o corpo do militar, Sgt Filho, da Represa, onde ficou preso ao fundo sob forte sucção de uma tubulação por volta do dia 14.

               É já o fim do quarto dia nas lutas para resgatar o corpo do militar BM que ficou preso no fundo da Represa Boa Sorte, na última Quarta-feira (180214) por volta das 16:00 horas, na zona rural de Paracatu-MG.

               O Sargento Filho, juntamente com o soldado Santana realizavam mergulhos na Represa Boa Sorte, distante 30 Km do pelotão dos Bombeiros, e por volta das 16:00 horas, ficou preso numa boca de tubulação com forte sucção.

               O soldado recebeu sinal de emergência pela corda que estava segurando, e mergulhou imediatamente tentando em vão, socorrer o sargento que havia ficado preso sob pressão muito forte de uma tubulação em uma profundidade de aproximadamente 6 metros.

               No decorrer da semana, diversas táticas e estratégias foram usadas, uma delas foi mostrada no Vídeo abaixo, e o dia findou, sem êxito mais uma vez!


               Enquanto estudam meios para retirar o corpo do militar, Sargento Paulo Filho, a água da represa está sendo drenada, porém levará cerca de quatro a cinco dias para concluir, e o comandante estudam com  engenheiros da Kinross, e demais envolvidos no resgates, novas estratégias para retirar o corpo o quanto antes.

               Segundo recebemos dos Militares, é que haja possíveis sucção vindo também do barranco, pois, com todas as comportas fechadas, o que podemos ver nas imagens do vídeo acima, é que há um volume muito grande de água e com muita força, impedindo o trabalho ser realizado.

Confira

"Em relação às possíveis estratégias, nós conversamos aqui com os engenheiros da Kinross, pra ver se as estratégias que a gente está tendo, são exequíveis, ai eles concordaram com a gente, dando o maior apoio, e todas as ideias que a gente teve eles falaram que dá pra fazer.

Ai a gente vai estudar ai, de acordo com o andar da ocorrência, e a medida em que as coisas não forem dando certo, a primeira é essa daí [Vídeo acima], amanhã de manhã, tentando fazer o tapamento, para fazer o mergulho.

Porque como falei, essa água que está saindo é com a comporta fechada, com tudo fechado, está saindo isso aí (Vídeo). Então, a gente chegou a conclusão, depois de fazer alguns testes que está tendo alguns pontos de sucção, que não são normais, que não deveria existir. Então, o risco de mergulho tá muito grande, e o corpo dele, a princípio, pelo que conseguimos perceber até agora, já está entrando dentro do barranco; a sucção está tão grande que está puxando a terra em volta dele, e ele está sendo sugado para dentro do barranco.

No caso de isso dai não der certo, uma outra ideia é de construir um dique em volta dele, ele estando dentro da água, como se fizesse uma cisterna, só que, seca. O Pessoal do Kinross falou que é perfeitamente possível, da pra fazer, só que é coisa de três dias de trabalho!

E a outra ideia é acelerar o esvaziamento da represa, eles tem bombas que são muito além do que temos costume de ver, O gerente falou que com cerca de três a quatro dias, ele consegue secar a represa por inteiro. 

Então tem essas duas ideias ai para ser colocada em prática.


Então tem essas duas ideias ai, a gente está tentando ao máximo evitar da ideia de colocar mergulhador na água, pra minimizar riscos. Ah dá para mergulhar e ir lá amarrar e sair arrancando aos pedaços? dá. Mas a gente está tentando evitar essa saída, o pessoal de Brasília fez isso aí em algumas situações, mas a gente está tentando evitar isso daí!"


               Com Informações de
CBMMG - PARACATU-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS