PESQUISA NESTE SITE:

17 fevereiro 2018

PARACATU-MG - Quarto dia, Militares são surpreendidos em tentativas de bloquear escoamento

Nota publicada pelo major Marisguia, na noite deste Sábado traz revelações surpreendentes. As buscas continuarão nas primeiras horas deste Domingo.

                Neste Sábado, 4º dia de luta para resgatar o corpo do sargento Filho, preso na boca de uma tubulação no fundo da Represa Boa Sorte, na Zona Rural de Paracatu-MG, em momento que realizava mergulho, por volta das 16:00 horas da última Quarta-feira (180214).

 Leia na íntegra, nota publicada pelo Ricardo MARISGUIA MendesMajor BM, Comandante 4ª Cia Ind BM, em Paracatu.

                  Caros Amigos,
                Continuamos em Paracatu-MG na nossa missão de resgate do nº 120.884-2, 3º Sargento BM, Paulo Francisco Pereira FILHO, o Sargento Filho, que em data de 14 de Fevereiro de 2018 ao executar uma atividade de mergulho em uma represa na zona rural, distante 26,8 km do 4º Pel BM, veio a ser sugado pela tubulação da represa e se encontra preso pela força da sucção a 6 metros de profundidade.

                Ontem, após uma tentativa de obstrução da saída de água que é única na represa, quando conseguimos com uma escavadeira de esteiras, caminhões de pedra e bags cheios de terra interromper quase que totalmente e por poucos segundos, a água deve ter enchido as galerias dentro da represa e ao voltar novamente em seu fluxo empurrando todo o aparato, inclusive as pedras, preparamos o leito de saída para uma outra intervenção. 

                Quando preparávamos com a escavadeira parte do antebraço direito humano, possivelmente do Sgt Filho, passou pela tubulação e foi resgatado pela guarnição do outro lado da represa e entregue para a funerária contratada pela família e autorizada pela Perícia Técnica para remover o corpo.

                Reitero que somente após a cessação do fluxo de água é possível e seguro que os mergulhadores entrem nas águas da represa, no local onde o corpo está sem que aqueles corram risco de vida, pois como dissemos a visibilidade é nula e possivelmente existem outros danos/buracos na represa por onde a água esteja passando.

                Hoje nossa frente de atuação será com outra escavadeira maior, da mineradora Kinross, que prontamente atendeu nosso pedido e moldou uma chapa de aço de 2,3 x 1,9 metros que será colocada na saída e pressionada pelo muck e depois a escavadeira colocará pedras e terra para vedar a saída de água.

                As comportas, apesar de não sabermos se estão fazendo a vedação, ficaram abertas para que diminua o nível da barragem. Pensamos que o Sgt Filho deve estar preso em algum buraco próximo às comportas pois tentamos "pescar" a ponta do cano em que o Sgt Filho estava visualizando, contudo não nos foi capaz de fazê-lo, uma vez que a cada tentativa com as cordas e poitas no arraste estas cordas ficavam livres o que nos faz supor que a ponta do cano possa estar caída no solo da represa.

                Sob o Comando do Cel Moraes reiniciaremos os trabalhos na primeira hora do dia!

                Graça e Paz!

                Ricardo MARISGUIA Mendes
                Major BM
                Comandante 4ª Cia Ind BM

  
  
  
  


                Com Informações de
CBMMG - PARACATU-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS