Na tarde desta Sexta-feira (180216) recebemos mais uma nota do comandante BM de Paracatu-MG, tenente Gabriel, relatando sobre o andamento do resgate do corpo do sargento Filho, na Represa Boa Sorte.
O Sargento Filho ficou preso em uma sucção de uma tubulação sobre uma profundidade de cerca de 6 metros, enquanto realizava treinamentos de mergulho, juntamente com o soldado Santana na tarde de Quarta-feira (180214).
Confira Nota na íntegra
Senhores,
Nova atualização sobre a ocorrência do resgate do corpo do Sgt Filho.
As comportas da barragem estão abertas desde ontem e o nível da água baixou cerca de 1 metro. Ao mesmo tempo continuamos a discutir uma outra maneira mais rápida de resgatar o corpo. O Coronel Moraes, o Major Marisguia e o Capitão Caixeta continuam no local com vários militares especialistas em mergulho e salvamento aquático.
Agradecemos a todos que estão enviando ideias nos ajudar a resolver a ocorrência. Tudo que nos enviam está sendo levado em consideração e discutido com o comando da operação.
No momento pedimos o apoio da Mineradora Kinross que atua em Paracatu e faz parte de um Plano de Auxílio Mútuo na região.
Responsável pela maior mina de ouro a céu aberto de ouro e umas das maiores barragens do país, a Kinross enviou uma equipe de engenheiros ao local para analisar se podem nos apoiar com conhecimento técnico e maquinário pesado nessa empreitada.
Respeitosamente,
Ten Gabriel.
Entenda o que ocorreu
Na última Quarta-feira (180214) o sargento Paulo Filho e o soldado Santana se encontrava realizando treinamentos de mergulho na Represa Boa Sorte, distante 30 Km de Paracatu-MG, na zona rural.
Em dado momento, o soldado Santana notou sinal de emergência, quando sentiu puxão na corda em que segurava. Imediatamente mergulhou para socorrer o tenente, porém, notou forte sucção de um cano onde o sargento se encontrava preso.
Após diversas tentativa, por volta das 16:30 horas, entrou em contato com o pelotão, solicitando ajuda para resgate do militar que se encontrava submerso na represa, preso sob a boca da tubulação.
Ao chegar no local, as guarnições, declararam óbito do sargento Filho, uma vez que este já se encontrava a 40 minutos submerso, e que o bucal de oxigenação havia sido sugado pela sucção da tubulação.
Tentativas de resgate do corpo foi até a noite, e por falta de iluminação, foi cessado as buscas para dar continuidade da manhã de Quinta-feira (180215).
Na manhã seguinte, na esperança de resgatar o corpo, foram usadas diversas táticas e estratégias, porém tudo em vão. Tentaram esgotar a represa, esperando que baixasse algo cerca de 4 metros, porém não baixou sequer 0,50 metro.
Tentaram tapar o vertedouro da tubulação, mas mesmo após ter jogado cerca de sete toneladas de terra, nada ficou, sendo arrastada com a força da água que escoava.
Assim foi o dia de Quarta-feira (180215) e a Sexta-feira (180216), ficando para dar continuidade neste Sábado (180217), na esperança de que as águas diminuam e com isso, também a pressão da sucção e o resgate possa ser efetuado.
Aguardamos novas informações neste sábado, torcendo muito pelo resultado positivo dos trabalhos incansáveis de todo o pelotão e demais bombeiros, policiais, e voluntários que estão empenhados neste resgate.
Aguardem novas Informações ...
Com Informações de:
CBMMG - PARACATU-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável