Foram apresentados 53 recursos; advogados participaram de várias cidades. Turma Recursal faz videoconferência com advogados.
Um encontro virtual realizado simultaneamente com cinco juízes e advogados, sem interrupções, por sete horas. Este foi o cenário da primeira sessão com sustentação oral da Turma Recursal de jurisdição exclusiva dos Juizados Especiais de Belo Horizonte-MG, Betim-MG e Contagem-MG,
O Fato foi ocorrido na Terça-feira (200526).
De acordo com a juíza Mariana de Lima Andrade, não houve pausa nem para as refeições.
"Almoçamos trabalhando. Como todo mundo estava em lugares separados, a gente fechou a câmera e almoçou, nos momentos em que não estava fazendo julgamento."
Foram apresentados 53 recursos e feitas 59 sustentações orais, pois houve a participação dos defensores das duas partes em alguns processos.
Antes da pandemia do novo coronavírus, a última Terça-feira do mês era reservada para as audiências presenciais, no caso dos processos cujos advogados optassem por essa modalidade.
Nesta última Terça-feira, o encontro foi feito pela internet.
"É interessante que vários advogados mencionaram estar fazendo sustentação oral de outras cidades: Rio de Janeiro, Goiânia, Divinópolis. Um deles disse que teve uma urgência para resolver em Betim e só conseguiu participar graças à tecnologia"
Contou a juíza.
De acordo com a juíza Maria Luiza Rangel Pires, a maioria dos advogados elogiou a iniciativa do Tribunal e o empenho dos magistrados para que tudo desse certo. Eles destacaram a importância da videoconferência para a celeridade dos processos em tempos de pandemia e sugeriram até que se mantivesse esse sistema após o retorno das atividades.
"Estávamos receosos de fazer a sessão por videoconferência porque nenhum de nós tem bom domínio de tecnologia, mas com o apoio dos técnicos da Diretoria de Informática ficamos mais seguros, e a sessão foi um sucesso"
Contou Maria Luiza Rangel Pires.
Dados
De maio a Dezembro de 2019, a turma recebeu 16.857 processos e julgou 10.713 nos três sistemas: Processo Judicial eletrônico - PJE, Processo Judicial Digital - PPROJUDI e Sistema de Informatização dos Serviços das Comarcas - SISCOM. Neste ano, de Janeiro a Março, a distribuição nesses sistemas foi de 3.425, e foram julgados 3.654.
O colegiado atualmente é composto pelos juízes Francisco Ricardo Sales Costa, Maria Luiza de Andrade Rangel Pires, Mariana de Lima Andrade, Michel Curi e Silva e Paulo Sérgio Tinoco Néris.
Com Informações de:
TJMG - MINAS GERAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável