Mesmo com características de espécies selvagens, animal é dócil e gosta companhia.
Com cara de animal selvagem e traços semelhantes ao de uma Jaguatirica, as pessoas que não conhecem a raça de gato “bengal” ou Gato-de-bengala podem se assustar ao vê-lo na rua.
Uma especialista de Uberlândia-MG explica sobre a espécie.
O pet é uma mistura de espécies.
“Queriam um felino doméstico com algumas características dos felinos selvagens. Nos primeiros cruzamentos, eles até eram mais selvagem, mas a partir da quarta linhagem se tornaram mais dóceis”,
Explicou a veterinária Nicilene Silva.
Um dos apaixonados pela raça é o médico Reginaldo Cassalho de Moraes.
“Em Madrid, na Espanha, fui a uma exposição de gatos, onde conheci essa raça e gostei muito, então fui procurar e acabei encontrando aqui no Brasil”
Relatou.
A casa dele primeiro abrigou Tigre e Pandora. Em seguida, o casal de gatos teve nove filhotes, mas penas dois deles ainda estão com Reginaldo, o Gute e a Chanel.
Semelhanças e diferenças
Mesmo com características diferentes e a aparência selvagem, os cuidados com esses pets são similares aos de gatos comuns.
"São gatos que têm uma pelagem curta. São muito ativos, caçadores, são mais ágeis. É preciso manter um ambiente seguro, cercado, pois são animais mais aventureiros por conta da herança selvagem"
Explicou a veterinária.
"Na questão de saúde, eles têm pré-disposição a terem doenças que outras raças podem ter, como cardiomiopatia hipertrófica e displasia"
Completou Nicilene.
Mesmo sendo dóceis, eles não são dependentes dos donos.
"Eles não dependem emocionalmente dos donos, mas ficam próximos por gostarem de companhia. São independentes, não são sujeitos a dominação. Essa raça tem um comportamento próprio, mas são muitos sociáveis"
Comentou a veterinária.
Susto
A semelhança do Gato com a Jaguatirica é tão grande que chegou a assustar moradores de um condomínio de Uberlândia no começo de Fevereiro deste ano.
Na ocasião, a Polícia Militar de Meio Ambiente foi chamada para capturar a suposta Jaguatirica, mas quando chegou ao local, constataram que o bicho era na verdade um Gato.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável