Mãe está na 22ª semana de gravidez e bebês dividem mesma placenta. 'Elas estão com desenvolvimento comprometido por problemas no recebimento de sangue', dizem médicos do HMIB.
O Hospital Materno Infantil de Brasília-DF - HMIB vai realizar uma cirurgia inédita na manhã deste Sábado (191221). A paciente é uma gestante que está na 22ª semana de uma gravidez de gêmeas.
As meninas dividem a mesma placenta e estão com o desenvolvimento comprometido por um problema no recebimento de sangue, afirmam os médicos. A situação é conhecida como a Síndrome de Transfusão Fetofetal e acontece quando um dos gêmeos recebe mais sangue do que o outro.
Na cirurgia, chamada de Fetoscopia, os vasos da placenta, que fazem a comunicação entre os dois fetos, são separados por laser. O procedimento é feito com a ajuda de uma câmera de vídeo, introduzida na cavidade amniótica.
De acordo a médica Danielle do Brasil, que faz parte da equipe, as gêmeas dividem a placenta e ...
"existem conexões causando desequilíbrio no fluxo de sangue entre elas. Por isso, o tratamento é uma cirurgia intrauterina que separe as conexões”
Afirma a médica.
“Uma fica sobrecarregada com sangue demais e a outra sem nada. Por conta disso, ambas têm risco elevado de morrer."
A mãe das meninas, Karla Sarah da Silva, 23 anos, é de Aparecida de Goiânia-GO. Ela conta que, logo nas primeiras semanas, descobriu que a gravidez era de gêmeos e que poderia ter complicações.
No começo, a jovem foi acompanhada por médicos de Goiás, mas foi orientada a buscar especialistas em medicina fetal.
Karla e o marido foram encaminhados para o HMIB.
"Quando a gente chegou aqui, na Quinta-feira (191219), achamos que seria somente uma consulta. Na mesma hora já marcaram a cirurgia"
Afirma Karla.
A cirurgia
O procedimento cirúrgico vai envolver uma equipe formada por dois especialistas em medicina fetal segundo o diretor do HMIB Rodolfo Alves, é a primeira vez que essa cirurgia é feita pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
"Através da competência dos nossos profissionais, vamos fazer a diferença ao tentar salvar a vida das gêmeas e, com certeza, vamos lograr êxito."
Karla disse ao G1 que está ansiosa, mas muito confiante na equipe médica.
"Aconteceu muito rápido, por isso temos certeza que foi Deus que preparou tudo, e quando é assim, dá tudo certo”
Afirma a mãe.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável